ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

03 dezembro, 2016

Nordeste brasileiro enfrenta a maior seca de sua história

O Nordeste brasileiro enfrenta a seca mais longa desde que começaram as medições pluviométricas. Desde 2010, a região está com chuvas abaixo da média. A região é naturalmente vulnerável às variações pluviométricas. Os registros históricos e, mais recentemente, os dados do volume de chuvas mostram que o Nordeste foi assolado pelo menos 84 vezes por períodos de estiagem prolongada.
VEJA viajou por 1 200 quilômetros para descrever como a seca que está sendo considerada como a maior da história está afetando os mais de 23 milhões de brasileiros que vivem no semiárido nordestino – a região seca mais densamente povoada do planeta. A reportagem que está publicada na edição da revista desta semana, descreve o impacto econômico e os efeitos ecológicos do fenômeno. Além disso mostra como os sertanejos se fortaleceram para enfrentar a seca que, apesar de ser a mais duradoura, não tem sido capaz de flagelar a região como no passado.
GILV@N VI@N@

Governo publica feriados e pontos facultativos de 2017

O ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) divulgou a Portaria nº 369, que informa os dias de feriados nacionais e estabelece os de ponto facultativo no exercício de 2017. As datas deverão ser observadas pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo, preservada a prestação dos serviços considerados essenciais.
Serão nove feriados nacionais e cinco pontos facultativos, um deles caindo em um sábado, o 28 de outubro, quando é comemorado o Dia do Servidor Público. A norma não trata da necessidade de movimentação dessa data, de forma a não interromper a prestação de serviços públicos no meio da semana, como ocorre quando ela cai em dia útil. Também ressalva que é vedada a antecipação de ponto facultativo pelos órgãos.
Serão estes os feriados e pontos facultativos em 2017:
1º de janeiro: Confraternização Universal
27 e 28 de fevereiro: Carnaval
1º de março: Cinzas (até às 14h)
14 de abril: Paixão de Cristo
21 de abril: Tiradentes
1º de maio: Dia Mundial do Trabalho
15 de junho: Corpus Christi
7 de setembro: Independência do Brasil
12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida
28 de outubro: Dia do Servidor Público
2 de novembro: Finados
15 de novembro: Proclamação da República
25 de dezembro: Natal

Gilv@n Vi@n@

Ex-vereador é morto a tiros na cidade de Tangará

joao_fernandesFoi morto a tiros na madrugada de hoje (03), em Tangará, o professor e ex-vereador João Fernandes de Lima vítima. Segundo as primeiras informações d a Polícia Militar, ele teria sido alvo de uma tentativa de assalto.
João Fernandes foi professor da Escola Estadual Professor Severino Bezerra e da rede municipal de ensino, além de exercer o mandato de vereador em 2005, mas atualmente trabalhava na secretaria municipal de Educação de Tangará.
Gilv@n Vi@n@

Lava Jato ganha prêmio anticorrupção da Transparência Internacional

lava jato
Operação é destacada por lidar com “um dos maiores escândalos de corrupção do mundo”. Entidade internacional destaca trabalho de promotores para garantir que “corruptos prestem contas por seus atos”.A organização Transparência Internacional (TI) concedeu neste sábado (03) o Prêmio contra a Corrupção 2016 à força-tarefa da Operação Lava Jato.
“A Operação Lava Jato começou como uma investigação local sobre lavagem de dinheiro e se transformou na maior investigação que expôs casos de corrupção no Brasil até o momento”, disse a entidade, ao anunciar o prêmio durante a Conferência Internacional contra a Corrupção, no Panamá.
Gilv@n Vi@n@

“Operação Zero Álcool” faz mais de 700 testes de alcoolemia no Carnatal

zeroPoliciais do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) realizaram na madrugada deste sábado (3) a “Operação Zero Álcool” nas ruas e avenidas próximas ao Carnatal, na capital potiguar.
Durante a ação foram realizados mais de 700 testes de alcoolemia que resultaram em cinco recusas, além da confecção de dois autos de infração de trânsito e o recolhimento de um veículo ao pátio do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).
A operação ocorre em reforço aos policiamento ostensivo que é realizado na área e visa orientar condutores e passageiros quanto ao Código de Trânsito Brasileiro e evitar acidentes nas rodoviais de Natal.
Gilv@n Vi@n@

Cerimônia na Arena Condá termina com muita emoção e participação popular

arena-chapecó
Sob um clima de forte emoção e com grande participação popular a cerimônia em homenagem às vítimas do acidente aéreo na Colômbia com o time da Chapecoense foi encerrada por volta das 15 horas de hoje (3) na Arena Condá.
Falaram na cerimônia – que contou com a presença do presidente Michel Temer e do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo – o presidente em exercício da Chapecoense, Ivan Tozzo, e o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon.
Um dos destaque do evento foi a mensagem enviada pelo papa Francisco, cujo texto foi lido durante a cerimônia pelo bispo de Chapecó (SC), dom Odelir Magri. “Consternado pela trágica notícia do acidente na Colômbia, o Papa pede que sejam transmitidas suas condolências e sua participação na dor de todos os enlutados. Ao mesmo tempo, pede ao céu conforto e restabelecimento para os sobreviventes e coragem e consolação para todos os atingidos pela tragédia”, diz a mensagem. (Continuar lendo…)
Gilv@n Vi@n@

PF descobre ‘testa de ferro’ de Cunha e Cláudia Cruz

CUNHA E CLÁUDIA CRUZ
A força-tarefa da Lava-Jato identificou um provável “testa de ferro’’ do deputado cassado Eduardo Cunha e de seus familiares para pagamentos em espécie. Trata-se de Sidney Roberto Szabo, que foi presidente do fundo de pensão da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae).
Segundo documento do Ministério Público Federal, que trata da quebra de sigilo de e-mail de Szabo, ele trocou mensagens com Paulo Lamenza, contador de Cunha, em 2012. As mensagens apontam que ele providenciava dinheiro vivo para Cláudia Cruz, mulher de Cunha.
Segundo o MPF, em mensagem eletrônica trocada entre Sidney Szabo e o contador, em 2013, Szabo busca informações a respeito de nota fiscal a ser emitida em favor de Cláudia Cruz, para que seja gerado um “valor líquido” de R$ 40 mil. Os procuradores acreditam que os dois se referiam a dinheiro em espécie.
Gilv@n Vi@n@

Juízes e entidades cobram afastamento de Renan da presidência do Senado

RENAN DDDD
Entidades do Ministério Público, do Judiciário e da sociedade civil enviaram um apelo para que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, requeira o afastamento do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Congresso, réu por peculato.
Em carta encaminhada neste sábado (3), as organizações argumentam que Renan não pode permanecer na função por “pretender comandar produção legislativa em benefício próprio, visando a autoblindagem”.
O documento menciona a manobra do peemedebista para votar em regime de urgência na quarta-feira (30) o projeto de lei que prevê punição a juízes e investigadores. E lembra a decisão do Supremo Tribunal Federal de afastar o deputado agora cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara, em maio.
Gilv@n Vi@n@

Lava Jato ganha prêmio de anticorrupção da Transparência

SÉRGIO MORO 5555
A Transparência Internacional (TI) concedeu neste sábado o Prêmio contra a Corrupção 2016 à força-tarefa da Operação Lava Jato, responsável por investigar o escândalo de desvio de dinheiro na Petrobras.  A TI aproveitou que o Panamá está realizando a XVII Conferência Internacional contra a Corrupção para anunciar o prêmio aos promotores brasileiros que revelaram a maior trama de corrupção de “colarinho branco” da história do país.
“A Operação Lava Jato começou como uma investigação local sobre lavagem de dinheiro e se transformou na maior investigação que expôs casos de corrupção no Brasil até o momento”, disse a entidade.
“Os promotores estiveram à frente das investigações desde abril de 2014. Lidaram com um dos maiores escândalos de corrupção do mundo, o caso Petrobras, e averiguaram, processaram e obtiveram severas penas contra alguns membros mais poderosos da elite político-econômica do Brasil”, completou a entidade.
Gilv@n Vi@n@

Trio suspeito de matar ex-­candidata a vereadora são presos em Mossoró

trio
Mossoró Hoje – A Polícia prendeu na tarde deste sábado (03), três suspeitos de terem participado do assassinato da ex-candidata a vereadora conhecida como Loba da Cobal, que foi morta a tiros no início da manhã. Os suspeitos foram identificados como Maicon Douglas da Silva, Moisés Moraes de Gois e Oscar Martins Aquino Júnior. O trio foi preso na rua Anatália de Melo Alves, no bairro Paredões.
Segundo informações preliminares, o alvo do atentado seria um sobrinho de Loba, que chegou a ser atingido na mão. Após uma reação de um popular, Loba acabou sendo alvejada por vários tiros e morta. Os três suspeitos foram reconhecidos por populares. O suspeitos foram levados para a Delegacia de Plantão.
Gilv@n  Vi@n@

Vídeo: Chapecoense agradece apoio recebido após tragédia

Um vídeo postado neste sábado (3/12) pelo time Chapecoense nas redes sociais vem emocionando os internautas. Nele, o clube agradece em várias línguas pelo apoio recebido desde a tragédia com o voo que transportava o time e sua comissão técnica, além de jornalistas e outras pessoas, à Colômbia. Veja:
Gilv@n Vi@n@

Temer em férias

temer_para
O presidente Michel Temer vai tirar uma semana de férias entre o Natal e o Ano Novo. Ao contrário de sua antecessora, Dilma Rousseff, ela não vai para o litoral. Temer prefere um sítio no interior de São Paulo.
Gilv@n Vi@n@

Brasil dará medalha ao Atlético Nacional por solidariedade à Chapecoense

nacional
Por sugestão de Leonardo Picciani, Michel Temer vai dar ao time do Atlético Nacional a Medalha da Cruz do Mérito Esportivo para o Atlético Nacional de Medellín, pelo apoio e a solidariedade que os colombianos tiveram com as vítimas e pela atitude do time de pedir à Conmebol que o título da Copa Sul-Americana seja dado à Chapecoense.
Lauro Jardim
Gilv@n Vi@n@

Enem terá segunda aplicação neste final de semana

ENEM-JOVENS-1200-696x466
Neste sábado e domingo, 3 e 4 de dezembro, 277.622 pessoas são esperadas para fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 23 unidades da Federação. A segunda aplicação do Enem foi necessária por causa das ocupações de escolas e instituições de ensino superior durante a primeira aplicação, em 5 e 6 de novembro. Outro motivo, em menor proporção, foram intercorrências ligadas, principalmente, a problemas de infraestrutura, como interrupção de energia elétrica.
Toda a logística de aplicação do Enem 2016 se repetirá na segunda aplicação, entre elas as novidades de segurança adotadas pela primeira vez este ano. Os participantes terão coleta de dado biométrico, que será realizada pelo chefe de sala durante a aplicação. E, ao entrar e sair dos banheiros, todos passarão por vistoria com detectores de metais, o que antes era feito de forma amostral.
Gilv@n Vi@n@

Escolas de todo o Brasil participam de mobilização contra mosquito da Dengue

mosquitos
Escolas de todo o Brasil participaram na sexta-feira (2) do Dia Nacional de Combate ao Mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. O objetivo da ação foi incentivar crianças e jovens estudantes a conhecer o ciclo do mosquito e as formas de prevenir a sua proliferação.
De acordo com o Ministério da Educação, os programas combate ao mosquito nas escolas acontecem durante todo o período letivo, mas com a chegada das chuvas, essas ações são intensificadas.
Na avaliação do Ministro da Educação, Mendonça Filho, a mobilização nas escolas é essencial para que as crianças brasileiras levem o combate ao mosquito para dentro de casa. A ideia é que, a partir desta sexta, todas as sextas-feiras sejam dedicadas para verificação de possíveis criadouros.
Gilv@n Vi@n@

Fim da reeleição volta à pauta

5f3e04b151Lideranças partidárias acertaram para votar, na próxima semana, a Proposta de Emenda à Constituição que acaba com a reeleição para cargos do Poder Executivo. A proposta tramita em conjunto com a PEC 36/2016, dos senadores do PSDB Aécio Neves (MG) e Ricardo Ferraço (ES), que dá fim às coligações nas eleições proporcionais (vereadores e deputados) e cria uma cláusula de barreira para a atuação dos partidos políticos – medida que repercute no acesso ao fundo partidário e ao tempo de propaganda e impõe maior rigor para a criação de novas legendas.
Segundo o calendário negociado pelos líderes partidários no Senado, o segundo turno de votação da PEC do fim da reeleição está marcado para o dia 13 de dezembro próximo. Como há um consenso entre as lideranças pela aprovação da PEC, a proposta já tem até data de promulgação pelo Congresso Nacional: 15 de dezembro deste ano, em sessão solene.
Gilv@n Vi@n@

Associação de Deficientes realiza ato em Caicó para marcar o Dia da Pessoa com Deficiência

FOTO
Desde 1992, as Nações Unidas têm celebrado o dia 3 de dezembro como o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência por todo o mundo, que tem como tema este ano Alcançando 17 metas para o futuro que queremos. O objetivo é chamar a atenção para os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e como estes objetivos podem criar um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência.
O Brasil tem tido grandes avanços na inclusão de pessoas com deficiência, a começar pela vasta legislação vigente. Cabe destacar a Constituição Federal (1988), a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência (2008) e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) (2015).
Em Caicó, a APDAC – Associação das Pessoas com Deficiência e Amigos de Caicó, realizou um trabalho de conscientização no estacionamento da Caixa Econômica Federal e usou cadeiras de rodas para ocupar a vaga daqueles que diariamente não respeitam o espaço destinado aos deficientes.
“A gente tem que mostrar as pessoas que os deficientes precisam de direitos iguais”, disse José Cardoso – presidente da APDAC.
Gilv@n Vi@n@

02 dezembro, 2016

Hermano apresenta projeto para regulamentar produção de queijos no RN

queijo sebraeO deputado estadual Hermano Morais (PMDB) apresentou projeto de lei visando regulamentar a produção e comercialização de queijos artesanais no Rio Grande do Norte. A proposta, que tramita nas comissões técnicas da Assembleia Legislativa, tem o objetivo de garantir o controle de qualidade dos produtos e higiene durante a produção, além de contribuir para a qualificação dos queijos a fim de que sejam comercializados em outros mercados.
“O queijo artesanal integra uma importante característica histórica e cultural do Estado, especialmente pela habitualidade do consumo e produção. A modernização e definição das condições de fiscalização são imperiosas para dar segurança jurídica aos investidores do setor, notabilizada pela dificuldade em apurar a produção clandestina e sem os devidos padrões de higiene”, justifica Hermano.
Na proposta de Hermano Morais, são considerados queijos artesanais os produzidos com leite integral, fresco ou cru, em propriedade que mantenha criação de rebanho leiteiro. Os produtos devem ser queijo de coalho, queijo de manteiga e requeijão artesanal. A proposta visa a garantia de padrões na produção.
Gilv@n Vi@n@

Ex-atacante e Dinei detona atletas do Inter: ‘Vagabundos, pipoqueiros!’

Ex-atacante e ídolo do Corinthians, Dinei detonou a postura dos jogadores do Internacional em vídeo que circula nas redes sociais. Usando palavras fortes, como “vagabundos e pipoqueiros”, o veterano detonou a atitude dos colorados, que não querem atuar na última rodada do Brasileirão.
Na zona de rebaixamento do Brasileiro, os jogadores da equipe gaúcho concederam entrevista coletiva na última quinta-feira ao lado do presidente Vitório Piffero. Eles alegam que estão “extremamente abalados com essa catástrofe” que atingiu o time da Chapecoense e não querem ir a campo no próximo domingo, dia 11. A atitude desagradou Dinei, que desabafou:
Gilv@n Vi@n@

TCE promove encontro para orientar gestores sobre encerramento e transição de mandato

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) realizará, nos dias 06 e 07 de dezembro, o “Encontro com Gestores Públicos Municipais: Encerramento e Transição de Mandato 2016/2007”. O evento, em parceria com o Sebrae, Federação dos Municípios do RN (Femurn) e Federação das Câmara Municipais do RN (Fecam), será realizado na Escola de Governo Dom Eugênio Sales, a partir das 8h. As inscrições estão encerradas.
A programação do evento destaca a apresentação dos procedimentos e das condutas relativas ao encerramento e transição de mandato nos municípios do RN, tendo como base a resolução 34/2016, aprovada no último dia 04 de novembro, que disciplinou a adoção de providências necessárias à transição de governo no âmbito das administrações públicas no Rio Grande do Norte, incluindo municípios e câmaras municipais.
Gilv@n Vi@n@

Temer pede que população participe de campanha contra Aedes aegypti

DENGUE-55555O presidente Michel Temer fez hoje (2) um apelo para que toda a população brasileira participe da campanha proposta pelo governo federal para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus Zika, Chikungunya e da dengue.
“Convenhamos, é uma campanha importante e que não tem grandes dificuldades. Basta que cada criança na escola, cada adulto, chegando em casa ou no seu trabalho, verifique se não há água empoçada, que é normalmente, o fator gerador da larva e depois do mosquito”, disse, num rápido pronunciamento no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres.
Gilv@n Vi@n@

Collor quis seu carro

lambo
O senador Fernando Collor de Mello (PTC-AL) fechou um acordo amigável com o Bradesco e livrou sua Laborghini do risco de apreensão, após atrasar o pagamento de parcelas de um financiamento feito com o banco para comprar o carro, em 2014, por R$ 3,2 milhões.
O acordo aparece em processo que o banco movia contra uma empresa de Collor que tomou o financiamento, a Água Branca Participações.
Gilv@n Vi@n@

Segunda noite do Carnatal chega com Claudinha Leitte, Durval, Léo Santana e e Bell

carnatal
Claudia Leitte traz beleza e simpatia, Durval Lelys e seus personagens regendo a galera, Léo Santana vai fazer todo mundo sambar no Corredor da Folia, numa noite que já começa quente com Bell Marques fazendo a segunda noite do bloco Vumbora!, nesta sexta-feira (2). Mas a noite segue e já no finalzinho tem show da banda Eva no Palco Skol, que tem Felipe Pezzoni como vocalista do grupo.
A festa começa às 18h30, com a abertura dos portões às 17h. Na Central do Carnatal, no Natal Shopping, ainda estão sendo vendidas as últimas unidades do Largadinho, Me Abraça e Swingaê. Ao comprar o abadá nesta sexta-feira (2) na Central do Carnatal, o folião já recebe o abadá (pano).
Nos quatro dias da festa, 9 blocos e 24 atrações musicais irão passar pelo corredor da folia, Arena Carnatal, Palco Skol e Camarote Skol.

Ordem dos blocos

18h30 (horário de Natal) – Bloco Vumbora!, com Bell Marques
19h (horário de Natal) – Bloco Me Abraça, com Durval Lelys
19h30 (horário de Natal) – Bloco Largadinho, com Claudia Leitte
21h30 (horário de Natal) – Bloco Swingaê, com Léo Santana
23h30 (horário de Natal) – Arena Carnatal (Palco), com Banda Eva
Gilv@n Vi@n@

Nico Rosberg surpreende e anuncia aposentadoria da Fórmula 1

nico
Cinco dias após tornar-se campeão mundial na Fórmula 1, Nico Rosberg supreendeu o mundo e anunciou nesta sexta-feira (2) sua aposentadoria da Fórmula 1. O piloto alemão de 31 anos afirmou que tomou a decisão na última segunda-feira (28) à noite, após “refletir por um dia” e contar para Vivian, sua esposa, e Georg Nolt, que gerencia a sua carreira, e, por último, para Toto Wolff, chefe da equipe Mercedes. As informações são da Agência ANSA.
“Para mim, é um dia muito especial por receber o troféu nesta noite. Vai ser incrível, mas por outra razão: quero aproveitar a oportunidade para anunciar o encerramento da minha carreira na F1. Desde quando comecei, aos seis anos, tive esse sonho: ser campeão mundial… Conquistei isso, dei tudo por isso, e com ajuda dos fãs consegui”, escreveu Nico no Facebook.
Em uma longa postagem, o piloto alemão lembrou sua trajetória de 25 anos nos esportes a motor “com todo o árduo trabalho, o sofrimento, os sacrifícios”. Rosberg destacou que a temporada atual, que se encerrou no último domingo (27), foi “muito difícil” e que as decepções com a perda de título em 2015 e 2014 foram o “combustível para elevar minha motivação a níveis que eu nunca tinha experimentado antes”.
Gilv@n Vi@n@

Mais de 277 mil candidatos farão o Enem neste final de semana

Neste final de semana, dias 3 e 4, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado para 277.624 candidatos impedidos de fazer a avaliação nos dias 5 e 6 de novembro. O esquema da segunda aplicação será semelhante ao da primeira. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, no horário de Brasília. As provas começam a ser aplicadas às 13h30.
No primeiro dia, os candidatos terão quatro horas e 30 minutos para responder a 90 questões das áreas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. No segundo dia, serão cinco horas e 30 minutos para as provas de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
Gilv@n Vi@n@

Senadores apresentam emendas ao projeto sobre abuso de autoridade

Um grupo de senadores protocolou, ontem  (1º), um texto alternativo ao projeto da lei de abuso de autoridade PLS 280/2016. O objetivo da emenda substitutiva é, segundo os autores, tentar harmonizar o “justo interesse de punição de excessos por parte de autoridades contra os cidadãos, sem impor restrições ao processo de investigação e responsabilização de altas autoridades.”
O texto inclui sugestão apresentada pelo juiz federal Sérgio Moro durante a sessão temática de debate da proposta ocorrida na manhã de quinta-feira, no sentido de deixar claro que juízes não podem ser intimidados por interpretações ou juízo de valor a respeito das provas proferidos nos processos sob sua responsabilidade.
Outro ponto modificado pela emenda substitutiva é o dispositivo que prevê reclusão de um a cinco anos para a autoridade que dá início à persecução penal “sem justa causa fundamentada”. O texto alternativo evidencia que só será passível de punição a autoridade que adotar esse expediente nos casos em que souber da inocência do investigado.
Gilv@n Vi@n@

Filho de fundador do Cirque du Soleil morre durante ensaio

solei
O filho de um dos fundadores do Cirque du Soleil morreu após ser atingido na cabeça por um andaime na noite de terça-feira (29), informou a polícia de São Francisco, nos EUA. Um comunicado do grupo identificou a vítima como o canadense Olivier Rochette, 42, filho de Gilles Ste-Croix, um dos fundadores do Cirque du Soleil, e afirmou que o acidente fatal ocorreu durante os preparativos para o espetáculo “Luzia”.
A polícia atendeu ao chamado após ser comunicada sobre um “acidente industrial” na tenda do circo. Rochette chegou a ser resgatado, mas morreu no hospital. “É com imensa tristeza que reportamos um acidente fatal”, afirmou Cirque du Soleil nas redes sociais. “Um de nossos funcionários, um técnico da apresentação, foi atingido por um andaime e faleceu por conta dos ferimentos”, dizia a nota inicial, sem revelar o nome do funcionário ou qualquer outro detalhe sobre o ocorrido.
Gilv@n Vi@n@

SUS incorpora quatro remédios para tratamento da hepatite C

Portaria do Ministério da Saúde publicada hoje (2) no Diário Oficial da União torna pública a decisão de incorporar ao Sistema Único de Saúde (SUS) os medicamentos ombitasvir, veruprevir, ritonavir e dasabuvir no tratamento contra a hepatite C.
De acordo com o texto, os quatro medicamentos incorporados serão utilizados em casos de hepatite crônica causada pelo genótipo 1 em indivíduos com fibrose avançada e cirrose. A portaria entra em vigor hoje. A hepatite C é causada pelo vírus C (HCV), presente no sangue.
Gilv@n Vi@n@

Trabalhadores têm até o dia 30 de dezembro para sacar abono salarial

dinheiro CONTASOs trabalhadores que ainda não sacaram o abono salarial correspondente ao ano de 2014, no valor de um salário mínimo (R$ 880), terão até o dia 30 de dezembro para retirar o benefício. Após essa data, o recurso volta para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Os trabalhadores vinculados ao Programa de Integração Social (PIS) deverão sacar o abono em qualquer agência da Caixa Econômica Federal. Já os trabalhadores vinculados ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) deverão comparecer às agências do Banco do Brasil.
Gilv@n Vi@n@

Parlamento do Mercosul elege presidente brasileiro e progressista

FÁTIMA BEZERRA DDD 600
A presidência do Parlamento do Mercosul (Parlasul) está com o Brasil. O deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP) assumiu na quinta-feira (1º) o cargo de presidente durante a XLIV sessão, última deste ano, em Montevidéu, Uruguai.
A senadora Fátima Bezerra parabenizou o deputado. “Chinaglia é um parlamentar atuante e essa eleição é mais um reconhecimento do seu trabalho”.
Chinaglia substitui o argentino Jorge Taiana para um mandato de dois anos à frente do órgão, criado em 2006 para reunir os deputados dos estados-membros e discutir a integração entre Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. (Continuar lendo…)
Gilv@n Vi@n@

Físico Stephen Hawking é internado na Itália

stephen
O físico britânico Stephen Hawking, de 74 anos, foi internado hoje (2) no Hospital Policlínico Universitário Agostino Gemelli, em Roma, para a realização de exames. As informações são da Agência Ansa. Não há informações sobre o estado de saúde do cientista, mas a iniciativa de procurar um centro hospitalar teria partido dele mesmo. No início da semana, Hawking, um ateu declarado, foi recebido pelo papa Francisco no Vaticano.
Hawking está em Roma para a assembleia plenária da Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano, que discute os impactos da ciência sobre a sociedade e o meio ambiente. O físico – que se comunica por meio de um sintetizador de voz – sofre de esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença que o imobilizou numa cadeira de rodas. Sua vida foi retratada no filme “A Teoria de Tudo”, que rendeu a Eddie Redmayne o Oscar de melhor ator.
Gilv@n Vi@n@

Moro comenta sobre atuação de juiz na interpretação da lei

SÉRGIO MORO DDDD
A atuação do juiz na interpretação da lei e na avaliação de fatos e provas não deve representar crime, disse nesta quinta-feira (1) o juiz federal Sérgio Moro, em sessão temática sobre o Projeto de Lei do Senado (PLS) 280/2016, que regulamenta casos de abuso de autoridade. Ele disse ainda que este talvez não seja o melhor momento para o Senado deliberar sobre uma nova legislação a respeito do tema, num contexto em que o Brasil vive operações importantes como a Lava Jato.
— Faço essa sugestão com extrema humildade. Não me cabe aqui censurar o Senado, mas acredito que talvez não seja o melhor momento, e o Senado pode passar uma mensagem errada  à sociedade. Talvez uma nova lei poderia ser interpretada com o efeito prático de tolher investigações — afirmou o juiz.
Para Sérgio Moro, a  sociedade brasileira está ansiosa pelo que vem sendo revelado pelo trabalho da Polícia Federal, Ministério Público e Judiciário e espera pelo enfrentamento efetivo da criminalidade.
Gilv@n Vi@n@

Corpos de jornalistas da FoxSports já estão a caminho do Brasil

Os corpos de seis jornalistas da FoxSports que morreram na queda do avião da Lamia na última terça-feira (29) já deixaram Medellín em direção à São Paulo. O voo fretado saiu da Colômbia às 11h, horário de Brasília. Os corpos de três jornalistas da Globo também devem deixar Medellín entre 21h e 22h de hoje, em voo fretado. Segundo o Itamaraty, eles seguem para Rio de Janeiro e Florianópolis.
Na noite de ontem (1º), também deixou Medellín, com destino ao Paraguai, o corpo de um membro da tripulação. Outros cinco corpos de funcionários da Lamia, um deles cremado, seguiram hoje (2) para a Bolívia e a Venezuela.
Três aeronaves Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) decolaramde Manaus para a Colômbia às 13h, para transportar outros corpos das vítimas ligadas à Chapecoense. Na volta, as aeronaves farão escala em Manaus e têm previsão para chegar em Chapecó na manhã do sábado (3).
Gilv@n Vi@n@