ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

04 novembro, 2012

Redação


Movimento imigratório para o Brasil é tema da redação do Enem

Ministério da Educação divulgou o assunto abordado na prova via Twitter uma hora após início da prova

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é “Movimento imigratório para o Brasil no século 21”, segundo divulgou o Ministério da Educação pela rede social Twitter uma hora após o início da prova neste domingo.
Para não ser eliminado da prova, os candidatos devem escrever um texto que respeite os direitos humanos e apresente uma proposta de intervenção na sociedade. Além da redação, a prova de hoje tem 90 questões de linguagens e matemática e acaba às 18h30. 
Os textos de apoio abordaram a questão da imigração ao Brasil de bolivianos e haitianos. “Eles vivem em condições sub-humanas, a proposta para solucionar o problema deles foi a de criar uma união de países desenvolvidos para ajudar os países mais pobres e fazer um investimento maior em educação”.
“É uma realidade mais próxima da gente que mora em São Paulo”, disse o estudante de gestão desportiva, da Faculdade Drummond, que busca bolsa pelo Prouni. O morador do bairro Tucuruvi afirmou ser complicado ter que respeitar os direitos humanos na prova. “Isso é muito subjetivo. O que de fato são direitos humanos?”, indagou. Ao apresentar uma solução para um problema social, o candidato preferiu fazer uma crítica: “Como o Brasil vai solucionar o problema dos imigrantes bolivianos e haitianos se os próprios brasileiros sofrem com isso no exterior?”, provocou.
Prestando Enem na condição de treineira, a estudante Giovanna Victorio, de 16 anos,sentiu dificuldade na redação. “É um tema que não estudei, tive que me basear somente nos dois textos que li”, disse. Ela afirmou ter respeitado os direitos humanos, mas não conseguiu apresentar uma solução à problemática das imigrações no Brasil.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: