ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

05 novembro, 2012

Comissão da Verdade


Comissão da Verdade buscará dados fora do País

Grupo busca investigar atos praticados pela chamada Operação Condor, que uniu governos do Cone Sul no combate a movimentos de esquerda.

Além de pesquisas feitas no Brasil, a Comissão da Verdade, em sua tarefa de investigar os abusos cometidos contra os direitos humanos de 1946 a 1985, sairá em busca de documentos, arquivos, telegramas e relatórios sobre o assunto mantidos até hoje por governos estrangeiros e organizações internacionais.
O que se pretende é lançar luz sobre atos praticados pela chamada Operação Condor, que uniu governos do Cone Sul no combate a movimentos de esquerda. Arquivos já montados por comissões da verdade na Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai serão consultados pelos representantes do grupo brasileiro.
Nessa investigação se tentará identificar a cooperação, via Operação Condor, entre os regimes militares da região. A reportagem obteve confirmações de que também serão consultados os arquivos diplomáticos desses países. Os nomes dos governos em questão ainda estão sob sigilo.
O esforço inclui o acesso a arquivos de entidades do sistema ONU e outras da Organização dos Estados Americanos (OEA). A ONU já comunicou que está disposta a ajudar a Comissão da Verdade no Brasil - o que foi deixado claro, no momento de sua instituição, pela alta comissária da ONU para Direitos Humanos, Navi Pillay.
Fonte: Agência Estado
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: