ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

02 novembro, 2013

Temendo desastre em Pedra Preta-RN, Defesa Civil determina evacuação do municí

Populares temem desabamento e passa a noite nas calçadas 
A Defesa Civil do Rio Grande do Norte ordenou que a cidade de Pedra Preta, a 143 quilômetros de Natal, seja esvaziada o mais rápido possível. A decisão foi tomada após o início da grande atividade sísmica registrada no município. Cerca de 170 abalos foram registrados em em apenas uma semana. Segundo informações, o alerta foi emitido pelo Corpo de Bombeiros que temem o desmoronamento das residências sobre as famílias. A alta atividade sismológica registrada pelo Laboratório Sismológico do Nordeste (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte desde o dia 24 de outubro, tem assustado os moradores e danificado as casas dos mesmos.Um dos tremores ocorrido na noite desta quinta-feira (31), que atingiu a marca de 3,5 graus na escala Richter, foi o estopim para a decisão de esvaziar a cidade. 
Os mais de 2 mil habitantes já foram notificado sobre a evacuação. Cabe agora os órgãos competentes determinar um local para o alojamento de todos eles, ou pelos menos a maioria.Pedra Preta, município potiguar, está localizada em cima da maior falha geológica do estado. Os tremores que tem como epicentro o município referido, tem sido sentido em várias cidades vizinhas como João Câmara. 
 
Pedra Preta em Ação
Gilv@n Vi@n@

Presidente da Assembleia Legislativa recebe pedido de impeachment de Rosalba


Na manhã de ontem, cerca de 400 pessoas participaram de uma marcha contra os atrasos no salário do funcionalismo estadual. O protesto foi convocado pelo Sindsaúde-RN e pelo Sinai, sindicatos que fizeram uma paralisação de 24 horas. Junto com estudantes, professores, policiais civis e outras categorias, eles percorreram a avenida Rio Branco, interrompendo o trânsito, e seguiram até a Prefeitura e à Assembleia Legislativa. 
 Os servidores tomaram as escadarias da Assembleia Legislativa e fizeram um ato, acompanhados do boneco da governadora, que foi utilizado em agosto durante a greve da saúde do Estado, e o acampamento em frente à residência da governadora. Em seguida, uma comissão protocolou o pedido de impeachment, que foi recebido por uma comissão de deputados, entre eles o presidente da Casa, Ricardo Motta (PROS), e Fernando Mineiro (PT). 
"O pedido de impeachment não é para ser feito apenas em caso de corrupção e roubo. A população tem que poder tirar um governante que não investe na saúde e deixa as pessoas morrendo no corredor. Vamos esperar mais um ano? Quantos irão morrer até lá?", questiona Simone Dutra, coordenadora-geral do Sindsaúde-RN e principal autora do pedido. 
 A governadora foi denunciada por crime de responsabilidade e por improbidade administrativa, baseado na Lei 1.079, que, em seu artigo 75, permite a "todo cidadão denunciar o Governador perante à Assembleia Legislativa". 
 A denúncia responsabiliza o governo pelo não cumprimento dos direitos básicos como saúde, educação e segurança, e destaca o caos na saúde do Rio Grande do Norte com a falta de atendimento, as mortes nos hospitais e a falta de condições de trabalho dos profissionais, como o exemplo da falta de fio de aço para cirurgias no Hospital Walfredo Gurgel. O documento entregue também denuncia a falta de investimentos nestas áreas, comparando com gastos como diárias e publicidade. 
 O pedido foi assinado ainda pelos vereadores de Natal, Amanda Gurgel (PSTU), Marcos Antonio (PSOL) e Sandro Pimentel (PSOL), além do presidente do PSTU-RN, Dário Barbosa; do professor da UFRN Robério Paulino, e representantes da CSP-Conlutas e da ANEL (Assembleia Nacional dos Estudantes Livres). 
 O presidente da Assembleia, deputado Ricardo Motta (PROS), tratou o assunto com cautela. "Nós recebemos o documento, como recebemos todos os dias diversos documentos aqui na nossa Casa. O setor jurídico da Assembleia vai analisar seu conteúdo e, só então, teremos a orientação de como deveremos proceder. Não quero antecipar qualquer juízo de valor porque não tivemos condições de analisar o teor do pedido", afirmou. 
 O ato também foi em apoio à greve dos servidores de Natal, que completou 16 dias sem uma nova proposta da Prefeitura. No dia anterior, o prefeito Carlos Eduardo (PDT) chegou a bater boca e arrancar as faixas de servidores em frente à Prefeitura. "O prefeito Carlos Eduardo congela os nossos salários, ignorando a nossa data base. Já a governadora Rosalba atrasa o pagamento. Os governantes parecem se importar só com a Copa e esquecem dos servidores e da população", afirma Célia Dantas, diretora do Sindsaúde-RN.
Gilv@n Vi@n@

“O PR vai sair, não porque o PMDB saiu, mas porque é um governo ineficiente”, diz João Maia

Em entrevista à Rádio Cabugi do Seridó nesta sexta-feira (01), o presidente do PR, deputado federal João Maia comentou a reunião feita com alguns membros da Executiva Estadual, nesta sexta em Natal, onde na ocasião foi decidida que o partido levará para o encontro estadual, no dia 22 deste mês em Natal, a sugestão de rompimento com a base do Governo Rosalba Ciarlini (DEM). João negou que a decisão do PR esteja sendo motivada pelas decisões anteriores de partidos aliados, como o PMDB, por exemplo.
“A tendência do PR é sair do governo. Não porque o PMDB saiu, mas é porque trata-se de um governo isolado, centralizado e ineficiente nas questões de saúde, segurança, desenvolvimento. A Executiva acha que nós devemos sair, mas essa decisão será na reunião do Núcleo Central. Vamos ouvir as opiniões contrárias e favoráveis, mas a decisão da Executiva é sair”.
Gilv@n Vi@n@

Micarla de Sousa está de volta ao noticiário nacional. Confira

O Ministério Público do Rio Grande do Norte ofereceu denúncia na quarta-feira (30) contra a ex-prefeita de Natal, Micarla Araújo de Sousa Weber, e outras 29 pessoas pelo crime de peculato. Além da ex-prefeita, foram denunciadas pelo mesmo crime o ex-marido dela, Miguel Weber; o ex-secretário de Saúde de Natal, Thiago Trindade; e o ex-procurador do município, Alexandre Magno Alves. O juiz da 7ª vara Criminal de Natal, José Armando Ponte Dias Júnior, ainda não decidiu se acata ou não a denúncia do MP.
Na tarde deste sábado (2), o G1 conseguiu falar com o advogado Flaviano Gama, que defende Micarla. Ele disse que a ex-prefeita está tranquila e que será inocentada ao final do processo.
O crime de peculato – artigo 312 do Código Penal Brasileiro – é cometido quando o funcionário público se apropria de “dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desvia, em proveito próprio ou alheio”. A pena prevista é de reclusão de dois a doze anos, e multa. Além de peculato, algumas pessoas foram denunciadas por corrupção ativa e outros por corrupção passiva.
A denúncia é assinada pelo promotor de Defesa do Patrimônio Público de Natal,Emanuel Dhayan Bezerra, e foi protocolada no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte na quarta-feira (30).
A data da denúncia coincide com a véspera do afastamento de Micarla de Sousa da prefeitura de Natal. O G1 também tentou entrar em contato com o representante do Ministério Público, mas ele também não atendeu, nem retornou os telefonemas.
A ex-prefeita foi afastada no dia 31 de outubro de 2012 por decisão do desembargador Amaury Moura, a pedido do então procurador-geral de Justiça, Manoel Onofre Neto. Em 27 de junho do ano passado, o MP deflagrou a operação Assepsia. O objetivo era investigar fraudes no processo de licitação que contratou o Instituto Pernambucano de Assistência e Saúde (IPAS), o Instituto de Tecnologia Capacitação e Integração Social (ITCI) e a Associação Marca pela Secretaria de Saúde de Natal.
Gilv@n Vi@n@

Novo espaço Centro de Velório da Assistência Familiar São Luiz foi inaugurado em Caraúbas


Na manhã deste sábado (02), os três irmãos Dra. Velúzia Gurgel, Dr. Vidal Gurgel e Walter Gurgel realizaram uma cerimônia de inauguração do novo Centro de Velório, que fica localizado na Rua Capitão Bento SN no centro da cidade de Caraúbas.

Na oportunidade, se fizeram presentes, ao ato solene a colunista Tica Soares que ministrou a cerimônia, o padre Frederico Gurgel que abençoou o novo espaço, várias autoridades como o vice prefeito Ivanildo Fernandes, ex prefeito Alcivan Viana, colunista Wandilson Ramalho, parte da imprensa caraubense, repórter da TCM Francileno de Góis, parentes da família Gurgel, a matriarca da família dona Ilzinha Gurgel e vários associados.


Em suas palavras já emocionada, Velúzia mencionou com muito carinho seu pai Agnelo Gurgel que com sua humildade já realizava trabalhos construindo caixões para quem necessitasse desses serviços. E hoje dando continuidade de forma mais moderna temos esse plano onde todos os caraubenses e região vizinha usufrui de nossos serviços. Papai nos ensinou a ser assim, trabalhadores e justos em tudo que fazemos, a minha vida eu devo a ele e a minha mamãe que sempre cuidou dos mínimos detalhes da família.

O centro de velório fica em frente ao cemitério, e estará à disposição dos associados para atos fúnebres.



















Matéria completa do IcémCaraúbas
Reportér Gidel de Morais e Viviane
Gilv@n Vi@n@

O NASCER PARA O ALÉM...

Há quem morra todos os dias.
Morre no orgulho, na ignorância, na fraqueza.
Morre um dia, mas nasce outro.
Morre a semente, mas nasce a flor.
Morre o homem para o mundo, mas nasce para Deus.
Assim, em toda morte, deve haver uma nova vida.
Esta é a esperança do ser humano que crê em Deus.
Triste é ver gente morrendo por antecipação...
De desgosto, de tristeza, de solidão.
Pessoas fumando, bebendo, acabando com a vida.
Essa gente empurrando a vida.
Gritando, perdendo-se.
Gente que vai morrendo um pouco, a cada dia que passa.
E a lembrança de nossos mortos, despertando, em nós, o desejo de abraçá-los outra vez.
Essa vontade de rasgar o infinito para descobri-los.
De retroceder no tempo e segurar a vida.
Ausência: - porque não há formas para se tocar.
Presença: - porque se pode sentir.
Essa lágrima cristalizada, distante e intocável.
Essa saudade machucando o coração.
Esse infinito rolando sobre a nossa pequenez.
Esse céu azul e misterioso.
Ah! Aqueles que já partiram!
Aqueles que viveram entre nós.
Que encheram de sorrisos e de paz a nossa vida.
Foram para o além deixando este vazio inconsolável.
Que a gente, às vezes, disfarça para esquecer.
Deles guardamos até os mais simples gestos.
Sentimos, quando mergulhados em oração, o ruído de seus passos e o som de suas vozes.
A lembrança dos dias alegres.
Daquela mão nos amparando.
Daquela lágrima que vimos correr.
Da vontade de ficar quando era hora de partir.
Essa vontade de rever aquele rosto.
Esse arrependimento de não ter dado maiores alegrias.
Essa prece que diz tudo.
Esse soluço que morre na garganta...
E...
Há tanta gente morrendo a cada dia, sem partir.
Esta saudade do tamanho do infinito caindo sobre nós.
Esta lembrança dos que já foram para a eternidade.
Meu Deus!
Que ausência tão cheia de presença!
Que morte tão cheia de esperança e de vida!
Texto: Padre Juca 
Gilv@n Vi@n@

HISTÓRIA DO DIA DE FINADOS

O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.
É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.
Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava.

Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos. 
Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos".

O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.
Gilv@n Vi@n@

TCE também apura orçamento e atraso na folha do Governo do Estado

O inquérito civil público instaurado pelo Ministério Público do RN para apurar a aplicação do orçamento geral do Estado e o atraso no pagamento da folha dos servidores do Executivo não é o único motivo de preocupação do Governo do Estado após os cortes no orçamento dos poderes. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) também anunciou que está apurando os mesmos pontos, baseado em informações passadas pelo próprio Executivo.
A informação foi confirmada pelo presidente do TCE, Paulo Roberto Alves. “Nós temos uma comissão para analisar a aplicação do orçamento geral do estado de 2013. Já foi distribuído para um relator, que é o conselheiro Carlos Thompson. Estamos analisando o porquê desses valores cortados, desses cálculos, da frustração. Analisaremos tudo isso, além da aplicação das contas”, enumerou Paulo Roberto Alves.
Gilv@n Vi@n@

Situação do leito do rio Apodi-Mossoró é alvo de uma inspeção

A técnica do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN/SEMARH), Selma Maria, realizou uma visita de inspeção às comunidades atingidas pela seca no leito do Rio Apodi-Mossoró.
O motivo da seca no leito do rio foi o fechamento das comportas na Barragem de Santa Cruz em mais de 5%, o que ocasionou o problema.
Selma Maria esteve presente nas comunidades de São Lourenço, Boqueirão, Passagem Funda, Rosário, Fazenda Nova, São Gonçalo, Arapuá e Maxixe. Ela também visitou as obras de irrigação da Chapada do Apodi.
A técnica constatou que o leito do rio Apodi-Mossoró secou totalmente da comunidade de Novo Horizonte, no município de Governador Dix-Sept Rosado. Informações sobre o registro do solo a observação das conseqüências dos danos ambientais causados pelo homem foram catalogados.
Gilv@n Vi@n@

Câncer de próstata avança no RN

O RN tem média de 740 novos casos de câncer de próstata por ano. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) é um alerta que abre o “Novembro Azul”, mês dedicado ao combate e prevenção do câncer de próstata. A campanha atenta sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, que tem a data 27 marcada como Dia Nacional e Internacional da Luta contra o Câncer.
Gilv@n Vi@n@

Programa Mais Médicos não deve atingir meta de 600 mil profissionais

Principal bandeira eleitoral da campanha pela reeleição da presidente Dilma Rousseff, o Programa Mais Médicos ficará distante da meta de 600 mil profissionais em atuação no país em 2026 — hoje são 400 mil. Mesmo que o governo consiga implementar as prometidas 11,5 mil novas vagas de graduação em medicina até 2017, medida que sofre forte resistência das entidades de classe, o número de médicos que se aposentam e saem do mercado por ano não vai permitir alcançar a meta. Para atingir os 600 mil com base nas ações estipuladas pelo Ministério da Saúde, seria preciso importar mais de 60 mil estrangeiros. Ou dobrar o número de vagas oferecidas hoje nos cursos de medicina. Em vez das 11.447 prometidas pelo ministro Alexandre Padilha, deveriam ser pelo menos mais 18 mil para chegar às 36 mil necessárias.
As contas do governo não fecham porque nas estimativas feitas e divulgadas desde março, o Ministério da Saúde considerou, nos cálculos, apenas 2 mil profissionais que se aposentam e se retiram do mercado por ano, um quarto do total, conforme informações obtidas pelo Correio. Porém, nos últimos oito anos, o total que deixou a atividade é de 8,2 mil por ano, em média, conforme a Pesquisa Demografia Médica no Brasil de 2013, do Conselho Federal de Medicina (CFM). O número está em elevação desde então. Em 2011, último levantamento disponível, chegou a 10.169. O quantitativo de novos profissionais egressos de cursos de medicina no Brasil é de aproximadamente 15,9 mil por ano, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com base no Censo Universitário de 2012. Já o total de aprovados no Revalida — sistema de validação de diplomas de quem estuda no estrangeiro — tem sido abaixo de 100 por ano. Com isso, apenas 16 mil médicos aproximadamente entram no mercado por ano com base no atual número de vagas dos cursos de graduação em medicina.
Gilv@n Vi@n@

Itamaraty chega a pagar 159 reais por pessoa em café da manhã

Ao preço que um brasiliense paga por 12 quilos de pão francês na melhor padaria da capital federal, eleita por guias locais, o Itamaraty serve apenas um diplomata ou chefe de Estado num café da manhã. São R$ 159 reais para alimentar uma pessoa com biscoitos, bolos, sucos e frutas. O valor consta de relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), que aponta gastos exorbitantes com refeições em coquetéis e eventos. O tribunal fiscalizou contratos do cerimonial do Itamaraty, que repassou, desde 2008, R$ 6,7 milhões à Di Gagliardi, bufê que há cerca de 40 anos serve a diplomacia. 
 
