ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

15 março, 2014

O projeto do promotor de Apodi, Silvio Brito, de introduzir a carne de jumento não cardápio do sistema penitenciário do RN e, futuramente, até na merenda escolar e de hospitais, gerou reações negativas de ambientalistas. Segundo o UOL, a ONG DNA (Defesa da Natureza e dos Animais) divulgou manifesto, esta semana, contestando a ideia de transformar o jumento em alimento.
A entidade questiona se a legislação sanitária e para abate dos animais está sendo atendida e afirma que os jumentos precisam de dois anos para procriar, sendo uma cria a cada 12 meses. “Se só existir abate, em poucos anos eles estarão extintos”, afirmou.
Caso a ideia do promotor prospere, cai por terra a apologia feita pelo saudoso cantor sertanejo Luiz Gonzaga de que “o jumento é nosso irmão”.
Gilv@n Vi@n@

"RN Insustentável"

Vem aí mais uma greve dos servidores da Saúde do Estado. Movimento foi aprovado para ter início na próxima quarta-feira (19), com um ato público até a Governadoria.
A pauta dos servidores, entregue ao governo, tem 27 reivindicações, com destaque para o cumprimento do acordo de 2013, a redução do déficit de pessoal nos hospitais, reajuste de 12% no salário-base e o não fechamento de serviços e de oito hospitais do interior.
“É uma greve em defesa da saúde pública e da sobrevivência dos servidores”, afirma Egídio Júnior, vice-coordenador do Sindsaúde-RN.
Seis meses depois do encerramento da greve de 2013, os servidores ainda aguardam a implantação da tabela corrigida do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR). O Projeto de Lei está no Gabinete da governadora e não foi enviado para a Assembleia Legislativa. Como é um ano eleitoral, o governo tem poucas semanas para aprovar o projeto, a tempo de implantar a tabela neste ano.
Gilv@n Vi@n@

Novo secretário de Segurança do RN é empossado


Posse Sec.de Segurança_Demis Roussos (6)
A governadora Rosalba Ciarlini deu posse do novo secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte, General Eliéser Girão Monteiro Filho no final da manhã de ontem sexta-feira (14), no auditório da Governadoria, no Centro Administrativo. Estiveram presentes todos os quadros de comando da segurança pública do Estado e secretários de diversas pastas. O General Monteiro é natural de Fortaleza (CE) e é graduado em Ciências Militares da Arma de Infantaria na Academia Militar das Agulhas Negras na turma de 1976. No ano seguinte, passou a servir como Aspirante a Oficial e Tenente no 16o BIMtz, em Natal, onde ficou até 1999.
Ele foi Adjunto e Chefe da Subchefia da Casa Militar da Presidência da República no Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso e ocupou, entre 2002 e 2004, o cargo diplomático de Adido de Defesa do Exército junto à Embaixada do Brasil na República da Polônia.  Após passar para reserva, o General exerceu as funções de Secretário de Segurança Pública e da Justiça e Cidadania do Estado de Roraima.
Gilv@n Vi@n@

Rosalba anda fazendo discurso de quem é candidata à reeleição


DSC_0916
Pode ate não conseguir viabilizar seu projeto de reeleição, mas a postura que a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) tem adotado, por onde anda nestas últimas semanas é de candidata. A começar do seu discurso, com uma prestação de contas do que tem feito, e criando expectativas na população do que deseja fazer, mesmo com menos de dez meses para concluir seu governo.
Em Monte Alegre, durante inauguração do Distrito Industrial, Rosalba discursou por quase 20 minutos, e trouxe para a cota pessoal de seu governo as mais importantes obras já realizadas no Estado. Desde o Aeroporto de São Gonçalo à Barragem de Oiticica, na opinião dela, foi a Rosa quem fez.
Gilv@n Vi@n@

Hamilton faz a pole no GP da Austrália


pole_mar_2014_gp
Apontado como um dos favoritos à conquista do título temporada 2014 de Fórmula 1, o britânico Lewis Hamilton começará na frente o GP da Austrália, primeira prova do ano. O piloto da Mercedes garantiu a pole position para a corrida de Melbourne na madrugada deste sábado, com a marca de 1min44s231. O treino foi marcado por períodos intercalados de chuva na pista.
Confira os resultados do treino classificatório do GP da Austrália:
1. Lewis Hamilton (Mercedes): 1m44s231
2. Daniel Ricciardo (RBR-Renault): 1m44s548
3. Nico Rosberg (Mercedes-Mercedes): 1m44s595
4. Kevin Magnussen (McLaren-Mercedes): 1m45s745
5. Fernando Alonso (Ferrari-Ferrari): 1m45s819
6. Jean-Eric Vergne (STR-Ferrari): 1m45s864
7. Nico Hulkenberg (Force India-Mercedes): 1m46s030
8. Daniil Kvyat (STR-Ferrari): 1m47s368
9. Felipe Massa (Williams-Mercedes): 1m48s079
10. Valtteri Bottas (Williams-Mercedes): 1m48s147*
Gilv@n Vi@n@

Planos de saúde lideraram ranking de queixas em 2013

Pelo segundo ano consecutivo, o setor de planos de saúde lideraram o ranking de queixas recebidas pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), de acordo com balanço divulgado durante a semana em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, celebrado hoje (15). Os planos de saúde estão no topo da lista, com 26,66% das demandas feitas à entidade em 2013, com acréscimo de 6,26 pontos percentuais em relação a 2012.
Em seguida, vêm serviços financeiros (16,73%), produtos (13,05%) e telecomunicações (12,53%). Outros setores, que englobam imóveis, transporte, lazer e serviços públicos, corresponderam a 31,03% dos registros feitos por consumidores no Idec. No ano passado, o instituto registrou 13.541 demandas, sendo 8.040 dúvidas de relações de consumo e 5.501 pedidos de informação sobre processos judiciais.
Gilv@n Vi@n@

Tarifa de luz deve subir mais


Destaque da Folha de São Paulo… A conta do setor elétrico neste ano será ainda mais salgada para o consumidor do que o estimado pelo governo anteontem, se o leilão de energia marcado para abril não seja bem-sucedido.
Pelo programa de socorro às distribuidoras anunciado anteontem, as empresas terão que tomar emprestados R$ 8 bilhões, que serão integralmente repassados às tarifas a partir de 2015.No entanto, para que esse valor seja mantido, o governo precisa que haja interesse e concorrência suficientes para que o preço da energia caia a cerca da metade do atual no leilão -que contratará energia para entrega imediata em caráter emergencial.
conta-de-luz-cara
Gilv@n Vi@n@

Em editorial, Novo Jornal diz que “MP quer acabar imprensa no RN”


O Ministério Público Estadual (MPE) ajuizou ontem duas ações civis públicas, com pedido de liminar, solicitando a suspensão dos contratos de publicidade do Governo do Estado. Os promotores querem que os R$ 25 milhões destinados à rubrica de propaganda governamental de 2014 sejam aplicados nas áreas de saúde e de segurança pública.
A medida foi criticada por representantes de empresas de comunicação do Rio Grande do Norte.Os empresários do setor de comunicação ouvidos pela reportagem do Novo Jornal criticaram a ação do Ministério Público. A medida, segundo eles, impõe dificuldades à capacidade de investimentos das empresas e, por consequência, também poderá causar futuras demissões.
NovoJornal_editorial
Gilv@n Vi@n@

Operadoras de celulares não informam adequadamente, mostra pesquisa

celularPesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) aponta que as empresas de telefonia celular ainda não fornecem informações adequadas aos consumidores de celulares pré-pagos. O Idec identificou que as operadoras informam prazos de validade e preços diferentes no site e no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) e que o relatório de chamadas não chega no prazo estipulado por lei.
A pesquisa, feita entre janeiro e fevereiro, teve o objetivo de avaliar o serviço prestado pelas quatro maiores empresas do país aos donos de celulares pré-pagos. Segundo dados de janeiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 78% dos celulares no país são pré-pagos, o que corresponde a 212 milhões de linhas.
Gilv@n Vi@n@

Deputados do DEM preocupados com “insistência” de Rosalba em disputar reeleição


Rosalba e Garibaldi trocando figurinhas em Monte Alegre - Foto: Marcos Dantas
Rosalba e Garibaldi trocando figurinhas em Monte Alegre – Foto: Marcos Dantas
A candidatura à reeleição da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) não tem empolgado nem seus próprios aliados. Deputados do DEM tem insistentemente recorrido ao senador Jose Agripino, presidente nacional do partido com uma preocupação: que a candidatura à reeleição da Rosa prejudique as alianças proporcionais do partido. Alguns já tem admitido a pessoas próximas que, se Rosalba for candidata, dificilmente tentarão se manter na disputa pela Assembléia.
Gilv@n Vi@n@

Barragem Armando Ribeiro aumenta o seu volume de água


20140315-100016.jpg
Para alegria dos potiguares, a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, situada no Vale do Açu, aumentou o seu volume com as últimas chuvas caídas na região. O aumento foi de 1,8 milhão de metros cúbicos de água. O monitoramento do reservatório é do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS).
Em função dos últimos anos de invernos fracos, o maior reservatório de água doce do RN chegou ao nível mais baixo, desde sua primeira sangria em 1985.A Barragem tem 62 km de extensão e em alguns pontos chega a 15 km de largura. É responsável pelo abastecimento, através de sistema adutor, de pelo menos 35 cidades das regiões Seridó, Central, Vale do Açu, Médio Oeste e Serra do Mel e Mossoró.
Gilv@n Vi@n@

Resultado provas discursivas do concurso Caern será divulgado na próxima segunda


Esta previsto para esta segunda-feira(17) a publicação do resultado das provas discursivas do concurso 2014 da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) pela Funcern. O resultado será divulgado no site da banca, www.funcern.br.
O Concurso tem provimento da vagas para Agente/Assistente Administrativo, Economista, Engenheiros Civil, Eletricista e Mecânico. Além da prova escrita aplicada no dia 09 deste mês, os candidatos classificados após a correção das provas discursivas passarão pela fase de prova de títulos, conforme previsto no edital que está disponível no site da Funcern.
Gilv@n Vi@n@

14 março, 2014

Inscrições para concurso da Petrobras terminam na segunda-feira

As inscrições para o processo seletivo da Petrobras para o preenchimento de 100 vagas em cargos de nível médio e de nível superior terminam na próxima segunda-feira (17). As inscrições deverão ser feitas no site da Fundação Cesgranrio e passarão a ser válidas com a confirmação do pagamento da taxa de R$ 40, para os cargos de nível médio, e de R$ 58, para os cargos de nível superior.
Para os cargos de técnicos de nível médio, a remuneração mínima é de R$ 3.400,47. Para os de nível superior, a remuneração mínima é de R$ 7.501,06. São 89 vagas para carreiras de nível médio. As 11 vagas restantes são para profissionais com escolaridade de nível superior.
Gilv@n Vi@n@

Prédio histórico desaba e parte da estrutura atinge carros no Centro de Natal

Um prédio que fica ao lado do Tribunal Regional Eleitoral, na rua Padre Manoel da Costa, no Centro de Natal desabou no início da tarde desta sexta-feira (14). Um veículo da marca Hyundai Azira que estava estacionado ao lado do prédio foi atingido em cheio pelos destroços. Não há registro de feridos.
O prédio é datado de 1935, onde já funcionou a gráfica Nordeste. Informações apontam que a Arquidiocese de Natal é a proprietária do imóvel. A rua está interditada e ficará até que o Corpo de Bombeiros agilize os procedimentos técnicos. Funcionários da Secretária Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e da Defesa Civil também estão no local.
Por se tratar de um prédio antigo, a principal suspeita é de que o prédio tenha desabado em função da chuva que cai na cidade desde ontem. Gilson Lopes, proprietário do Hyundai, estava bastante revoltado. ” Isso é um absurdo não havia qualquer placa aqui avisando que o prédio estava interditado ou que havia risco de desabamento”.
20140314-165507.jpg
Gilv@n Vi@n@

CULTURA VIVA

O Clube dos Amantes da Poesia Menestrel “Leto Fernandes”, estará realizando um evento cultural, alusiva ao Dia Nacional da Poesia comemorado na data de hoje (14/03).

O evento acontecerá na Casa de Cultura Popular "Manoel do Violão", a partir das 19h. Na oportunidade os associados visitarão o novo espaço cultural “Cantinho de Cordel”.

Veja a Programação:

* 19h - Abertura com apresentação da Banda Centenária Banda de Música Municipal Maestro "Joaquim Amâncio";
* Homenagem ao Poeta Aniversariante do dia;
* Visita ao novo espaço cultural "Cantinho de Cordel;
* Apresentação das diversidades culturais;
* Exposição de um "Documentário Poético"; e 
* Encerramento com apresentação das duplas de Poetas Populares.
Gilv@n Vi@n@


14 de Março: Dia Nacional da Poesia

O Dia Nacional da Poesia é comemorado no dia 14 de março, data de nascimento de um dos maiores poetas brasileiros: Castro Alves.

Você sabia que a poesia nacional tem um dia no calendário dedicado a ela? Pois bem, não por acaso, nodia 14 de março comemoramos o Dia Nacional da Poesia.
Criada para difundir a poesia e a linguagem literária, a data foi escolhida para homenagear um de nossos maiores poetas, Antônio Frederico de Castro Alves, nascido na cidade de Curralinho (hoje Castro Alves), em 14 de março de 1847. Castro Alves foi considerado um dos mais brilhantes poetas românticos, responsável por uma nova concepção de amor na Literatura, além de um notável entusiasmo por grandes causas sociais, como a abolição da escravatura. Depois dele, muitos outros vieram, mas como grande poeta que foi, teve seu nome perpetuado em nossa história, sendo, então, digno de reverências e homenagens.
Nossa Literatura brasileira é profícua, sendo representada magistralmente por grandes poetas que fizeram do ofício da escrita sua profissão de fé. A poesia é uma das expressões artísticas mais populares e, permeada por seu lirismo característico, arrebata leitores e penetra em diferentes contextos, pois até mesmo diante da mais dura realidade pode nascer um poema (e como eles nos comovem!). Para comemorar a data, selecionamos para você belíssimos poemas de alguns de nossos maiores poetas que certamente o farão ter vontade de revisitar a poesia também em outros dias, não apenas quando avisar o calendário. Dos primeiros românticos aos poetas contemporâneos, do Olimpo à pedra, do púlpito das igrejas à poesia social, dez poemas brasileiros para você ler, reler e contemplar. Boa leitura!
Cansaço
O NÁUFRAGO nadou por longas horas...
Na praia dorme frio num desmaio.
A força após a luta abandonou-o,
Do sol queimou-lhe a face ardente raio.
Pois eu sou como o nauta... Após a luta
Meu amor dorme lânguido no peito.
Cansado... talvez morto, dorme e dorme
Da indiferença no gelado leito.
Sobre as asas velozes a andorinha
Maneira se lançou nos puros ares...
Veio após o tufão... lutou debalde,
Mas em breve boiou por sobre os mares.
Eu sou como a andorinha... Ergui meu vôo
Sobre as asas gentis da fantasia.
A descrença nublou-me o céu da vida...
E a crença estrebuchou numa agonia.
Como as flores de estufa que emurchecem
Lembrando o céu azul do seu país,
Minha alma vai morrendo, suspirando
Por seus perdidos sonhos tão gentis.
E que durma ... E que durma ... ó virgem santa,
Que criou sempre pura a fantasia,
Só a ti é que eu quero que te sentes
Ao meu lado na última agonia.
Castro Alves
O menino doente
O menino dorme.
Para que o menino
Durma sossegado,
Sentada ao seu lado
A mãezinha canta:
— "Dodói, vai-te embora!
"Deixa o meu filhinho,
"Dorme . . . dorme . . . meu . . ."
Morta de fadiga,
Ela adormeceu.
Então, no ombro dela,
Um vulto de santa,
Na mesma cantiga,
Na mesma voz dela,
Se debruça e canta:
— "Dorme, meu amor.
"Dorme, meu benzinho . . . "
E o menino dorme.
Manuel Bandeira
Mãos dadas
Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considere a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.
Não serei o cantor de uma mulher, de uma história.
Não direi suspiros ao anoitecer, a paisagem vista na janela.
Não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida.
Não fugirei para ilhas nem serei raptado por serafins.
O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes,
a vida presente.
Carlos Drummond de Andrade

A Educação pela Pedra

Uma educação pela pedra: por lições;
Para aprender da pedra, frequentá-la;
Captar sua voz inenfática, impessoal
(pela de dicção ela começa as aulas).
A lição de moral, sua resistência fria
Ao que flui e a fluir, a ser maleada;
A de poética, sua carnadura concreta;
A de economia, seu adensar-se compacta:
Lições da pedra (de fora para dentro,
Cartilha muda), para quem soletrá-la.
Outra educação pela pedra: no Sertão
(de dentro para fora, e pré-didática).
No Sertão a pedra não sabe lecionar,
E se lecionasse, não ensinaria nada;
Lá não se aprende a pedra: lá a pedra,
Uma pedra de nascença, entranha a alma.
João Cabral de Melo Neto
"Dois e Dois são Quatro"
Como dois e dois são quatro
Sei que a vida vale a pena
Embora o pão seja caro
E a liberdade pequena
Como teus olhos são claros
E a tua pele, morena
como é azul o oceano
E a lagoa, serena
Como um tempo de alegria
Por trás do terror me acena
E a noite carrega o dia
No seu colo de açucena
- sei que dois e dois são quatro
sei que a vida vale a pena
mesmo que o pão seja caro
e a liberdade pequena.
Ferreira Gullar

Via Láctea

Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso!” E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto…
E conversamos toda a noite, enquanto
A Via Láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.
Direis agora: “Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?”
E eu vos direi: “Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas.”

Olavo Bilac

É preciso não esquecer nada
É preciso não esquecer nada:
nem a torneira aberta nem o fogo aceso,
nem o sorriso para os infelizes
nem a oração de cada instante.
É preciso não esquecer de ver a nova borboleta
nem o céu de sempre.
O que é preciso é esquecer o nosso rosto,
o nosso nome, o som da nossa voz, o ritmo do nosso pulso.
O que é preciso esquecer é o dia carregado de atos,
a ideia de recompensa e de glória.
O que é preciso é ser como se já não fôssemos,
vigiados pelos próprios olhos
severos conosco, pois o resto não nos pertence.
Cecília Meireles
Canção do dia de sempre
Tão bom viver dia a dia...
A vida assim, jamais cansa...
Viver tão só de momentos
Como estas nuvens no céu...
E só ganhar, toda a vida,
Inexperiência... esperança...
E a rosa louca dos ventos
Presa à copa do chapéu.
Nunca dês um nome a um rio:
Sempre é outro rio a passar.
Nada jamais continua,
Tudo vai recomeçar!
E sem nenhuma lembrança
Das outras vezes perdidas,
Atiro a rosa do sonho
Nas tuas mãos distraídas...
Mario Quintana
Bem no Fundo
No fundo, no fundo,
bem lá no fundo,
a gente gostaria
de ver nossos problemas
resolvidos por decreto
a partir desta data,
aquela mágoa sem remédio
é considerada nula
e sobre ela — silêncio perpétuo
extinto por lei todo o remorso,
maldito seja que olhas pra trás,
lá pra trás não há nada,
e nada mais
mas problemas não se resolvem,
problemas têm família grande,
e aos domingos saem todos a passear
o problema, sua senhora
e outros pequenos probleminhas.
Paulo Leminski
Desilusão
Como a folha no vento pelo espaço
Eu sinto o coração aqui no peito,
De ilusão e de sonho já desfeito,
A bater e a pulsar com embaraço.
Se é de dia, vou indo passo a passo
Se é de noite, me estendo sobre o leito,
Para o mal incurável não há jeito,
É sem cura que eu vejo o meu fracasso.
Do parnaso não vejo o belo monte,
Minha estrela brilhante no horizonte
Me negou o seu raio de esperança,
Tudo triste em meu ser se manifesta,
Nesta vida cansada só me resta
As saudades do tempo de criança.
Patativa do Assaré
Gilv@n Vi@n@

Chapa Henrique, João Maia e Wilma já vêm sendo dada como certa


chapa2014
Apurado da conversa do deputado-governadorável Henrique Alves (PMDB) ontem em Brasília, com prefeitos do PMDB no Rio Grande Norte. A chapa com Henrique para o Governo, com o deputado João Maia (PR) na vice e a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB) para o Senado, será anunciada na sexta-feira, 28 de março.
Dia em que, no final da noite, o ministro Garibaldi Filho embarca para dias de férias em Portugal. Ah… Da conversa com os prefeitos também: o deputado estadual Walter Alves será candidato a deputado federal.
Gilv@n Vi@n@

MP recomenda que Estado se abstenha de comprar ingressos da FIFA

ingresso copaO Ministério Público Estadual, por intermédio do Procurador-Geral de Justiça e dos Promotores de Justiça de Defesa do Patrimônio Público da Comarca de Natal, encaminhou Recomendação para a Governadora do Estado Rosalba Ciarlini, publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, dia 14/03, para que a chefe do executivo estadual se abstenha de adquirir junto à FIFA, à Match Serviços de Eventos Ltda, afiliadas ou eventuais revendedores, ingressos, camarotes, pacotes de hospitalidade ou outros espaços referentes às partidas da Copa do Mundo de Futebol de 2014, seja pela administração direta ou indireta.
A mesma Recomendação será remetida também para o Prefeito da capital, Carlos Eduardo, e aos Secretários Estaduais e do Município de Natal, alertando que em análise inicial o Ministério Público Estadual vislumbra possível irregularidade e desvio de finalidade na despesa pública, com eventual gasto para aquisição de ingressos da Copa do Mundo FIFA 2014, que será realizada no período de 12 de junho a 13 de julho, tendo como uma de suas sedes a cidade de Natal.
Gilv@n Vi@n@

Superlotação em presídios aumenta em 17 Estados e deixa RN de fora


A superlotação nos presídios cresceu em 17 Estados de todas as regiões e no Distrito Federal, entre o final de 2012 e junho do ano passado. O avanço aparece em dados atualizados do Ministério da Justiça obtidos pela Folha de São Paulo. O Rio Grande do Norte ficou de fora das estatísticas negativas.
Segundo o balanço, há no país uma média de 1,69 preso para cada vaga -desde a contagem anterior, feita seis meses antes, houve um aumento de 3,9%. Hoje, a típica prisão brasileira abriga em média 17 detentos num espaço onde caberiam apenas 10.
14072770
Gilv@n Vi@n@

Central de Transplantes realiza mais uma captação de múltiplos órgãos

transplante orgaosA secretaria estadual de Saúde Pública (Sesap), através da Central de Transplantes do RN, realizou durante esta semana duas captações de múltiplos órgãos, somando nove captações desde o início deste ano.
Os procedimentos foram realizados no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), após declarada a morte encefálica de dois pacientes, um por Acidente Vascular Cerebral (AVC) e outro por Traumatismo cranioencefálico (TCE), mediante autorização das famílias.
Os rins e as córneas irão beneficiar receptores do estado do Rio Grande do Norte, os fígados seguiram para os estados do Ceará e São Paulo, e o coração foi encaminhado para processamento no Banco de Válvulas Cardíacas, em Curitiba.
Gilv@n Vi@n@

STF encerra julgamento do Mensalão


Sem a presença do presidente Joaquim Barbosa, o Supremo Tribunal Federal absolveu ontem o ex-deputado João Paulo Cunha (PT-SP) do crime de lavagem de dinheiro no encerramento do julgamento do mensalão. O maior e mais turbulento caso analisado na história do tribunal consumiu 69 sessões, ao longo de 20 meses, para que os ministros considerassem comprovada a compra de apoio político no Congresso pelo PT no primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva, eleito em 2003.
Seis anos e sete meses após o STF aceitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República, os ministros condenaram 24 pessoas, entre elas dirigentes de instituições financeiras, empresários e três ex-membros da cúpula petista: o ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro Delúbio Soares, que estão presos.
Mensalao final
Gilv@n Vi@n@

Governo não envia projetos para Assembleia e greve continua

Em assembleia geral da rede estadual, realizada na tarde de quarta-feira (12), os trabalhadores em educação decidiram pela continuidade do movimento grevista. O impasse continua já que o Governo não enviou os projetos que atendem às reivindicações da categoria à Assembleia Legislativa. O projeto que põe fim ao prejuízo financeiro dos educadores quando do avanço na sua formação profissional já foi elaborado, mas continua engavetado.
A outra promessa não cumprida pelo governo que motiva a manutenção do movimento grevista é o projeto que trata da gratificação dos funcionários das escolas. Segundo o coordenador geral José Teixeira, esse plano sequer foi elaborado pela SEEC.
 











