ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

24 janeiro, 2015

Protestos lideram casos de violência contra jornalistas no Brasil

agressaojornalistaEm 2014, 129 jornalistas brasileiros sofreram agressões no exercício da profissão no país. O número é menor que o de 2013, quando houve 181 casos, mas o número de assassinatos aumentou. Enquanto no ano anterior dois profissionais foram assassinados, em no ano passado o total de vítimas fatais chegou a três.
Os números constam do Relatório de Violência e Liberdade de Imprensa, produzido pela Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas). Também foram mortos três radialista e um blogueiro, mas o relatório não computa esses casos porque não pertencem à mesma categoria dos jornalistas.
De acordo com o relatório, a maior parte das agressões a jornalistas ocorreu durante as manifestações populares, repetindo o que já havia ocorrido em 2013.
“Neste ano, 65 jornalistas foram agredidos durante manifestações de rua, número inferior ao registrado em 2013, quando 143 jornalistas sofreram agressões, mas ainda assim é um número alarmante, visto que representa a metade do total (50,39%) de casos”, informou a Fenaj.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: