ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

07 novembro, 2015

Estatísticas apontam redução de assassinatos em 15,21% em Natal e 17,90% em Mossoró

numeros_sesed
A Câmara Técnica de Mapeamento de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) divulgou no fim da tarde desta sexta-feira (6) os dados de mortes violentas registradas de janeiro a outubro de 2015 no Rio Grande do Norte. Segundo levantamento da Câmara Técnica, o estado registrou pelo décimo mês consecutivo redução nos índices de crimes violentos letais intencionais, o que não ocorria nos últimos dez anos. No acumulado dos meses de 2015 a redução foi de 9,96% no número de CVLIs, caindo de 1.486 em 2014 para 1.338 este ano, o que representa 148 assassinatos a menos neste período. Somente no mês outubro deste ano, a redução foi 8,39% nos índices de CVLIs comparado com o mesmo mês do ano passado, passando de 155 mortes para 142.
Entre os tipos de crimes violentos letais intencionais mais recorrentes, o homicídio ainda é o que apresenta maior índice, com 1.174 casos, no entanto, 8,57% a menos que o mesmo período do ano passado, quando havia registrado 1.287 homicídios. Já os crimes de latrocínio, roubo seguido de morte, houve uma redução de 26,92% se comparado com os dez meses de 2014, caindo de 52 para 38 casos. Além disso, houve uma redução de 39,52% nos crimes de feminicídio, caindo de 48 casos em 2014 para 29 nos dez primeiros meses de 2015.
Em Natal e Mossoró, a redução no número de crimes violentos letais intencionais foi bem significativa. Em Natal, os índices caíram de 480 mortes de janeiro a outubro de 2014 para 407 assassinatos no mesmo período deste ano, o que significa uma redução de 15,21%, ou seja, 73 assassinatos a menos na capital. A zona Sul apresentou a maior redução (-53,85%), seguido pela Oeste (-16,57%), Norte (-6,35%) e Leste (-3,33%). Já em Mossoró, a redução foi de 17,90%, caindo de 162 mortes para 133 este ano, o que representa 29 casos a menos.
Gilv@n Vi@n@

TSE mantém relatora de ação contra Dilma e Temer

maria-therezaO presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, decidiu ontem (6) que a ministra Maria Thereza de Assis Moura vai continuar com a relatoria da ação de investigação eleitoral em que o PSDB pleiteia a cassação dos mandatos da presidenta Dilma Rousseff e do vice-presidente Michel Temer. Na decisão, Toffoli explicou que a mudança de relator, conforme solicitado pela ministra, não está prevista nas normas do TSE.
A ministra pediu para ser substituída na relatoria por ter ficado vencida na decisão do tribunal que reabriu a ação de investigação eleitoral. Antes da decisão, os advogados da campanha de Dilma defenderam no tribunal a permanência de Maria Thereza. A defesa do PSDB defendeu que o processo deveria ser remetido ao ministro Gilmar Mendes, que proferiu primeiro voto a favor do desarquivamento.
Gilv@n Vi@n@

Uso do celular tira mais reflexo do que a ingestão de álcool

celular_transitoFazer uma ligação, mandar uma mensagem ou dar uma espiadinha nas redes sociais podem parecer ações inofensivas, mas quando se está no volante, pode aumentar o risco de acidente, já que a falta de atenção dos motoristas durante o uso dos dispositivos pode ser pior aos reflexos do motorista do que a ingestão de álcool.
Estudo do Ministério do Transporte mostra que o uso do celular aumenta em 35% tempo de reação dos motoristas. O percentual é bem superior ao tempo médio de reação de uma pessoa alcoolizada ao volante, que é de 12% na comparação com uma pessoa normal. As informações foram divulgadas pela CNT (Confederação Nacional dos Transportes).
Pesquisa feita pela CNT/MDA mostra que, mesmo com os perigos, 10% dos motoristas dizem que não conseguem deixar o aparelho enquanto dirigem. Para o especialista em segurança em Trânsito, Eduardo Biavanti, o relatório acende um sinal de alerta: é preciso aumentar o número de campanhas e também a fiscalização para corrigir o problema e evitar acidentes.
Gilv@n Vi@n@

Comissão debate aplicação da ideologia de gênero e orientação sexual no Plano Nacional de Educação

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados debate na terça-feira (10) a inclusão da “ideologia de gênero e orientação sexual” entre as diretrizes da Conferência Nacional de Educação de 2014 para aplicação do Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/14).O debate foi solicitado pelos deputados Givaldo Carimbão (Pros-AL), Diego Garcia (PHS-PR), Flavinho (PSB-SP), Eros Biondini (PTB-MG) e Professor Victório Galli (PSC-MT).
Um dos autores do pedido para a audiência, o deputado Eros Biondini (PTB-MG) argumenta que, quando o Plano Nacional de Educação tramitou no Congresso, deputados e senadores concordaram em retirar a questão de gênero e orientação sexual do texto, por considerá-la inadequada ao ambiente escolar. Biondini reclama que, apesar disso, o Ministério da Educação (MEC) não interferiu para que o texto da lei fosse cumprido na elaboração do documento final da conferência.
Gilv@n Vi@n@

Entrevista com Lula faz audiência do ‘SBT Brasil’ cair

lula_sbt
A entrevista do ex-presidente Lula ao “SBT Brasil” na noite de quinta-feira (5) não fez a audiência da emissora de Silvio Santos subir, pelo contrário. A informação é da Folha. O telejornal, que exibiu 40 minutos de conversa entre Lula e o jornalista Kennedy Alencar, registrou média de 6 pontos no Ibope na Grande São Paulo (cada ponto equivale a 67 mil domicílios).
Nas duas noites anteriores, na quarta (4) e na terça (3), o “SBT Brasil”, que vai ao ar a partir das 19h45, registrou 7 pontos de média no Ibope na Grande São Paulo. Já na segunda (2), feriado, o telejornal deu 6 pontos de média no ibope, e na sexta (30), 5 pontos.
No horário em que a entrevista de Lula foi ao ar, a Globo exibia o penúltimo capítulo da novela “I Love Paraisópolis”, e a Record mostrava o “Cidade Alerta” trazia informações sobre o rompimento da barragem de uma mineradora na cidade de Mariana (MG).
Gilv@n Vi@n@

Vídeo: Fantástico mostra Ielmo Marinho no “BBB da Corrupção”

Em tempo: O município a que se refere o apresentador do Fantástico, Tadeu Schmidt, é Ielmo. Lá a Câmara Municipal cassou o prefeito Bruno Patriota.
Gilv@n Vi@n@

Governo estuda mudar lei para facilitar fusão entre Oi e TIM

A Oi enviou a um grupo de trabalho criado no Ministério das Comunicações um documento com reivindicações que, caso sejam atendidas, aumentarão o valor da companhia, abrindo caminho para uma fusão com a TIM. Com uma dívida de R$ 50 bilhões, a Oi tem hoje uma proposta do fundo russo LetterOne que colocará US$ 4 bilhões na companhia desde que ela dê um jeito de se fundir com a TIM.
Segundo a Folha, A Telecom Itália, dona da TIM, só admite uma negociação se houver uma mudança na legislação do setor. O impasse e o vencimento de dívidas de curto prazo da Oi no primeiro trimestre de 2016 acionaram uma bomba-relógio e, agora, todos correm para achar uma saída e evitar que a Oi possa quebrar. Para aumentar a pressão, o BNDES, sócio e um dos principais financiadores da companhia, também entrou em campo para defendê-la.
Gilv@n Vi@n@

Se as prefeituras potiguares apertarem mais o cinto, vão arrebentar

cinto_dinheiroSeguindo o enredo trágico dos últimos meses, se as prefeituras potiguares apertarem mais o cinto, vão arrebentar.
Por um lado, tem prefeitos acumulando salários atrasados do funcionalismo. Outros gestores estão inadimplentes com as obrigações federais e já entraram no “SPC” da União. Ou ainda estão com obras paralisadas por falta de recursos.
Gilv@n Vi@n@

Bolsonaro que ser opção para 2018

O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) disse, ontem, no Recife, que pretende ser uma opção nas eleições presidenciais de 2018. “Não devo a partido nenhum. Estou analisando possível partida para o PSC, estamos namorando. Espero ser uma opção para 2018″, afirmou, depois de um debate na Assembleia Legislativa. Bolsonaro, que integra a chamada bancada BBB (boi, bíblia e bala) no Congresso, também voltou a defender o porte e a posse de armas de fogo.
Gilv@n Vi@n@

Bolsa Família pode ser tornar Bolsa Escola

A CCJ do Senado adiou para semana que vem votação do projeto do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) que altera o nome do programa Bolsa Família para Bolsa Escola. A intenção é trocar o caráter assistencialista pelo “puramente educacional”, segundo ementa da proposta. O nome remete ao antigo programa criado pelo ex-presidente Fernando Henrique.
Gilv@n Vi@n@

RN estará novamente na telinha do Fantástico

O Rio Grande do Norte será destaque novamente neste domingo (08) na “telinha” do  Fantástico no espaço: Cadé o dinheiro que tava aqui?
O foco é o município de Ielmo Marinho onde o prefeito Bruno Patriota (PSD) foi cassado pela Câmara Municipal na sexta-feira (06).
Bruno Patriota foi filmado pagando propina a testemunha de um processo administrativo que corre contra ele na Câmara.  As gravações resultaram na Operação Resistência, que afastou o prefeito do cargo.
Pelo twitter o repórter Eduardo Faustini confirmou a exibição do fato:
IMG_7780



















Gilv@n Vi@n@

Rejeição da população ao governo Dilma chega a 86,5%

dilma dedo no nariz
Pesquisa nacional realizada pelo Instituto Paraná revelou que a desaprovação da presidente Dilma Rousseff atingiu 86,5%. Apenas 11,1% aprovam a condução do País e 2,4% não souberam o que dizer. A informação é do Diário do Poder. A desaprovação atinge o seu máximo, 90,1%, entre as pessoas de 25 a 34 anos, justamente quem está tentando se consolidar no mercado de trabalho.
Se as eleições presidenciais fossem hoje, Aécio Neves (PSDB) apareceria em primeiro com 34,2% das intenções de voto e disputaria o segundo turno com Marina Silva (Rede) que aparece em segundo com 19,7%. O ex-presidente Lula ficaria em terceiro com 17,1%, seguido por Jair Bolsonaro (PTB) com 5,3% e Ciro Gomes (PDT) com 5,2%. Michel Temer (PMDB) e Ronaldo Caiado (DEM) tiveram apenas 1,5% e 1%, respectivamente. Cerca de 8,5% dos eleitores disseram que não votariam em nenhum dos candidatos e 7,5% não souberam responder.
Caso Geraldo Alckmin fosse o representante do PSDB, Marina Silva lideraria com 24,3% contra 22,6% do tucano. Lula continuaria em terceiro com 18,2%, seguido por Ciro Gomes (6,1%) e Jair Bolsonaro (5,7%). Temer e Caiado teriam 1,6% e 1,4%, respectivamente. Nesse cenário, 10,7% dos eleitores não votariam em nenhum dos candidatos citados e o número de indecisos subiria para 9,4%.
Se o candidato do PSDB fosse José Serra, ele apareceria em primeiro com 25,5% dos votos contra 23,8% de Marina Silva. Lula ficaria em terceiro com 17,7%, seguido por Ciro Gomes (6%) e Bolsonaro (5,8%). Temer e Caiado apareceriam com 2% e 1,4%, respectivamente. Outros 9,8% não votariam em nenhum deles e 8% não souberam dizer em quem votariam.
O Instituto Paraná ouviu 2.085 eleitores em 170 municípios de 23 estados entre os dias 28 de outubro e 2 de novembro. Houve checagem simultânea de 19,95% das entrevistas e o grau de confiança do resultado é de 95%. A margem de erro é de 2% para mais ou menos.
Gilv@n Vi@n@

“Brasil, vamos crescer”, é o tema do Motores do Desenvolvimento

O projeto “Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte” terá uma nova edição segunda-feira (9/11), na Casa da Indústria, com um seminário sobre o momento atual da economia brasileira e as implicações da crise no Rio Grande do Norte.
Com o tema “Brasil, Vamos Crescer”, o seminário vai discutir a situação econômica, na qual a inflação está próxima de dois dígitos, as projeções apontam recessão em 2015 e uma queda de confiança de empresários e dos consumidores.
O “Motores do RN” também debaterá as medidas de ajuste fiscal, estadual e federal, a conjuntura política e as perspectivas de retomada nos próximos anos. Entre os palestrantes estão o economista Luiz Mendonça de Barros, ex-presidente do BNDES, e a colunista do jornal O Estado de SP e comentarista da Globo News Eliane Cantanhêde.
Gilv@n Vi@n@

06 novembro, 2015

Latam adia para 2016 anúncio de sede do hub no Nordeste

tam300G1/RN informou que o grupo Latam anunciou nesta sexta-feira (6) que a divulgação da sede do hub – centro de voos domésticos e internacionais – no Nordeste foi adiado para 2016. O resultado estava previsto para o fim do ano. De acordo com o grupo, a decisão foi tomada devido ao prazo de desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária. Os aeroportos de Natal, Recife e Fortaleza são os candidatos a receber o centro de voos.
A infraestrutura aeroportuária, segundo a Latam, é um dos três fatores de decisão estabelecidos. Os demais são a experiência do cliente e a competitividade em custos. Ainda segundo o grupo, os aeroportos das três capitais envolvidas no processo estão discutindo adaptações técnicas para sediar o hub.
A Latam acrescenta que o encaminhamento das discussões dependerá de um conjunto de avaliações, que envolverá várias esferas governamentais e concessionários, para o aprofundamento dos requisitos que foram apresentados nos estudos técnicos realizados pelas consultorias Arup e Oxford Economics para a implementação de um hub no Nordeste.
gILV@N vI@N@

Prefeitos “arrochados” até o final do ano! O “chororô” é grande!!

tumblr_nfih67RQzd1raflu8o1_500O “chororô” é grande entre os prefeitos do Rio Grande do Norte para fechar as contas com o funcionalismo público municipal até o final do ano. Tem prefeito que ainda não pagou totalmente o mês de outubro. Ainda – até o final do ano – três pagamentos: novembro, dezembro e o 13º salário.
Gilv@n Vi@n@

Dermatologistas devem atender cerca de mil pessoas no Dia de Combate ao Câncer da Pele

dermatologista
Os pacientes com casos suspeitos de câncer de pele no Rio Grande do Norte devem participar da campanha da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD RN) que fará neste sábado (7) uma série de ações gratuitas à população, incluindo cirurgias no Hospital da Liga, unidade das Quintas das 8h às 12h.
“Vamos atender pacientes com suspeitas de câncer de pele no dia da ação nacional de conscientização, prevenção e tratamento do câncer de pele de forma voluntária por uma equipe de dermatologistas que fará desde a orientação, triagem até as cirurgias. O Rio Grande do Norte tem uma demanda alta de pacientes com casos de câncer e por isso, esperamos atender cerca de mil pessoas”, justifica o presidente da SBD, Leonardo Ribeiro.
O Dia “C” de Combate ao Câncer da Pele terá ações em todo o Brasil. No Rio Grande do Norte, a equipe de saúde coordenada pela SBD contará com mais de 30 dermatologistas, cirurgiões, enfermeiros, técnicos e equipe de assistência social que atenderá a população de forma voluntária. Além das cirurgias, os dermatologistas farão orientação sobre fotoproteção, diagnóstico e cuidados com a pele.
Gilv@n Vi@n@

Deputados propõem parceria entre Instituto do Legislativo e universidade alemã

deputadosAL
Os deputados potiguares George Soares (PR), Galeno Torquato (PSD) e Gustavo Fernandes (PMDB) visitaram as instalações da Universidade Steinbeins, em Stuttgart. A instituição é a maior universidade privada do país e possui mais de 20 mil programas e cursos, incluindo a área de tecnologia de energias renováveis. Durante a visita, os parlamentares demonstraram o interesse da Assembleia Legislativa em firmar parceria na área da educação.
Durante a reunião, os diretores da universidade, Birgit Luder e Peter Dohm, apresentaram à comitiva as parcerias realizadas pela faculdade em todo o mundo. O modelo de parceria pode servir de exemplo para futuro convênio com o Instituto do Legislativo Potiguar (ILP), na busca de oferecer cursos e intercâmbios, especialmente na área de energias renováveis e gestão pública.
Para o deputado Galeno Torquato, a visita foi extremamente proveitosa. “O intercâmbio cria novas perspectivas de cursos diferenciados a serem ofertados pelo ILP e dá ao Estado uma oportunidade de avançar numa área de alta tecnologia, como a área das energias renováveis”, disse ele. Além da Universidade Steinbeins, os deputados potiguares visitaram a Universidade Lusófona, em Portugal e conheceram modelos de cooperativas ligadas às energias renováveis no Estado de Baden-Wurtemberg, na Alemanha.
Gilv@n Vi@n@

05 novembro, 2015

CHUVA DE DÓLARES

Print
Gilv@n Vi@n@

Robinson empossa novo diretor da Fundação José Augusto

robinson_FJA
O novo diretor-geral da Fundação José Augusto foi empossado nesta quarta-feira (04) pelo Governador Robinson Faria. Joaquim Crispiniano Neto assume o cargo com a missão de executar a política cultural do Estado. “Fico feliz por Crispiniano vir a integrar o nosso Governo. É um nome conhecido, capaz de desenvolver projetos inovadores, fazer um bom trabalho e cumprir os compromissos da administração com a Cultura do RN”, afirmou Robinson Faria.
Após assinar o ato de posse, Crispiniano Neto disse que vai fortalecer o plano estadual de cultura que contempla, entre outros os projetos das Casas de Cultura e Seis e Meia e o apoio às Câmaras setoriais como as do teatro e da música. “Quem faz cultura é a sociedade. O poder público apoia e incentiva as manifestações. Tudo que for bom vamos dar continuidade”, afirmou.
Gilv@n Vi@n@

Hermano propõe criação da Frente em Defesa do Setor Produtivo Rural

hermano_hub
O deputado estadual Hermano Morais (PMDB) apresentou nesta quarta-feira (4), durante pronunciamento na sessão plenária da Assembleia Legislativa, requerimento propondo a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Produtivo Rural. De acordo com o parlamentar, a Frente terá por objetivo promover o debate permanente de problemáticas e proposições para a defesa e o desenvolvimento do setor produtivo rural do Rio Grande do Norte.
“O fortalecimento da extensão rural do Estado tem imediatas consequências no desempenho da economia potiguar, situação que não pode estar alheia a esta Casa Legislativa. A Frente Parlamentar possui a missão de discutir e propor alternativas para enfrentar o problema do crescente endividamento rural, da produtividade, da competitividade, dentre outros, principalmente diante da seca”, justifica Hermano.
O deputado explica que a medida vai facilitar o acesso dos produtores rurais ao Legislativo Estadual, criando um fórum para o debate permanente de temas de interesse do setor. “Queremos apoiar o empreendedorismo estimulando as diversas atividades produtivas do RN. Faremos isso através da discussão dos relevantes desafios enfrentados por toda a cadeia produtiva do setor rural, envolvendo agricultores, pecuaristas, carcinicultores, comerciantes e a atividade industrial, inclusive a exploração das energias renováveis”, concluiu.
Gilv@n Vi@n@

Dilma Rousseff estará terça feira (10) em João Pessoa (PB)

dilma reprova
A presidenta Dilma Rousseff (PT) participa na próxima terça-feira (10) do Fórum para Governança da Internet (IGF), evento internacional que acontecerá no período de 9 a 13 de novembro, no Centro de Convenções de João Pessoa. De acordo com a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom-PB), além da presidenta, mais de 2.200 estrangeiros, entre diretores executivos internacionais de empresas como a Google e representantes de várias embaixadas, estão inscritos na 10ª edição do Fórum que discutirá políticas públicas voltadas à segurança e estabilidade na rede mundial de computadores.
Gilv@n Vi@n@

TRT-RN define novo horário de funcionamento

O consumo sustentável e a redução de gastos públicos tem sido uma prioridade das instituições no mundo e, no Brasil, a situação está mais acentuada em virtude da atual crise econômica. Pensando nessas questões, os desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte decidiram, por unanimidade, durante Sessão Ordinária do Tribunal Pleno, no dia 29 de outubro, definir o novo horário de expediente do TRT-RN, das Varas do Trabalho e dos demais órgãos da 21ª Região. A partir de agora, a Justiça do Trabalho no âmbito da 21ª Região funcionará das 7h às 16h, com o horário de atendimento ao público mantido na forma atual.
A decisão dos desembargadores considerou a necessidade de utilização sustentável da energia elétrica o que trará benefícios ao meio ambiente, bem como redução de custos para o orçamento da União. Com a medida, o TRT-RN busca também contribuir para o cumprimento da meta do Planejamento Estratégico de reduzir, até 2020, em 5%, o consumo de energia elétrica e acredita que vai influenciar de modo positivo no resultado do gasto com o consumo de energia.
Gilv@n Vi@n@

Fátima Bezerra homenageia Djalma Maranhão, ex-prefeito de Natal

fatima_djalma
A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) homenageou Djalma Maranhão, que tomou posse, no dia 5 de novembro de 1960, como o primeiro prefeito de Natal eleito pelo voto popular. Segundo a senadora, a administração de Djalma foi marcada pela atenção ao setor educacional, com a valorização da cultura popular e por meio da educação inclusiva.
Com a campanha “De pé no chão também se aprende a ler”, Djalma Maranhão conseguiu mostrar que não há nada que possa impedir que as pessoas tenham acesso à educação por meio de métodos que estimulem uma postura crítica e reflexiva do mundo a sua volta, lembrou a senadora.
“Não era a educação pela educação, não era apenas o ler, escrever e contar. A campanha ‘De pé no chão também se aprende a ler’, inspirada nas ideias de Paulo Freire, era uma campanha que alfabetizava para a vida”, disse Fátima. Como homenagem a Djalma Maranhão, Fátima Bezerra informou que o Senado fará uma sessão solene em 16 de novembro, às 9h da manhã. Além disso, a Gráfica do Senado imprimirá a cartilha usada na campanha “De pé no chão também se aprende a ler”.
GILV@N VI@N@

Todas as rodovias estaduais do RN são consideradas ruins ou péssimas

estradasA 19ª Pesquisa CNT de Rodovias apresentou, nesta quarta-feira (4), os dados sobre as condições de rodovias e estradas de todo o país. Ao todo, mais de 100 mil quilômetros foram avaliados. No Nordeste, somente o Rio Grande do Norte e o Piauí aparecem com todas as rodovias estaduais em condições ruins ou péssimas.
No levantamento há a avaliação do estado geral das rodovias, além das condições do pavimento, sinalização e da geometria das vias, incluindo as rodovias federais. Pelo estudo, ficou demonstrado que as condições das BRs no Rio Grande do Norte, em geral, são aceitáveis.
Das oito BRs que cortam o Rio Grande do Norte, quatro foram consideradas em boas condições gerais, enquanto outras quatro foram avaliadas como regulares. Os únicos pontos avaliados como ruins foram na questão da geometria, onde a BR-405 e BR-226 foram consideradas ruins.
Já sobre as rodovias estaduais, o resultado é preocupante. Das dez avaliadas, seis tiveram o estado geral considerado péssimo e outras quatro foram consideradas ruins. A geometria das pistas foram avaliadas como péssimas em oito das dez rodovias, enquanto a sinalização foi considerada ruim somente em uma das RNs. Nas outras nove, a avaliação foi péssima.
Ao todo, a pesquisa avaliou 1.841 quilômetros de rodovias que cruzam o Rio Grande do Norte, sendo 92,7% de vias simples de mão dupla. Contando com as BRs e RNs, 41,3% das rodovias que cruzam o estado, em geral, são boas ou ótimas, 35,3% são regulares e 23,4% são ruins ou péssimas.

Tribuna do Norte
Gilv@n Vi@n@

Ex-prefeita de Mossoró diz que seu mandato foi subtraído pela justiça dos homens

Cláudia
Cláudia
A ex-prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, distribuiu nota sobre o julgamento do Tribunal Superior Eleitoral  (TSE) que manteve a sua cassação. Começou com uma citação bíblica: 
“Combati o bom Combate, completei a corrida, guardei a Fé “2 Timóteo 4:7
Após ter o meu mandato de prefeita, concedido pelo povo, subtraído pela justiça dos homens, me dirijo à população de Mossoró, principalmente aos que Acreditaram que juntos poderíamos tornar nossa cidade bem melhor de se viver.
Lutei até onde pude, com todas as minhas forças. Tenho a consciência tranqüila. Jamais me acovardei.
Humildemente acato a decisão da justiça. Muito embora, NADA, absolutamente NADA fiz para envergonhar os mossoroenses. Todas as supostas irregularidades constantes dos processos foram praticadas por terceiros. NENHUMA por mim ou Wellington.
Estou tranqüila e disposta a continuar trabalhando por Mossoró, cidade que adotei como minha terra e por quem nutro Amor e Carinho.
Sou eternamente grata aqueles que caminharam ao meu lado e trabalharam comigo em prol de uma Mossoró mais justa e mais humana
Renovo o compromisso de que independente de cargo, continuarei trabalhando como sempre fiz. Desde o ano de 1985, lá na Mãe do Salvador, na Pastoral da Criança, nos bairros mais periféricos da nossa cidade. É isso que gosto de fazer. É isso que me dar prazer. É isso que alimenta a minha alma. SERVIR as pessoas sem nada pedir.
Quero agradecer as orações, palavras de conforto, gestos carinhosos, e ações incentivadoras. Tudo isso só foi possível porque contei com vocês e mantive a fé no Ser Superior.
Entrego o meu futuro nas mãos de Deus. Confio na sua mão amiga e conto com a energia positiva de todos aqueles que querem o bem-estar e um futuro melhor para a nossa cidade”. 
Gilv@n Vi@n@

Garibaldi comanda audiência pública sobre sistema prisional

garibaldi_audiencia
O Brasil se destaca de forma preocupante em todos os indicadores do sistema prisional. A observação foi feita pelo diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), Renato Campos Pinto de Vitto, em audiência pública realizada nesta quarta-feira (04) na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado Federal. Ele informou que o Brasil hoje mantém 607 mil presos, número que foi multiplicado por seis nos últimos 25 anos.
A crise no sistema prisional atinge todo o país. Presidente da CI, o senador Garibaldi Filho expôs a situação do Rio Grande do Norte. Ele divulgou dados de documento do Fórum Permanente de Discussão do Sistema Prisional do Estado do RN, encaminhado ao governador Robinson Faria, quantificando em 4.666 vagas disponíveis no sistema fechado, para uma população carcerária de 7.700 presos.
“Este número foi apurado dias antes de rebeliões ocorridas no estado, que destruíram metade das vagas”, informou Garibaldi Filho. O senador observou que a falta de recursos tem sido o principal problema que atinge o sistema carcerário brasileiro. “A realidade noticiada pelos órgãos de imprensa e os depoimentos na audiência pública de hoje deixam claro que não falta gestão, mas falta dinheiro no setor”, opinou.
Gilv@n Vi@n@

Nasa recruta astronautas e prepara conquista de Marte

marteA agência espacial norte-americana Nasa anunciou ontem (4) que vai recrutar astronautas para futuras missões à Lua e para preparar a conquista de Marte. A Nasa procura pilotos, engenheiros, cientistas e médicos. A agência espacial norte-americana vai aceitar candidaturas entre 14 de dezembro e meados de fevereiro de 2016. A lista final vai ser anunciada em 2017.
“Este próximo grupo de exploradores espaciais norte-americanos vão ajudar a atingir a meta de colocar um ser humano no Planeta Vermelho”, disse o chefe da Nasa, Charles Bolden, um ex-astronauta. Para apresentar a candidatura, os candidatos devem ter nacionalidade norte-americana e ter pelo menos um bacharelato em engenharia, biologia, física ou matemática, emitido por uma instituição reconhecida, mas a Nasa dá preferência a quem tiver mestrados ou doutorados.
Gilv@n Vi@n@

Cerco contra Lula se fecha em 7 frentes

lula_frentes
Lula está sendo espancado pelos fatos em 7 frentes de investigações. Na segunda-feira, o jornal português O Público revelou a frente internacional:
1) O inquérito sobre os 50 milhões de euros que teriam sigo pagos em Macau “ao grupo petista” de Lula e José Dirceu para autorizar a fusão entre a Oi e a Portugal Telecom.
Na terça-feira, o Valor resumiu o cerco feito pelas autoridades brasileiras:
“O Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF) estão fechando o cerco ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seis frentes de apuração criminal. Documentos anexados às investigações mostram o avanço sobre negócios ligados direta ou indiretamente ao ex-presidente”.
As seis frentes sobre supostos crimes são:
2) Tráfico de influência nacional e internacional de Lula em favor da empreiteira Odebrecht, recompensado pelo pagamento (por dentro) de R$ 4 milhões;
3) Venda de medidas provisórias para o setor automotivo durante os governos Lula e Dilma – com intermédio de Gilberto Carvalho -, recompensadas com pagamento de R$ 1,5 milhão a Luís Cláudio, filho caçula de Lula;
4) Contrato fraudado do navio-sonda da Petrobras Vitória 10.000 para quitar dívidas de R$ 60 milhões da campanha de Lula de 2006;
5) Palestras de Lula forjadas para lavar dinheiro de propina das empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato, com recebimentos pela empresa L.I.L.S. e (6) pelo Instituto Lula (o que, aparentemente, o Valor considera duas frentes de investigação).
7) Lobby para o estaleiro de Eike Batista, com pagamento de pelo menos R$ 1,5 milhão feito por Fernando Baiano ao melhor amigo de Lula, José Carlos Bumlai, com destino a uma nora do petista;
Isto sem contar a denúncia de Ricardo Pessoa de que repassou propina para o caixa 2 de Lula em 2006, além da fazenda e do tríplex do petista reformados pela OAS.
Para aliviar a barra de Lula e evitar novo mal-estar ente ele e Dilma, parlamentares governistas agora tentam impedir a convocação do filho Luís Cláudio Lula da Silva e dos ex-ministros Gilberto Carvalho e Erenice Guerra para deporem na CPI do Carf.
Não poderão impedir, no entanto, o depoimento de Luís Cláudio à Polícia Federal, remarcado para quinta-feira em São Paulo (SP).
O cerco continua se fechando contra os Brahmas.
Felipe Moura Brasil – Veja
Gilv@n Vi@n@