ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

22 maio, 2014

Músicos desabafam sobre situação da Banda de Música 11 de Fevereiro em Parelhas


DSC00167
Um integrante da Banda de Música 11 de Fevereiro, da cidade de Parelhas expressa sua preocupação com a falta de investimento, ao longo dos anos na filarmônica da cidade, e chama a atenção para a necessidade de que um olhar especial seja voltado para a banda, sob pena da mesma entrar em crise.
Segue seu relato:
Sou músico da banda 11 de Fevereiro da cidade de Parelhas. Vou me apresentar como anônimo, pois, o medo de me tirarem da banda fala mais alto, pois amo o que faço! Vou ser breve e de forma resumida: Nossa centenária e histórica banda de música tem o mínimo apoio ao qual o município pode dar. Há exatamente quatro anos estamos com o mesmo fardamento, como todos podem ver e já perceberam! (já pedimos novos fardamento, a prefeitura prometeu e estamos aguardando até hoje).
Cada músico recebe o equivalente a 10 reais por evento. O pagamento desses eventos ficam por conta da prefeitura, que atrasa normalmente em até quatro meses ‘’quando pagam (todas as cidades do interior recebem o equivalente a 1/3 do salário mínimo por mês) menos nosso município que além de pagar esse valor ‘’merreca’’ demora meses para quitar com os músicos.
Nossa banda não tinha sequer um único documento provando que a realmente existisse, alguns músicos foram a prefeitura e conseguiram através de votos na câmara, a legalização da banda. Nossa principal ferramenta, que são os instrumentos, não dá para todos os músicos, a maioria são instrumentos que os próprios músicos compraram e que com anos e mais anos de banda não conseguiram ter o retorno do instrumentos (coisa inaceitável) só para verem como não somos bem retribuídos na questão financeira.
Com a falta de instrumentos, muitos revezam, inclusive as crianças da banda mirim, que não podem tocar com a banda principal, pelo fato dos instrumentos que os mesmos tocam serem já muitas vezes de veteranos , lembrando que foi prometido instrumentos novos que nunca chegaram.
Nunca tem uma verba para banda de música. Temos um Maestro muito competente e de uma sabedoria musical extraordinária, mas que não pode repassar toda sua sabedoria pelo fato de muitas vezes não ter condições. Todos acham a banda  linda e maravilhosa (inclusive nossos representantes, que na hora posam e enche o peito, dizendo que a banda é da Prefeitura) mas na hora de ajudar para mantê-la ou melhorá-la pouco fazem. Sem incentivo financeiro, instrumental, e apoio, a Banda vai passando despercebida aos olhos de quem a ver tocar, mas não imagina o que cada músico passa para realmente abrilhantar os eventos não só do nosso munícipio mais do estado. Não tem farda para todos os músicos. Muitos compraram para poder tocar.
Deixo aqui minha queixa, como forma de protesto, para que alguma autoridade possível veja e faça algo, para que possamos cada vez mais representar nossa terra amada Parelhas. Obrigado a atenção de todos. Quero deixar bem claro que esse texto, foi feito por um músico da banda.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: