ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

12 setembro, 2013

Desperdício de alimento passa de um bilhão de toneladas por ano

Comida jogada no lixo representa prejuízo de US$ 700 milhões.
Estudo da FAO também apresentou o impacto do desperdício na natureza.

Um terço da comida produzida no mundo vai para o lixo, o que provoca prejuizos econômicos, escassez de alimentos e danos severos ao meio ambiente.
Por ano, o desperdício de alimentos no mundo é de mais de um bilhão de toneladas. A comida jogada fora representa prejuízo de US$ 750 bilhões. Mas pela primeira vez o estudo da FAO apresentou o impacto na natureza. A comida desperdiçada provoca uma emissão tão grande de gases de efeito estufa que se fosse um país perderia apenas para Estados Unidos e China. Ainda tem a água usada pra produzir esses alimentos.
“Imagine as Cataratas do Iguaçu com dois meses de água caindo. É um volume monumental de água que é perdido junto com o desperdício de alimento”, diz Helio Mattar, diretor-presidente da Akatu.
O diretor-presidente da Akatu Helio Mattar diz que planejar o cardápio, as compras e reaproveitar os alimentos são ações simples que reduzem o que é perdido.
Por dia, até 500 quilos de comida são jogados fora nas praças de alimentação de um shopping de São Paulo. A direção do shopping resolveu transformar as sobras em adubo que é usado em uma horta. Os restos de comida passam por um processador de resíduos orgânicos. Depois, o adubo vai para uma horta que fica no terraço do prédio.
“Sempre que há possibilidade a gente faz um dia da colheita. Vários funcionários participam e acabam levando esse produto pra casa”, diz Rui Signori, superintendente do shopping.
O problema do desperdício provocou outras ações no mundo. Em Praga, os tchecos organizaram um banquete público, feito apenas com comida que estava para vencer e seria jogada no lixo.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: