ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

15 junho, 2017

Natal oferece Serviço de Atenção Especializada à pessoas vivendo com HIV/AIDS

O mês de junho de 2017 completa 35 anos em que ocorreu a descoberta do vírus HIV. A Secretária Municipal de Saúde (SMS) promove, por intermédio do Serviço de Assistência Especializado em HIV/Aids e Hepatites virais (SAE), uma proposta de tratamento e orientação contra a Infecção Sexualmente transmissível da Aids. O SAE funciona no Centro Integrado de Especialidades Leste 2 (CEI LESTE 2), no bairro do Alecrim.
Criado em abril de 2011, o SAE tem o intuito de promover o atendimento às infecções de AIDS e Hepatites virais. Hoje em dia o serviço conta com cerca de 1.700 usuários cadastrados, os quais são atendidos por uma equipe multidisciplinar entre médicos, nutricionista, técnicos em enfermagem, psicólogos, farmacêuticos entre outros profissionais, com treinamento em atendimento específico para os usuários do SAE.
Dentro do atendimento aos usuários, existe a necessidade de orientação dos pacientes, principalmente sobre a medicação a ser utilizada e seus efeitos colaterais, uso do preservativo, educação sobre as formas de infecção e reinfecção, sobre o tratamento e conversas com o psicólogo objetivando lidar de maneira saudável com a infecção.
Desde 2014 a SMS promove o treinamento de todos os técnicos atuantes nas unidades básicas para realização do teste rápido, com isso o SAE planeja disponibilizar, ainda esse ano, a abertura de testes rápidos para Sífilis, HIV e hepatites virais para toda a população uma vez por semana dentro da unidade.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: