ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

20 outubro, 2012

HUMOR: CARMINHA TEM REJEIÇÃO MENOR QUE JOSÉ SERRA

Efusivas com os resultados das recentes pesquisas em São Paulo,
Dilma e Marta Suplicy cantaram para Serra:
 “Eu quero ver você correr atrás de mim”.


DIVINO – Pesquisa do Datafolha divulgada hoje revela que o índice de rejeição de Carminha chegou a impressionantes 49%. Com isso, a vilã fica atrás apenas de José Serra, que tem 52%. Trata-se da maior rejeição desde que o Campeonato Brasileiro começou a ser disputado em pontos corridos. Na lista dos dez primeiros ainda estão Galvão Bueno (46%), José Dirceu (45%), Jorge Vercillo (40%), Otávio Mesquita (37%), Pedro Bial (35%), Fausto Silva (32%), Wanderley Luxemburgo (30%) e Susana Vieira, empatada com Fátima Bernardes (29%). “Pelo menos estou liderando alguma pesquisa”, destacou Serra.
Para reverter o quadro na reta final, filósofos da campanha bolaram uma estratégia randômica, na qual Serra ataca em bloco e defende em espiral. No último debate, por exemplo, o tucano passou o tempo inteiro chamando Haddad pelo primeiro nome. “Quem sabe não transfiro alguns votos do Haddad para esse tal Fernando”, elucidou. No final do dia, nova pesquisa de intenção de votos foi divulgada e Serra apareceu em terceiro, atrás de Haddad e de Fernando.
Os rumores de que o PSDB pretende abandonar Serra no lixão não foram confirmados.
cedido aoHumor Político
Gilv@n Vi@n@

FINAL DA NOVELA…

Gilv@n Vi@n@

CIÊNCIA

Professora brasileira recebe prêmio L'Oréal-Unesco Para Mulheres na Ciência

Ela foi premiada por ter descoberto uma anomalia na água que levaria à compreensão da diversidade de fenômenos no mecanismo de dobramento de proteínas
Marcia Barbosa, do Instituto de Física da UFRGS,
 vai ganhar 100 mil dólares por seu estudo pioneiro de uma anomalia na água

A professora brasileira Marcia Barbosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi laureada nesta sexta-feira (19) com um dos cinco prêmios L'Oréal-Unesco Para Mulheres na Ciência 2013. Marcia foi premiada por ter descoberto uma anomalia na água "que poderia levar a uma melhor compreensão" de uma grande diversidade de fenômenos no mecanismo de dobramento de proteínas, que é essencial para o tratamento de certas doenças, destacaram a Unesco e a multinacional francesa de cosméticos em comunicado.
As ganhadoras de 2013 procedem dos cinco continentes e receberão o prêmio de US$ 100 mil no dia 28 de março, na sede central da Unesco, em Paris. Os responsáveis pelo prêmio L'Oréal-Unesco, criado há 15 anos para promover os trabalhos pioneiros na ciência, disseram que todas as homenageadas foram selecionadas pela dedicação ao trabalho e "por pesquisas inovadoras e fundamentais em diferentes campos científicos". 
As outras ganhadoras do prêmio são Francisca Nneka Okeke, da Universidade da Nigéria; Pratibha Gai, da Universidade britânica de York; Reiko Kuroda, da Universidade das Ciências de Tóquio; e Deborah Jon, do National Institute of Standards and Technology da Universidade do Colorado. 
A diretora geral da Unesco, Irina Bokova, afirmou que "estas cinco mulheres fornecem ao mundo uma compreensão mais minuciosa do funcionamento da natureza e são fonte de inspiração para todos". "Seus descobrimentos modificam nossa maneira de ver e pensar em numerosos campos das ciências físicas e ampliam as fronteiras da ciência e da tecnologia, podendo transformar nossas sociedades", disse a ex-diplomata búlgara.
O programa Para as Mulheres e a Ciência, que em 15 anos já premiou 77 mulheres, inclui, a cada ano, uma série de bolsas de estudos voltadas para pesquisas internacionais, regionais e nacionais.
Fonte: EFE
Gilv@n Vi@n@

BANDA MENSÁLICA

Gilv@n Vi@n@

MUNDO: Crise Econômica Mundial


Mais de 100 mil pessoas protestam em Londres contra medidas de austeridade

Mais de 250 ônibus trouxeram cidadão de outros pontos do Reino Unido. Em Belfast, na Irlanda do Norte, e em Glasgow, na Escócia, também aconteceram manifestações

Protestos em Londres contra medidas de austeridade
Mais de 100 mil pessoas, segundo os organizadores, se manifestaram neste sábado em Londres contra os cortes e medidas de austeridade, em protestos que se estenderam por outras cidades do Reino Unido e acusaram o primeiro-ministro, David Cameron, de favorecer os ricos e afogar o crescimento. O protesto realizado no centro de Londres, perto das sedes do governo e do Parlamento, transcorreu em geral de forma pacífica, com poucos focos de distúrbio.
Mais de 250 ônibus trouxeram à capital cidadãos de todos os pontos do Reino Unido, enquanto também foram organizadas manifestações em Belfast (Irlanda do Norte) e Glasgow (Escócia). Sindicalistas, professores, enfermeiras, bombeiros e trabalhadores comunitários e de ONGs participaram da colorida e ruidosa passeata, na qual também houve muitas famílias e idosos.
A longa coluna humana avançou durante o dia todo pelas ruas do centro até chegar ao Hyde Park, onde aconteceu um ato reivindicativo do qual participou o líder do Partido Trabalhista, Ed Miliband. Em discurso neste parque, Miliband levou a multidão ao delírio ao criticar o elitismo do Executivo de coalizão liderado por Cameron, a quem acusou de favorecer os ricos. No entanto, o líder trabalhista foi vaiado quando advertiu que um governo sob sua direção não poderia deixar de fazer cortes, mas que estes seriam "mais progressivos e mais justos".
Miliband recuperou o aplauso dos presentes quando expôs suas propostas de crescimento e bem-estar social, entre elas combater o desemprego juvenil, introduzir um imposto sobre as gratificações dos banqueiros, construir imóveis sociais e deter "o experimento de privatização" do Serviço Nacional de Saúde (NHS).
Os manifestantes protestam contra a política de drástico corte do gasto público do Executivo de Cameron, que está em interdição porque, não só não conseguiu reduzir o endividamento, mas, segundo os analistas, está paralisando o crescimento. O Reino Unido está em recessão desde o final de 2011 e, embora o desemprego tenha diminuído em agosto para 7,9% - pelo efeito dos Jogos Olímpicos -, não há indícios de recuperação econômica.
Os cortes do governo causaram a demissão de centenas de milhares de funcionários, a supressão de numerosos serviços públicos e a progressiva privatização da educação e da saúde.
Fonte: EFE
Gilv@n Vi@n@

Crise Econômica Mundial


Sindicatos protestam em Roma contra austeridade

Dezenas de milhares de membros de sindicatos na Itália saíram às ruas de Roma, protestando contra os cortes propostos por planos de austeridade

Sindicatos italianos protestam contra medidas de austeridade
Dezenas de milhares de membros de sindicatos na Itália saíram às ruas de Roma, protestando contra os cortes propostos por planos de austeridade. Manifestantes do sindicato CGIL, que agrega diversas categorias, como metalúrgicos e construção civil, marchavam repetindo "trabalho antes de tudo".
A dirigente do CGIL, Susanna Camusso, criticou o governo de Mario Monti, dizendo que a administração tecnocrata não "vale a pena". "As políticas de austeridade não apenas são um fiasco como também culpadas de causar dificuldades no país", disse.
Susanna afirmou que novos protestos devem ocorrer em 14 de novembro, no mesmo dia em que outros sindicatos na Europa planejam manifestações. A taxa de desemprego está em 10,7% no país, mas é mais elevada entre os jovens. 
As informações são da Dow Jones.
Gilv@n Vi@n@

Niemeyer segue internado com quadro estável

Arquiteto de 104 anos está lúcido e recebe visita de familiares, mas ficará em observação no fim de semana

Niemeyer em seu escritório, quando completou 100 anos. Arquiteto já tem 104 anos
Com uma semana de internação no Hospital Samaritano , na zona sul do Rio, o arquiteto de 104 anos Oscar Niemeyer apresenta quadro estável. Ele foi levado à unidade de saúde no último sábado (13), com desidratação. O hospital informou neste sábado (20) que Niemeyer respira sem ajuda de aparelhos e recebe visita de familiares normalmente.

O boletim médico divulgado nesta sexta (19) confirmou que Niemeyer permanece em observação durante este fim de semana. Um novo laudo será divulgado na próxima segunda-feira (22).
O arquiteto está lúcido, se alimenta bem e conversa, de acordo com a assessoria de imprensa do hospital. Respirando sem ajuda de aparelhos, Niemeyer é medicado somente com soro para combater o estado de desidratação. Apenas familiares estão autorizados a visitá-lo.
Em maio deste ano o arquiteto passou 16 dias no Samaritano por conta de uma pneumonia e desidratação.
Premiado internacionalmente com o Pritzker, em 1988, Niemeyer é o projetista dos edifícios de Brasília, do edifício Copan, no centro de São Paulo, e idealizador do prédio sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Em dezembro, o arquiteto completa 105 anos de idade.
Gilv@n Vi@n@

PROTESTO


Em protesto, índios cobrem gramado da Esplanada dos Ministérios com cruzes

Manifestação foi organizada por comunidades indígenas contra a violência fundiária no Mato Grosso do Sul. Símbolos representam índios mortos e ameaçados no País

Cinco mil cruzes foram colocadas nesta sexta-feira no gramado da Esplanada dos Ministérios, próximo ao Congresso Nacional. O protesto, organizado por comunidades indígenas e entidades de defesa desses povos, simboliza índios mortos e ameaçados, especialmente os guaranis kaiowás, de Mato Grosso do Sul, que hoje é a etnia que mais sofre com a violência fundiária, segundo os organizadores. 
Os indígenas também reivindicam a homologação e demarcação das terras. Segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), entidade ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foram assassinados no país 503 índios entre 2003 e 2011. Do total, mais da metade, 279 são do povo Guarani Kaiowá.
“Precisamos que o Estado tome as iniciativas adequadas que são de direito e dever do Estado brasileiro para a proteção física das pessoas, dos indivíduos guaranis kaiowás e, especialmente, tome as iniciativas estruturantes no sentido de implementar suas terras tradicionais e assim, superar os conflitos naquela região”, explicou o secretário do Cimi, Cleber Buzatto.l
Na semana passada, depois de serem ameaçados de expulsão por uma decisão da Justiça Federal de Naviraí, em Mato Grosso do Sul, os 170 índios - que há um ano estão acampados na Fazenda Cambará, às margens do Rio Hovy, no município de Naviraí - divulgaram uma carta, na qual pedem que o governo e Justiça Federal não decretem a ordem de despejo.
“Estamos fazendo esse ato para dizer que muitas lideranças já foram mortas, derramaram sangue pelas suas terras, mas não queremos mais isso. Já decidimos coletivamente, não vamos sair das terras porque nós não temos para onde ir”, disse o líder indígena, Eliseu Lopes.
Procurada pela Agência Brasil, a Fundação Nacional do Índio (Funai) não se manifestou até a publicação.
Fonte: Agência Brasil
Gilv@n Vi@n@

Mega-Sena


Mega-Sena pode pagar R$ 15 milhões neste sábado

As apostas podem ser feitas até as 19 horas em qualquer uma das mais de 11,6 mil lotéricas no País

A Caixa Econômica Federal sorteia, neste sábado (20), o concurso 1.435 da Mega-Sena. O prêmio previsto é de R$ 15 milhões. O sorteio será realizado às 20h30 (horário de Brasília). A aposta mínima é de R$ 2 e pode ser feita até as 19h em qualquer uma das mais de 11,6 mil lotéricas do Brasil.
Por ter final com o número 5, o concurso deste sábado recebe um adicional de 22% do total destinado a prêmio dos últimos cinco concursos realizados.
Se apenas um apostador ganhar e o prêmio for depositado na poupança, o rendimento, já pelas novas regras do governo, seria de mais de R$ 70 mil no primeiro mês.
O valor do prêmio também é suficiente para comprar 50 imóveis de R$ 300 mil cada, ou 160 carros de luxo.
Gilv@n Vi@n@

Atividade Escoteira

Acampamento na Era Virtual
Nos dias  20 e 21 de outubro de 2012 acontecem o 55º Jamboree no Ar e o 16º Jamboree na Internet. 
Um final de semana em que os escoteiros do mundo todo se encontram por rádio e internet, conversam, trocam experiências, fazem atividades e, mais importante, se tornam amigos!

Uma vez por ano milhares de escoteiros no mundo se reúnem para participar de uma atividade através da internet, juntam seu grupo e criam uma base, onde na mesma são postadas a cada hora uma nova atividade, que abordam temas de todo o mundo, no mesmo, apresentando outras culturas e formas de viver.
O Jamboree na Internet (JOTI) é o maior evento escoteiro, e reúne participantes no mundo inteiro.
Ajudando o jovem escoteiro a interagir de uma forma mais descontraída, realizando as atividades de um jeito mais divertido, agindo conforme as regras e leis do movimento, e acima de tudo, respeitando um ao outro como um todo. Permitindo também que escoteiros do mundo todo se comuniquem e participem de uma grande atividade, realizando tarefas escoteiras em prol de um mundo melhor.

Aqui em Caraúbas o Grupo de Escoteiros Exp. Pedro Maia Filho, está desde ontem (19) acampado na Casa de Cultura Popular “Manoel do Violão” para participar do Jamboree Edição 2012, através da estrutura da Estação Digital, o evento termina por volta do meio dia de amanhã (21). Tem o apoio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento da Educação, da Cultura e do Desporto; e da Casa de Cultura Popular “Manoel do Violão”.
Por Patrício – Escoteiro
Gilv@n Vi@n@

HORÁRIO DE VERÃO


Horário de verão começa neste domingo

Brasileiros das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e o Estado do Tocantins irão adiantar seus relógios em uma hora. Mudança segue até o dia 17 de fevereiro de 2013

A partir de AMANHÃ (21), brasileiros que vivem nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e o Estado do Tocantins terão de adiantar seus relógios em uma hora. A data está marcada para o início do horário de verão, que vai até 17 de fevereiro de 2013. Segundo informações do Ministério de Minas e Energia, durante a vigência do horário diferenciado, está prevista uma redução média de 5% no consumo no horário de pico, que vai das 18h às 21h.
O horário de verão é adotado em função do aumento da demanda por energia nessa época do ano, resultante do calor e do crescimento da produção da indústria com a aproximação do Natal. O Norte e Nordeste não aderem à mudança porque o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) avaliou que a economia nesses mercados é pouco expressiva, e não justifica a participação.
Os Estados do Norte e Nordeste não aderem ao horário porque sua posição geográfica não favorece um aproveitamento maior da luz natural no verão, como ocorre nas demais áreas. Por estarem mais próximos da linha do Equador, nesses locais incidem menos raios de luz ao longo do dia nos meses de verão.
A Bahia, que era o único Estado do Nordeste que participava, decidiu não aderir ao horário de verão devido ao alto grau de rejeição da população . A exclusão atenderia a um pedido dos baianos que estariam preocupados com a violência. O decreto publicado no Diário Oficial incluiu o Estado de Tocantins na abrangência do novo horário.
Economia
A aplicação do horário de verão representará economia de R$ 280 milhões no período 2012-2013, segundo avaliação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A previsão diz respeito à redução de contratação de valores junto às usinas geradoras termelétricas.
As estimativas do órgão são de economia entre 4% e 4,5% da demanda para o horário de pico, entre 18h e 21h, nos 119 dias em que durará a alteração, ao passo que o Ministério das Minas e Energia e o professor Reinaldo Castro Souza, do Departamento de Engenharia Elétrica do Centro Técnico Científico da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeir, estimam economia entre 5% e 5,5%.
Segundo o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, a medida terá repercussão financeira ao consumidor, pois diminui os custos de operação e reflete sobre o valor pago pela energia. A conta do impacto, porém, não é direta. Os valores de contratação oscilam e a compra de energia é feita primeiro entre as geradoras com preços mais baixos.
Acostumando com a mudança
Como ocorre todo ano, há aqueles que não gostam da ideia de perder uma hora de sono. A boa notícia, porém, é que os transtornos podem ser atenuados com pequenas mudanças na alimentação e no horário de ir dormir.
De acordo com Luciano Capelli, fisiologista do Centro de Medicina da Atividade Física da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o corpo leva de uma a duas semanas para se adaptar à nova rotina. "Algumas pessoas sofrem mais, outras menos. O ideal é tentar condicionar o corpo a dormir um pouco mais cedo", explica Capelli.
Uma outra dica do médico que pode ajudar na adaptação do organismo ao novo horário é evitar o consumo de alimentos e bebidas que contenham substâncias estimulantes, como café, chás com cafeína (como o preto) e chocolate, entre outros.
"À noite, para ajudar a dormir, a pessoa pode tomar um copo de leite quente, que tem tripotano, um aminoácido que ajuda a relaxar a musculatura, ou chás sem cafeína (como camomila e erva cidreira)", diz Capelli.
Gilv@n Vi@n@

19 outubro, 2012

NA VERDADE, QUEM É O INOCENTE?

joaquim barbosa e lewandowski dialogo humor politico1 Diálogo de Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski

Fonte: HUMOR POLÍTICO
Gilv@n Vi@n@

CRÉDITO/PRÊMIO AO BOM PAGADOR

Governo regulamenta lei do cadastro positivo

Governo regulamenta lei do cadastro positivo
O governo federal publicou nesta quinta-feira (18), no “Diário Oficial da União”, a lei que cria o chamado “cadastro positivo” de bons pagadores. O objetivo do cadastro é permitir que as pessoas que mantêm as contas em dia possam obter taxas de juros menores ao solicitar crédito. A regulamentação entra em vigor em 1º de janeiro de 2013, segundo o governo.
O cadastro funcionará da seguinte forma: quando uma pessoa, ou empresa, desejar buscar crédito em uma instituição financeira, ou estabelecer relação comercial com outra parte, poderá autorizá-la a acessar seus dados no cadastro positivo. Se for “bom pagador”, o tomador do crédito terá como provar que tem as contas em dia e, deste modo, solicitar taxas de juros mais baratas.
O cadastro positivo foi aprovado pelo Senado Federal em dezembro de 2010, e sancionado com vetos pela presidente da República, Dilma Rousseff, em junho do ano passado. Para vigorar, porém, o mercado financeiro solicitou regulamentação da medida – o que aconteceu nesta quinta-feira.
Ainda falta, porém, uma resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) para disciplinar o repasse das informações pelos bancos às empresas que operarão os cadastros. O Ministério da Fazenda informou que isso pode acontecer ainda neste ano. O CMN realiza reuniões ordinárias mensais.
Gilv@n Vi@n@


 

PAGAMENTO DO FUNCIONALISMO ESTADUAL EM RISCO

Folha do pagamento do funcionalismo estadual poderá atrasar

A pressão que o Ministério Público e o Tribunal de Justiça estão fazendo – inclusive com ações judiciais – para aumentar os respectivos orçamentos, pode trazer uma consequência desagradável para quem ganha bem menos dos que eles:
o atraso no pagamento dos salários do servidor público.
Leiam o que diz o Secretário de Comunicação do Governo do Estado, jornalista Alexandre Mulatinho no Novo Jornal:
Alexandre Mulatinho - Secretário de Comunicação do Governo do RN 
“De imediato será afetada a folha de pessoal e o décimo terceiro salário. Com certeza trará prejuízo para setores vitais da administração, como saúde segurança e educação”.
Fator RRH
Fonte: R Pires
Gilv@n Vi@n@

NOTA DE REPÚDIO

Prefeita Micarla de Sousa publicou ontem (18) nota de repúdio contra seu pedido de afastamento da prefeitura de Natal

A respeito de declarações feitas pelo procurador-geral do Ministério Público Estadual e do pedido do meu afastamento do cargo de prefeita, quero manifestar o meu veemente repúdio a toda e qualquer insinuação ou o que quer que seja de envolvimento com corrupção. O Rio Grande do Norte me conhece, sabe quem eu sou, de onde eu vim e também conhece aqueles que usam de instrumentos como este para usurparem dinheiro público. Nunca, nestes oito anos em que exerço mandato eletivo, tive qualquer mancha na minha vida pública. 

O Rio Grande do Norte também sabe que eu nunca fiz parte de grupos envolvidos com corrupção, esquemas ou conluios. Muito pelo contrário. Se hoje enfrento tamanhas dificuldades como política e gestora, deve-se ao fato de em vários momentos ter me negado a compactuar com atos delituosos, historicamente adotados na política.

É estranho que quando faltam apenas 72 dias para o encerramento deste ciclo da minha vida, fato como este seja colocado, de uma operação cujas investigações datam de mais de 700 dias.

Reafirmo que não vejo motivo para o pedido do meu afastamento do cargo e de intervenção na administração do Município de Natal. Quanto à decretação da quebra do meu sigilo fiscal, bancário e telefônico, esclareço que, como pessoa pública, todos os meus dados estão e sempre estiveram à disposição da Justiça e das instituições.

Reitero que tudo que tenho na vida foi construído à base de trabalho, esforço pessoal e muita determinação.

Natal, 18 de outubro de 2012
Micarla de Sousa
Prefeita de Natal

Gilv@n Vi@n@