APÓS PRESSÃO DOS SERVIDORES, PAGAMENTO DE DEZEMBRO É REALIZADO PELA PREFEITURA DE BARAÚNA COM MAIS DE 20 DIAS DE ATRASO


Após muita luta, finalmente no dia 21 de janeiro, a prefeitura de Baraúna concluiu o pagamento de dezembro dos servidores efetivos. Com apoio da Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte (FETAM/RN), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Baraúna (SINDISERB) foi às ruas protestar contra o descaso da administração municipal.
Há dias que o SINDISERB vem mobilizando os trabalhadores e indo às ruas protestar contra o atraso de salários outros problemas que têm atingido os trabalhadores baraunenses e a população local.
Mesmo com o pagamento de dezembro concluído, o SINDISERB segue vigilante, pois há demandas pendentes dos trabalhadores e também questões que precisam ser resolvidas pelo Executivo. Entre elas, a implantação do plano de cargo, carreiras e salários dos servidores gerais e o pagamento do reajuste do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério.
“Somente de ICMS e de impostos pagos por uma empresa instalada na cidade, a prefeitura de Baraúna arrecada quase R$ 1,5 milhão. Mesmo com muito dinheiro, terceirizados estão com salários atrasados, faltam medicamentos, serviços básicos não funcionam, enfim, verdadeiro caos”, descreve Lairton Viana, presidente do SINDISERB.
AÇÕES JUDICIAIS – O SINDISERB já ajuizou ações judiciais denunciando as irregularidades praticadas na gestão da prefeita Luciana Oliveira. Além disso, vereadores da oposição também já adotaram igual procedimento. Até mesmo a Controladoria Geral da União (CGU) já esteve na cidade verificando in loco os desmandos administrativos. “Estamos aguardando que essas ações responsabilizem a prefeita Luciana Oliveira pelas irregularidades que ela praticou”, desabafa Lairton Viana.
O presidente do SINDISERB também revelou que o sindicato vai pressionar a Câmara Municipal para que instale procedimento de responsabilização da prefeita. “E se as irregularidades forem comprovadas, como deverá acontecer, que ela seja cassada. Vamos exigir que a Câmara cumpra com seu deveres”, afirmou.
A prefeita Luciana Oliveira, pressionada pelos servidores e pela opinião pública, pediu licença do cargo. “Foi uma estratégia. Quando a situação se acalmar ela volta”, garante Lairton Viana. Atualmente, a prefeitura vem sendo administrada por Edson Barbosa, vice-prefeito.
ATO – O SINDISERB realizou ato público em frente à prefeitura, ocasião em que os servidores municipais reivindicaram o pagamento do salário do mês de dezembro, além do atendimento a outras demandas.
O presidente da FETAM/RN, Francisco de Assis Gomes Filho, esteve presente ajudando ecoar o grito de protesto dos trabalhadores. Secretária de Comunicação da FETAM/RN, Socorro Freitas também esteve presente ao ato, representando a Central Única dos Trabalhadores (CUT), entidade da qual também faz parte.
Gilv@n Vi@n@
Nenhum comentário:
Postar um comentário