ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

27 novembro, 2016

Em cada cem urologistas, há 2 mulheres

uro
Em seus 30 anos de carreira, a médica Beatriz Helena de Paula Cabral nunca enfrentou discriminação por parte de pacientes, mas teve de conviver com a desconfiança dos colegas homens. Até hoje vê alunas de Medicina serem desencorajadas a seguir a mesma especialidade que ela e induzidas a pensar que o sucesso feminino no campo é quase impossível. Dificuldades semelhantes são vividas pela também médica Isabel Cristina Albuquerque Feitosa, de 42 anos. Em uma área majoritariamente masculina, a cobrança sobre o desempenho profissional delas é muito maior, dizem.
Beatriz e Isabel fazem parte do grupo das 26 únicas urologistas mulheres que atuam no Estado de São Paulo. De acordo com dados do Conselho Regional de Medicina (Cremesp), essa é a especialidade com a maior predominância masculina. Dos 1.306 urologistas em atividade no Estado, 98% são homens.
“Ainda somos poucas, mas esse número deve aumentar. Quando terminei a residência, éramos apenas 1% dos urologistas. Isso se manteve por 20 anos, mas está começando a mudar, até porque há cada vez mais mulheres se formando em Medicina”, opina Beatriz.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: