ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

30 março, 2013

INTERNET


Centro brasileiro em grafeno tem como objetivo acelerar a internet

Parceria entre Mackenzie e Universidade de Cingapura visa desenvolver novos produtos a partir do material, usado em celulares, carros e aviões

A Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, está construindo um novo centro de pesquisa dedicado ao grafeno, um material de carbono superfino que é ótimo condutor elétrico  e é usado em celulares, carros, aviões e em redes de fibra ótica. O convênio de cooperação técnico-científica foi firmado com a Universidade Nacional de Cingapura, que tem o maior centro do mundo de estudos do grafeno.
A Universidade vai investir 20 milhões de reais em um novo prédio na avenida da Consolação com área de 6.500 metros quadrados e inauguração prevista para maio de 2014. Um acordo com a Fundação de Amparo a Pesquisa de São Paulo (Fapesp), assinado na quinta-feira (28) vai garantir mais 10 milhões de reais para a compra de equipamentos.
“As obras já começaram e por enquanto os laboratórios sobre grafeno estão espalhados pelo campus da universidade. Quando o prédio ficar pronto tudo ficará lá”, disse ao iG Eunezio Antonio de Souza, coordenador do Centro de Pesquisa.
Souza explica que o centro será focado nas aplicações óticas e fotônicas do grafeno, como fibra ótica e redes de alta velocidade. “Sabemos que daqui a 10 ou 15 anos, se nada for feito, voltaremos ao tempo da internet discada por causa do aumento da demanda”, disse.
O centro de pesquisa, que será chamado de MackGrafe, vai ter como foco a parceria com empresas para o desenvolvimento de produtos. O grafeno é considerado um forte candidato a substituir o silício em dispositivos eletrônicos. “É um material com uma potencialidade enorme. É chamado de superlativo, podendo ser usado em muitos setores”, disse.
Alta tecnologia 
Atualmente o centro conta com a colaboração de sete pesquisadores que atuam em áreas da Engenharia de Materiais, Química e Fotônica. Souza afirma que um edital internacional será lançado para a contratação de dois pesquisadores. “Acreditamos que o grafeno possa ter novas possibilidades de aplicação, mas para isto é preciso pesquisa avançada e altamente sofisticada”, disse.

De acordo com Souza, até mesmo a transferência do grafeno de um lugar para o outro precisa de equipamento e técnicas adequados. “É um material feito de carbono com a espessura de um átomo. Até mesmo para transportá-lo é preciso um cuidado especial para que o material não seja perdido", disse. Souza explica que o cuidado precisa ser tamanho que o pesquisador precisa despejar um polímero (um tipo de plástico) sobre o grafeno para que o material não se desmantele. 
Gilv@n Vi@n@

CIÊNCIA


Chip implantado na barriga controla apetite e combate obesidade

Cientistas britânicos desenvolvem circuito que envia estímulos elétricos e químicos ao cérebro

Chip poderá ser alternativa a cirurgias para redução de estômago
Cientistas britânicos apresentaram em Londres um microchip "inteligente" desenvolvido para ser implantado no corpo humano com o objetivo de controlar o apetite e combater a obesidade.
Após testes satisfatórios nos laboratórios do Imperial College, os professores Chris Toumazou e Stephen Bloom anunciaram que os testes em animais estão prestes a começar. Testes em humanos são esperados em três anos.
O chip foi desenhado para ser implantado junto ao nervo vago (pneumogástrico), que regula o apetite e outras funções do organismos.
O circuito consiste em um "modulador inteligente" de poucos milímetros, implantado na cavidade peritoneal do abdome (na barriga). Ele será preso ao nervo vago por meio de eletrodos.
O chip e os eletrodos foram desenvolvidos para ler e processar estímulos elétricos e químicos do nervo que regulam o apetite.
Com base nos dados coletados, o chip poderá enviar estímulos elétricos ao cérebro, reduzindo o apetite.
"Será um controle do apetite, mais do que dizer: 'pare de comer de uma vez'. Então, talvez em ver de comer rápido, você coma mais devagar", explicou o professor Toumazou, em entrevista à BBC.
"Uma vez que o cérebro fica em alerta, ele receberá sinais similares àqueles recebidos do organismo após uma refeição, e esses sinais dizem para não comer mais, que os intestinos estão cheio de comida", explicou.
Segundo o professor Toumazou, o chip pode se tornar uma alternativa à cirurgia de redução do estômago, já que a nova técnica poderá controlar o apetite.
O fato de também identificar impulsos químicos deve tornar o chip mais efetivo, indicam os cientistas.
O projeto recebeu 7 milhões de euros do Conselho de Pesquisa Europeu.
Nervo vago 
O nervo vago regula uma série de funções no organismo, como controlar a respiração, o ritmo cardíaco, a secreção de ácidos no sistema digestivo e a contração do intestino.

O nervo também indica ao cérebro como outros sistemas do organismo estão operando.
A equipe do Imperial College de Londres, no entanto, não é a única a pesquisar o tema.
A empresa de tecnologia médica EnteroMédics, dos Estados Unidos, criou um circuito que bloqueia o nervo para interromper estímulos de apetite.
Resultados dos primeiros testes do chip americano, que envolveram 239 pacientes, mostraram perda de até 20% do excesso de peso no corpo. A empresa, no entanto, disse que os resultados não foram tão bons quanto os esperados.
Outra empresa americana, a IntraPace, também desenvolveu técnica similar.
Gilv@n Vi@n@

AGORA É GUERRA


Coreia do Norte anuncia 'estado de guerra' com Sul

Em comunicado, governo afirma que todas as questões intercoreanas serão tratadas com base em um protocolo de guerra

Universitários socam ar durante marcha na Praça de Kim Il-sung,
no centro de Pyongyang, Coreia do Norte
A Coreia do Norte declarou neste sábado que entrou em "estado de guerra" com a Coreia do Sul na última de uma série de ameaças contra o vizinho do sul e os EUA que elevaram as tensões na Península Coreana.

Em um comunicado divulgado pela agência estatal, o regime de Pyongyang prometeu "severas ações físicas" contra "qualquer ato de provocação". Na nota, o governo norte-coreano afirmou que todas as questões entre os dois países serão agora tratadas como assuntos relacionados à guerra.
A Corea do Norte vem ameaçando seus adversários com ataques quase diariamente. A Península Coreana já está em estado técnico de guerra porque a Guerra da Coreia (1950-1953) terminou com um cessar-fogo, e não um tratado de paz. No início deste mês, Pyongyang anunciou ter abandonado o armistício . "A duradoura situação da Península da Corea de não estar nem em paz nem em guerra finalmente acabou", disse o comunicado divulgado neste sábado.
O Ministério de Unificação da Coreia do Sul divulgou rapidamente um comunicado afirmando que a recente ameaça não é nova e segue o padrão herdado pelo ex-presidente Kim Jong-il, morto em dezembro de 2011 , de colocar tropas em estado de alerta em resposta aos treinamentos anuais sul-coreanos. Pyongyang vê esses exercícios como ensaios para uma invasão da Coreia do Norte.
O porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, afirmou que a retórica apenas aprofunda o isolamento da Corea do Norte e condenou a "retórica belicosa" dos norte-coreanos. A Rússia advertiu que a troca de ameaças pode criar um "círculo vicioso".
Na sexta, o líder norte-coreano, Kim Jong-un , alertou que suas forças estavam prontas "para acertar as contas com os EUA" após dois bombardeiros americanos  B-2 - com capacidade de transportar armas nucleares - voarem em uma missão de treinamento militar na Coreia do Sul. Os EUA já haviam enviado aviões B-52 à Corea do Sul no início do mês como uma resposta às ameaças de Pyongyang.
Entre as advertências recentes de Pyongyang está um " ataque nuclear preventivo " contra os EUA e a indicação de que as bases americanas no Havaí, Guam e Corea do Sul são seus alvos potenciais .
A tensão na Península Coreana aumentou desde que Pyongyang realizou seu terceiro teste nuclear, em 12 de fevereiro - que resultou na imposição ao país de novas sanções internacionais.
Analistas dizem que um conflito em larga escala na Península Coreana é improvável e até mesmo suicida para Pyongyang, afirmando que as ameaças são uma forma de pressionar os EUA a negociar. Mas o teor das ameaças e a animosidade crescente dos países rivais levantam temores de que um erro de cálculo possa desencadear um confronto.
NA sexta, na praça principal de Pyongyang, dezenas de milhares de norte-coreanos participaram de um comício de 90 minutos em apoio à convocação de Kim ao confronto.
Pequenos navios de guerra norte-coreanos, incluindo barcos de patrulha, realizaram exercícios marítimos fora da costa norte-coreana, perto da fronteira com a Coreia do Sul no início desta semana. As informaçoes são do porta-voza de Defesa sul-coreano, Kim Min-seok, que não forneceu detalhes.
O porta-voz disse que os militares da Coreia do Sul estavam cientes da possibilidade de que exercícios norte-coreanos poderiam levar a uma provocação real de conflito bélico. Ele afirmou que a Coreia do Sul e militares dos EUA estão observando atentamente quaisquer sinais de preparativos para o lançamento de mísseis na Coreia do Norte.
Pyongyang usa o arsenal nuclear dos EUA como uma justificativa para impulsionar seu programa de arma nuclear. Ele afirma que o poder de fogo americano é uma ameaça à sua existência.
*Com AP e BBC
Gilv@n Vi@n@

29 março, 2013

COREIA DO NORTE PREPARA ATAQUE


Gilv@n Vi@n@

FALANDO QUASE SOZINHO NO DESERTO

Senador Cristovam Buarque defende instituição de carreira nacional para professores

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) voltou a defender, nesta segunda-feira (25), a criação da carreira nacional do magistério, com direitos e deveres comuns a todos os professores do país. O senador afirmou que todo brasileiro tem direito a um ensino de qualidade e que a carreira nacional de professor ajudaria na solução de problemas como o não cumprimento do piso salarial dos professores por parte de alguns estados e municípios.

- É nisto que venho insistindo: na ideia de uma carreira nacional de professor, uma carreira de Estado, em que o professor seja como o funcionário do Banco do Brasil, da Caixa Econômica, do Ministério Público, da Justiça, do Senado, da Câmara, de qualquer dos órgãos do Estado brasileiro – disse.

O senador recordou que a lei que instituiu o piso salarial para professores teve origem em um projeto de sua autoria e demandou muita luta. Ele lamentou que estados ricos como Minas Gerais e Rio Grande do Sul não estejam pagando o piso aos seus professores.

- Por que o professor de uma criança que nasce em um estado ganha o piso e o professor de um menino que nasce em outro Estado não ganha o piso? Não são brasileiros os dois? Por que o Brasil nega a alguns brasileiros a educação e oferece, ainda que ruim, a outros? – indagou.

Cristovam explicou que a "federalização" da educação ajudaria as prefeituras que não possuem recursos suficientes para pagar o piso, já que o ônus seria assumido pela União.

- O federalismo tem que ter um ponto que ninguém possa contestar: escola igual para todos. Existe um federalismo bom e um ruim. O federalismo ruim é o que diz: Cada Estado que se vire. O federalismo bom é o que diz: A escola vai ser igual para todos – afirmou.
Gilv@n Vi@n@

BARRAGEM DE SANTA CRUZ EM APODI

Foto de: Felipe Willon
Barragem de Santa Cruz em Apodi, está com menos de 55% da Sua Capacidade. É preciso que haja chuvas de grande intensidade, para que a mesma volte a transbordar...
Gilv@n Vi@n@

SALÁRIOS DE PROFESSORES NO BRASIL...


O governo do Rio Grande do Norte volta a ser destaque em nível Nacional de forma negativa.

De acordo com pesquisa realizada  pela revista Educação junto às secretarias de educação das 27 unidades da federação brasileira, os piores salários para professores são pagos no Rio Grande do Norte.
O salário pago a um professor com carga horária de até 40 horas semanais da educação básica é de R$ 1.387,00.
Os valores pagos em outros estados chegam a ser mais do que o dobro daquilo que é pago no Rio Grande do Norte.
Em Brasília paga-se R$ 4.100. Em Goiás, R$ 3.821. Roraima aparece na terceira colocação com 3.619 e logo em seguida, em 4º lugar, o Sergipe, com R$ 3.196.
A média salarial nacional é de R$ 2.024 reais para a rede Municipal e de R$ 2.633 para a rede Estadual.
No RN paga-se, respectivamente, R$ 1.347 e R$ 1.387.
No segundo caso, a média de salários pagos pelo Estado é metade do que se paga em relação a média nacional.
Em Sergipe, estado próximo ao RN, paga-se mais do que o dobro do que no Rio Grande do Norte.
Gilv@n Vi@n@

Hoje é sexta-feira da Paixão


Na sexta-feira santa celebramos a paixão, morte e ressurreição de Jesus. A paixão de Cristo é a narrativa do calvário de Jesus desde o momento em que ele é preso no Monte das Oliveiras, após a realização da última ceia com os apóstolos, até a sua morte na cruz. Na mesma noite em que é preso sob ordem de Caifás, o sumo sacerdote e maior autoridade do povo judeu, Ele é julgado de forma sumária pelo Sinédrio, conselho dos anciões e suprema corte judaica. Acusado de blasfemo por se apresentar como o Rei de Israel, Jesus é condenado à morte. Como a região da Judéia estava sob domínio do Império Romano, caberia a Pôncio Pilatos, autoridade máxima romana na região, aplicar a punição. Pilatos ofereceu a possibilidade de suspensão da condenação de Jesus, mas a multidão que estava no local incitada pelos sacerdotes preferiu que a liberdade fosse dada a Barrabás, um ladrão e assassino também condenado à morte.
A partir da sentença proferida de forma definitiva por Pilatos, Jesus teria passado pelos flagelos que os romanos impunham aos condenados. Entre eles, ser açoitado pelo flagellum taxillatum (espécie de chicote com três ramais que terminavam em bolas de metal com relevos e unidas por arame) e carregar até o local da crucificação a trave horizontal da cruz. A paixão de Cristo é principalmente essa passagem das últimas horas da vida de Jesus, da última ceia até a sua morte na cruz, quando seu sofrimento teria sido uma prova de sua doação total e incondicional para redimir os pecados da humanidade, segundo os preceitos da Igreja Católica.
Gilv@n Vi@n@

Dilma sanciona lei que cria a Secretaria da Micro e Pequena Empresa


A presidenta Dilma Rousseff sancionou sem vetos, na noite de hoje (28), a lei que criou a Secretaria da Micro e Pequena Empresa. A secretaria será o 39º ministério do governo federal e terá estrutura já existente que será deslocada do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).
Com isso, todas as atribuições que o Mdic tem atualmente referentes a esse assunto passarão para o novo ministério. Da mesma forma, os servidores e o patrimônio que constavam da secretaria, que antes era ligada à pasta do Desenvolvimento, agora servirão ao novo ministério.
O projeto que criou a secretaria foi aprovado no último dia 7 no Senado e provocou protestos de oposicionistas que questionaram a necessidade de mais um ministério e os custos dele. Já o governo considera importante a criação do órgão para o estímulo à geração de empregos e ao empreendedorismo no país.
O ministro que ocupará a pasta ainda não foi escolhido. A sanção será divulgada no Diário Oficial da União na próxima segunda-feira (1º) e não há previsão de quando sairá a nomeação do titular do novo ministério.
Gilv@n Vi@n@

Vereador teme que ranking da violência atrapalhe turismo em João Pessoa

Praia de Tambaú é um dos cartões postais de João Pessoa

O vereador Marcos Vinícius (PSDB) lamentou a divulgação dos dados da ONG mexicana “Segurança, Justiça e Paz”, através da CNN, que apontou João Pessoa/PB como a décima cidade mais violenta do mundo.
“Deixa-me preocupado este índice, em um momento em que se busca desenvolver a capital da Paraíba através do turismo, mas o impacto destes dados atingem toda sociedade, encolhendo até a atividade empresarial, já que qualquer empresa do mundo evitaria investir em municípios onde a violência é banalizada desta forma”, avaliou.
O parlamentar destacou ainda que o governador paraibano, Ricardo Coutinho (PSB), afirmava em seu guia eleitoral que o povo de João Pessoa voltaria a sentar nas calçadas, como antigamente. “O que vemos hoje é os bandidos entrando nas clínicas e hospitais para roubar os pertences dos pacientes. Isto é lamentável”.
Gilv@n Vi@n@

Ministério da Saúde e Anvisa lançam Programa de Segurança do Paciente



O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, lançam na próxima segunda-feira (1/4), em Brasília (DF), o Programa Nacional de Segurança do Paciente.
O programa vai instituir ações de vigilância sanitária para a segurança do paciente em hospitais e serviços de saúde. O objetivo é prevenir e reduzir a incidência de erros e falhas durante o atendimento e internação de paciente nas redes pública e privada.
Gilv@n Vi@n@

Maceió (AL) é a 6ª cidade mais violenta do mundo, aponta pesquisa


A Rede de TV norte-americana CNN divulgou nesta quinta-feira (28) o ranking das 100 cidades mais violentas do mundo. Dados levantados pela organização não governamental mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Criminal apontaram João Pessoa como a 10ª cidade onde mais se praticam homicídios violentos, levando em conta a proporcionalidade da população.
Os dados são de 2012, quando a capital paraibana registrou 518 homicídios, com uma taxa de 71,59 assassinatos por cada grupo de 100 mil habitantes.
Em 2011, João Pessoa ocupava a 29ª posição no mesmo ranking, após fechar o ano com 583 assassinatos, sendo 48,64 para cada grupo de 100 mil habitantes.
Mesmo tendo apresentado uma pequena redução de um ano para outro, a cidade acabou ganhando mais destaque negativo na lista. A explicação é que as outras cidades mostradas pela ONG mexicana intensificaram ações para reduzir o número de assassinatos intencionais e violentos.
Como é o caso de Maceió, capital de Alagoas. No ranking de 2011, a cidade aparece ocupando o vergonhoso terceiro lugar, com 1.564 homicídios registrados e a absurda taxa de 135,26 ocorrências para cada grupo de 100 mil habitantes.
Em 2012, após reforço nas ações de segurança pública, inclusive com interferência da Força Nacional de Segurança, Maceió reduziu para 801 homicídios (85,88/100 mil habitantes). Mesmo assim, ainda figura na relação divulga nesta quinta com no vergonhoso sexto lugar. Outras 15 cidades brasileiras aparecem na relação das 50 cidades mais violentas do mundo.
A pesquisa levou em conta dados oficiais pesquisados em 189 países, alguns inclusive em conflitos e guerras civis. Mesmo assim, o Brasil, que sediará eventos esportivos internacionais, surge como o mais violento entre todos os pesquisados.
Conhecido internacionalmente por ser um país dominado pelo crime, o México tem apenas nove cidades entre as mais perigosas, de acordo com a ONG.
Veja o ranking das cidades mais violentas do mundo
1 – San Pedro Sula, Honduras
1.218 homicídio doloso em 2012
719.447 habitantes
169,30 homicídios por 100 mil habitantes
2 – Acapulco, México
1.170 homicídio doloso em 2012
818.853 habitantes
142,88 homicídios por 100 mil habitantes
3-Caracas, Venezuela
3.862 homicídio doloso em 2012
3.247.971 habitantes
118,89 homicídios por 100 mil habitantes
4-Central District, Honduras
1.149 homicídio doloso em 2012
1.126.534 habitantes
101,99 homicídios por 100 mil habitantes
5-Torreon, México
1.087 homicídio doloso em 2012
1.147.647 habitantes
94,72 homicídios por 100 mil habitantes
6-Maceió, Brasil
801 homicídios intencionais em 2012
932.748 habitantes
85,88 homicídios por 100 mil habitantes
7-Cali, na Colômbia
1.819 homicídio doloso em 2012
2.294.653 habitantes
79,27 homicídios por 100 mil habitantes
8-Nuevo Laredo, no México
288 homicídios em 2012
395.315 habitantes
72,85 homicídios por 100 mil habitantes
9-Barquisimeto, Venezuela
804 homicídios em 2012
1.120.718 habitantes
71,74 homicídios por 100 mil habitantes
10-João Pessoa, Brasil
518 homicídios em 2012
723.515 habitantes
71,59 homicídios por 100 mil habitantes
11-Manaus, Brasil
945 homicídios em 2012
1.342.846 habitantes
70,37 homicídios por 100 mil habitantes
12-Guatemala, Guatemala
2.063 homicídio doloso em 2012
3.062.519 habitantes
Gilv@n Vi@n@

Jardinense tem ônibus barrado na BR-406 por superlotação


Um ônibus da empresa Jardinense foi interceptado por Policiais Rodoviários Federais no quilômetro 294 da BR-406 por superlotação. Segundo fiscais da PRF, o veículo que saiu da rodoviária de Natal às 15h de ontem com destino a Caicó estava trafegando acima da capacidade de passageiros, com pessoas em pé e em outros casos com a numeração de poltrona igual para três pessoas.
Edu Barboza

De acordo com a passageira Cristina Augusta, crianças e pessoas chegaram a desmaiar com a superlotação. “Se o ônibus não fosse parado o trajeto da gente ia ser muito complicado”, disse a passageira. Cristina contou que o número de passageiros aumentou no conhecido posto do Dudu, em Parnamirim, onde muitos pegam os ônibus intermunicipais.

“A confusão”, contou ela, “começou no posto, quando um dos passegeiros disse que havia comprado passagem antecipada há 15 dias, mas estava sem poder sentar na poltrona escolhida porque ela estava ocupada por uma pessoas que tinha o mesmo bilhete. Eles [a empresa] continuaram a vender, mesmo sabendo que todo os lugares estavam ocupados”.

Gilv@n Vi@n@

FERNANDO HENRRIQUE CARDOSO, confirmou candidatura a Academia Brasileira de Letras

O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso disse à Folha que enviou carta a presidente da ABL (Academia Brasileira de Letras), Ana Maria Machado, confirmando sua candidatura a uma cadeira de imortal.
A candidatura do ex-presidente à cadeira 36 da ABL foi apresentada oficialmente na tarde de quarta-feira (27) após sessão em homenagem a seu antigo ocupante, o jornalista João de Scantimburgo (1915-2013), ex-diretor dos Diários Associados, morto na semana passada.
FHC fez questão de dizer que mantém a disposição de abrir mão da candidatura “se algum dos muitos que têm mais mérito do que os meus quiser se apresentar. Penso especialmente nos que são, de fato, literatos.”
O convite ao ex-presidente foi feito por dois membros da ABL, o senador José Sarney, 82, e a escritora Nélida Piñon, 75, na sexta (22), num restaurante no centro de São Paulo. Os três estavam reunidos a um grupo de mais pessoas quando Piñon recebeu, por telefone, o aviso da morte de Scantimburgo. Passou a informação a Sarney, que imediatamente sugeriu que convidassem Fernando Henrique a se candidatar.
Além de Sarney e Piñon, a campanha pela entrada de Fernando Henrique inclui imortais como Marcos Vilaça, 73, ex-presidente da ABL, e Celso Lafer, 71, ex-ministro de Relações Exteriores do governo FHC e responsável por trazer a carta de candidatura.
Segundo os acadêmicos, o ex-presidente já conta com a maioria dos 38 votos (duas das 40 cadeiras estão vagas).
Os interessados em concorrer à cadeira 36 terão um mês para apresentar suas candidaturas no período de 27 de março a 27 de abril. Depois disso, a ABL marca a eleição para dali a 60 dias.
No próximo dia 11 haverá outra eleição para escolher o sucessor do poeta Lêdo Ivo (1924-2012), que morreu em dezembro passado.
Onze candidatos estão na disputa, entre eles a jornalista Rosiska Darcy de Oliveira, considerada favorita, o poeta Antonio Cicero e a historiadora Mary Del Priore.
Gilv@n Vi@n@

28 março, 2013

BRASIL: DEPOIS DA PEC DAS DOMÉSTICAS…


Gilv@n Vi@n@

Vereadores mantêm veto que impede a redução de recursos para publicidade na Prefeitura de Natal

Com 23 votos favoráveis e 6 contra,
os parlamentares decidiram pela manutenção do veto

Os vereadores da Câmara Municipal de Natal votaram terça-feira(26), os vetos de autoria do ex-vereador Luís Carlos, que estimam a receita e fixa a despesa da Prefeitura de Natal, para o exercício financeiro de 2013. Com 23 votos favoráveis e 6 contra, os parlamentares decidiram pela manutenção do veto do prefeito Carlos Eduardo sobre a diminuição da receita destinada à publicidade pela Prefeitura da capital potiguar. A sessão foi comandada pelo presidente da Câmara, o vereador Albert Dickson (PP).
 
A discussão sobre o parecer da Comissão de Justiça, foi realizada em discussão única e secreta. Na tribuna, optaram pela declaração de voto favorável os vereadores , Júlio Protásio (PSB), Júlia Arruda(PSB), Aquino Neto(PV), Luís Almir(PV), Dagô (DEM), Maurício Gurgel(PHS), George Câmara(PC do B), Aroldo Alves (PSDB), Felipe Alves(PMDB) e Hugo Manso(PT). Contrários ao veto, se manifestaram declarativamente os vereadores Marcos do PSOL e Amanda Gurgel(PSTU).
Gilv@n Vi@n@

Caern: prejuízos com desvio de água


Seca no RN: prejuízos com desvios de água registrado no sistema adutor do Estado chegam a R$ 10 milhões

Nos últimos oito meses, os desvios de água registrados no sistema adutor do Estado geraram um prejuízo estimado em R$ 10 milhões para a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Se for levado em conta a tarifa mais cara cobrada pela companhia R$ 2,40 por cada mil litros de água o volume roubado ultrapassa a marca de quatro bilhões de litros de água, mesma quantidade consumida por toda população natalense em 20 dias.

Por causa dos desvios, a oferta de água foi reduzida a menos da metade em alguns municípios. O Ministério Público Estadual (MPE) e a Polícia Militar auxiliam a Caern no combate ao crime e algumas prisões já foram efetuadas.
Gilv@n Vi@n@

PARTIDOS POLÍTICOS


Dos 30 partidos registrado na Justiça Eleitoral nenhum prestou contas relativas a 2012; prazo vai até 30 de abril

No próximo dia 30 de abril encerra o prazo para que os partidos políticos entreguem a prestação de contas relativas ao exercício de 2012. Atualmente, existem na Justiça Eleitoral 30 partidos registrados e, até o momento, nenhum deles entregou o relatório solicitado. A determinação de entregar o balanço contábil está prevista na Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995 – artigo 32) e também na Constituição Federal (artigo 17, inciso III).

De acordo com a Resolução do TSE 21.841/2004, as prestações de contas devem conter: a discriminação dos valores e a destinação dos recursos recebidos do Fundo Partidário; a origem e o valor das contribuições e doações; as despesas de caráter eleitoral, com a especificação e comprovação dos gastos com programas no rádio e televisão, comitês, propaganda, publicações, comícios, e demais atividades de campanha; e a discriminação detalhada das receitas e despesas.
Gilv@n Vi@n@

Isenções de impostos pelo Governo Dilma provocam perdas de 38,8 milhões de reais aos municípios do RN

Presidente Dilma

Tribuna do Norte publicou uma matéria onde mostra que os municípios do Rio Grande do Norte deixaram de receber 38,8 milhões de reais no ano de 2012 referente às desonerações do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) promovidos pelo Governo Dilma Rousseff. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) disponibilizou em seu site o estudo completo sobre a perda de receita causada pelas medidas governamentais. 
 
De acordo com o estudo apresentado pela CNM as medidas geraram um impacto de R$ 1,67 bilhões para os cofres municipais, diminuindo os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Isso porque o FPM é proveniente da repartição de 23,5% das receitas do Imposto de Renda e do IPI. O IPI responde a aproximadamente 15,9% do total do FPM. “Cada vez mais os orçamentos estão apertados em função da crise econômica dos últimos três anos. Essa crise vem atingindo estados e municípios e principalmente aqueles que dependem do FPM. E isso complica o equilíbrio financeiro do município, pois todo ano tem aumento dos gastos”, avalia Benes Leocádio. De acordo com o presidente da Femurn, 130 municípios do Rio Grande do Norte tem o FPM como principal fonte de recursos para a manutenção da máquina. 
 
Vinte por cento do repasse do FPM é destinado para a educação. Outros 15% são para a saúde e 1% para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Os recursos ainda são utilizados para a manutenção da máquina administrativa de cada município, que inclui o pagamento da folha de pessoal, por exemplo. “Fora a obrigação com Previdência. Alguns municípios chegam a comprometer até 15%”, ressalta Leocádio.
Gilv@n Vi@n@

Romário acusa: "A eleição da CBF em 2014 também vai ser comprada"

Romário concedeu entrevista ao Estadão e fez denúncias

Deu no Estadão... Numa tarde agitada na Câmara, o deputado federal Romário de Souza Faria (PSB-RJ) recebeu na terça-feira a reportagem do Estado em meio a três reuniões, telefonemas de outros parlamentares, recados de seus assessores e muita correria, literalmente. Toda vez que cruzava alguma área pública do Congresso, Romário acelerava o passo e deixava todos para trás. É uma estratégia para fugir das fotos com fãs, o que ele não evita se for abordado. 
 
Numa conversa que se estendeu pelos Anexos II e IV do Congresso, pelos corredores de acesso ao plenário e ainda em seu gabinete, Romário fez duras críticas à cúpula da CBF e chamou o vice-presidente da entidade, Marco Polo del Nero, de chefe do “cartel” da entidade. Também acusou os dirigentes da confederação de superfaturamento na compra de terreno para a nova sede da CBF. Ele parecia seguro e tranquilo, apesar do assédio de todos os lados, e demonstrou intimidade com seu papel político. Em relação às críticas de Romário aos dirigentes, a assessoria de imprensa da CBF disse que só se manifestaria mais efetivamente ao tomar conhecimento de todo o teor da entrevista.
Gilv@n Vi@n@

Henrique Eduardo está internado no Sírio Libanês


O presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB),está internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
Motivo: Henrique irá retirar uma hérnia abdominal, ficando no período da Semana Santa em repouso absoluto.
Na segunda-feira (01), Henrique já deverá participar da assinatura de convênio entre DNOCS e Governo do Estado, para a construção da tão sonhada Barragem de Oiticica.
Gilv@n Vi@n@

Velório de gato chama atenção de moradores do interior de MG


G1 – Um velório inusitado chamou a atenção dos moradores de São João do Manteninha, no Leste de Minas Gerais. Uma moradora da cidade resolveu velar o gato da filha. No velório do gato Cristiano, realizado na noite dessa terça-feira (26), uma fila foi formada. A mãe da dona do gato ofereceu até um lanche para as 200 pessoas que foram dar adeus ao bichano.
Patrícia Aparecida Coutinho Lages é colega da dona do gato e enviou fotos do velório para o G1. Ela conta que o gato tinha 13 anos e sua morte causou muita tristeza à dona. “Ela encontrou uma forma de prestar seus sentimentos ao gatinho tão amado por ela, comprou então um caixão, e fez o velório do seu estimado animal. Foi o comentário da cidade”, conta a internauta.
Uma funerária preparou o corpo do felino que foi coberto por flores brancas em seu pequeno caixão.  O corpo do gato só não foi enterrado no cemitério na cidade, porque não teve autorização da Polícia Militar.
Gilv@n Vi@n@

Papa Francisco vai celebrar as primeiras canonizações do pontificado dia 12 de maio


O papa Francisco vai celebrar na Basílica de São Pedro, no dia 12 de maio, as primeiras canonizações do seu pontificado. Elas foram aprovadas em 11 de fevereiro por Bento XVI, durante a reunião de cardeais em que o papa emérito anunciou a renúncia.
Os futuros santos são Antonio Primaldo e 800 mártires italianos assassinados pelas forças otomanas em 1480, em Otrante (Itália), por não terem renegado a fé. As demais canonizadas são a colombiana Laura de Santa Catalina de Siena Montoya y Upegui e a mexicana Maria Guadalupe Garcia Zavala, duas religiosas fundadoras de ordens religiosas nos seus países.
O papa reconheceu também as virtudes heroicas, primeiro passo para a santidade, do padre mexicano Mosè Lira Serafin, fundador da Congregação dos Missionários da Caridade de Maria Imaculada.  Serafin, sacerdote dos Missionários do Espírito Santo, nasceu em Tlatempa (México) em 16 de setembro de 1893 e morreu na Cidade do México em 25 de junho de 1950.
O caminho para ser elevado à condição de santo pela Igreja Católica tem três etapas: o primeiro é venerável servo de Deus, o segundo, beato e o terceiro, santo. Venerável servo de Deus é o título atribuído a uma pessoa morta, a qual se reconhece ter vivido as virtudes de maneira heroica.
Para que um venerável seja beatificado, é necessário o reconhecimento de um milagre por sua intercessão e para que seja canonizado (santo) é necessário um segundo milagre. Esse segundo milagre deve ocorrer depois de ter sido proclamado beato.
Gilv@n Vi@n@

No Vaticano, prefeito de Currais Novos participa da primeira audiência pública do Papa Francisco


Em viagem particular à Europa acompanhado da família, Vilton Cunha dedicou parte de seu roteiro ao turismo religioso. No Vaticano, nesta quarta-feira, 27, participou da primeira audiência geral do Papa Francisco, na Praça de São Pedro, que estava repleta de fiéis de todo o mundo.

Na homilia aos milhares de católicos, Francisco disse que “viver a Semana Santa é entrar sempre mais na lógica de Deus, do Evangelho. Mas acompanhar Cristo exige sair de nós mesmos, deixar de lado um modo habitudinário de viver a fé. Deus saiu de si mesmo para vir ao nosso encontro e também nós devemos fazer o mesmo.
A falta de tempo não é desculpa”, disse. Em mensagem enviada aos curraisnovenses nesta quarta-feira, Vilton disse que “é preciso que tenhamos serenidade, e acima de tudo, fé, para seguirmos adiante”. “Aproveitemos essa Páscoa para reafirmarmos nossas forças, na luta por um mundo melhor, onde haja mais espaço para o amor, a fraternidade, o perdão e a solidariedade. Que o Espírito Santo possa nos abençoar. E que o exemplo de fraternidade, fé, amor e humildade do Salvador, nos guiem em todos os dias desse ano”, finalizou.
Gilv@n Vi@n@

Cirurgia reparadora de mama pelo SUS


Congresso aprova obrigatoriedade da cirurgia reparadora de mama pelo SUS

Projeto de lei que obriga o Sistema Único de Saúde a realizar cirurgia plástica reparadora logo após a retirada de mama de mulheres com câncer vai para sanção da presidente Dilma

O plenário do Senado aprovou quarta-feira (28), em votação simbólica, projeto de lei que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a realizar cirurgia plástica reparadora logo após a retirada de mama de mulheres com câncer . A proposta segue para a sanção da presidente Dilma Rousseff .
Graças a uma lei de 1999, atualmente o SUS, por meio da rede pública ou conveniada, já é obrigado a fazer a cirurgia de reconstrução de mama nos casos de mutilação decorrente de tratamento de câncer. Mas a norma não ordenava que a reconstrução fosse realizada no mesmo procedimento cirúrgico. Dessa forma, a cirurgia plástica pode ser adiada indefinidamente.
O projeto aprovado pelo Congresso cria essa exigência e, caso as condições para a realização da operação não sejam favoráveis, determina que a cirurgia plástica seja realizada assim que a mulher estiver em condições para fazê-la. Em seu parecer, a senadora Ana Amélia (PP-RS), relatora da proposta, afirmou que há "uma fila enorme de mulheres aguardando pela operação de reconstrução mamária, que muitas vezes demora cinco anos para ser realizada". Para ela, as mulheres "mais pobres" serão as principais beneficiadas com a mudança.
"A cirurgia chamada mastectomia total é mutiladora. Então, se você garantir que, no mesmo tempo cirúrgico, havendo condições, a paciente saia de lá com a mama já praticamente reconstruída, vai ficar perfeito", afirmou o senador Waldemir Moka (PMDB-MS), antes da aprovação do projeto.
Gilv@n Vi@n@

NELSON MANDELA


Ex-presidente sul-africano Nelson Mandela é internado

Segundo comunicado, Mandela foi hospitalizado devido a uma recorrente infecção pulmonar; Zuma pediu 'ao povo da África do Sul e do mundo para que rezem por Madiba'

Nelson Mandela, que se tornou o primeiro presidente negro da África do Sul, foi internado em um hospital devido a uma recorrente infecção pulmonar, informou o governo do país nesta quinta-feira (28).
Mandela, 94 anos, ficou cada vez mais frágil nos últimos anos e foi hospitalizado diversas vezes desde o ano passado, mais recentemente no começo do mês quando foi submetido a exames de rotina, segundo autoridades. O Prêmio Nobel é uma figura reverenciada na África do Sul, devido ao seu legado de reconciliação.
"Eu sinto muito. Estou triste," disse Obed Mokwana, residente de Johanesburgo. "Tento apenas rezar o tempo todo. Ele voltará mais forte novamente."
Mandela foi internado em um hospital pouco antes da meia-noite de quarta-feira "devido à recorrência de sua infecção pulmonar", afirmou o presidente Jacob Zuma em comunicado.
"Os médicos estão atendendo a ele, garantindo que ele tenha o melhor tratamento médico e conforto possíveis ", disse o comunicado. Ele apelou "para a compreensão e privacidade para permitir espaço para os médicos fazerem o seu trabalho."
O comunicado não identificou em que hospital Mandela foi internado. Em dezembro, Mandela passou três semanas em um hospital na capital sul-africana de Pretória, onde foi tratado por uma infecção pulmonar e teve um procedimento para remover cálculos biliares.
O porta-voz do presidente Mac Maharaj reconheceu que há motivos para preocupação, mas afirmou que os médicos que tratam Mandela são muito competentes. "A saúde está ok, dada a sua idade, mas a desaceleração na última noite - obviamente, quando a infecção pulmonar volta, os médicos vão querer fazer tudo o que é possível para garantir que a infecção não se espalhe, que eles a impeçam o mais rápido possível", disse Maharaj em uma entrevista ao canal eNCA, da África do Sul.
Ele disse que uma enxurrada de mensagens expressando preocupação com a saúde de Mandela  chegaram de várias partes do mundo.
Zuma desejou que Mandela tivesse uma rápida recuperação, se referindo a ele carinhosamente por seu nome de clã, "Madiba". "Pedimos ao povo da África do Sul e do mundo para que rezem pelo nosso amado Madiba e sua família e os mantenham em seus pensamentos. Estamos confiantes na equipe médica e sabemos que eles farão tudo o que for possível para garantir sua recuperação", disse Zuma em comunicado.
Mandela passou a noite no hospital e teve alta em 10 de março após exames médicos . Nesse período, o porta-voz Maharaj disse que Mandela estava "bem".
Em fevereiro de 2012, Mandela passou a noite no hospital para fazer um exame tentando determinar as causas para uma dor abdominal . Em janeiro de 2011, ele deu entrada em um hospital em Johanesburgo. Autoridades do governo inicialmente afirmaram que ele havia sido submetido a exames, mas depois admitiram que o ex-presidente estava com uma infecção pulmonar . Ele teve alta dias depois.
Sob o regime de apartheid na África do Sul, Mandela ficou 27 anos preso, quando contraiu tuberculose, antes de ser libertado em 1990. Ele depois se tornou o primeiro presidente democraticamente eleito em 1994 e ajudou a negociar um relativamente pacífico fim do apartheid. Mandela passou cinco anos no poder antes de se aposentar.
Com AP
Gilv@n Vi@n@