ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

10 setembro, 2016

Vice toma posse como prefeito em Patos e anuncia exonerações

lenildo
Lenildo Morais (PT) tomou posse como prefeito de Patos, cidade do Sertão da Paraíba, na tarde desta sexta-feira (9), após o afastamento de Francisca Motta (PMDB). As primeiras medidas anunciadas por ele foram exonerar todos os secretários municipais e instaurar uma sindicância para apurar irregularidades na gestão anterior.
Francisca Motta foi afastada cautelarmente do cargo após a deflagração da operação “Veiculação”, realizada pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (9). São investigadas irregularidades em licitações e contratos públicos realizados pelas prefeituras de Patos, Emas e São José de Espinharas. As fraudes investigadas envolvem mais de R$ 11 milhões em recursos. Lenildo Morais era o vice-prefeito de Patos, mas tinha rompido politicamente com a prefeita há alguns meses. Ele ainda é candidato à Prefeitura nas eleições 2016.
“Com o afastamento da prefeita e nossa consequente posse por decisão da Justiça Federal, conclamamos todos os patoenses de todas as correntes políticas da oposição e mais os movimentos sociais para um grande desafio de reconstruir a cidade em novas bases éticas e administrativas. Os próximos meses serão decisivos para os novos rumos da cidade que não pode ficar prisioneira de métodos administrativos arcaicos que tratam os recursos públicos ao arrepio da lei”, disse o novo prefeito em nota ao G1 PB.
Gilv@n Vi@n@

Juristas entrarão com pedido de impeachment de Gilmar Mendes

gilmar_mendes
Conforme informação divulgada ontem pelo PT, um grupo de seis juristas vai protocolar na próxima terça-feira, 13, no Senado um pedido de impeachment contra o ministro Gilmar Mendes, que preside o TSE, sob a acusação de conduta partidária no exercício do cargo. Contra Gilmar Mendes, assinam a peça Celso Antônio Bandeira de Mello, Fábio Konder Comparato, Sérgio Sérvulo da Cunha, Eny Raymundo Moreira, Roberto Amaral e Álvaro Augusto Ribeiro.
Gilv@n Vi@n@

Estudo mostra que garrafinha plástica tem germes que podem causar doenças

garrafa
Pesquisa foi encomendada pela empresa norte-americana Treadmill afirma que a garrafinha de água que normalmente se leva para a academia tem, em média, 313 mil colônias de bactéria por cm², das quais cerca de 60 % pode causar infecções de pele ou generalizadas e pneumonia. Segundo o estudo, isso é mais do que está presente em uma vasilha de água para cachorro.
Gilv@n Vi@n@

Bloqueador de celular chega ao presídio de Alcaçuz

alcacuz (1)
Depois do Presídio Estadual de Parnamirim (PEP), a instalação de bloqueadores de celular chega à Penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta. O trabalho está previsto para acontecer hoje (10).
Gilv@n Vi@n@

“O governo quer abafar a Lava Jato”, diz advogado-geral da União demitido

vejaA revista Veja deste fim de semana estampa em sua capa uma entrevista com o agora ex-advogado-geral da União Fábio Medina Osório, exonerado nesta sexta-feira (9) e a ser substituído pela advogada Grace Maria Fernandes Mendonça. Segundo Fábio, sua saída decorre de sua atuação para punir governistas investigados na Operação Lava Jato. Recorrendo à estratégia de veicular, nas redes sociais, um filmete reproduzindo a publicação, a revista não disponibilizou o material na internet, o que só será feito a partir deste sábado (10).
“O advogado-geral da União diz a Veja que foi demitido porque queria punir aliados do Planalto envolvidos em corrupção na Petrobras”, diz subtítulo registrado logo abaixo da foto de Fábio Medina na capa da revista.
Diferentemente dos demais ministros demitidos na gestão Temer, o advogado-geral da União não sai em decorrência da divulgação de gravações feitas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado envolvendo denúncias da Lava Jato. Em 23 de junho, Romero Jucá deixou o Ministério do Planejamento e voltou para o Senado em função da publicação de conversas em que ele defende a troca do governo e a construção de um “pacto” para “estancar a sangria” da Lava Jato. Antes de Jucá, em 16 de junho, o então ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, também pediu para sair depois que o seu nome foi denunciado em delação premiada.
Antes de Jucá e Henrique Alves, em 30 de maio, o então ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira, deixar o cargo após a divulgação do mesmo conjunto de áudios feito por Sérgio Machado com investigados da Lava Jato. Fabiano figura em uma das gravações orientando o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o próprio Sérgio Machado a se defenderem na investigação que desvendou um bilionário esquema de corrupção na Petrobras. (Continuar lendo…)
Gilv@n Vi@n@

Centrais na rua contra aumento da jornada de trabalho

download (1)As declarações do governo sobre mudanças na legislação trabalhista têm deixado sindicalistas não só irritados como também confusos. “Para nós, essas falas são balões de ensaio, e balões furados”, afirma João Carlos Gonçalves Juruna, secretário-geral da Força Sindical.
Em nota, a entidade afirma que o governo “precisa ter mais prudência na divulgação de medidas que estão sendo feitas de forma atabalhoada e fatiada” e que repudia a retirada de direitos já estabelecidos, como a jornada de oito horas diárias.
Na quinta (8), o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, afirmou em discurso a sindicalistas que uma das propostas para a reforma da legislação é dar segurança jurídica a acordos coletivos que ampliem a jornada diária para até 12 horas, dentro da limitação semanal de 48 horas.
Gilv@n Vi@n@

Bancários rejeitam 7% e decidem continuar a greve

Os bancários decidiram nesta sexta-feira (9) manter a greve iniciada na terça, rejeitando a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de reajuste de 7%, informou a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). No quarto dia de paralisação, 10.027 agências e 54 centros administrativos tiveram as atividades paralisadas, ainda de acordo com a Contraf.
De acordo com o Banco Central, o país tem 22.676 agências bancárias (dado de julho). A Fenaban não divulgou balanço de agências fechadas e afirmou apenas que a população tem à sua disposição uma série de canais alternativos para realizar transações financeiras.Segundo o sindicato, as negociações devem continuar. Uma nova rodada de negociação ficou marcada para a próxima terça-feira (13), em São Paulo.
Gilv@n Vi@n@

Eleitor grava compra de votos em São José do Egito

O prefeito de São José do Egito e candidato à reeleição, Romério Guimarães (PT), foi flagrado, juntamente com seus assessores Giliard e Renato, o presidente da Câmara de Vereadores, José Vicente de Souza (Doido), e o secretário de Governo, Erasmo Siqueira Neto, enquanto comprava votos, de forma explicita, em seu gabinete.
O vídeo ao lado, gravado por um eleitor, deixa clara a participação do prefeito no crime eleitoral. Os assessores envolvidos no esquema levaram o eleitor até o prefeito para que o gestor pagasse um curso ao mesmo e lhe garantisse um emprego para o próximo ano, em troca do voto. Confira as imagens.
O vídeo foi encaminhado ao blog pela coligação “Frente Popular de São José do Egito”, que já protocolou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral na 68ª Zona Eleitoral do município.
Gilv@n Vi@n@

Simulado para o Enem já está disponível na internet

Com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) marcado para a primeira semana de novembro, o Ministério da Educação tornou disponível a terceira etapa do simulado de 2016 no portal Hora do Enem. Para os estudantes que farão o exame e têm interesse em fazer o simulado, o acesso é gratuito, pelo site ww.geekiegames.com.br, e ficará disponível até as 20h deste domingo (11).
O simulado tem 80 questões, divididas em 2 áreas, podendo ser resolvido em até 4 horas. O tempo é cronometrado e não permite pausas. Do total de questões, 75% são  novas. Os candidatos podem fazer o simulado por computador, tablet ou pelo aplicativo que está disponível para Android. Os alunos que não tiverem acesso à internet em casa, o poderão fazer o simulado na própria escola.
Ao finalizar o simulado, o aplicativo disponibiliza ao candidato o acesso a um ranking geral de todos os candidatos interessados no mesmo curso, também fica disponível o desempenho do estudante, mostrando sua nota atual e a nota de corte do curso desejado. A nota de corte do simulado não é válida para concorrer a uma vaga nas universidades.
Gilv@n Vi@n@

Lairinho volta a denunciar gastos excessivos da Prefeitura de Mossoró

Crédito: Caio Gomez/CB/D.A Press. Mão segura notas de dinheiro molhadas.O vereador Lairinho Rosado voltou a denunciar da tribuna da Câmara Municipal os gastos excessivos da prefeitura de Mossoró com publicidade e propaganda. O Jornal do Município publicou que, em 2016, foram gastos R$ 13.619.438,78.
Gilv@n Vi@n@

Governo não vai mais ironizar o “Fora Temer”

611100-970x600-1Preocupado com a possibilidade de consolidação dos protestos contra Michel Temer, o Planalto adotou como norma incorporar o discurso de não mais minimizar as manifestações. O tom é o de que tamanho não é documento. “Independentemente da dimensão, temos de respeitar e avaliar”, afirma Eliseu Padilha (Casa Civil) . Para o ministro, a partir de agora, a administração tem de distinguir a luta política das reivindicações e começar a enfrentar as pautas e não as manifestações.
O Planalto não quer repetir o próprio erro de ter ironizado o público dos protestos iniciais. Há ainda a lembrança da gestão Dilma Rousseff, que, diante das manifestações de março de 2015, apostou na divisão.
O diagnóstico agora é uníssono entre generais do Planalto: a comunicação geral do governo está ruim e deve mudar. Um ministro execrou o “fora, ladrão”, slogan criado pelo marketing de apoio a Temer. “Isso não é coisa do governo”, disse.
Gilv@n Vi@n@

Estudo aponta que caso ajuste fiscal fique para 2017, haverá um aumento de 21 bi

ajuste fiscalQuanto mais o governo demorar para fazer o ajuste fiscal, medida considerada necessária e urgente para a frear o crescimento da dívida pública e estimular a retomada da economia, maior ficará a conta a ser paga por empresas e trabalhadores — ou os cortes que terão de ser feitos em serviços públicos como educação e saúde.
É o que aponta um estudo feito pelos economistas Rubens Penha Cysne, professor da Escola Brasileira de Economia e Finanças da FGV-Rio, e Carlos Thadeu de Freitas, economista-chefe da Confederação Nacional do Comércio (CNC), que mede o custo do atraso do ajuste via aumento da carga tributária ou redução de gastos públicos. Os dados, que serão apresentados no próximo Fórum Nacional, organizado pelo ex-ministro João Paulo dos Reis Velloso, foram antecipados com exclusividade ao GLOBO.
Gilv@n Vi@n@

08 setembro, 2016

Partículas de poluição afetam o cérebro e podem provocar doenças

alzaimerNanopartículas resultantes da poluição ambiental alcançam o cérebro e podem provocar doenças como o Alzheimer, segundo um estudo britânico de casos registrados na Cidade do México. Apesar do vínculo com a doença neurológica, cuja causa exata é desconhecida, ainda precisar ser demonstrado, o estudo da Universidade Lancaster da Grã-Bretanha evidencia “a presença de nanopartículas de magnetita no tecido cerebral humano”.
Os resultados publicados na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) dos Estados Unidos sugerem que “partículas menores a 200 nanômetros são suficientemente pequenas para entrar no cérebro através do nervo olfativo”. Para chegar a esta conclusão, os cientistas de Lancaster, coordenados por Barbara Maher, analisaram mostras de tecido cerebral de 37 pessoas falecidas.
GILV@N VI@N@

Em Caraúbas, a educação é prioridade e o IDEB comprova essa realidade.

"É com trabalho que se realiza sonhos"

Com essa frase quero iniciar minhas palavras de agradecimento por tudo que tem ocorrido com a EDUCAÇÃO caraubense. Quero agradecer a Deus pela sabedoria que me deu para enfrentar os problemas nela encontrados. Agradecer ao prefeito Ademar Ferreira pela confiança em me entregar uma pasta tão importante em sua administração. A minha equipe pela bravura, compromisso e determinação na forma com que tem atendido meus apelos e nosso planejamento. A todas as 28 Escolas da rede, com as quais trabalhamos, estande nelas estendidos os agradecimentos a todos os estudantes, pais, servidores, pessoal de apoio, supervisores, em fim a todos que estão inseridos nessa missão tão importante de educar pessoas e qualificar para o futuro pessoal, do município, do Estado e do país.
O nosso trabalho tem sido reconhecido por todos, pois temos visto muitas coisas boas ocorrendo em nossas Escolas e por conseguinte em nossa EDUCAÇÃO. Escolas ampliadas, reformadas com bibliotecas, salas de AEE, brinquedotecas, escolas climatizadas, com marcas diferenciadas pelas bandeiras de cada uma, criadas nesse nosso período a frente desta Secretaria. As Escolas com Educação de Jovens e Adultos como nunca se teve tanta matricula como agora. Nosso olhar sempre foi pelo melhor, sem levar em contas bandeiras partidárias, até porque entendemos que a Educação só deve ter uma única cor, a da ampliação de vagas, da permanência e do sucesso. Estivemos sempre a procura da qualidade para nossa EDUCAÇÃO e pra isso não medimos esforços. Na história da Educação caraubense, em nenhum período se viu a merenda escolar em tanta quantidade e qualidade. Isso é comprovado por todos os nossos servidores e corroborados pelos Conselhos da Merenda Escolar e do FUNDEB, além do Conselho Municipal de Educação.

Algumas pessoas podem se perguntar e porque estás fazendo todo esse histórico no dia 8 de setembro de 2016??

Eu respondo, vou responder: Por dois motivos: 

1º Para agradecer o envolvimento das Escolas nas nossas ações. Conseguimos nesses últimos 3 anos colocar o Desfile Cívico do 7 de setembro como um do maiores eventos do Calendário Cultural do Oeste potiguar. Ação essa organizada por nós da Secretaria de Educação e realizada pelas Escolas e Instituições do nosso município.
Na verdade tem sido todas as atividades culturais feitas por nossas Escolas verdadeiras obras de arte e de compromisso.
Mas na verdade, o que me trouxe aqui para sentar em frente ao meu computador e escrever esse texto foi o resultado do IDEB (ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA) que mede a qualidade da educação dada as Escolas do Brasil. Eu entrei em 02 de abril de 2013 como Secretário de Educação com o pensamento de melhorar a qualidade de nossa Educação. Planejamos, corremos atrás, reestruturamos. Com foco na melhoria corremos para formação Continuada de nossos servidores em todas as esferas. E o foco principal era obter um bom índice no IDEB. E hoje pra minha alegria, de nossa equipe de governo e da Secretaria de Educação ele saiu. E não para nossa surpresa, mas para nossa confirmação nosso município teve dados muito expressivos. Os índices do IDEB de 4º e 5º ano são dados que mostra seriedade com a qual temos trabalhado em nossas Escolas. Passamos de 3.7, dados de 2013 para 4.8. ou seja subimos 1.1 na escala. Esse índice de 4.8 era esperado para 2021 segundo o MEC.
O resultado de 8º e 9º ano muito nos alegrou, pois desde que iniciou essa pesquisa pelo INEP, nunca nosso município alcançou dados tão importantes, passamos de 3.2 para 3.9, ou seja subimos 0.7 na escala do INEP. Ainda nessa faixa não atingimos a estimativa do MEC,mas com esses dados ficamos muito bem para já em 2017 passarmos essa marca. Assim quero apresentar a todos e todas que nos ver pelas redes sociais a nossa alegria em dizer que nosso município está no rumo da EDUCAÇÃO que queremos e para concluir digo: "ainda não somos o que queremos ser em EDUCAÇÃO, mas também não somos o que fomos no passado"

Sinto-me muito feliz em compartilhar com todos vocês esse texto.

Francisco Robenildo de Lima

Secretário Municipal de Educação

Gilv@n Vi@n@

Jácome apresenta projeto para estacionamentos

jaco_jacome
Fica assegurada aos consumidores usuários de estacionamentos privados de veículos, localizados no Estado, a cobrança proporcional ao tempo de permanência do veículo, devendo o serviço ser calculado de acordo com a fração de hora utilizada, sem prejuízo dos demais direitos em face aos prestadores do serviço. Isso é o que registra o artigo primeiro de Projeto de Lei de autoria do deputado Jacó Jácome (PSD) que estabelece a cobrança de tarifa fracionada e proporcional nos estacionamentos privados.
“O Projeto tem como objetivo resguardar o direito dos consumidores, constantemente submetidos às práticas abusivas por parte dos proprietários de estacionamentos, que teimam em lesar os cidadãos com a cobrança da hora cheia ou valor integral da tarifa de estacionamento, mesmo quando não utilizado” justifica o parlamentar.
De acordo com o deputado Jacó a prática da tarifa fracionada e proporcional já é adotada em várias capitais brasileiras, cujos Tribunais de Justiça reconhecem a constitucionalidade da lei, pleiteada pelos cidadãos aos representantes das Casas Legislativas dessas cidades.
“O Projeto de Lei que apresentamos não se trata de uma invasão de competência ou interferência no princípio da livre iniciativa, sequer uma regulação do Estado na economia, mas proteção e defesa ao direito do consumidor”, ressalta o deputado.
Pelo Projeto, o cálculo do serviço de estacionamento deverá ser feito de acordo com a efetiva permanência do veículo, sendo que deverá constar em local apropriado e de fácil acesso e visão, o valor da cobrança atribuído a cada quarto de hora, bem como o valor atribuído a cada hora integral e o período mínimo de carência.
Gilv@n Vi@n@

Lula só quer criar ‘caso’

lula caso
O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, afirmou nesta quinta-feira, 8, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer ’embaraçar’ as investigações da Operação Lava Jato. A declaração de Teori foi feita em reposta a uma Reclamação do petista à Corte máxima.
A defesa de Lula foi ao Supremo contra três decisões do juiz federal Sérgio Moro que manteve sob sua competência três inquéritos que investigam o petista. Moro negou três exceções de incompetência ajuizadas na 13ª Vara Federal, em Curitiba, pelos defensores de Lula.
Na decisão, Teori afirma que tramita no STF outra Reclamação de Lula em que o petista ‘também alega usurpação da competência do Supremo Tribunal Federal, sob o fundamento de que o juízo da 13ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Curitiba teria indevidamente mantido sob seu controle medida cautelar de interceptação telefônica envolvendo Ministros de Estado, membros do Congresso Nacional e Ministro do Tribunal de Contas da União’.
“Apesar de esses argumentos serem objeto de análise naqueles autos, tal quadro revela a insistência do reclamante em dar aos procedimentos investigatórios contornos de ilegalidade, como se isso fosse a regra. Nesse contexto, é importante destacar que esta Corte possui amplo conhecimento dos processos (inquéritos e ações penais) que buscam investigar supostos crimes praticados no âmbito da Petrobras, com seus contornos e suas limitações, de modo que os argumentos agora trazidos nesta reclamação constitui mais uma das diversas tentativas da defesa de embaraçar as apurações”, anota Teori.
Gilv@n Vi@n@

Cunha se ‘esconde’. Ninguém consegue achá-lo

Gilv@n Vi@n@

Infrações de trânsitos serão reajustadas a partir de 1º de novembro

Resolução publicada no Diário Oficial da União de hoje (8) pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prevê a aplicação de novos valores nas infrações de trânsito a serem cobrados a partir do dia 1º de novembro.
De acordo com o Contran, o valor a ser pago por infrações classificadas como gravíssimas será de R$ 293,47. Infrações consideradas graves passarão a custar R$ 195,23, enquanto as infrações classificadas como médias custarão R$ 130,16. Já as infrações leves serão reajustadas para R$ 88,38.
Gilv@n Vi@n@

Ricardo de Oliveira conquista primeiro ouro do Brasil nas Paralimpíadas

ricardo
O Brasil ganhou a primeira medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos 2016. Ricardo Costa de Oliveira conquistou o ouro no salto em distância na categoria T11 (cego total).
O brasileiro venceu no último salto, quando alcançou a marca de 6 metros e 52 centímetros. A prata ficou com o norte americano Lex Gillete que saltou 6 metros e 44 centímetos. Bronze para o ucraniano Ruslan Katyshev com 6 metros e 20 centímetros.
Gilv@n Vi@n@

Prestação de contas não pode ser um “faz de contas”, diz Gilmar Mendes

gilmar_mendes
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, e o secretário da Receita Federal do Brasil, Jorge Rachid, firmaram hoje (8) parceria para que a Receita colabore na análise da prestação de contas de candidatos, partidos e coligações nas eleições de 2016. O acordo prevê que o TSE encaminhará à Receita Federal a relação de candidatos, partidos políticos, fornecedores e prestadores de serviços de campanha com indícios preliminares de irregularidade nas prestações de contas.
“É necessário que a prestação de contas deixe de ser um faz de contas. Nós estamos nos esforçando para dar boa execução às leis que foram aprovadas pelo Congresso Nacional. Por isso, vimos firmando convênio com o Tribunal de Contas da União, que já nos trouxe as primeiras informações e agora formalizamos esse convênio com a Receita Federal, que vai fazer as verificações e checagens”, disse Gilmar Mendes, após assinar portaria regulamentando a cooperação.
Gilv@n Vi@n@

Ofensas na internet estão entre as denúncias mais recebidas pelo TRE-RN

1-121-750x422Em época de eleições, alguns candidatos apostam nas mais variadas estratégias para adquirir seus votos, mas nem sempre esses métodos estão de acordo com a norma. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte tem recebido muitas denúncias sobre políticos que vêm desrespeitado a legislação – a estimativa informada pelo órgão é de mais de duas mil queixas.
Dentre as reclamações mais comuns estão as ofensas entre os candidatos propagadas nas redes sociais, como informou, em entrevista ao Agora RN, Alexandra Maria Fernandes de Farias, chefe de cartório da 3ª zona eleitoral de Natal, responsável por receber esses chamados.
Gilv@n Vi@n@

Cerca de 330 pessoas aguardam doação de órgãos no Rio Grande do Norte

doacao_sangueUma campanha que busca conscientizar as pessoas para a importância de se manifestarem como doadores, um ato que pode salvar muitas vidas. Com este objetivo, é realizado o “Setembro verde”, tendo em vista o Dia Nacional de Doação de Órgãos, que é celebrado no próximo dia 27. Este ano, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) é um dos apoiadores da campanha.
No dia 15 de setembro (quinta-feira), a Instituição, em parceira com o Instituto do Bem, montará um estande na Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) para estimular os integrantes do MPRN a se tornarem doadores de órgãos.
Gilv@n Vi@n@

MPRN adere ao ‘Setembro Verde’ e realiza ação para estimular doação de órgãos

Uma campanha que busca conscientizar as pessoas para a importância de se manifestarem como doadores, um ato que pode salvar muitas vidas. Com este objetivo, é realizado o “Setembro Verde”, tendo em vista o Dia Nacional de Doação de Órgãos, que é celebrado no próximo dia 27. Este ano, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) é um dos apoiadores da campanha.
No dia 15 de setembro, a Instituição, em parceira com o Instituto do Bem, montará um estande na Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) para estimular os integrantes do MPRN a se tornarem doadores de órgãos. “É importante levantar o tema. Vamos levar folders explicativos e quem quiser poderá nos passar os dados para fazer a carteira de doador”, explicou a diretora-presidente do Instituto do Bem, Raquel Barbosa.
Embora a carteirinha não tenha valor jurídico, ressaltou Raquel Barbosa, é pertinente para que os familiares tomem conhecimento do posicionamento do parente. “A decisão vai ser sempre da família, no caso dos doares falecidos. Então, é mais comum que respeitem o que foi definido pelo parente ainda em vida”, declarou.
Gilv@n Vi@n@

Caixinha de mistérios está prestes a ser aberta em Caraúbas

caixa-preta-ongEis que a caixinha dos mistérios está prestes a ser aberta na política de Caraúbas. Quem pensa que ela está vazia e é papo furado, fique ligado.
Tem gente que vai correr léguas com as revelações.
Quem será?
Gilv@n Vi@n@

Programa Microcrédito do Empreendedor e Operação Vertente são lançados na região Oeste do RN

governador_agua
A cidade de Alexandria, situada na região do Alto Oeste potiguar, sediou nesta quinta-feira (8) o lançamento de dois programas que representam a autonomia financeira de comerciantes locais e a garantia do abastecimento de água, respectivamente. Em solenidade realizada no ginásio Pedro Ferreira de Sousa, “Ferreirão”, o governador entregou 400 cheques do Microcrédito do Empreendedor, com valor total de R$ 1,5 milhão, e lançou oficialmente a Operação Vertente, que entregará água por meio de caminhões-pipa a 13 cidades das regiões Oeste e Seridó do Rio Grande do Norte.
A Operação Vertente atende inicialmente as cidades que sofrem com colapso de água em virtude dos efeitos da estiagem que afetam o RN desde 2012. Diretamente, serão atendidas 110 mil pessoas com caminhões-pipa previamente cadastrados. Dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, 153 registram problemas com abastecimento de água em função da baixa do lençol freático, o que forçou o Governo a editar um novo decreto de Situação de Emergência, válido até o dia 21 de setembro, mas com renovação garantida até março de 2017. No estado, a Operação Vertente é realizada pelo Gabinete Civil e coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, com valor de R$ 4 milhões, recursos do Ministério da Integração. (Continuar lendo…).
Gilv@n Vi@n@

GIRO PELOS MUNICÍPIOS

PENDÊNCIAS

Realizada na última terça-feira, 23/8, eleição para escolha da nova diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pendências. Os trabalhadores escolheram dona Senhora como nova presidenta da entidade.
SÃO TOMÉ

Ocorrida na quarta-feira, 24 de agosto, audiência pública para discussão sobre atrasos de pagamento dos servidores públicos municipais de São Tomé.
SEVERIANO MELO
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Tabuleiro Grandes, Rodolfo Fernandes, Itaú e Severiano Melo (SINDISERTRIS) promoveu no dia 6 de setembro festa para os seus associados. Foi na Cidade de Severiano Melo, às 19 horas, próximo ao ginásio de esportes. A animação ficou por conta de Magno Adriel.
NO RN
LUTA PELO PISO
Professores de algumas cidades do Rio Grande do Norte ainda lutam pelo cumprimento da Lei que criou o Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério, notadamente no que se refere ao respeito à jornada de trabalho e ao reajuste salarial. Docentes de cidades como São Francisco do Oeste e Ruy Barbosa, por exemplo, não receberam o reajuste do piso deste ano. As cidades onde as prefeituras estão cumprindo com o pagamento do reajuste somente foi possível após pressão, com exceção de poucos municípios que ainda houve dialogo dos sindicatos dos servidores junto a municipalidade.
Gilv@n Vi@n@

SERVIDORES DA EDUCAÇÃO DE IPANGUAÇU FAZEM PROTESTO POR RESPEITO À PROMOÇÃO HORIZONTAL





Os servidores da educação da rede municipal de ensino de Ipanguaçu realizaram ontem quarta-feira, ato público em protesto pelo não cumprimento do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS). É que embora garantida em lei, o prefeito da cidade não está respeitando a promoção horizontal dos trabalhadores (por letra).
ONTEM, além da atividade durante as comemorações do 7 de setembro, os servidores participaram de assembleia geral extraordinária na qual decidiram continuar fazendo pressão para que seus direitos sejam respeitados.
No ato desta quarta-feira, a Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte (FETAM/RN) se fez presente às manifestações através do seu presidente Francisco de Assis Gomes Filho.
PLATAFORMA – Também nesta quarta-feira, houve o lançamento da Plataforma Política para eleições municipais 2016 da CONFETAM/CUT e assinatura da Carta Compromisso, dos candidat@s a Prefeit@ e Vereador@, de Ipanguaçu/RN.
Gilv@n Vi@n@

FETAM/RN SE FEZ PRESENTE AO GRITO DOS EXCLUÍDOS



A Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte (FETAM/RN) se fez presente ontem quarta-feira no Grito dos Excluídos manifestação popular que acontece dentro das festividades cívicas do 7 de setembro.
Estivera, presentes ao ato a secretária de Formação Sindical Socorro Freitas, a secretária-geral Marilda Sousa, além, de assessores. O Grito dos Excluídos viveu em 2016 a sua 22ª edição.
Gilv@n Vi@n@

FETAM/RN QUER COMPROMISSO DE CANDIDATOS DE MOSSORÓ COM OS MUNICIPAIS

A Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte (FETAM/RN) realizou nesta quinta-feira, 8 de setembro, em parceria com os filiados SINSERCAMM (servidores da Câmara Municipal de Mossoró), SINDGUARDAS (guardas), SINDATRAM (agentes de trânsito) audiência publica, a partir das 9 horas da manhã, no auditório da Câmara Municipal de Mossoró, com os Candidatos(as) a Prefeito(a), vice-prefeito(a)  e vereadores(as).
Na oportunidade, foi apesentado a Carta Compromisso dos Candidatos (as com os Municipais.
Gilv@n Vi@n@