ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

07 abril, 2012

Santa Cruz poderá ter teleférico

Santuário de Santa Rita poderá ter teleférico
O município de Santa Cruz poderá ter um teleférico para os turistas visitarem a imagem de Santa Rita de Cássia. O deputado Tomba foi a Brasília pedir ao governo Dilma a instalação de um teleférico para a estátua de Santa Rita de Cássia.
A intenção do parlamentar é que os turistas peguem o teleférico na igreja Matriz e atravesse a cidade indo pousar aos pés da estátua da santa.
A ideia de Tomba recebeu o apoio do senador Garibaldi Filho e do deputado Henrique Alves que levaram o potiguar ao encontro do ministro do Turismo, Gastão Vieira.
Fonte: Versátil news
Gilv@n Vi@n@

Demóstenes: o judas

charge de Sinfrônio
(Diário do nordeste)
Gilv@n Vi@n@

PROSTITUIÇÃO COM CARA DE DESENVOLVIMENTO

Ativistas denunciam prostituição infantil em grandes obras públicas no Norte e Nordeste do Brasil
Ativistas dos direitos femininos denunciaram à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga a violência contra a mulher, o aumento crescente de prostituição infantil e de prostíbulos em comunidades onde há grandes obras de construção de hidrelétricas, sobretudo no Norte e Nordeste do País.
Para a representante do Movimento das Mulheres Camponesas, Rosângela Piovizani, os governos estaduais e o federal devem tomar providências diante do quadro que considera preocupante, agravado pelo tráfico e pela violência.
– Só na cidade de Estreito, no Maranhão, existem 240 casas de prostituição, e os operários que para lá foram para a construção de uma usina utilizam um cartão que eles batizaram de cartão dos prazeres – exemplificou Rosângela Piovizani, uma das convidadas da audiência pública realizada pela CPI mista da Câmara e Senado para debater a situação das mulheres que vivem no campo.
A representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Carmem Foro, advertiu para o descaso do poder público e a “total invisibilidade” das vítimas de violência doméstica que estão na zona rural. Segundo ela, a situação das vítimas é agravada pelo isolamento geográfico, o que dificulta até a formalização de denúncias.
– De cada quatro mulheres que vivem no meio rural, uma é extremamente pobre. Muitas sequer têm condições econômicas de arcar com o deslocamento por grandes distâncias para buscarem ajuda das autoridades – lamentou.
Diante das denúncias apresentadas – inclusive de uma mulher em São João da Baliza (RR) que disse ser constantemente agredida pelo marido, mesmo após ter feito mais de 30 queixas à polícia –, a relatora da CPMI, senadora Ana Rita (PT-ES) informou que a comissão vai realizar uma série de diligências e de audiências públicas nos estados nas próximas semanas.
A CPMI deve visitar os estados com maiores taxas de violência contra a mulher, como Paraíba, Espírito Santo, Alagoas, Paraná, Mato Grosso do Sul, Pará, Bahia, Pernambuco, Mato Grosso e Tocantins; além daqueles com maior população: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Veja alguns dados sobre a violência contra a mulher no Brasil, de acordo com o Plano de Trabalho da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Violência Contra a Mulher.
* Quatro a cada dez mulheres brasileiras já foram vítimas de violência doméstica;
* O assassinato de mulheres no Brasil é superior à média mundial. Em um ranking com 73 países, o Brasil é o 12º com maior taxa de homicídios de mulheres.
* Entre 1998 e 2008, mais de 42 mil mulheres foram assassinadas no Brasil, com taxa anual de 4,25 homicídios para cada 100 mil mulheres;
* Aproximadamente 40% destas mortes ocorreram dentro de casa.
Gilv@n Vi@n@

Espetáculo Petrobrás

Ensaios na Casa de Cultura Vapor das Artes

A Cia. Cultural Ciranduís ganhou melhor oferta de preço sob Carta Convite da Petrobrás, para realização de espetáculo na Semana de Saúde da Petrobrás, que será realizada entre 09 e 23 de abril de 2012.
O espetáculo “Mais Saúde, Mais Vida” escrito por Berg Bezerra, irá circular em bases e campos de petróleo da empresa por cidades do Rio Grande do Norte e Ceará. Dentre as cidades estão Fortaleza, Icapuí, Mossoró, Natal, Apodi, Caraúbas, Areia Branca, Upanema, Macau, Grossos, Governador Dix-Sept Rosado.
Por ter cadastro ativo junto a Petrobrás, essa é a segunda fez que a companhia é convidada para ação desse porte. No ano de 2007, o grupo circulou com o espetáculo O Fuxiqueiro, no Programa Quartinha Cultural.
A agenda começa na segunda, 09, com apresentação na sede da Petrobrás-CE, em Fortaleza, às 14h.
Gilv@n Vi@n@

Dia Mundial da Saúde


O Dia Mundial da Saúde é comemorado no dia 7 de abril, com o objetivo das pessoas se conscientizarem sobre a importância da saúde nas suas vidas e no dia-a-dia, além de descobrirem formas de se cuidarem.
Origem do Dia Mundial da Saúde
O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, devido a preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, e também alertar a todos sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial.

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, OMS alerta sobre desafio de mundo com mais idosos que crianças


Em 2050 haverá cerca de 400 milhões de idosos com mais de 80 anos, frente aos 14 milhões que havia em meados do século 20, um dado que preocupa a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O envelhecimento da população está acontecendo em todos os países, embora cada um esteja em uma fase diferente desta transição, e o resultado é que "em questão de anos" haverá mais idosos de 60 anos que crianças com menos de 5, segundo um relatório da OMS divulgado na última terça-feira (3).
Com estes dados, a Organização Mundial da Saúde adverte para o desafio de um fenômeno ao qual é dedicada neste ano a comemoração do Dia Mundial da Saúde (7 de abril), com o lema "Uma boa saúde acrescenta vida aos anos".
O desafio é uma consequência do fato de países pobres e em desenvolvimento terem se juntado no envelhecimento populacional a Europa, Japão e América do Norte, onde este fenômeno acontece há vários anos.
Os países com menor receita são "os que estão experimentando a grande mudança", segundo o relatório da OMS, que prevê que em 2050 80% dos idosos viverão nessas economias. Além disso, Chile, China e Irã terão uma maior proporção de idosos que os Estados Unidos, ainda de acordo com o estudo.
O novo fator para a OMS é que uma transição que em países como a França e Suécia se prolongou durante décadas "está ocorrendo de maneira muito rápida" nos países pobres e emergentes.
Na França, passaram-se mais de 100 anos para que a porcentagem de idosos de 65 anos aumentasse de 7% para 14%, enquanto em sociedades como as de Brasil, China e Tailândia esse mesmo caminho demográfico foi percorrido em apenas 20 anos.
Apesar do envelhecimento da população poder ser interpretado como uma consequência direta do desenvolvimento socioeconômico, a OMS alerta sobre os problemas de adaptação dos sistemas sociais e de saúde para este "envelhecimento expresso".
A OMS aposta neste contexto em se concentrar nas estratégias de redução das doenças não transmissíveis (cardíacas, câncer, diabetes e pulmonares crônicas). Ou seja, o risco de problemas crônicos de saúde nos idosos será reduzido drasticamente se desde a infância for imposta uma fórmula do exercícios físico, dieta saudável e a limitação do consumo de álcool e tabaco.
A organização também identificou uma série de "intervenções baratas" para combater as doenças não transmissíveis, medidas que apontou como especialmente convenientes para as economias com menos recursos.
Trata-se de "estratégias preventivas" como o aumento da carga tributária do tabaco e do álcool, a proibição de fumar em espaços públicos, a redução do consumo de sal e uma maior conscientização sobre os exercícios físicos e as dietas saudáveis.
Segundo a diretora geral da OMS, Margaret Chan, "as pessoas com idade avançada dos países de baixas e médias economias têm hoje um risco quatro vezes maior de morte e incapacidade por doenças não transmissíveis do que as populações dos países ricos".
A leitura potencialmente positiva, acrescentou Chan, é que "a maioria destas doenças pode ser prevenida em grande medida ou não se tornar cara demais no tratamento".
Por exemplo, explica a OMS, a detecção e a prevenção da hipertensão, fator de risco chave para a descoberta de problemas cardíacos, pode ser abordada de uma forma barata e eficaz, mas atualmente menos de 15% das pessoas de idade avançada nos países pobres e em desenvolvimento se submetem a um acompanhamento médico.
O objetivo da OMS com esta campanha é também "reinventar o envelhecimento", mudar as atitudes e percepções sociais para que a sociedade respeite melhor os idosos. Segundo esta organização vinculada à ONU, a saúde precária não é a única preocupação das pessoas à medida em que envelhecem - há ainda os estereótipos em razão da idade, o que evita uma plena participação social.
"Quando um homem de 100 anos termina uma maratona, como ocorreu no ano passado, temos que reconsiderar as definições convencionais de que significa ser velho. Já não se sustentam os estereótipos de séculos passados", disse Margaret Chan.
Gilv@n Vi@n@

06 abril, 2012

Como Jesus foi retratado na Arte

Passe o mouse, ao clicar,  sobre os títulos das obras você irá a página principal



Fonte: arteducacao.pro.br
Gilv@n Vi@n@

Adolescentes que vivem nas ruas denunciam abusos sexuais cometidos por PMs em área central de Brasília

A denúncia mais recente vem de uma jovem de 16 anos que registrou boletim de ocorrência acusando dois policiais militares

Meninos e meninas que vivem nas ruas do Distrito Federal acusam policiais militares de agressão física e sexual. As denúncias mobilizaram a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados e são semelhantes às investigadas pelo Ministério Público há pouco mais de três anos. A mais recente delas é de uma jovem moradora de rua, de 16 anos, que registrou um boletim de ocorrência, no início de março, acusando dois policiais militares de abuso sexual.
Em um vídeo produzido pela vice-presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, Érika Kokay (PT-DF), ao qual a Agência Brasil teve acesso, menores não identificados acusam policiais de humilhação, espancamento e apropriação de pequenas quantias de dinheiro. Há relatos de abusos sexuais e a acusação de que policiais militares forçaram alguns jovens a se atirar de uma ponte (Ponte do Bragueto, em uma área nobre da capital) de cerca de 4 metros de altura sobre o Lago Paranoá. Muitas vezes, com pés ou mãos atados. Juntamente com o vídeo, a parlamentar encaminhou um ofício ao secretário de Segurança, Sandro Avelar, no qual os nomes de dois policiais são mencionados.
“Até hoje não tivemos nenhum retorno da Corregedoria da PM [sobre as denúncias investigadas em 2008]. O que sabemos é que pelo menos um dos policiais denunciados continua atuando na rodoviária [do Plano Piloto, no centro da cidade]. E novas denúncias continuam chegando ao nosso conhecimento”, disse uma educadora social ligada ao Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra a Criança e o Adolescente, que pediu para não ser identificada.
Ela diz que conhece pelo menos 12 jovens (entre meninos e meninas) que relatam histórias de abuso sexual cometidos por policiais.
“O importante é que tudo seja apurado. Além de muito coerentes, as denúncias guardam, entre si, uma lógica muito intensa e vêm de diferentes pontos da cidade, de adolescentes e crianças que, muitas vezes, não se conhecem”, diz Érika Kokay.
As queixas quanto à violência policial contra moradores de rua também estão registradas em um estudo financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP) do governo do Distrito Federal. Nenhum menor de idade, contudo, declarou ter sido alvo de violência sexual praticada por policiais.
Dos 127 adolescentes ouvidos, 47% contaram ter sofrido algum tipo de violência. “Embora quase 8% desses tenham admitido abuso sexual, não temos relatos de que policiais tenham feito isso contra os adolescentes, mas sim cometido agressões físicas, verbais e psicológicas”, diz a socióloga Bruna Gatti, uma das idealizadoras da pesquisa. Já entre os adultos, houve quem respondesse ter sido vítima de abuso sexual por policiais. A pesquisa não indica, porém, quando isso ocorreu.
O presidente do Conselho Distrital de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Michel Platini, exige apuração rigorosa das denúncias. “Parece haver um Estado paralelo, cujos agentes atuam na clandestinidade. São denúncias muito graves que, apesar das dificuldades, precisam ser apuradas. Considerando os depoimentos, há muita violência acontecendo nas madrugadas de Brasília. Enquanto a cidade dorme alheia a tudo, as sessões de tortura acontecem.”
O corregedor-geral da Polícia Militar do Distrito Federal, coronel Francisco Carlos da Silva Niño, afirma que a corporação não aceita qualquer tipo de abuso por parte de seus integrantes e que qualquer denúncia é investigada. Em entrevista à Agência Brasil, ele destaca que, muitas vezes, as próprias características da população de rua, como a falta de residência fixa ou de hábitos rotineiros, dificultam a apuração policial. O coronel ressaltou que esse trabalho precisa ser rigoroso para evitar que um agente seja punido equivocadamente.
Procurada pela reportagem da Agência Brasil, a Secretaria de Segurança Pública ainda não se manifestou.
Alex Rodrigues
da Agência Brasil

Edição: Juliana Andrade e Lílian Beraldo
Fonte: brasildefato.com.br
Gilv@n Vi@n@

OLHA ELE AI MOSTRANDO SERVIÇO

DEPUTADO TIRIRICA: VOCÊ SABE O QUE ELE FAZ?
Em perfil e entrevista exclusiva, a Revista Congresso em Foco mostra que o palhaço campeão de votos tornou-se o principal porta-voz da categoria circense na Câmara dos Deputados.
Tiririca foca seu mandato como representante do circo no Congresso Nacional
 Foto: Victor Soares
Na sua campanha, o palhaço Tiririca confessava na propaganda eleitoral não saber o que fazia um deputado federal. E convidava o eleitor a votar nele, porque, uma vez eleito, então ele poderia contar como é. Na edição número 2 da Revista Congresso em Foco, que começou a circular na semana passada, Tiririca, em perfil e entrevista exclusiva, assinada pelo editor Edson Sardinha, conta o que está fazendo como deputado.

E, segundo o seu depoimento e de vários representantes do universo circense, verifica-se que Tiririca encontrou um nicho importante para o seu trabalho: ele se tornou o principal representante do circo no Legislativo. “Pela primeira vez, temos um gabinete completamente aberto para nós. O Tiririca é uma bela surpresa que caiu do céu”, diz Alice Viveiros de Castro, representante do circo no Conselho Nacional de Política Cultural do Ministério da Cultura.
 “Eu saí do circo. Mas o circo não saiu de mim. Devo tudo a ele”, diz o próprio Tiririca, à Revista Congresso em Foco.
Diz um ditado popular que “alegria de palhaço é ver o circo pegar fogo”. Para Francisco Everardo Silva, porém, essa foi a maior tristeza de sua vida. Um dia, uma macaca do circo mordeu a mão de uma criança, filha de um poderoso coronel da cidade em que o circo se apresentava. Como vingança, o coronel tocou fogo na lona do circo. Se a tragédia, porém, fez Francisco Everardo Silva perder seu circo, foi ali que o país começou a ganhar um artista popular que, a partir deste mandato de deputado federal, envereda pela política. Após o incêndio no circo, Francisco deixou a cidade em que estava – Peritoró, no Maranhão – e seguiu para Fortaleza, no Ceará. Ali, ele abandonou o nariz vermelho e a tradicional maquiagem de palhaço, vestiu roupas coloridas, botou uma peruca engraçada, e nasceu o palhaço Tiririca, do jeito que o Brasil inteiro mais tarde conheceu.
A política não era um desejo pessoal de Tiririca. Foi uma ideia do deputado Valdemar Costa Neto (SP), que imaginou conseguir, com a popularidade do palhaço, puxar votos para seu partido, o PR, e para outros candidatos. Se tal situação gerou uma desconfiança inicial quando Tiririca se tornou o deputado federal mais votado do país, isso não o intimidou. Aos poucos, ele foi encontrando seu nicho, exatamente no circo, a sua origem como artista popular.
Tiririca apresentou projetos de lei e empenha-se em outras iniciativas para direcionar recursos e ações para a atividade circense, que emprega no Brasil 30 mil pessoas diretamente e outras 120 mil indiretamente, por meio de 2,5 mil companhias. Um dos quatro projetos de lei apresentados por Tiririca visando à atividade circense prevê a criação de um programa de amparo social às pessoas que trabalham nos circos. A proposta garante a essas pessoas a inclusão na Lei Orgânica de Assistência Social. Na prática, assegura a elas o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS). Como essas pessoas não têm endereço fixo, o acesso é hoje dificultado.
Gilv@n Vi@n@

Pá$coa!

Charge de Humberto
(Jornal do Commércio)
Gilv@n Vi@n@

Moção de apoio aos trabalhadores em educação do município de Natal

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, entidade representativa de mais de 2,5 milhões de profissionais da educação básica pública no Brasil, vem a público manifestar seu irrestrito APOIO à greve dos educadores do Município de Natal, por entender que a luta por melhores condições de trabalho e pela qualidade social da educação pública é legítima.
Para a CNTE, somente mobilizados e organizados, os/as trabalhadores/as em educação poderão construir uma escola pública gratuita e de qualidade para todos e em todos os níveis e modalidades de ensino. A deflagração de greve é o último recurso usado na luta por melhores condições de trabalho.
Neste sentido, a Confederação espera que a Senhora Prefeita Micarla de Sousa, Prefeita do Município de Natal, reabra o canal negociação, reconhecendo, na prática, o direito constitucional à livre associação sindical e, consequentemente, o direito de negociar as suas condições de trabalho e perspectivas de carreira para o funcionamento permanente da educação pública.
Assim, a CNTE espera que seja encaminhada, com urgência, uma proposta concreta para as reivindicações da categoria, com o intuito de por fim o mais breve possível à greve, sobretudo atendendo aos anseios da população por educação pública de qualidade e da categoria por dignidade e reconhecimento profissional, de forma permanente.
Brasília (DF), 3 de abril de 2012
Roberto Franklin de Leão
Presidente
Fonte: cnte.org.br
Gilv@n Vi@n@

Inflação oficial diminui para 0,21% em março

Em desaceleração, IPCA fecha o primeiro trimestre do ano com alta de 1,22%
A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em março foi de 0,21%, segundo divulgou nesta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a menor taxa mensal para o indicador desde julho de 2011 (0,16%). 
Em fevereiro, a variação havia sido de 0,45%. Em março do ano passado, o índice foi de 0,79%.
No acumulado do ano, o indicador oficial de inflação avançou 1,22%. No mesmo período do ano passado, a inflação medida pelo IPCA havia ficado em 2,44%. Nos 12 meses encerrados em março, a inflação medida pelo IPCA ficou em 5,24%, indicando recuo em relação aos 12 meses encerrados em fevereiro, quando ficou em 5,84%.
Avaliação do governo
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirma que a queda da inflação em março "abre espaço para crescimento maior” em 2012, e garante que “a inflação está sob controle".
"O IPCA de 0,21% é muito bom", disse o ministro ao chegar para o trabalho em seu gabinete no Ministério da Fazenda. "Mostra que a inflação está sob controle. Isso abre possibilidade de um crescimento maior este ano."
Mudança de perfil
O resultado de março também confirma que o perfil da inflação em 2012 é bastante diferente do verificado em 2011, segundo avalia o IBGE. Os preços dos alimentos estão pressionando menos neste ano, assim como os monitorados e os serviços, destacou Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de Índices de Preços do IBGE.
"O nível de inflação este ano está bem menor do que no ano passado. A tendência mostrada pela série nos últimos meses mostra exatamente isso", afirmou Eulina. "Neste ano, as commodities não estão exercendo pressão de alta. Então, os alimentos estão num nível de variação menor", completa.
Desempenho por grupo
De acordo com o instituto, a forte redução do índice em março se deve ao grupo educação. Em fevereiro, a inflação desse grupo subiu 5,62%, exercendo impacto de 0,25 ponto percentual na taxa daquele mês. Já em março, a alta de educação desacelerou a 0,54%, impactando, apenas, 0,02 ponto percentual na inflação do mês.
Os nove grupos que compõem o IPCA apresentaram as seguintes variações no mês: alimentação e bebidas (+0,25%), habitação (+0,48%), artigos de residência (-0,40%), vestuário (-0,61%), transportes (+0,16%), saúde e cuidados pessoais (+0,38%), despesas pessoais (+0,55%), educação (+0,54%) e comunicações (-0,36%).
INPC
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação para famílias com renda de um a cinco salários mínimos, registrou redução em março deste ano e fechou o mês com uma taxa de 0,18%.
Segundo o IBGE, em fevereiro, a inflação havia ficado em 0,39% e, em março do ano passado, em 0,66%. O INPC acumulado no ano chega a 1,08%, enquanto o acumulado em 12 meses está em 4,97%.
A redução do INPC foi influenciada pelos produtos não alimentícios, que tiveram inflação de 0,15% em março, ante 0,47% de fevereiro. Os alimentos tiveram alta, ao registrarem taxa de 0,25% em março, ante 0,21%.
Sinapi
Nesta quinta, o IBGE divulgou também que o Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi), que mede a inflação na construção civil, subiu 0,31% em março, taxa idêntica à apurada em fevereiro.
Fonte: Agência Brasil e Valor Online
Gilv@n Vi@n@

05 abril, 2012

Olimpíada de matemática: Oitava edição bate recorde de inscrições e supera 19 milhões

A 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) recebeu a inscrição de 19,2 milhões de estudantes – um recorde desde que foi criada. Na edição passada, o número de inscritos foi de 18,7 milhões. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, nesta quarta-feira, 4, em Brasília.
“Essa modalidade das olimpíadas tem gerado grande interesse dos estudantes, além de bom resultado”, afirmou o ministro. Serão 46 mil escolas participantes – 1,5 mil a mais do que em 2011 – distribuídas em 5.524 municípios. 
Promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Obmep é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática. Participam da olimpíada alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio. 
Alterações – A edição de 2012 tem novidades na premiação. A primeira mudança se refere ao aumento do número de estudantes convidados a participar do programa de iniciação científica júnior, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que passa de 3,2 mil para 4,5 mil alunos. A segunda é o aumento do número de certificados de menção honrosa, de 30 mil para 46,2 mil; e a premiação será estendida a 1 mil professores.
De acordo com Mercadante, o MEC estuda criar uma olimpíada do conhecimento, que reunirá as disciplinas de língua portuguesa, matemática, ciências e tecnologia da informação. A intenção, segundo o ministro, é colocá-la em prática em 2013. Para 2016, a proposta é tornar essa olimpíada internacional.
Calendário – A Olimpíada deste ano segue o seguinte calendário: 5 de junho, aplicação das provas da primeira fase nas escolas; 26 de junho, último prazo para as escolas enviarem os cartões-resposta dos classificados para a segunda fase; 15 de agosto, divulgação dos classificados para a segunda fase e do local de realização das provas;15 de agosto a 14 de setembro, período para as escolas indicarem, na página eletrônica da Obmep, os professores dos alunos classificados para a segunda fase; 15 de setembro, às 14h30 (horário de Brasília), provas da segunda fase; 30 de novembro, divulgação dos premiados na página eletrônica da olimpíada. 



Fonte: Assessoria de Comunicação Social-MEC

Gilv@n Vi@n@

Apostador do Rio de Janeiro acerta sozinho a Mega-Sena e leva R$ 5 milhões


As seis dezenas do concurso 1.377 são: 02 -05-12-13-25-35; também foram premiadas 175 pessoas que acertaram a quina

Um apostador do Rio de Janeiro levou sozinho R$ 5.600.981,17 do concurso 1377 da Mega-Sena. Também foram premiadas 175 pessoas que acertaram a quina e levaram R$ 9.128,17 cada uma. Já 12.532 apostadores acertaram a quadra e ganharam R$ 184,75.
As seis dezenas do concurso 1.377 são: 02 -05-12-13-25-35. O sorteio foi realizado no Rio Grande do Sul.
Com R$ 5 milhões, o ganhador poderá comprar 220 carros populares ou ainda 1.100 motocicletas de 125cc. Se preferir deixar a bolada na Poupança da CAIXA, terá garantida uma renda de R$ 32 mil por mês.
Feriado
Em decorrência do feriado da Sexta-feira Santa, não haverá sorteios das Loterias Federais na sexta-feira (6). O sorteio do concurso 1.061 da Dupla Sena será antecipado para quinta-feira (5). E o concurso 736 da Lotofácil será no sábado (7). A Quina volta a ser sorteada normalmente no sábado.
Gilv@n Vi@n@