ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

01 outubro, 2016

Ibope/RJ, votos válidos: Crivella tem 38%, Freixo, 14%, e Pedro Paulo, 11%

crivellaForam divulgadas neste sábado (1) as duas novas pesquisas de intenção de voto para a Prefeitura do Rio de Janeiro, uma do Ibope e outra do Datafolha. Abaixo, vamos ver os resultados da pesquisa Ibope. É o quinto levantamento do instituto encomendado pela TV Globo.
O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Segundo o Ibope, isso significa que, considerando a margem de erro, a chance de o resultado retratar a realidade é de 95%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Segundo o Ibope, se a eleição fosse hoje, Marcelo Crivella (PRB) iria para o segundo turno, mas o seu adversário está indefinido.
Disputando vaga no segundo turno, de acordo com o Ibope, estão Marcelo Freixo (PSOL), Pedro Paulo (PMDB), Flávio Bolsonaro (PSC) e Indio da Costa (PSD). Os percentuais dos quatro candidatos estão no limite da margem de erro.
Votos válidos
O Ibope também divulgou uma pesquisa com os votos válidos. Para calcular os votos válidos, são excluídos da mostra os votos brancos, nulos e os eleitores que se declararam indecisos. Esse procedimento é o mesmo usado pela Justiça Eleitoral na hora de divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa obter 50% dos válidos mais um voto.
O Ibope afirma que, à frente nas pesquisas durante todo o primeiro turno, Crivella recuou de 42% para 38% dos votos válidos, mas segue com ampla vantagem sobre os demais candidatos. Pela margem de erro, tem entre 35% e 41%.
– Marcelo Crivella (PRB): 38%
– Marcelo Freixo (PSOL): 14%
– Pedro Paulo (PMDB): 11%
– Flávio Bolsonaro (PSC): 10%
– Indio da Costa (PSD): 10%
– Jandira Feghali (PC do B): 7%
– Osorio (PSDB): 6%
– Alessandro Molon (Rede): 2%
– Carmen Migueles (Novo): 1%
– Cyro Garcia (PSTU): 1%
– Thelma Bastos (PCO): 0%
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: