ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

05 janeiro, 2012

Patu elabora Plano de Saneamento

Patu - O município de Patu, com 12 mil habitantes que enfrentam sérias dificuldades de abastecimento, iniciou esta semana a elaboração do Plano de Abastecimento e Saneamento, uma exigência do Governo Federal para liberar recursos a partir do próximo ano. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte está auxiliando no trabalho, que já foi feito em mais de 40 cidades na primeira etapa, entre elas o município de Caraúbas.
Oficialmente os trabalhos começaram na manhã desta quarta-feira (04). Houve uma reunião com administração municipal e com técnicos da CAERN. Planejaram as ações necessárias para coletar as informações técnicas sobre saneamento e abastecimento no município de Patu. Para melhorar o abastecimento, Patu já está recebendo investimento na ampliação da rede e também no sistema de armazenamento (cisternas).
O secretário de Saúde, Ednardo Moura, disse que o Plano vai contemplar todas as comunidades rurais de Patu. Está sendo realizado pelos técnicos em engenharia Wilson Júnior e Araceli Ratis, além da Coordenadora Técnica de Apoio aos Municípios, Juliana Delgado, da CAERN, em parceria com os técnicos da Prefeitura Municipal.
O Plano é uma exigência da Lei de Diretrizes Nacionais para Saneamento Básico, sancionada em junho de 2010, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com o secretário municipal de saúde Ednardo Moura, Patu precisa elaborar o quanto antes o plano de saneamento para que os recursos cheguem mais rápido ao município. 
"O plano é de grande importância para que Patu possa planejar seus serviços e se adequar à Lei de Saneamento, assim o município receberá mais recursos e com mais agilidade, o que só vem a beneficiar a cidade como um todo, em especial as comunidades rurais", disse Ednardo.
Ainda na tarde desta quarta-feira, os técnicos da CAERN farão visitas às comunidades Rajada, Escondido, Gameleira, Patu de Fora, Periquito, Caraúbas, Jatobá, dentre outras.
Além da equipe técnica da CAERN e do secretário Ednardo Moura, participaram do planejamento os secretário de obras, Francisco Pereira; de Finanças, Rivelino Câmara; de Comunicação, Bruno Campelo; de Educação, Shemilla Câmara e o coordenador da secretaria de agricultura Wdares Moura. 
O mesmo processo está sendo realizado em 98 municípios dos 154 que a CAERN faz a distribuição de água. Ao concluir o trabalho, o gestor municipal está com documento em mãos indicando quanto terá que investir para garantir o pleno abastecimento e a qualidade de vida da população com saneamento básico, em curto, médio e longo prazo. A CAERN considera fundamental a elaboração do documento para o futuro da cidade.
Fonte: defato.com
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: