ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

06 agosto, 2014

Hospital da Mulher em Mossoró é evacuado após explosão na tubulação de oxigênio
Transformador da rede elétrica teria explodido por volta das 21h30 de ontem, 5, e atingido tubos de exigência da UTI neonatal do Hospital da Mulher, em Mossoró, ocasionando uma explosão Esta informação é da enfermeira Patrícis Helena, que estava na unidade.
O diretor Inavan Lopes, no entanto, destaca que ainda é muito cedo para se concluir que foi um transformador da rede elétrica externa que ocasionou o problema na tubulação de oxigência do hospital. Pede para aguardar o resultado da perícia que será feita no local.
Segundo a enfermeira Patrícis Helena e o diretor Inavan Lopes, os bebês que estavam na UTI neonatal (para crianças com até 30 dias de vida) e suas respectivas mães, assim como na Unidade de Intermediária no momento da explosão não foram atingidos. Estão todos bem, precisando apenas tranquilizar os pais e amigos.
A princípipo três crianças, que estão em situação de saúde mais crítica, e suas respectivas mães foram transferidas pelo SAMU para a UTI pediátrica do Hospital Wilson Rosado. Outros nove bebês e suas respectivas mães foram levados para a Casa de Saúde Dix Sept Rosado. "Preparamos toda a estrutura necessária para receber os bebês", diz o diretor André Neo, da CSDR.
As transferências, segundo informa o médico Diego Dantas, do SAMU, foram feitas com sucesso. Em seguida começou o trabalho de transferência dos demais pacientes do hospital para a CSDR, conforme ficou determinado pelo secretário Estadual de Saúde, Luiz Roberto Fonseca. Segundo o médico Diego Dantas, o trabalho de transferência de todos os pacientes foi concluído com sucesso em 2 horas.
Luiz Roberto, que é médico socorrista do Samu, informou que a direção da CSDR tem estrutura para receber todos os pacientes, porém não havia os profissionais. O Hospital da Mulher tem os profissionais e estes foram juntos com os pacientes para CSDR enquanto se descobre o que realmente aconteceu e o problema seja totalmente corrigido. Não quer correr qualquer risco.
O diretor Inavan Lopes da  Silva, do Hospital da Mulher, informa, através da Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Saúde, que entrou em contato com a empresa que fornece o oxigênase para trabalhar na recuperação do dano.
Também através da Assessoria, o secretário Estadual de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, destacou que o caso será apurado, inclusive estão sendo requisitado perícias no local da ocorrência.
O Jornal De Fato.com ouviu uma pessoa que estava dentro do hospital trabalhando e ajudou no socorro imediato dos bebês quando aconteceu as explosão e a rede elétrica caiu.
"Agora está tudo mais tranquilo aqui no Hospital da Mulher. Foi no isolamento, na encanação de ar comprimido, aqueles tubos amarelos. Eu tava lá limpando o local das crianças, já entubada, já guardando as coisas, aí eu ouvi uma zuada. Já via acontecer duas quedas de energia e ouvir uma zuada parecida com escape de ar. Quando eu lateralizei para sair, explodiu o encamamento e voo uma válvula na parece e bateu no ventilador. Daí começou a sair fogo, como se fosse um vulcão de são joão  (fogo junino) soltando faíscas na direção da criança. Eu peguei uma tampa de plástico e botei em cima para proteger a criança, estiquei e sair puxando o menino. Daí começou o desespero, a luz apagou. Foi estranho demais. Graças a Deus deu tudo certo.
Município
A Secretária Municipal de Saúde, Leodise Cruz, disse que o prefeito Silveira Junior determinou que fosse providenciado tudo que for necessário para auxiliar o Governo do Estado no sentido de garantir o pleno atendimento a todos os pacientes do Hospital da Mulher.
Fonte: Jornal De Fato
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: