ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

02 junho, 2011

Alunos remetem carta à governadora

Uma carta feita a várias mãos, um exemplo a ser seguido. Diante da situação de milhares de crianças que estão sem aula em todo o estado, alunos de 8 a 11 anos da Escola Estadual Hegésippo Reis, em Nova Descoberta, Zona Sul de Natal, escreveram uma carta à governadora Rosalba Ciarlini pedindo soluções para o fim da greve dos professores. Os alunos desta escola não estão sem aulas, mas sabem que suas professoras não recebem seus salários desde o início do ano. "Ainda bem que a nossa Escola não está em greve, porque aqui as professoras são quase todas contratadas como estagiárias e pelo concurso de temporários. (...) Mas levamos um susto quando soubemos que elas ainda não receberam salários neste ano de 2011", diz a carta.
Documento, que aguarda resposta, foi entregue em 27 de maio, na governadoria. Foto: Ana Amaral/DN/D.A Press O documento foi entregue na governadoria, com cópia para a secretária estadual de educação, Betânia Ramalho, no dia 27 de maio, e além da certeza de que a governadora lerá a carta, os alunos estimam até um prazo para que tudo seja resolvido. "Eu seique ela é muito ocupada, mas ela vai ler a nossa carta, tenho certeza. Mesmo que seja de noite, quando ela tiver um tempinho", disse Ana Ester de Sousa, 11, aluna do 5º ano. "Eu acredito que até segunda-feira da próxima semana é um prazo bom para ela resolver todos esses problemas", disse Rickson Kleven, 9, aluno do 4º ano.
A ideia da carta surgiu nas assembleias realizadas semanalmente na escola, onde os alunos têm a oportunidade de discutir os problemas da instituição. "Surgiu então o questionamento, por parte dos alunos, sobre a possibilidade de greve na escola, e esso foi apenas o início da discussão", explicou a diretora da E.E. Hegésippo Reis, Maria Evânia de Oliveira. A partir daí os alunos começaram a desenvolver textos individuais sobre o assunto e reunir todas as informações em apenas um documento.
Conteúdo
O resultado foi uma carta simples e sincera que começa assim: "Senhora Governadora Rosalba Ciarlini, as greves dos professores e da polícia estão prejudicando a vida da população. (#) Achamos muito injusto precisar ter greve. Com a greve a gente não tem aula e sem aula a gente não aprende nada". E termina assim: "Nós merecemos ter um bom futuro e para isso temos que estudar muito bem, todos os dias".
Compromisso
A E.E. Hegésippo Reis continua com as aulas normais porque os professores e funcionários são comprometidos com a educação das crianças. Há mais de um ano a escola sofre com a falta de uma merendeira, e tem apenas uma servente responsável pela limpeza de todo o prédio. Para minimizar os problemas os funcionários se revezam no preparo da merenda e os alunos ajudam na organização da escola. Nada disso ficou de for a da carta.
"A nossa Escola poderia ser bem melhor, mas aqui falta uma merendeira e uma pessoa para a limpeza. No turno da tarde, desde o começo do ano, qualquer pessoa ajeita a nossa merenda e isso não está certo. É justo a funcionária da Secretaria, o porteiro, a diretora e a coordenadora deixarem as suas tarefas e se revezarem para fazer lanche pra gente, Governadora? Precisamos de uma merendeira com urgência. No final da aula colocamos as nossas cadeiras em cima das mesas para ajudar a única pessoa que limpa a Escola", diz a carta.
Por: Diário de Natal / Fernanda Zauli; 
em: 01 de junho de 2011
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: