ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

10 junho, 2011

PSF do Bairro São Severino realizou ontem (09/05) 1ª Pré-Conferência da Saúde


Aconteceu ontem (09/06) às 14h, a 1ª Pré –Conferência da Saúde do Programa Saúde da Família – PSF dos Bairros São Severino, Alto da Liberdade, Boa Vista, Rocinha e Conjunto Antonio Linhares. O TEMA: "Todos usam o SUS! Na sua Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro"
Trabalho em grupos
Na abertura do evento a Enfermeira Ruth Câmara proferiu uma importante palestra sobre o Sistema Único da Saúde – SUS, em seguida o Enfermeiro Rafael fez a divisão dos grupos para estudos das temáticas onde foram definidos em três eixos da seguinte forma: Grupo 1. Gestão do SUS, financiamento e relação Público X Privado, pacto pela Saúde; Grupo 2. Princípios do SUS, na Integralidade, Universalidade e Equidade; e Grupo 3. Gestão do Sistema do Trabalho e da Educação em Saúde, atenção básica autonomia e gestão participativa.
Foram eleitos os delegados para participarem da 3ª Conferência Municipal da Saúde.
Edileide Alves (blusa listrada)
 REPRESENTANTES DOS USUÁRIOS:
Titulares: Terezinha Fernandes Gurgel e Antonia Edilma da Silva
Suplentes: Edileide Alves Maia e Dawane Azevedo Praxedes
Glaydstone (SINDSPUMC), profissional atuante (camisa branca)
REPRESENTANTES DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE:
Titulares: Glaydstone da Costa Bezerra (SINDSPUMC) e Anny Shyrlley Érica Oliveira Silva.
Por: Glaydstone da Costa Bezerra
Gilv@n Vi@n@

Terça-feira (14) aula INAUGURAL das turmas de Especialização 2011.1 da UAB - Caraúbas / RN

Gilv@n Vi@n@

Inscrições para o Sisu começam no dia 15 de junho

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2011 poderão ser feitas entre os dias 15 e 19 de junho, somente pela internet, no site www.sisu.mec.gov.br. A portaria com as datas foi publicada ontem (9) no Diário Oficial da União.
As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas das 6h às 23h59 (horário de Brasília). O pré-requisito para participar do processo é ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010.
A primeira chamada está prevista para o dia 22 de junho. A matrícula nas instituições de ensino deverá ser feita nos dias 27 e 28 do mesmo mês. A segunda chamada deve ocorrer no dia 2 de julho. E nos dias 5 e 6 serão feitas as matrículas nas instituições de ensino.
Os candidatos que não forem convocados para o curso escolhido como primeira opção terão entre os dias 2 e 7 de julho para entrar na lista de espera.
O Sisu foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) no ano passado para unificar a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior. As informações são da Agência Brasil.
A portaria com as datas foi publicada ontem (9) no Diário Oficial da União.

Fonte: correio24horas.com.br
Gilv@n Vi@n@

Emergências despreparadas para atender doenças cerebrovasculares

Senador Humberto Costa (C) preside debate na Subcomissão Permanente de Promoção, Acompanhamento e Defesa da Saúde com Nilo Brêtas Júnior (E), Paulo de Tarso Abrahão, Sérgio Timerman e Renilson Rehen
Especialistas apontam que os acidentes vasculares cerebrais (AVCs) estão entre as principais causas de morte no país e que os hospitais e os profissionais que atuam nas emergências precisam melhorar o atendimento.
As doenças cerebrovasculares são a principal causa de mortes no país — e as que mais exigem atendimentos de emergência. Mas esse fato não recebe a devida atenção da imprensa nem dos próprios profissionais de saúde. A avaliação é do médico Sergio Timerman, diretor da Divisão Clínica do Laboratório de Pesquisa, Treinamento e Simulação em Emergências Cardiovasculares do Instituto do Coração (Incor), que participou ontem de audiência pública realizada no Senado.
Timerman declarou que "a mídia dá muita atenção às chamadas causas externas [que envolvem de acidentes de carro e moto até mortes provocadas por tiros], mas o principal problema nos atendimentos de urgência e emergência são as doenças cerebrovasculares" — das quais o acidente vascular cerebral (AVC) é o exemplo mais comum.
O diretor do Incor — que é vinculado ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo — afirmou que, "em muitos casos, mesmo os gestores dentro das unidades hospitalares dão pouca atenção ao problema".
— As doenças cerebrovasculares são as que mais matam, principalmente após os 40 anos — reiterou.
Como exemplo das atividades que seu departamento promove, Timerman citou o treinamento dos funcionários do metrô da cidade de São Paulo. Segundo ele, a cada mês embarca nessa rede, em média, uma pessoa que terá parada cardíaca durante o respectivo trajeto.
— Antes, 97% das pessoas que tinham parada cardíaca dentro do metrô paulistano morriam. Agora, essa porcentagem caiu para 68% — destacou.
A audiência pública foi promovida pela Subcomissão Permanente de Promoção, Acompanhamento e Defesa da Saúde, presidida por Humberto Costa (PT-PE). 
Fonte: senado.gov.br
Gilv@n Vi@n@

Moção de apoio aos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, entidade representativa de mais de 2,5 milhões de profissionais da educação básica pública no Brasil, à qual o SINTE - Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública do Rio Grande do Norte é afiliado, vem a público manifestar seu irrestrito APOIO à greve dos educadores no Estado, iniciada há mais de 30 dias, por entender que a luta pelo Piso Salarial Nacional do Magistério, por melhores condições de trabalho e pela qualidade social da educação pública é legítima.
Para a CNTE, somente mobilizados e organizados, os/as trabalhadores/as em educação poderão construir uma escola pública gratuita e de qualidade para todos e em todos os níveis e modalidades de ensino. A deflagração de greve é o último recurso usado na luta por melhores condições de trabalho.
Neste sentido, a Confederação espera que a senhora Governadora Rosalba Ciarlini reabra o canal negociação, reconhecendo, na prática, o direito constitucional à livre associação sindical e, consequentemente, o direito de negociar as suas condições de trabalho e perspectivas de carreira para o funcionamento permanente da educação pública.
Assim, a CNTE espera que seja encaminhada, com urgência, uma proposta concreta para as reivindicações da categoria, uma vez que a Lei do Piso Salarial Nacional do Magistério é uma conquista, não somente para os trabalhadores em educação, mas também para a sociedade brasileira, uma vez que a valorização do educador reflete na melhoria da qualidade da educação.

Brasília (DF), 7 de junho de 2011
Roberto Franklin de Leão
Presidente
Gilv@n Vi@n@

PNE: Evento discute Plano Nacional de Educação

Nesta sexta-feira (10) será realizada uma mesa redonda sobre o tema “O Plano Nacional de Educação: propostas, tramitação e desafios à construção de uma educação inclusiva e com qualidade social.”. O evento acontece no Auditório Antonio de Farias Capistrano, campus da UERN em Pau dos Ferros, às 8h30.
Estudantes, docentes e demais funcionários da Educação Básica e da Educação Superior podem participar. O evento é promovido pelo Sinte e a Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (ADUERN). 
Fonte: sintern.org.br
Gilv@n Vi@n@

09 junho, 2011

Estudantes da UERN fazem nova mobilização no Centro da cidade

Alunos da instituição fizeram o bloqueio do trânsito na Rua Mário Negócio por volta das 18h
 Os alunos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizaram mais uma mobilização em via pública esta noite, 6. Cumprindo uma agenda de protestos, os estudantes buscam sensibilizar o Governo do Estado para a falta de estrutura da Universidade do Estado em Mossoró.
 Por volta das 18h, cerca de 100 estudantes fizeram bloqueio do trânsito na Rua Mário Negócio, proximidade da Uvifrios, causando insatisfação por parte dos motoristas que precisavam trafegar pela via.
 Em um momento, um mototaxista exaltado avançou contra os estudantes e por pouco não causou um atropelamento. Irritado por estar sendo impedido de passar, o mototaxista desceu da moto e quase agrediu um dos alunos.
 A polícia esteve no local e ficou observando toda a movimentação. Os organizadores do manifesto, que tinha à frente o presidente do Diretório Central de Estudantes (DCE), Petrônio Andrade, acordaram com os policiais que o fechamento da via aconteceria de forma pacífica e que o fechamento aconteceria de forma parcial.
 Usando faixas de protesto contra o governo Rosalba Ciarlini, os alunos usavam também apitos e panelas para provocar muito barulho e chamar a atenção da população para o movimento dos estudantes em prol da Uern.
 O calendário de protesto dos estudantes vai seguir durante toda a semana com ações em pontos diferentes da cidade. Alguns professores também participaram da mobilização.
Com informações da repórter Sayonara Amorim

Fotos: Wilson Moreno
Fonte: gazetadooeste.gov.br
Gilv@n Vi@n@

Assistência social passa a ter sistema único, como a saúde

 Plenário enviou à sanção presidencial projeto que cria o Sistema Único de Assistência Social. O modelo é de ação descentralizada, com gestão e financiamento compartilhados.
Senadora Ana Rita, relatora na CDH, defende o projeto: responsabilidades e coordenação claras para o atendimento
 A instituição do Sistema Único de Assistência Social (Suas), proposta pelo Poder Executivo, foi aprovada ontem pelo Senado e enviada à sanção presidencial.
De acordo com o projeto (PLC 189/10), o país passará a contar com prestação de assistência social descentralizada e gestão compartilhada entre governo federal, estados e municípios. Participarão ainda os respectivos conselhos de Assistência Social e as entidades e organizações sociais públicas e privadas. O objetivo é garantir proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice. 
Aprovado na Câmara no fim de 2010, o projeto altera a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas) e recebeu pareceres favoráveis de Ana Rita (PT-ES), na Comissão de Direitos Humanos (CDH); Lúcia Vânia (PSDB-GO), na Comissão de Assuntos Sociais (CAS); e Flexa Ribeiro (PSDB-PA), na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
Para Ana Rita, o texto estabelece responsabilidades e ordena a atuação dos órgãos executores da política de atendimento às populações mais vulneráveis.
— Os municípios, os estados e a União passam a ter a responsabilidade de cofinanciar a política de assistência social. E, mais do que isso, por meio deste projeto os conselhos de assistência social em todos os níveis passam também a ter a obrigatoriedade de serem mantidos pelo Poder Executivo, por intermédio das suas respectivas secretarias — afirmou.
A coordenação nacional do sistema será feita pelo Ministério do Desenvolvimento Social, enquanto o financiamento das ações será repartido entre os três níveis de governo. 
Quanto ao formato da assistência, o projeto se inspira no Sistema Único de Saúde (SUS), com atendimento e organização dos serviços em bases regionais (abrangência municipal, estadual ou regional). 
Fonte: senado.gov.br
Gilv@n Vi@n@

As polêmicas do MEC no governo Dilma

Desde o início do ano, o ministério de Fernando Haddad enfrentou falhas no Sisu, suspensão de kit anti-homofobia e erros em livros

Enfraquecido no final do governo anterior por problemas na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o ministro Fernando Haddad, à frente da pasta de Educação desde 2005, foi mantido pela presidenta Dilma Rousseff apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com a tarefa de corrigir as falhas no exame, além do gigantesco desafio de melhorar a qualidade do ensino público no País e preparar os jovens para o mercado de trabalho em crescimento, Haddad não para de enfrentar novos problemas. Desde janeiro, o Ministério da Educação se envolveu em uma série de polêmicas. Veja quais são elas:
Lentidão e vazamento no Sisu
O site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), usado pelos alunos que prestaram o Enem para se candidatar a vagas em instituições de ensino superior públicas, permaneceu lento – e em alguns momentos fora do ar – durante quase todo o período de inscrições. Segundo o MEC, a lentidão que impedia os candidatos de concluírem todas as etapas do processo de inscrição se deveu à elevada audiência. Um problema técnico também expôs dados de candidatos para outras pessoas, que entravam com a senha no sistema e enxergavam um perfil diferente. Apesar de admitir o vazamento de dados, o ministério informou que não era possível alterar as informações.
Ministro vai ao Senado falar sobre livros e materiais didáticos adotados pelo governo
 Politização de livros didáticos
Livros distribuídos pelo MEC para turmas do ensino fundamental citariam dados negativos do governo de Fernando Henrique Cardoso, apontando poucos pontos positivos da gestão. Em contrapartida, as obras teceriam elogios a Lula. À época da divulgação de matérias sobre o tema, o MEC garantiu que os conteúdos são definidos por critérios técnicos. Em audiência pública no Senado, o ministro Haddad disse que é contra as discussões partidárias dentro de sala de aula, mas que não há como retirar dos livros a história contemporânea.
Isenções fiscais indevidas via Prouni
Após denúncias do Tribunal de Contas da União de que um total de R$ 104 milhões de isenções fiscais foram concedidas indevidamente as faculdades privadas via Prouni, o governo editou medida provisória para mudar o critério de distribuição do benefício. Pela lei que criou o programa, as faculdades recebiam a isenção fiscal em troca da oferta de bolsas, independentemente de elas terem sido ocupadas ou não. A partir do próximo semestre, as instituições receberão apenas em relação às bolsas preenchidas por alunos.
Livro usado na Educação de Jovens Adultos tem capítulo sobre a norma popular da língua
 “Nós pega o peixe”
Livro usado em 4.236 escolas públicas do País para a Educação de Jovens e Adultos admite que a linguagem popular é correta, dependendo da circunstância em que é usada. Conforme revelou o iG, a obra Por uma Vida Melhor, da Coleção Viver, Aprender, diz que não há problema em falar expressões como “nós pega o peixe” e “os livros”. Professores e gramáticos, como o imortal da Academia Brasileira de Letras, Evanildo Bechara, criticaram a publicação, enquanto o MEC sustentou que o papel da escola é não só o de ensinar a forma culta da língua, mas também o de combate ao preconceito contra os alunos que falam “errado”. O ministro disse que “não há motivos para censurar a obra” e que essa era uma falsa polêmica. Em audiência no Senado, afirmou que a maioria das pessoas que criticaram inicialmente a obra o fizeram sem ter lido o livro e classificou essa atitude como "fascista”.
Kit anti-homofobia
Material chamado Escola Sem Homofobia, que inclui vídeos, manuais e textos que seriam distribuídos para 6 mil escolas de ensino médio foram suspensos pela presidenta Dilma Rousseff depois que o governo sofreu pressão da bancada religiosa no Congresso. A polêmica em torno do tema começou quando vídeos preparados por organizações não-governamentais contratadas pelo MEC foram apresentados, ainda no ano passado, na Câmara dos Deputados, conforme o iG mostrou em dezembro de 2010. A presidenta não teria gostado de um dos vídeos a que assistiu, porque entendeu que a peça faria propaganda de opção sexual. Após a suspensão, Haddad disse que a política contra a homofobia nas escolas será mantida e que o kit poderá ser ampliado para combater outros preconceitos. O Tribunal de Contas da União (TCU) cobrará explicações sobre possível desperdício de dinheiro público em decorrência do cancelamento da distribuição do material, mas MEC afirma que o novo kit será produzido sem custos extras.
"10 - 7 = 4"
Sindicância apura a responsabilidade por erros em material didático de apoio usado em 40 mil escolas rurais multisseriadas, presentes em 3.109 municípios do País. Problemas de revisão e impressão foram encontrados em 200 mil coleções distribuídas em instituições que atendem 1,3 milhão de estudantes. Há um trecho que ensina que 10 - 7 = 4. O material é produzido pelo MEC e custou cerca de R$ 13,6 milhões. A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) pretende apresentar requerimento à Comissão de Educação da Casa para que o ministro Haddad dê explicações sobre os erros.
Rio fora do lugar no mapa
O livro "Conexões - Estudos de Geografia Geral e do Brasil" indicado pelo Ministério da Educação para os professores adotarem em 2012, traz uma foto de uma cidade, banhada por um rio, com a legenda: “Vista área do Rio São Francisco em Maceió, Alagoas”. O São Francisco acaba a mais de 130 quilômetros de Maceió, na fronteira alagoana com Sergipe.
Fonte: ùltimosegundo.ig.com.br
Gilv@n Vi@n@

Trabalhadores decidem manter greve e farão nova assembleia

A assembleia dos Trabalhadores em Educação do estado realizada nesta quarta-feira (8) decidiu manter a Greve. A categoria se reuniu na escola Estadual Winston Churchill e deliberou, ainda, que uma nova assembleia será realizada na próxima terça-feira (14). Os Trabalhadores se reunirão no mesmo local (Winston Churchill), às 14h.

Negociações 
Sindicato envia ofício ao Governo
A direção do Sinte enviou ofício ao Governo apresentando as deliberações da categoria na última assembleia e reafirmando a pauta de reivindicação. O documento foi entregue nessa segunda-feira (6) e priorizou a revisão do Plano de Carreira do magistério e o pagamento do PCCR aos demais servidores da Educação.
O Sindicato insiste em manter o diálogo com o Governo porque a proposta apresentada pelo Estado não atende satisfatoriamente aos pedidos da categoria. Para a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso, o maior problema na proposta feita pelo governo é que a correção salarial só beneficiará a todo o magistério em dezembro. Além disso, o Governo ainda não disse o que fará para pagar os valores reivindicados pelos profissionais.
Fonte: sintern.org.br
Gilv@n Vi@n@

08 junho, 2011

Prefeito Ademar Ferreira da Silva empossou no dia (06/06), o Conselho Municipal de Defesa, Conservação Ecológica e Desenvolvimento do Meio Ambiente - CODEMA

Dentro da Programação da VII - SEMMEIA - Semana Municipal do Meio Ambiente de Caraúbas/RN, o Prefeito Ademar Ferreira da Silva empossou na tarde de segunda-feira (06/06), o Conselho Municipal de  Defesa, Conservação Ecológica e Desenvolvimento do Meio Ambiente - CODEMA, o  evento aconteceu no auditório do Lar dos Idosos Amantes das Caraubeiras, sito à Praça São sebastião, centro deste município.

O responsável pela criação do conselho municipal do Meio Ambiente em Caraúbas foi o Vice – Prefeito Francisco Alcivan Viana (PMDB), e  o Vereador Francisco de Assis de Melo Varela (PCdoB) foi o Autor do projeto de Lei que criou o código de lei ambiental do município de Caraúbas.
O Conselho foi empossado para um mandato de 02 anos com as seguintes representações e os respectivos  Representantes:
Representantes de órgãos Governamentais:
* Orgão Executiva Municipal do Meio Ambiente:
         *Sheyla Gurgel Guerra de Moraes
          *Francisco Alcivan Viana
* Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Educação, da Cultura e do Desporto:
          *Calingia Katia de Oliveira Sales Fernandes
         *Maria Adelzineide de Sales
* Secretaria Municipal da Infra Estrutura ou equivalente
          *Kayoshe Targino Costa
          *José Geovane Gomes Nobre
* Extensão Rural de Assistência Técnica
         *Saulo Samuel Carneiro Praxedes
         *Fagner Brito Praxedes
* Núcleo Avançado de Ensino Superior de Caraúbas -  NAESC / UERN
         *Manoel Jovanildo Fernandes
* Comando da Esfera da Polícia Militar – Pelotão / Batalhão
         *Jean Menezes de Moura
         *Ildonio José da Silva
Representantes das Instituições da Sociedade Civil e as ONG`s - Organizações não Governamentais:
* Entidades Sindicais:
* STRC - Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caraúbas
         *José Maria Junior 
* SINDSPUMC - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caraúbas 
         *Francisco Aldimar de Oliveira 
* ONG’s Legalmente constituídas:
ATOS - Assessoria, Consultoria e Capacitação Técnica Orientada Sustentável
         *Marcos Roberto Fernandes Gurgel 
ACRESEA - Associação Caraubense de Reciclagem, Serviços e Educação Ambiental
         *Rivaldo Fernandes 
* Escolas Públicas da Rede Estadual de Ensino
  Escola Estadual Sebastião Gurgel
          *Maria Adelzinete de Sales – 
  Escola Estadual Professora Maria Sílvia de Vasconselos Câmara
          *Marselone Pereira de Oliveira 
* Escolas da rede  Privada de ensino
   Instituto Nossa Senhora do Pepétuo Socorro
          *Marliene Fernandes Lima
   Educandário Êxito Colégio e Curso
          *Maria Jakilene de Menezes – 
* Associações Comunitárias dos Moradores de Bairros
  Conselho dos Moradores do Bairro Leandro Bezerra   
          *Lucinaldo de Souza e
          *Maria Josirene
* Igrejas:
  Igreja Católica
         *Robson Luiz Soares Gurgel 
  Igreja de Cristo
         *Ana Paula Cruz Fernandes de Menezes 
Gilv@n Vi@n@

Projeto estimula consumidor a escolher produtos sustentáveis

Aprovada em duas comissões do Senado, a proposta da Câmara dos Deputados defende opção por mercadorias ecologicamente responsáveis 
Incentivar a população brasileira a escolher produtos elaborados a partir do uso sustentável dos recursos naturais é o principal objetivo do projeto aprovado ontem pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), em decisão terminativa. Como o texto aprovado é um substitutivo, deverá passar por um turno suplementar de votação na próxima semana.
O projeto original (PLC 270/09), da deputada Rebecca Garcia (PP-AM), previa a instituição de Política de Educação para o Consumo Sustentável, criada por uma lei própria. Mas, na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), o texto foi modificado para incluir o consumo sustentável na esfera da Lei 9.795/99, que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental. 
Como a Lei 6.938/81, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, também trata da educação ambiental, propôs-se a alteração dessa norma.
A relatora na CE, senadora Ana Amélia (PP-RS), não fez alterações ao que foi aprovado na CMA. 
Fonte: senado.gov.br
Gilv@n Vi@n@

SUS mobiliza todo o país para vacinar crianças contra paralisia infantil e sarampo

Campanha contra pólio será em duas etapas, dias 18 de junho e 13 de agosto. Contra sarampo, municípios de oito estados vão vacinar crianças em 18 de junho e os demais, em 13 de agosto

Apresentação sobre as duas campanhas de vacinação
O Sistema Único de Saúde (SUS) inicia, no dia 18 de junho, a primeira etapa de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite de 2011. Todas as crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem tomar as duas gotinhas para prevenir a paralisia infantil. A segunda fase começa no dia 13 de agosto. Nesta data, os pais ou responsáveis devem levar as crianças novamente aos postos de vacinação, para que elas recebam mais duas gotinhas contra a pólio. 
Em cada etapa, a meta é vacinar 95% do público-alvo, que é de 14.148.182 crianças de zero a menores de cinco anos. São mais de 350 mil profissionais de saúde envolvidos, em todo o país. É importante levar a carteira de vacinação das crianças, para atualização das doses aplicadas. 
Para as duas fases da campanha, o Ministério da Saúde investiu R$ 46,6 milhões, na compra e distribuição das vacinas. Mais R$ 20,2 milhões foram transferidos para os fundos de saúde das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. A campanha de mídia da primeira fase começa a ser exibida no dia 12 de junho, em todo o país. A da segunda etapa, em 7 de agosto. 
“Se a criança estiver no dia se sentindo mal, com algum problema, o ideal é levar no posto de vacinação. Lá o profissional vai avaliar se deve ou não vacinar essa criança agora, no dia 18 de junho”, esclareceu o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em entrevista coletiva nesta terça-feira, em Brasília. 
O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Porém, é importante continuar vacinando as crianças porque o vírus da paralisia infantil ainda circula em outros países. De acordo com a OMS, 26 países ainda registram casos da doença e quatro deles são endêmicos, ou seja, possuem transmissão constante: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão. 
A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral. 

Em 2011, a campanha de vacinação contra a poliomielite terá uma novidade. No início da primeira etapa, em 18 de junho, além das duas gotinhas contra a paralisia infantil, municípios de oitos estados também vão vacinar crianças contra sarampo: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Ceará e Alagoas.

“Vacinando as crianças, ampliamos a cobertura vacinal do país contra essas duas doenças, paralisia infantil e sarampo, que ainda ocorrem de maneira importante em diversos países”, ressaltou o ministro da Saúde. Nos municípios desses estados, todas as crianças entre um ano e menores de sete anos (6 anos, 11 meses e 29 dias) devem se vacinar contra o sarampo – mesmo que já tenham sido vacinadas antes.

A partir do dia 15 de junho, será veiculado um comunicado sobre a vacinação do sarampo, em televisões e rádios de SP, MG, RJ, RS, PE, BA, CE e AL. “A gente quer proteger as crianças dos casos que possam vir de fora do Brasil. No nosso país, hoje, muita gente viaja, por exemplo, daqui para a Europa e da Europa para cá. Este ano, tivemos 11 casos de brasileiros que vieram de fora e começaram a apresentar sintomas e foram diagnosticados aqui, no Brasil. Quando a gente vacina em massa um grupo grande de crianças, garante primeiro mais pessoas protegidas para situações como essa. Em segundo lugar, garante que uma criança que não tem a vacinação atualizada, possa tomar sua vacina”, disse Padilha.

Municípios das demais unidades da federação vão vacinar as crianças dessa faixa etária contra o sarampo no dia 13 de agosto (começo da segunda etapa de vacinação contra a pólio). Nos 18 estados restantes e no Distrito Federal, o comunicado em rádio e tevê começa a ser veiculado em agosto.