Nos próximos dias 17, 18 e 19 de março, a categoria participará da mobilização da greve nacional, organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Os trabalhadores em educação exigem o cumprimento da lei do piso, carreira e jornada, investimento dos royalties de petróleo na valorização da categoria, votação imediata do Plano Nacional de Educação, destinação de 10% do PIB para a educação pública e contra a proposta dos governadores de redução do percentual de reajuste do Piso.
Uma nova assembleia de greve está marcada para a próxima quarta-feira (19), às 8:30 , na E.E. Winston Churchill.
Gilv@n Vi@n@

Greve da Educação do RN, "CORTE DE PONTO"

Justiça dá cinco dias para o Governo devolver o desconto nos salários e determina multa pessoal contra Secretária em caso de descumprimento

O Desembargador do TJ/RN, Expedito Ferreira, acatou o pedido do SINTE-RN e proibiu o desconto nos salários dos profissionais em educação em greve. Também determinou um prazo de cinco dias, para pagamento, em folha suplementar, dos valores descontados dos salários dos grevistas. Caso o governo não cumpra a determinação a Secretária Betânia terá que pagar, do próprio bolso, multa diária no valor de mil reais.
A assessoria jurídica do Sinte-RN solicitou o fim dos descontos das faltas ao serviço, em virtude da participação dos professores e funcionários no movimento grevista em curso. Também pediu que fosse efetuado imediatamente o pagamento, em folha suplementar, dos valores descontados dos salários dos servidores grevistas, de modo a corrigir a ilegalidade praticada, frente a não decretação de ilegalidade da greve. Os advogados do Sindicato alegaram também que o governo não pode cortar o ponto já que a categoria precisa repor as aulas não ministradas durante o período de greve. A Ação também pede multa diária em favor dos servidores por dia de descumprimento.
O desembargador aceitou os argumentos dos advogados do Sinte-RN e proferiu, quarta-feira (12), a seguinte sentença: “Defiro o pedido de liminar requestada determinando que a autoridade coatora se abstenha de efetuar os descontos das faltas ao serviço em virtude da participação dos professores e funcionários no movimento grevista em curso, o qual resta descrito nestes autos, bem como efetue, em (cinco) dias, o pagamento em folha suplementar, dos valores descontados dos salários dos grevistas, de modo a corrigir a ilegalidade praticada, sob pena de multa diária no valor de R$ 1.000,00 (um mil) reais a ser suportada pessoalmente pela Secretária da Educação e da Cultura do Estado do Rio Grande do Norte.”
Gilv@n Vi@n@

Fátima Bezerra não recuará do Senado: “Estou pronta para a disputa”

fatima barra
Jornal de Hoje – A deputada federal Fátima Bezerra (PT) afirmou, em entrevista exclusiva a O Jornal de Hoje, no aeroporto de Brasília, que o projeto da sua candidatura ao Senado vem ganhando substância e conta com apoio integral da executiva nacional do PT. Questionada pela reportagem se sua candidatura seria irreversível, a parlamentar respondeu com segurança: “Sou candidata ao Senado. Há 99% de chances de eu ser candidata ao Senado”.
Vivendo o melhor momento político de sua carreira, tendo obtido na eleição anterior uma votação surpreendente, a deputada federal do PT declarou que a sua candidatura cresce de forma natural, é incentivada pela cúpula nacional e repercute bem entre o eleitorado. “Não vejo como recuar. Vamos avançar. E enfrentar a campanha concorrendo a uma vaga no Senado”, reforçou.
Gilv@n Vi@n@