ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

06 outubro, 2013

Siglas atraem famosos para renovar Câmara

Ante a expectativa de renovação de pelo menos 60% da Câmara dos Deputados em 2014, partidos se armam para impedir a diminuição de suas bancadas. O índice esperado supera a média histórica de substituições, na casa dos 50%. Para os dirigentes das siglas, os protestos de junho expressaram demanda dos eleitores por mudança na representação política. As legendas contam com o reforço dos chamados “candidatos-celebridade” para formar chapas competitivas.
pagodeiro Belo (PTB-SP), o ex-judoca João Derly (PC do B-RS), o goleiro do Sport Recife, Magrão (PSB-PE), e o cirurgião plástico Dr. Rey (PSC-SP) são exemplos do que as siglas consideram puxadores de voto, ou seja, candidatos que podem abrir espaço para mais vagas na bancada.
Isso porque os bem votados repassam parte de seus votos para colegas de coligação. A partir do quociente eleitoral – número mínimo necessário para obter uma cadeira na Câmara–, um candidato menos votado, por exemplo, pode ser eleito caso haja um “puxador” na sua chapa. “Quem é conhecido, mas não é político, e que pode contemplar essa ideia de novidade? Artista e jogador de futebol”, explica Márcio França, presidente do PSB-SP à Folha de São Paulo.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: