ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

11 março, 2013

Sem Orçamento aprovado, governo depende do Minha Casa, Minha Vida para acelerar investimentos em 2013

Com o Orçamento para este ano apenas aprovado pela Câmara, na terça-feira (12) deve ser votado no Senado, o governo está dependendo do principal programa habitacional para impulsionar os investimentos no início de 2013. Em janeiro, segundo os dados mais recentes do Tesouro Nacional, os investimentos federais saltaram 24,6% em relação ao mesmo mês do ano passado. A alta, no entanto, está influenciada pelo Programa Minha Casa, Minha Vida.
De acordo com o Tesouro, os investimentos federais somaram R$ 9,6 bilhões em janeiro, contra R$ 7,7 bilhões registrados no mesmo mês do ano passado. No entanto, ao retirar do cálculo o programa habitacional, o investimento teria subido apenas 1,9%, de R$ 5,2 bilhões em janeiro de 2012 para R$ 5,3 bilhões no primeiro mês de 2013.
As despesas com o Minha Casa, Minha Vida quase dobraram de um ano para outro, saltando de R$ 2,5 bilhões em janeiro de 2012 para R$ 4,3 bilhões em janeiro deste ano. Até 2011, o Tesouro classificava as despesas com o programa habitacional como custeio (gastos de manutenção da máquina pública). Isso porque, pelo critério tradicional, os subsídios para financiamentos de imóveis populares não se enquadram como obras públicas.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: