ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

22 dezembro, 2016

“Todo mundo nú!”

Para alguns, não é preciso nem pensar duas vezes: não há nada melhor do que dormir do jeito que viemos ao mundo, em contato direto com os lençóis. Outros preferem usar todas as roupas possíveis (e que permitam uma boa noite de sono) ao se aconchegar embaixo dos cobertores.
Em linhas gerais, a recomendação é dormir usando as roupas mais leves que puder encontrar, que não sejam justas e permitam a ventilação. No extremo desta tendência estão aqueles que preferem dormir totalmente sem roupa o que, na opinião de alguns especialistas, contribui para um bom descanso.
Veja abaixo quatro razões para evitar usar um pijama ou uma camisola.
1. Ajuda a melhorar a qualidade do sono
Quando dormimos é importante manter o corpo fresco, já que a temperatura corporal precisa diminuir para que a pessoa consiga dormir.
“Devemos garantir que esta regulagem da temperatura não fique prejudicada pelo fato de dormir com muita roupa”, disse à BBC Francisco Segarra, especialista em medicina do sono da Sociedade Espanhola do Sono.
Homem dormindo
Estar sem roupa ou com uma roupa mais leve nos deixa transpirar e ajuda a regular a temperatura corporal.
“Isso vai permitir um descanso melhor, já que se o corpo não pode regular corretamente a temperatura, a qualidade do sono fica prejudicada”, acrescentou.
“(O sono) Será menos profundo e mais fragmentado.”
2. Contribui com a prevenção de infecções genitais
Ao permitir a ventilação da área genital durante a noite, o corpo tem a oportunidade de se refrescar e se manter mais seco, reduzindo as condições para incidência de fungos.
A ginecologista Natalia Pérez, professora-adjunta da Faculdade de Medicina da Universidade da República em Montevidéu, no Uruguai, explicou à BBC que o ideal é “acostumar as meninas a dormir sem roupa de baixo”.
Isto não significa necessariamente que elas durmam completamente sem roupa, mas apenas com shorts ou um pijama largo para permitir a ventilação da área.
No caso dos homens, dormir com cuecas largas ou sem roupa de baixo reduz a possibilidade de sofrer com tinea cruris, uma infecção superficial da pele que afeta a região inguinal, que inclui os genitais, a região púbica e a região perianal.
Mulher usando roupa de baixo

3. Melhora o estado da pele
Sarah Brewer, médica e nutricionista britânica, contou à BBC que o calor excessivo durante a noite pode levar à piora de várias condições dermatológicas.
E isto também interfere com o sono, pois estes problemas provocam incômodo e coceira.
4. Ajuda a reduzir a pressão arterial
Para aqueles que dividem a cama com um parceiro ou parceira, dormir sem roupas contribui para gerar um aumento nos níveis de ocitocina (o chamado hormônio do amor) que tem vários benefícios para a saúde.
Este hormônio é produzido particularmente “pelo contato de pele com pele”, segundo Kerstin Uvnas Moberg, fisiologista sueca e especialista em ocitocina.
A produção do hormônio, além de reforçar o sistema imunológico, ajuda a reduzir a pressão arterial.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: