EUA elegem primeira senadora abertamente homossexual
Democrata Tammy Baldwin vence republicano Tommy Thompson em eleição histórica no Estado de Wisconsin
A primeira senadora abertamente homossexual da história dos Estados Unidos foi eleita nesta terça-feira: é a democrata Tammy Baldwin, que venceu o republicano Tommy Thompson em Wisconsin.
"Não se enganem, tenho orgulho de ser uma progressista em Winsconsin", disse a democrata, cuja homossexualidade não foi um tema dominante na acirrada eleição neste Estado do norte do país.
Democrata Tammy Baldwin, de Wisconsin, comemora vitória na disputa por uma vaga no Senado |
Tammy, 50 anos, havia ocupado anteriormente uma cadeira na Câmara de Representantes, onde também foi a primeira integrante abertamente homossexual. Depois da vitória nesta terça-feira, a congressista, muito comprometia com a situação no Oriente Médio, chega ao Senado.
A eleição da senadora foi uma das boas notícias para os defensores dos direitos homossexuais nos EUA durante esta eleição. Além disso, Maryland e Maine tornaram-se os primeiros Estados da história do país a permitir o casamento homossexual através do voto popular.
Maryland e Maine juntam-se a outros seis Estados onde é permitido a união homoafetiva, como Nova York e Califórnia. Nessas localidades, porém, o direito foi adquirido após decisão obtida em tribunais.
Os eleitores de Washington também votaram sobre o casamento gay, mas os resultados ainda eram inconclusivos.
Em Minnesota, onde a união de casais do mesmo sexo é proibida por lei, legisladores propuseram um referendo popular que restringia o casamento apenas entre homens e mulheres, numa tentativa de mostrar que a lei era bem aceita pela população. O resultado ainda não foi divulgado.
Fontes: AFP e Reuters
Gilv@n Vi@n@
Nenhum comentário:
Postar um comentário