Esta vacinação contra o sarampo é chamada “campanha de seguimento” e costuma ocorrer em intervalos de três a cinco anos, para reforçar a proteção das crianças contra a doença e manter o Brasil sem transmissão disseminada do vírus do sarampo (leia mais abaixo). A última “campanha de seguimento” ocorreu em 2004 e outra estava prevista para 2009, mas não aconteceu por conta da pandemia de gripe H1N1; nem ocorreu em 2010 por conta da vacinação contra a influenza pandêmica.

Planejada para 2011, a “campanha de seguimento” do sarampo aconteceria, em todo o país, na segunda etapa da vacinação contra a paralisia infantil, dia 13 de agosto. Porém, um surto de sarampo na Europa, que desde o início do ano já tem mais de 6,5 mil casos suspeitos notificados, sendo 5 mil somente na França, fez com o que o Ministério da Saúde, juntamente com estados e municípios, antecipasse a ação em áreas prioritárias.

Com a proximidade das férias de meio de ano, foram levados em conta três critérios para identificar os estados onde a “campanha de seguimento” contra o sarampo será antecipada nos estados com: maior fluxo turístico; densidade populacional, dificultando operações efetivas de bloqueio vacinal, em caso de surtos; e em localidades com menores coberturas da vacina tríplice viral nos últimos anos.

Assim foram identificados os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Ceará e Alagoas. Baseado nesses critérios, o Ministério da Saúde também recomendou antecipar a vacinação no Rio Grande do Norte. Mas a Secretaria Estadual de Saúde alegou que não teria logística para realizar a “campanha de seguimento” em 18 de junho. Por isso, os municípios vão vacinar a população alvo na segunda etapa da campanha contra a pólio, em 13 de agosto.

Nas duas fases da “campanha de seguimento” contra o sarampo, a meta é vacinar 95% da população alvo, que é de 17.094.835 crianças de um ano de idade a menores de sete anos. Para as duas etapas da vacinação, o Ministério da Saúde investiu R$ 146,7 milhões na compra e distribuição das doses, agulhas e seringas (a vacina é injetável); e repassou mais R$ 16,3 milhões aos estados e municípios, para organizarem a campanha nos municípios.  
Em 2011, até maio, foram confirmados dez casos de sarampo no Brasil, nos estados do Rio de Janeiro (3), Rio Grande do Sul (3), São Paulo (1), Bahia (1), Mato Grosso do Sul (1) e no Distrito Federal (1). Todos esses casos foram de pessoas não vacinadas, que viajaram ao exterior ou que tiveram contato com viajantes portadores da doença. O genótipo do vírus é o D-4, o mesmo que circula na França. Em todos os casos, foi realizada vacinação de bloqueio, entre as pessoas que tiveram contato com os doentes.

Desde 2000, o vírus selvagem não circula livremente no país. De 2001 a 2005, foram notificados apenas dez casos de sarampo, dos quais quatro foram importados (Japão, Europa e Ilhas Maldivas) e seis casos eram associados a essa importação.

Em 2006, foram 57 casos na Bahia, com fonte de infecção desconhecida e identificação de genótipo que ainda não tinha circulado no país. Em 2010, foram confirmados 68 casos – no Pará (3), Rio Grande do Sul (8) e Paraíba (57) – todos importados ou associados a esses casos importados.

O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após o surgimento das manchas. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção. 
Tira dúvidas sobre as duas vacinações – contra a pólio e contra o sarampo 
1- Veja no quadro abaixo as vacinas que as crianças devem tomar, de acordo com a idade, a data da campanha de vacinação e o estado onde vivem.
Campanhas Nacionais Datas Público UF
1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite 18 de junho (Dia de Mobilização) a 22 de julho Crianças de 0 a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) Todos os estados e municípios
1ª fase da Campanha de Seguimento contra o Sarampo Crianças de 1 ano a menores de 7 anos (6 anos, 11 meses e 29 dias) Todos os municípios de: AL, BA, CE, MG, PE, RJ, RS, SP
2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite 13 de agosto (Dia de Mobilização) a 16 de setembro  Crianças de 0 a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) Todos os estados e municípios
2ª fase da Campanha de Seguimento contra o Sarampo Crianças de 1 ano a menores de 7 anos (6 anos, 11 meses e 29 dias) Todos os municípios de: AC, AM, AP, ES, GO, MA, MS, MT, PA, PB, PI, PR, RN, RO, RR, SE, SC, TO e DF
2. Há risco para as crianças que vão tomar duas vacinas? Não. As vacinas são seguras e podem ser dadas às crianças no mesmo dia, sem prejudicar a saúde delas.  
3. As vacinas têm contraindicações?
Em geral, não. Porém, recomenda-se que as crianças que estejam com febre acima de 38º ou com alguma infecção sejam avaliadas por um médico antes de se vacinarem. Também não é recomendado vacinar crianças que tenham problemas de imunodepressão (como pacientes de câncer e aids ou de outras doenças e ou tratamentos que afetem o sistema imunológico, de defesas do organismo) e anafilaxia (reação alérgica severa) a dose anterior das vacinas.  
4. Onde vacinar as crianças? Os pais ou responsáveis devem procurar a Secretaria de Saúde do seu município ou estado para se informar sobre a lista de postos, bem como os endereços e os horários de funcionamento.  
5. Só será possível vacinar as crianças nessas datas?
Não. As vacinas contra pólio e sarampo são oferecidas gratuitamente pelo SUS e estão disponíveis durante todo o ano, nos postos de saúde, para a imunização de rotina. Mas é fundamental levar as crianças às campanhas de vacinação, porque elas reforçam a proteção da saúde delas.  
6. Como funciona o calendário básico de vacinação, fora das campanhas?
Vacina poliomielite oral – Os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, recebem o primeiro reforço. Porém, todas as crianças menores de cinco anos (de 0 a 4 anos 11 meses e 29 dias) devem tomar as duas doses durante a Campanha Nacional, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.  
Vacina tríplice viral – As crianças devem tomar uma dose da vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, rubéola e caxumba) aos 12 meses e um reforço aos quatro anos. Porém, todas as crianças devem se vacinar nas “campanhas de seguimento”, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.
Por Rafaela Ribeiro, da Agência Saúde – ASCOM/MS
(61) 3315-6246/3580
jornalismo@saude.gov.br 

Gilv@nVi@n@

Educação Superior: Novas regras alteram a exigência do Enem para obter o financiamento

Para solicitar o financiamento pelo Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior (Fies), os estudantes que tenham concluído o ensino médio a partir do ano letivo de 2010 deverão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 ou ano posterior. A regra só vale a partir de janeiro de 2012 e foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 7, em portaria que altera artigos das portarias nº 01 e nº 10 de 2010. 
Ficarão isentos da exigência do Enem apenas os professores da rede pública de ensino, que estejam em efetivo exercício do magistério da educação básica e que sejam integrantes do quadro de pessoal permanente de instituição pública, regularmente matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. 
Anteriormente, todos os estudantes deveriam ter feito o Enem para solicitar o Fies. Com a nova regra, somente os concluintes a partir de 2010 ou posterior ficam obrigados ao exame.
A portaria define também que os cursos que ainda não tenham o reconhecimento do MEC poderão ser financiados por meio do Fies até que obtenham o conceito de curso, conceito preliminar de curso ou Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Para verificação dos critérios de qualidade dos cursos, aqueles que não possuem avaliação positiva no conceito de curso, mas possuírem avaliação positiva no conceito preliminar de curso, poderão ser financiados em alguns casos.  
Assessoria de Imprensa da Sesu
Acesse a portaria.
Fonte: porta.mec.gov.br
Gilv@n Vi@n@

As greves pelo cumprimento do piso salarial do magistério

Em todo país, os trabalhadores da educação básica pública, reunidos na CNTE, têm se mobilizado para fazer valer a lei do piso salarial profissional nacional do magistério (PSPN). Desde o julgamento final da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4.167) contra a Lei 11.738, diversas greves têm sido deflagradas como resposta da categoria ao desrespeito de muitos gestores à decisão do Supremo Tribunal Federal, que julgou constitucional a vinculação do Piso às carreiras docentes de estados e municípios, inclusive com jornada de trabalho de no mínimo 1/3 (um terço) da composição destinada às atividades extraclasse (hora-atividade).
Após o julgamento da referida ADI, a CNTE realizou, no dia 11 de maio, uma paralisação nacional convocando a categoria para lutar pelo imediato e integral cumprimento do PSPN. Em decorrência dessa mobilização, neste momento, os estados de Santa Catarina, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Amapá encontram-se paralisados. Já o Espírito Santo, Mato Grosso e Pernambuco contam com datas marcadas para iniciar o movimento paredista, caso os governos locais não avancem nas negociações com os sindicatos. Também dezenas de municípios, em todo país, estão em greve, a exemplo das capitais do Ceará e do Rio Grande do Sul.
Com relação aos desrespeitos à Lei 11.738, os quais os sindicatos da educação não tolerarão - sobretudo depois de vencerem na justiça a ADI movida pelos governadores considerados “Inimigos da Educação, Traidores da Escola Pública” - estão a não vinculação do piso às carreiras docentes (conforme determina o art. 6º da Lei federal), ou mesmo a desestruturação dos planos de carreira, cujo objetivo é o de transformar o piso em teto salarial. A alteração de jornadas de trabalho - sem discussão com a categoria e desvinculada dos critérios de organização curricular/pedagógica - e a não observância do percentual mínimo da hora-atividade, são outras duas questões bastante corriqueiras em muitas redes de ensino.
Diante do atual cenário, a CNTE entende que o momento é oportuno para aprofundar o debate sobre a qualidade da educação e a valorização de seus profissionais. Por isso, na reunião de seu Conselho Nacional de Entidades, dias 16 e 17 de junho, a Confederação aprovará um calendário de lutas para o segundo semestre de 2011 com a perspectiva de pressionar a votação, no Congresso Nacional, do “PNE que o Brasil” - ainda neste ano de 2011 - e de ampliar a mobilização em defesa do PSPN, exigindo o cumprimento imediato e integral da Lei 11.738 e a revisão do valor do Piso à luz do art. 5º da norma federal.

Regional de Mossoró calendário de atividades 

As ações para a greve continuam na Regional de Mossoró. Acompanhe o calendário e participe das próximas atividades.

Hoje (08/06) – Assembleia Geral, na sede do Sinte , às 15h;
Amanhã (09/06) – Cortejo junino da Greve na Estação das Artes: “Enquanto o Governo gasta com festa, os servidores dançam”. A concentração será em frente ao Sindiserpum, às 19h;
Sexta-feira (10/06) – Arraiá da Greve, às 20h30, na Sede Social do Sinte localizada na avenida Abel Coelho. Terá apresentação da quadrilha junina “Pisa na Fulô, mas não maltrate o educador”;
Domingo (12/06) Ato Público em Baraúna, no centro da Cidade.
Por: CNTE, em 30-05-2011
SINTERN.org.br 
Gilv@n Vi@n@

07 junho, 2011

Autoridades fiscais fazem balanço positivo do pós-crise

Representantes de instituições fiscais e monetárias destacaram que medidas anticrise asseguraram números adequados à economia no primeiro quadrimestre de 2010
Senador Francisco Dornelles (C) coordena audiência pública que avaliou política fiscal no início do ano passado
 Os especialistas que analisaram, ontem, os grandes números da economia nacional nos quatro primeiros meses de 2010 destacaram o acerto das medidas tomadas pelas autoridades econômicas no enfrentamento da crise mundial de 2008 e 2009. O debate foi promovido pela Subcomissão Temporária de Avaliação da Política Fiscal, presidida por Francisco Dornelles (PP-RJ) e vinculada à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
Fernando Alberto Sampaio Rocha, chefe-adjunto do Departamento Econômico do Banco Central, tratou do impacto fiscal das medidas adotadas pela instituição e apontou a importância do aumento das reservas internacionais como defesa contra oscilações externas e dos aportes do BC ao BNDES para execução de políticas antirrecessivas — para este ano, são previstos pelo BC mais R$ 55 bilhões em aporte.
— O impacto que isso tem nas estatísticas fiscais é um aumento da dívida bruta no montante dos títulos emitidos e, na dívida líquida, esse impacto é neutro — informou.
Tatiana Lacerda Prazeres, secretária de Comércio Exterior do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, mostrou como o Brasil tem aproveitado a alta das commodities no mercado internacional para aumentar suas exportações, com ênfase em produtos básicos. Chamou a atenção a diversificação dos destinos das exportações, com o surgimento de novos polos econômicos, mas com um motivo de preocupação
— São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro respondem por 50% de tudo aquilo que o Brasil exporta. Isso mobiliza o Ministério do Desenvolvimento a favor da inclusão de novas empresas de diferentes origens no esforço exportador — disse. 
Cleber Ubiratan de Oliveira, subsecretário de Planejamento e Estatísticas Fiscais da Secretaria do Tesouro Nacional, ressaltou as políticas de ajuste fiscal que geraram efeito no período. Passada a crise, a arrecadação tem mostrado um aumento "bastante favorável". Por sua vez, Raimundo Eloi de Carvalho, da Coordenação de Previsão e Análise de Arrecadação da Receita Federal, comparou as receitas do primeiro quadrimestre de 2011 com o mesmo período do ano passado, registrando o crescimento de 38% na arrecadação de IOF. O impacto negativo da crise de 2008 está superado com uma "constante evolução" no crescimento do recolhimento de tributos federais desde outubro de 2009, afirmou. 
Fonte: senado.gov.br
Gilv@n Vi@n@

Receita deixa de emitir CPF em cartão

Brasília - A Receita Federal deixa de emitir o CPF em cartões de plástico a partir de hoje (6). Para ter o número do CPF, basta comparecer às agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e dos Correios e apresentar um documento oficial de identidade.
O interessado receberá o número impresso em papel térmico, usado também nos extratos bancários. Em seguida, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet e imprimir o comprovante que atesta a autenticidade do documento.
As estatais conveniadas podem exigir o pagamento de até R$ 5,70, mesmo preço do cartão, pela impressão. Mas a Instrução Normativa 1.054/2010 não exige que seja esse valor, que, segundo a Receita Federal, é o que vem sendo cobrado da população.
Antes, o prazo para a liberação do número do CPF era até sete dias. Para receber o cartão de plástico, o contribuinte tinha que esperar 45 dias. Além da agilidade, a Receita alega redução de custos para o órgão. Para o solicitante não muda nada, já que o preço de R$ 5,70 cobrado do cartão é o mesmo para a emissão em papel térmico.
Embora instituições financeiras, comerciantes e até órgãos oficiais, em certa ocasiões, solicitem a apresentação do cartão do CPF, essa exigência é ilegal, informou o Fisco.
A Receita Federal estuda a emissão do CPF pela internet, sem a necessidade de o contribuinte ir aos postos conveniados, mas questões de segurança ainda não permitiram a finalização de um sistema confiável para o processo.
Quem necessita alterar os dados ou a emissão da segunda via pode recorrer ao Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Para isso, é preciso acessar a página da Receita na internet e solicitar um código digital.
 Fonte: info.abril.com.br
Gilv@n Vi@n@

Educação especial: Escolas terão R$ 100 milhões para melhorar acessibilidade

Apenas 20% das escolas públicas de educação básica atendem critérios de acessibilidade a estudantes com deficiência. Dados do Censo Escolar de 2010 apontam quase 500 mil desses estudantes matriculados em unidades de ensino regular. Para adequá-las às necessidades dos alunos, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) vai repassar recursos de R$ 100 milhões a 3.433 municípios.
Os recursos destinam-se, prioritariamente, à promoção da acessibilidade arquitetônica de 12.165 mil escolas públicas municipais, estaduais e do Distrito Federal. Podem ser aplicados, também, na aquisição de itens como cadeiras de rodas ou softwares específicos. “Trata-se de um apoio que a União oferece aos sistemas de ensino” disse a diretora de políticas de educação especial do Ministério da Educação, Martinha Clarete. “Apoio esse que está previsto em lei.”
A iniciativa tem o apoio do programa Escola Acessível. Este ano, serão atendidas as escolas que receberam sala de recursos multifuncionais em 2009 e registraram matrícula de estudantes com deficiência no Censo de 2010. Cada unidade de ensino pode receber recursos que vão de R$ 6 mil a R$ 9 mil, de acordo com o número de alunos. O dinheiro pode ser usado na aquisição de material para a construção de rampas, alargamento de portas, adequação de corredores, sanitários, bibliotecas e quadras de esportes. “Os estudantes com deficiência devem ter acesso a todas as dependências da escola”, ponderou a diretora.
A Escola Inclusiva faz parte do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que reduz a burocracia na transferência de recursos. Para recebê-los, as escolas devem elaborar plano de ações, a ser submetido à aprovação das secretarias de educação, observados os critérios e normas gerais de acessibilidade nas obras. O repasse de recursos pelo FNDE às unidades de ensino está normatizado na Resolução nº 27, de 2 de junho de 2011, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 3, seção 1 página 51.

Por Ana Guimarães
Fonte: portal.mec.gov.br
Gilv@n Vi@n@ 

Formação do professor: Sobram vagas para cursos de extensão em 22 estados e no DF

Em 22 estados e no Distrito Federal sobram vagas em cursos de extensão ou aperfeiçoamento para professores de escolas públicas de educação básica. Oferecidos na Plataforma Freire, sistema disponível no Portal do MEC por meio do qual são feitas as inscrições, os cursos são ministrados por instituições públicas, como universidades e institutos federais. Só na Bahia, por exemplo, estão abertas mais de 10 mil vagas para a capacitação dos docentes. Em todo o país, são mais de 87 mil vagas disponíveis. As inscrições foram prorrogadas até a próxima sexta-feira, 10.
No município de Barreiras, interior da Bahia, os cursos de formação no ensino nas áreas de ciências, educação física, geografia e história oferecem 50 vagas em cada uma. No entanto, até esta segunda-feira, 6, o sistema contabilizava apenas três inscrições. De acordo com a professora Maria Aparecida Vasco, coordenadora de organização e atendimento da secretaria de educação do município, os diretores tiveram dificuldade para se inscrever. 
Para solucionar casos como o de Barreiras, o Ministério da Educação prorrogou o prazo para inscrição nos cursos. Para receber a formação, os professores devem ser indicados pelos diretores das escolas. O novo prazo para indicação dos professores vai até o próximo dia 10, sexta-feira. Os professores, por sua vez, têm até domingo, 12, para confirmar a indicação feita pelo diretor de sua escola. “Assim teremos muito mais professores inscritos”, previu Maria Aparecida Vasco.
A inscrição é gratuita e deve ser feita pela Plataforma Freire. A formação, também gratuita, é feita no horário de trabalho do docente, sem aumentar a sua carga horária.  
Especialização – O período de inscrição para os cursos de especialização também mudou para o período de 13 a 19 deste mês. A pré-inscrição nos cursos é feita diretamente pelo professor a partir do dia 13 de junho.

Assessoria de Comunicação Social
Fonte:mec.org.br
Gilv@n Vi@n@

06 junho, 2011

Conselho do CAE faz visitas nas Escolas Municipais

Alunos da Rede Municipal " hora da merenda"
O Conselho da Alimentação Escolar - CAE/Caraúbas, iniciou hoje um conograma de visitas as Escolas Municipais, com o objetivo de fiscalizar e acompanhar o cumprimento do Cardápio Escolar das Creches e Ensino Fundamental, analizando o armazenamento, estrutura física e outros problemas relacionadas a Alimentação Eescolar.
Conversando com a Equipe da Cozinha
Estas visitas estão acontecendo com o acompanhamento da Nutricionista Thazia Tatiane Marinho Maia; o responsável do setor de Alimentação do municipio Gessivan Geraldo e Souza e representantes do CAE junto com a Presidente do Conselho Herculana da Costa Neta Viana. Hoje (06/06) foram visitadas no turno Matutino as escolas municipais: Josué de Oliveira; Centro Infantil de Ensino Maria Madalena Rosendo; Jonas Gurgel; Casa da Criança Monsenhor Raimundo Gurgel do Amaral; Jardim de Infância Hugolino  D`Oliveira Giselda Soares; e Maria Leônia Gurgel de Azevedo.
Responsável do Setor da Alimentação avaliando as condições de armazenamentos
A Presidente do Conselho Herculana Neta, avalia de suma importância essas visitas agradecendo a receptividade dos Responsáveis das Escolas e das Merendeiras e que as visitas vão se estender as outras escolas e em outros turnos na Zona Rural e Urbana.
Merendeira preparando a distribuição do Cardápio do dia
Por: Herculana da Costa Neta Viana
Presidente do CAE/Caraúbas
Gilv@n Vi@n@

TABELA DA PROPOSTA DO GOVERNO PARA O PISO SALARIAL DOS PROFESSORES NO RN

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por intermédio do Gabinete Civil, da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SEARH) e da Secretaria de Educação (SEEC) apresentou quinta-feira (02/05), em reunião realizada com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte), uma proposta à categoria anunciando o cumprimento imediato do Piso Nacional. Com a proposta, nenhum profissional do magistério perceberá salário inferior a R$ 890, a partir do mês de junho, para jornada de 30 horas semanais, no nível médio e o escalonamento do Piso Nacional no atual Plano de Cargos, será parcelado em quatro vezes, a começar no mês de setembro e concluído no mês de dezembro.
No documento entregue ao Sinte, foram apresentadas duas tabelas: a primeira com o vencimento atual e a segunda com os valores com a aplicação do Plano de Cargos a ser pago em dezembro.
O Sinte considerou a proposta um avanço, mas solicitou que o Governo apresentasse as tabelas como os valores a serem pagos em setembro, outubro, novembro e dezembro para serem analisadas pela categoria.
A SEEC elaborou as tabelas e enviou ao Sinte na manhã desta sexta-feira (03/05). De acordo com a proposta do Governo, o escalonamento ficará assim: Veja aqui a tabela

Fonte: Jornalista Chico Costa
 Blog: icemcaraubas.blogspot.com
  Gilv@n Vi@n@

52º Congresso da UNE em Goiânia elegerá nova diretoria e espera receber 10 mil estudantes

Principal encontro do movimento estudantil brasileiro será realizado na capital do estado de Goiás, de 13 a 17 de julho, e vai reunir milhares de jovens representantes de mais de 90% das instituições de ensino superior do país
 
Prestes a completar 74 anos de vida, a União Nacional dos Estudantes (UNE) se prepara para realizar o seu maior e mais representativo congresso. A 52º edição do CONUNE ocorrerá em Goiânia, no centro oeste do país, de 13 a 17 de julho, e pretende reunir mais de 10 mil jovens de todos os estados com objetivo de definir os rumos do movimento estudantil para os próximos dois anos.
O processo eleitoral começou no mês de abril com a votação e escolha dos delegados e observadores, quem têm a responsabilidade de representar a sua universidade durante as votações do encontro e, principalmente, no momento de eleição da nova diretoria e presidente da entidade.
Cerca de 95%  das instituições de ensino brasileiras realizarão eleições até o fim de junho. Qualquer estudante pode participar, basta procurar o diretório ou centro acadêmico. Grupos de diversas cidades já preparam as suas caravanas. Informações pelo site www.une.org.br.
O CONUNE é o maior encontro da juventude brasileira. Durante os cinco dias, os delegados e observadores terão a oportunidade de debater e trocar opiniões sobre os rumos do país, avaliar as políticas públicas, a ação dos movimentos sociais, os avanços na área da educação, esporte, meio ambiente, direitos humanos e outros assuntos importantes que gravitam em torno do movimento estudantil. O congresso é também uma grande celebração da diversidade, coroado com atividades culturais, intervenções artísticas, trocas de costumes e tradições e, claro, shows diários.
As atividades do encontro serão concentradas em torno da tradicional praça universitária da capital goiana, principalmente na PUC-GO e na UFG.  Nesse ano, a programação do 52º Congresso da UNE inclui ainda o 2º Encontro Nacional de ProUnistas. Com o aumento de adesão ao programa e a crescente democratização do ensino superior por meio de outras políticas de acesso, o movimento estudantil quer aproveitar a reunião das suas principais lideranças para debater com os estudantes de todo o país as demandas, pontos positivos, críticas e sugestões.
O diretor da UNE, Luis Felipe Maciel, ressalta a importância histórica do Congresso da UNE como importante mobilizador da juventude brasileira e comenta o papel do encontro: “O Congresso é importante por que joga água no moinho das mudanças da educação brasileira, além de reafirmar a longevidade e combatividade da União Nacional dos Estudantes”.
Como funciona o Congresso da UNEDurante o CONUNE, a nova diretoria da entidade é eleita, definindo os seus rumos para os próximos dois anos. Já foram presidentes da UNE e líderes do movimento estudantil, nomes importantes na história brasileira como José Serra, Aldo Arantes, Aldo Rebelo, Lindberg Farias, Franklin Martins e Orlando Silva Jr.

»Assessoria de Imprensa: imprensa@une.org.br
»Redação EstudanteNet: comunica@une.org.br
Fonte: une.org.br
Da Redação
Gilv@n Vi@n@