De acordo com a corte, o contrato mais recente com a empresa, firmado em 2009 e prorrogado várias vezes, tem indícios de jogo de planilha e poderia custar bem menos. Os auditores compararam os preços com os praticados pelo Senado, casa tradicionalmente pouco parcimoniosa, que contrata serviços semelhantes. Dos 42 itens analisados, todos foram mais caros no Itamaraty, que pagou até 430% mais.
Gilv@n Vi@n@

Ministro das Cidades e Governadora assinam convênio de R$ 504 milhões para o Sanear RN

Mais de meio bilhão de reais para a execução de obras de saneamento de Natal estarão disponíveis para o Rio Grande do Norte desde de ontem (1º). O convênio para liberação de R$ 504 milhões pela Caixa Econômica Federal será assinado pela Governadora Rosalba Ciarlini. Evento foi realizado às 15 horas, na Escola de Governo, e contou com a presença do Ministro das Cidades, Aguinaldo Veloso Ribeiro. Com este investimento, será possível à Caern iniciar e retomar mais obras de esgotamento sanitário em todas as regiões da capital, além das que já estão em andamento, dentro do plano de ação Sanear RN.
Com este valor será possível executar 835 km de redes coletoras de esgotos, 36,8 km de emissários de recalque e mais 108.234 novas ligações de esgotos aos imóveis da cidade. Todo o esgoto coletado será levado para a destinação final, e receberá tratamento adequado pelas futuras Estações de Tratamento de Esgotos: ETE Jaguaribe e ETE Guarapes.
Gilv@n Vi@n@

Internet brasileira agora deve respeitar mínimo de 70% da velocidade 

Entrou em vigor nesta sexta-feira (1º) a norma da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que determina que os provedores de conexão de internet banda larga respeitem uma média mensal de, no mínimo, 70% da velocidade contratada pelo cliente. A velocidade também não deve nunca estar abaixo de 30% do valor contratado a partir de hoje. Tais exigências eram, até ontem, de 60% e de 20%, e saltarão para 80% e 40% em novembro do ano que vem. Isso significa que, em um teste de conexão, alguém que paga por um plano de 10 Mbps nominais deve verificar sempre que sua internet está acima de 3 Mbps. 
Essas porcentagens valem tanto para a taxa de download (dados recebidos) quanto para a de upload (dados enviados), que são quase sempre diferentes --a de upload é geralmente muito mais baixa. As taxas médias são fiscalizadas pelo próprio órgão, com a ajuda de voluntários. Já a momentânea pode ser feita pelo usuário. A Anatel indica o site Brasil Banda Larga para que os clientes façam testes do serviço que contrataram e vejam se estão recebendo a velocidade exigida. Há também aplicativos da Anatel para Android e para iOS feitos para aferir as taxas de transmissão usando o smartphone.
Gilv@n Vi@n@

Rio Grande do Norte registra sete novos tremores acima de magnitude 2

O município de Pedra Preta, a 101 quilômetros da capital Natal, voltou a registrar tremores de terra. De acordo com o  Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis-UFRN), na noite de quinta-feira ocorreram pelo menos sete abalos sísmicos com magnitude acima de 2 graus na escala Richter.
Os tremores foram registrados entre as 23h e a meia-noite pelo horário de Brasília (20h e 21h na hora local) por causa de uma atividade sísmica em Pedra Preta que ainda está em processo de desenvolvimento. De acordo com o Labsis, um tremor de magnitude maior não está descartado. "Diante da situação é aconselhável que os moradores fiquem fora de suas residências", alerta o órgão.
Gilv@n Vi@n@

Grupo da reforma política se reúne para definir duração de mandatos

O Grupo de Trabalho de Reforma Política da Câmara dos Deputados vai voltar a reunir-se na próxima terça-feira (5), às 10 horas, para fechar o texto da proposta de emenda à Constituição (PEC) que vai instituir, entre outras coisas, o voto facultativo e a coincidência das eleições municipais e estaduais Nesta quinta-feira, os deputados deveriam apenas discutir a duração dos mandatos dos senadores, pois o grupo já havia decidido pelo mandato de cinco anos sem reeleição para presidente, governador e prefeito. Mas, como uma questão está ligada à outra, foi reaberta a discussão sobre mandatos para cargos majoritários. 
O coordenador do grupo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), sugeriu que fossem mantidos quatro anos com reeleição para todos os cargos majoritários à exceção das cidades com menos de 200 mil habitantes, que não teriam reeleição. Esses municípios são os que não têm segundo turno. O deputado Marcus Pestana (PSDB-MG) lembrou que o seu partido é favorável aos cinco anos sem reeleição. Para ele, o modelo atual não “oxigena o sistema político”, dificultando o surgimento de lideranças jovens. "O prefeito não quer fazer o sucessor porque, se o sucessor for bem, fica oito anos, e ele fica no ostracismo por oito anos. Se o sucessor for mal, como o prefeito é o padrinho, compromete sua imagem. Então, ele prefere entregar para a oposição para voltar quatro anos depois. É muito comum nos municípios você ter dois nomes dominando a política local por 20 anos", ressaltou.
Gilv@n Vi@n@

Médico faz primeira cirurgia usando Google Glass no Brasil

10926
O Brasil teve neste mês a primeira cirurgia feita com a ajuda de um Google Glass, óculos conectados à internet do Google. O aparelho foi usado pelo médico Miguel Pedroso, coordenador do Instituto Lubeck, em uma colectomia direita, um complexo procedimento de retirada parcial do cólon. O dispositivo auxiliou o médico para que ele assistisse à vídeos de orientação do procedimento cirúrgico que estava realizando, comandados por voz, e transmitir e receber orientações de um médico a distância, através de um Hangout. Realizada em 25 de outubro no hospital São Camilo, interior de São Paulo, a cirurgia faz parte de um programa de treinamento. O médico pode assistir a vídeos com as técnicas do procedimento cirúrgico pela tela do Glass. "Ter o material em vídeo facilmente acessível por comandos de voz traz segurança para os médicos na hora da operação", afirmou o médico em nota.
Além disso, o sistema de Hangouts, bate-papo do Google, mostrou-se útil durante a cirurgia. "Com ele, até sete médicos podem fornecer orientações em tempo real ao cirurgião que está realizando a operação. O Google Glass é particularmente interessante nesse sistema, pois os orientadores podem ver o ponto de vista de quem está operando", diz Ricardo Longo, diretor da Onoffre Consulting, consultoria de mobile que forneceu o aparelho para o teste. A técnica não é inédita. No mês passado, mais de 300 universidades e hospitais dos cinco continentes assistiram, a uma intervenção cirúrgica transmitida pelo Google Glass. A transmissão também foi feita pelas videochamadas do Google+.
GILV@N VI@N@

Executiva do PR decide por rompimento com governo Rosalba Ciarlini

O Jornal de Hoje destaca que o presidente do Diretório do Partido da República no Rio Grande do Norte, deputado federal João Maia, reuniu os membros da executiva do partido esta manhã para deliberar sobre o futuro da legenda. Na oportunidade, ficou definido que o PR irá romper com o governo Rosalba Ciarlini (DEM). Ficou acertado, ainda, que o rompimento será oficializado durante reunião do partido no próximo dia 22.
A orientação do partido é pelo rompimento”, afirmou um dos integrantes da executiva que participaram da reunião de hoje, informando que a direção estadual da legenda divulgaria um comunicado oficial ainda hoje sobre a deliberação.
GILV@N VI@N@

“Garibaldi é o melhor nome que temos a oferecer para o Governo”, diz Henrique

Para o presidente estadual do PMDB, Henrique Alves o nome do ministro Garibaldi Filho continua sendo o mais forte dentro do partido para a disputa do Governo do Estado. Mas, Henrique reconhece que as chances de Garibaldi ser mantido no Ministério da Previdência, caso a presidenta Dilma seja reeleita também são consideráveis.  
Garibaldi é um candidato que seria muito forte, e o melhor nome que temos a oferecer. Mas está muito cedo ainda. Eu acho que primeiro temos que pensar num projeto para o RN, colocar sugestões na mesa, adesões de outros partidos”, explicou.

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves confirmou que o PMDB indicará o candidato ao Governo do Estado, dentro de um grande arco de alianças, formado prioritamente pelos partidos que integram a base da presidenta Dilma. Para Henrique, nada mais do que justo, depois de 11 anos longe do Governo, o PMDB indicar, sem qualquer pressão a “cabeça de chapa”.
O PMDB reivindica numa chapa majoritária o direito de indicar o candidato a governador, mas não será imposição, será dialogado e convencendo, e saber dos outros partidos que aceitem formular e participar desse projeto de desenvolvimento, quais são os espaços que queiram, vice-governador, senador ou até governador. Na hora que os espaços forem definidos pelo convencimento, democraticamente aí o PMDB vai procurar o nome que irá oferecer”, explicou.
Gilv@n Vi@n@

01 novembro, 2013

Não repercutiu bem a decisão de Carlos Eduardo de enfrentar os servidores em greve de Natal

O prefeito Carlos Eduardo agiu como um democrático ao enfrentar quarta-feira (30)  os protestos do Sindicato dos Servidores Públicos de Natal (Sinsenat)? Os servidores gritavam palavras de ordens: “Servidores na rua. Prefeito, a culpa é sua”, exibiam faixas e dois carros de som fechavam a Avenida Ulisses Caldas, em frente à Prefeitura do Natal.
Carlos Eduardo berrou, puxou a faixa das mãos de um dos servidores e, chateado, disse que sairia do local de todo jeito. “Eu vou passar! Eu vou passar!”. No contra-fluxo dos servidores, ele finalmente entrou no carro e acenou para a população. Teve dedo em riste, e trica de palavras com manifestantes. As fotos são de Cláudio Abdon:
10895
10896
10897
GILV@N VI@N@

É preciso democratizar a Comunicação Social, afirmam debatedores em audiência

10901
Na audiência pública realizada esta tarde na Assembleia Legislativa, para discutir “Comunicação e Participação Cidadã: Meios e Processos, numa propositura do deputado Fernando Mineiro (PT), os debatedores, constituídos por professores, estudantes e representantes de entidades ligadas ao tema, afirmaram que é preciso democratizar a Comunicação Social. Segundo eles, falta debate sobre as legislações específicas, o que dificulta a criação de uma massa crítica na sociedade sobre a Comunicação.  Registraram que o comunicador social tem que ser um agente da sociedade e não apenas uma engrenagem na comunicação formal.
 
A falta de artigo na Constituição Federal sobre a regionalização da Comunicação Social, notadamente no Rádio e na Televisão faz com que predomine o sotaque hegemônico do Rio e São Paulo. De acordo com o professor Laurindo Leal Filho, da Escola de Comunicação e Artes da USP foram elaborados 19 anteprojetos, que estão no Congresso Nacional há 22 anos, mas até agora não foi votado nenhum. “Essas leis iam ampliar a liberdade de expressão, abrindo espaços bloqueados até hoje pelos monopólios das empresas de radiodifusão”.Também foi levantada a questão que é preciso que se tenha um jornalismo que vasculhe o País. “Para que tanta televisão e tantas rádios para veicularem as mesmas notícias? foi uma indagação para debate Segundo os críticos da Comunicação, o jornalismo tem que ser pautado pela sociedade.
GILV@N VI@N@

TSE inicia audiências públicas sobre instruções das Eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou a série de audiências públicas em que coletará de partidos políticos, entidades da sociedade civil, advogados e interessados sugestões e propostas para a elaboração das resoluções do Tribunal sobre as regras das eleições gerais de 2014. As audiências estão sendo realizadas às 14h30, no auditório I do edifício-sede do TSE, em Brasília-DF.
 
Veja a seguir o calendário das audiências públicas:
 
08/11/2013 - propaganda eleitoral e condutas ilícitas em campanha eleitoral; e apuração de crimes eleitorais.
 
22/11/2013 - arrecadação e gastos de recursos por partidos políticos, candidatos e comitês financeiros; e prestação de contas.
 
29/11/2013 - atos preparatórios para as eleições de 2014; cerimônia de assinatura digital e fiscalização do sistema eletrônico de votação, do registro digital do voto, da votação paralela e dos procedimentos de segurança dos dados dos sistemas eleitorais; modelos de lacres para as urnas, etiquetas de segurança e envelopes com lacres de segurança e seu uso nas eleições de 2014.
 
06/12/2013 - horário eleitoral – Plano de Mídia.
GILV@N VI@N@