ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

01 setembro, 2012

114ª PLENA DO SINASEFE DECIDE SAÍDA NEGOCIADA DA GREVE

Quarta, 29 de agosto de 2012, após uma longa análise de conjuntura, a Plenária Nacional do SINASEFE decidiu construir a saída negociada da greve, aprovando a assinatura do Termo de Acordo dos Técnicos Administrativos em Educação, com inclusão dos três itens que já tinham sido acordos nas negociações com o governo Dilma mas que não tinham sido incluídos no acordo assinado pela FASUBRA e Governo Federal: GT para inclusão dos Técnicos Administrativos da IFEs Militares no PCCTAE; Acesso a todos os TAEs ao cargo de Pro Reitor, com modificação da legislação dos Institutos Federais; Inclusão no GT Democratização das IFEs da candidatura dos TAE aos Cargos de Reitor e Diretor Geral, bem como da inclusão da representação do SINASEFE nos Conselhos Superiores dos Institutos Federais.
Tão logo tenhamos a assinatura do Termo de Acordo sobre os TAEs, o Comando Nacional de Greve estará orientando a realização da Rodada de Assembleias para discussão do retorno às atividades. A data indicativa de retorno ao trabalho aprovada nesta última PLENA foi o dia 10 de setembro de 2012.
Em relação ao Termo de Acordo Docente, como não foi possível ao governo atender aos itens que a categoria considerava impeditivos para a assinatura do referido de Acordo Docente, a imposição e falta de disposição em reabrir as negociações com SINASEFE, além do ANDES, bem como o fato do governo ter indicado na sua resposta a adesão pura e simplesmente ao Termo de Acordo assinado pelo PROIFES, a Plenária decidiu, assim como as anteriores, por rejeitar o Termo de Acordo em questão.
Também estaremos encaminhando a discussão da reposição de aulas na mesa de negociação para o encerramento da greve, buscando garantir a negociação desses calendários em cada Instituto Federal.
Pedimos a todas as bases que se mantenham alertas aguardando as orientações do Comando Nacional de Greve quanto à saída organizada e conjunta da greve. Estamos apenas aguardando um retorno do governo para encaminhar estas orientações.
Ontem (31 de agosto), após o fechamento das negociações com o governo federal, um boletim foi lançado com uma primeira avaliação da greve e trazendo as notícias dessa fase que consideramos como de finalização do nosso movimento paredista.
A LUTA CONTINUA E A UNIDADE COM ANDES E FASUBRA TAMBÉM
Dando sequência às deliberações da PLENA anterior, quarta (29) também foi decidido que o SINASEFE irá propor ao ANDES e FASUBRA um manifesto à sociedade sobre a greve, bem como a elaboração de um documento que aponte para o governo federal os nossos interesses pela retomada da reestruturação da Carreira do Magistério Federal e do PCCTAE.
A PLENA também aprovou propor ao ANDES, convidando também à FASUBRA, a realização de uma Plenária Unificada das Entidades para a discussão dos rumos do movimento da Educação Federal para além dessa greve. A PLENA indicou a possibilidade de realização desse Plenária Unificada para os dias 8 e 9 de setembro, cabendo às entidades a definição de quando a mesma ocorreria.
Ficou claro para todos os presentes que a categoria não está disposta a abrir mão dessa construção e que independentemente do fim da greve a luta pelas nossas bandeiras irá continuar.

Fonte: Comando Nacional de Greve do SINASEFE

Gilv@n Vi@n@

Professor volta de férias como travesti em Buenos Aires


Com nome em homenagem às ex-namoradas, docente é a primeira transexual da rede escolar pública da capital argentina

O professor de xadrez da rede pública de Buenos Aires José D'Oro assumiu, há pouco mais de um mês, que é travesti, como se define, e adotou o nome de Melisa em homenagem às ex-namoradas. ''Melisa é um anagrama em homenagem às namoradas que tive. Mercedes, Estela, Ana. Foram muitas'', disse à BBC Brasil. Ele decidiu assumir de vez a nova identidade após as férias escolares de inverno. 
''Nos últimos dias, Melisa foi notícia nos principais jornais da Argentina, como o La Nación e o Página 12, e entrevistada nas emissoras de TV locais, como a CN23. Ela é a primeira professora transexual da rede pública da capital argentina e nos últimos dias substituiu calças compridas por vestidos e saias, além dos cabelos mais longos. Nos últimos seis anos, decidi iniciar minha transição. Mesmo usando roupas masculinas, passei a fazer as sobrancelhas e as unhas. E usei roupas mais soltas para que não percebessem meus seios de silicone'', afirmou.
Melisa é um anagrama formado por nomes de ex-namoradas da professora de xadrez
Quando era José D'Oro, foi casado e pai de duas filhas, que agora têm 16 e 21 anos. ''Elas me apoiam completamente. E adoramos fazer coisas de moças juntas, como maquiagem, por exemplo'', disse. Diante da pergunta de como as filhas a chamam, se pai ou mãe, Melisa respondeu: ''Por enquanto ainda me chamam de 'Pa' (diminutivo de papai), mas quem sabe será diferente no futuro, não é?'', respondeu.
Melisa disse que desconhece a opinião da ex-mulher, mas disse não estar preocupada. ''Somos separadas há mais de dez anos. Tenho o apoio das minhas filhas, dos meus amigos e dos outros professores. Só não esperava tanta repercussão à minha decisão'', disse.
Melisa dá aulas de xadrez em seis escolas da rede pública da cidade de Buenos Aires que, como a escola número 23, do bairro portenho de Flores, incluem a atividade para os alunos que estudam em tempo integral. Ensina xadrez há mais de 20 anos e acha que desde que passou a ser Melisa tem uma atitude ''mais dócil'' com as outras pessoas. ''Eu sempre soube o que eu era e, quando era criança, por causa da minha delicadeza, sofri violência de gênero e tive que mudar de escola. Hoje, depois que tirei a capa de homem, me sinto muito melhor comigo mesma'', disse.
Antes de ser Melisa, José D'Oro foi casado e teve duas filhas
De acordo com a imprensa local, cada escola onde ela trabalha teria comunicado aos pais dos alunos que sua aparência seria ''diferente'' depois das férias. ''Ela é uma excelente professora e as crianças têm que se acostumar'', disse uma das mães de uma aluna ao jornal La Nación. Sua colega e professora Claudia Araujo disse ter explicado a mudança aos alunos por meio de contos para abrir o debate sobre a questão. ''As crianças e jovens têm muitos exemplos que veem na televisão. Eles têm muita informação e entendem essas questões melhor que os adultos. Estamos em uma sociedade que muda frequentemente e acho que a decisão de Melisa foi corajosa'', afirmou.
Lei de identidade de gênero 
Melisa é a primeira a assumir sua nova condição no trabalho escolar. Recentemente, outra professora de Quilmes, cidade vizinha de Buenos Aires, assumiu ser transexual, mas ela havia iniciado a carreira de mestra com a condição sexual de aparência feminina. Melisa foi a primeira a mudar de aparência após passar anos como professor e não como professora, como contou.

Para ela, a lei de identidade de gênero foi o ''broche de ouro'' que faltava para que ''cada um assuma quem é''. A lei entrou em vigor em junho passado, permitindo a troca de nome nos documentos e tratamento médico para mudança de sexo na rede pública do país. Mas Melisa disse que ainda iniciará os tramites para a mudança de nome nos documentos e que passará a se chamar Melisa Estela D'Oro, mas não fará a cirurgia para mudança de sexo. "Eu sou travesti e não tenho conflito com meu corpo", afirmou.
Fonte: BBC
Gilv@n Vi@n@

EDUCAÇÃO: Maior cola da história da Harvard envolve 125 alunos


Quase metade dos estudantes de uma turma de 250 são investigados por troca de respostas

Campus da Universidade de Harvard em Cambridge
Universidade de Harvard está investigando 125 estudantes acusados de copiar uma prova, o que faz com que o caso se torne o mais escandaloso da história recente do prestigiado centro acadêmico, informou nesta quinta-feira o jornal "Boston Globe". "Quase metade dos estudantes de uma turma com mais de 250 são suspeitos de copiar, de maneira conjunta, e de trocar respostas da prova", disse Jay Harris, decano de Harvard. 
Segundo explicou Harris, vários grupos de estudantes teriam trabalhado em conjunto para responder às perguntas, violando a política do exame. Embora pareça que nenhum estudante copiou as respostas de fontes externas, alguns deles plagiaram o trabalho dos companheiros de classe. Algumas respostas eram idênticas ou muito parecidas. 
Em maio, um aluno da turma em questão notou semelhança nas provas e alertou um professor, que transmitiu a mensagem ao Conselho de Administração da universidade, órgão encarregado de supervisionar o comportamento dos estudantes. Os alunos cujos exames foram assinalados como "problemáticos", quase 2% dos 6.700 estudantes da universidade, receberam notificações para comparecerem ao Conselho nas próximas semanas, acrescentou o professor.
Alguns alunos correm risco de serem exonerados das acusações, mas os culpados podem enfrentar sanções de até um ano de suspensão acadêmica.
Outras universidades de elite dos Estados Unidos também sofreram grandes escândalos por plágio e cópia nos últimos anos. Em 2007, 34 estudantes do primeiro ano da Escola de Negócios da Universidade de Duke (Carolina do Norte) se ajudaram a responder um exame e diversos trabalhos. Dos acusados, 24 sofreram sanções como suspensão e até expulsão. Um caso similar ocorreu em 2002 na Universidade da Virgínia, que jubilou 48 estudantes por entregarem artigos plagiados sobre física.
Fonte: EFE
Gilv@n Vi@n@

População brasileira ultrapassa 193 milhões, aponta pesquisa IBGE

Estimativa do instituto aponta que Brasil tem 193.946.886 habitantes, com dados do dia 1º de julho de 2012. São Paulo é o Estado mais populoso com 41 milhões
 Instituto Brasileiro de GeografiaEstatística (IBGE)
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou ontem sexta-feira a estimativa da população brasileira. Publicada na edicação de quinta-feira (30) do Diário Oficial da União, o estudo concluiu que o Brasil tem uma população de 193.946.886 habitantes3.191.087 a mais do que em 2010, quando a população chegou a 190.755.799 .
Ainda de acordo com a publicação, o Estado mais populoso é São Paulo, com 41.901.219 habitantes - 21,6% da população brasileira. O segundo lugar ficou com Minas Gerais, com 19.855.332 (10,2%). Já o Rio de Janeiro , com 16.231.365 (8,3%), alcançou o terceiro lugar. O Estado menos populoso do País é Roraima, com 469.524 habitantes (0,24%), seguido do Amapá, com 698,60 mil (0,36%), e Acre, com 758,78 mil (0,39%).
Municípios
Entre as capitais, São Paulo continua sendo a cidade mais populosa, com 11,37 milhões de habitantes, seguida por Rio de Janeiro (6,39 milhões), Salvador (2,71 milhões), Brasília (2,64 milhões) e Fortaleza (2,50 milhões). Em relação a 2010, não houve mudança na lista dos 15 municípios mais populosos. Juntos, esses municípios somam 40,75 milhões de habitantes e representam 21,02% da população.
Fora das capitais, os municípios mais populosos são Guarulhos (1,24 milhão), Campinas (1,09 milhão), São Gonçalo (1,01 milhão), Duque de Caxias (867,06 mil), Nova Iguaçu (801,74 mil) e São Bernardo do Campo (774,88 mil). Já o ranking das cidades menos populosas, Borá (SP) e Serra da Saudade (MG) ficam empatados na primeira colocação com 807 habitantes.
O instituto concluiu a pesquisa com data de referência em 1º de julho de 2012, com dados elaborados para o ano de 2011 e com o Censo Demográfico 2010. O Sistema de Projeções da População do Brasil, atualizado com as informações do Censo Demográfico 2010, tem sua conclusão prevista para o ano de 2013. 
Veja a estimativa do IBGE de população para todos os Estados:

Estado 

População

Região Sudeste        
São Paulo
 41.901.219
Minas Gerais
19.855.332
Rio de Janeiro
16.231.365
Espírito Santo
3.578.067
Região Nordeste
Bahia
 14.175.341
Pernambuco
 8.931.028
Ceará
 8.606.005
Maranhão
 6.714.314
Paraíba
 3.815.171
Rio Grande do Norte
 3.228.198
Alagoas
 3.165.472
Piauí
 3.160.748
Sergipe
 2.110.867
Região Sul
Rio Grande do Sul
 10.770.603
Paraná
 10.577.755
Santa Catarina
 6.383.286
Região Norte
 Pará
 7.792.561
 Amazonas
 3.590.985
 Rondônia
 1.590.011
 Tocantins
 1.417.694
 Acre
 758.786
 Amapá
 698.602
 Roraima
 469.524
Região Centro-Oeste
 Goiás
 6.154.996
 Mato Grosso
 3.115.336
 Distrito Federal
 2.648.532
 Mato Grosso do Sul
 2.505.088
Fonte: IBGE 
Gilv@n Vi@n@