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19 setembro, 2014

O potencial de atração de votos dos candidatos à Presidência

Inúmeros estudos da Ciência Política já demostraram que há um componente psicológico no processo de decisão do eleitor. Esse processo consiste no seguinte. Ao receber informação sobre os candidatos, o eleitor primeiro avalia se leva em consideração a informação. Caso seja aceita, o eleitor avalia e julga os candidatos. Essa avaliação, que pode ser positiva ou negativa, varia em intensidade. Pode ser muito forte ou muito fraca. É na construção dessa atitude com relação aos candidatos que o eleitor decide em quem poderá votar ou em quem ele não deverá votar em hipótese alguma.
Pois bem, na mais recente rodada do Ibope para a disputa presidencial, o instituto perguntou aos eleitores qual frase expressava melhor a opinião que eles tinham dos três principais candidatos Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB). A pergunta não chega a medir exatamente a intensidade da avaliação que os eleitores fazem dos candidatos, mas apresenta algumas pistas do potencial de atração de votos. Aquele eleitor que diz “votar com certeza” em um candidato é, seguramente, o voto já cristalizado a favor desse candidato. Ou seja, é um contingente que tende a traduzir a sua opinião em voto no dia da eleição. É por isso que os percentuais dessa resposta “voto com certeza” se aproximam muito da intenção de voto geral para Dilma, Marina e Aécio, repetindo, inclusive, a atual ordem de colocação entre eles. Mas o quanto o candidato tem potencial de ainda atrair votos?
potencial dilma
potencial marina
potencial aecio
Gilv@n Vi@n@

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