ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

11 fevereiro, 2016

Manutenção em equipamentos de refrigeração melhora a saúde e garante economia

manutencaoA manutenção preventiva de sistema de refrigeração tem se mostrado uma importante ferramenta no controle da conta de energia e ainda na conservação da saúde para indústrias, empresas e até mesmo pequenos comércios. Com os equipamentos conservados, é possível evitar problemas de saúde do trabalhador e ainda garantir uma maior eficiência energética, explica o empresário Clóvis Eugênio, proprietário da Universo Refrigeração, empresa que fornece insumos para o setor.
A falta de manutenção preventiva de um simples ar-condicionado, por exemplo, favorece a ocorrência de problemas como cansaço, tosse e pele ressecada, dificuldade de concentração, enxaqueca e irritação nas mucosas. Situações que podem evoluir e acabar reduzindo a produtividade das empresas. O empresário explica que para garantir a saúde de um ambiente é necessário manter os equipamentos sempre em perfeito estado de funcionamento.
“A manutenção preventiva adequada nos condicionadores de ar, além de reduzir o nível de poluentes em um ambiente climatizado, permite ainda aumentar a vida útil dos equipamentos e a redução do consumo de energia. Já a falta da manutenção, além de diminuir a eficiência energética de um projeto, ainda pode levar a um prejuízo maior que é a perda de equipamentos. Um gasto que, muitas vezes, fura o orçamento de uma empresa”, explica Clóvis Eugênio.
A indicação de quem atua no ramo é de que a manutenção preventiva geral seja feita anualmente (no mínimo), com limpeza mensal nos filtros. “É extremamente importante lembrar que essa manutenção tem um custo mínimo diante dos potenciais prejuízos. E esse custo é diretamente compensado com uma produtividade maior e economia na conta de energia”, calcula o empresário.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: