ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

01 junho, 2011

Professores da UERN decidem entrar em greve por tempo indeterminado

Os professores da UERN se reuniram ontem (31) em assembleia na sede da Associação dos Docentes (ADUERN) e deliberaram greve por tempo indeterminado. O movimento paredista tem validade a partir de hoje.
Na assembleia, o professor Flaubert Torquato, presidente da ADUERN informou à categoria o resultado da audiência realizada com representantes do Governo do Estado, ADUERN, Reitoria, Sintauern e DCE. Na ocasião, o secretário de Estado da Administração e dos Recursos Humanos, Anselmo Carvalho, e Betânia Ramalho, secretária de Estado da Educação e da Cultura, expuseram a situação financeira do governo e não apresentaram uma proposta concreta às categorias.
No entanto, no momento em que estava sendo realizada a assembleia, o Governo do Estado formalizou uma proposta. Segundo o ofício enviado pelo secretário da Administração, foi apresentada reposição salarial de 23,98%, descontingenciamento orçamentário, mas tudo com uma série de restrições, inclusive condicionando ao desempenho da arrecadação financeira e o respeito à lei de responsabilidade fiscal. A categoria não acatou a proposta e deliberou a greve.
Segundo o presidente da ADUERN, os docentes interpretaram a proposta evasiva, não contemplando a pauta de reivindicação. “Por esse motivo a categoria optou pela greve. Agora vamos continuar em negociação com o Governo do Estado”, explica.
Os professores se reúnem hoje (1º) para definir a programação das mobilizações. Os técnicos-administrativos da UERN também optaram pela greve.
HISTÓRICO DE GREVE
Ao longo da existência da instituição, houve várias paralisações de professores. Entretanto, a última greve na Uern ocorreu em 2007, quando a categoria permaneceu no movimento paredista durante 64 dias. Este foi o maior período de paralisação dos docentes já registrado na Universidade. Na ocasião, a categoria conseguiu a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários, mas que não foi cumprida integralmente.
Na próxima quarta-feira, a partir das 9h, será realizada uma audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa do RN na Câmara Municipal de Mossoró (CMM). O encontro visa o debate em prol da autonomia financeira da Uern. A autora da proposta, de acordo com Aduern, foi a deputada Larissa Rosado (PSB). Professores, estudantes e demais membros da comunidade podem participar da discussão.
* Fonte: ADUERN.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: