ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

24 março, 2012

A Cultura do Brasil está em LUTO


Morreu o humorista Chico Anysio aos 80 anos no Rio
 Alguns dos personagens criados por Chico Anysio
Ontem 23 Março- O humorista Chico Anysio morreu, aos 80 anos, no Rio de Janeiro, confirmou o hospital Samaritano, onde o ator, escritor e diretor estava internado desde dezembro por problemas respiratórios. Com mais de 200 personagens, era um dos nomes mais conhecidos da televisão brasileira.
A saúde de Chico Anysio começou a mostrar sinais de fragilidade em agosto de 2010, quando teve que retirar parte do intestino após apresentar hemorragia digestiva. Desde então, teve vários outros problemas. No ano passado, ficou internado por quase quatro meses por causa de complicações cardiorrespiratórias.
Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho nasceu em Maranguape, no Ceará, em 1931. Mudou-se para o Rio de Janeiro aos 8 anos com a mãe e três irmãos, depois que a empresa de ônibus de seu pai pegou fogo. O pai ficou na cidade natal para tentar refazer a vida.
Vascaíno para contrariar a família, botafoguense, ele queria ser jogador de futebol. Estudou para ser advogado, mas a vocação artística falou mais alto.
Sua vida humorística começou na Rádio Guanabara, em meados dos anos 1940, quando ficou em segundo lugar nos testes promovidos pela emissora, ficando atrás apenas de Silvio Santos, atual dono do canal SBT, e passou a imitar vozes e atuar em programas de humor.
Mudou-se para a Rádio Mayrink Veiga, onde escrevia três programas semanais. Foi lá que nasceu a Escolinha do Professor Raymundo, um dos seus principais personagens que, segundo o próprio Chico, foi "o primeiro gol da minha vida".
Com o sucesso no rádio, o quadro do "professor" ganhou uma versão na televisão no fim dos anos 1950 e chegou à TV Globo na década de 1970, fazendo parte de outros programas. Após passar por várias adaptações, o quadro estreou como programa em 1990, e a Escolinha do Professor Raimundo abriu espaço para humoristas da velha guarda e ajudou a descobrir novos talentos.
"Foi no Chico City, por volta de 1974, que o professor Raymundo deixou de ser uma sabatina e passou a ser uma aula. Ali eu podia usar os antigos comediantes que já não tinham possibilidade de segurar um esquete inteiro", disse o humorista em seu site oficial.
Gilv@n Vi@n@

23 março, 2012

Coordenação do SINDSPUMC, já entregou na Administração, documento aprovado em Assembleia

A Coordenadora do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caraúbas - SINDSPUMC, Professora Herculana Neta, e a representante da Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal - FETAM / RN, Professora Francisca Luzia (NINA), protocolou  às 12h35min da tarde de hoje (23) no Gabinete de Vânia Maria Praxedes de Sales -Secretária Municipal de Administração, documento aprovado em Assembleia Geral Extraordinária realizada hoje as 09h manhã no auditório do STRC.

Coordenação do SINDSPUMC, Representante da FETAM /RN
e Comissão dos Educadores juntos na Coordenação dos trabalhos na Assembleia.

DOCUMENTO NA INTEGRA:


ENCAMINHAMENTO DA COMISSÃO DOS EDUCADORES MUNICIPAIS DE  E DA COORDENAÇÃO DO SEU REPRESENTANTE LEGAL O SINDSPUMC À EQUIPE DE GOVERNO DO MUNICÍPIO DE CARAÚBAS/RN.


            Tendo em vista a mensagem propositiva enviada ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caraúbas mencionando o cumprimento do Reajuste Piso Salarial do Magistério para o exercício 2012, como está garantido na Lei n°. 11.738/08.

Considerando que desde o ano de 2011 está havendo impasse em relação ao cumprimento do Plano de Cargos Carreiras e Remuneração dos Profissionais da Educação do Município havendo assim percas quanto aos percentuais na Carreira entre os níveis.

Compreendendo que a qualidade da Educação Municipal se perpetua na valorização dos profissionais da Educação, com isso a carreira é essencialmente ponto de partida para esse objetivo. E no Município de Caraúbas contemplamos essa realidade, pois os Educadores estão se capacitando quase em sua totalidade.

Compreendendo a dificuldade que a administração apresenta em equilibrar sua estrutura financeira no campo educacional, visto que alguns profissionais não estão na sua docência cabendo a Administração adequar essa realidade.

Compreendendo que os profissionais da Educação que estão cumprindo seus deveres, não podem ser prejudicados na sua carreira por outros que não assumem suas funções pedagógicas.

Compreendendo que os profissionais que não são contemplados com a proposta de reajuste do Piso e da Carreira sejam notificados oficialmente antes do pagamento do mês de março.

Compreendendo esses questionamentos a categoria foi sensível ao documento propositivo aceitando-a, contudo explicita ressalvas quanto ao cumprimento dos percentuais expostos na Lei 910/2009 a qual dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Profissionais da Educação Básica.

Compreendendo que a Assembléia è soberana nas decisões, a categoria representada por esta Coordenação e Comissão dos Educadores propõe que a Equipe de Governo Municipal, veja a possibilidade de cumprir os percentuais não atendidos nos meses posteriores à proposta apresentada.

Concluindo, enfatizamos que a nossa luta enquanto categoria Organizada é por uma Educação de Qualidade e Condições Dignas de Trabalho. Nesse propósito, em Assembléia realizada no dia 23 de março do corrente ano, a categoria de Profissionais da Educação deliberou reivindicações que seja instalada uma mesa de negociação no período de 09 a 13 de abril do mesmo ano, entre o Sindicato e Comissão, eleita em 16 de março do ano em curso, e as demais que estão anexas neste documento.



                              Caraúbas/RN, 23 de março de 2012.

Subscreve esse documento.


Herculana da Costa Neta Viana - SINDSPUMC
Francisca Luzia da Silva – FETAM / RN
Francisco Robenildo de Lima
Antonia Duarte de Morais
Joquebede Viana da Costa
Lenilce Praxedes
Marinelma Maria Feitoza
José Ivanildo da Costa
Francineide Fernandes da Silva
Cesimar Bezerra de Morais
José Cleto Sales
PAUTA REINVINDICATÓRIA DA CATEGORIA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE CARAÚBAS-RN
Ø     Cumprimento integral do Plano de Cargos e Carreiras dos Servidores.
Ø     Implantação do plano de Cargos e Carreiras e Salários de todos os Servidores Públicos Municipais.
Ø     Disponibilizar recursos para melhorar a qualidade da merenda escolar.
Ø     Possibilitar condições de funcionamento nas escolas do campo e urbanas no que se referem à estrutura física, equipamentos e material de apoio ao ensino.
Ø     Melhorias na frota municipal dos meios de Transportes Escolar.
Ø     Garantir a formação continuada para todos os servidores públicos municipais, com isso, garantindo uma Educação de qualidade e inclusiva.
Ø     Garantir a funcionalidade dos Conselhos das unidades Escolares.
Ø     Regularidade do envio das prestações de contas ao Conselho do FUNDEB.
 ·        As informações são frutos das visitas aos locais de trabalho no fim do segundo semestre de 2011.
Fonte: Herculana Neta
SINDSPUMC
Francisca Luzia - NINA
FETAM/RN

SINDSPUMC realizou Assembleia Geral Extraordinária na manhã de hoje (23)

A Coordenação do SINDSPUMC e a Comissão dos Educadores de Caraúbas instituida no dia 16 deste, convocou os Educadores para uma Assembleia Geral Extraordinária na manhã desta sexta-feira (23) no Auditório Manoel Germano no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais - STRC, para apresentação da proposta de reajuste salarial da Equipe de Governo aos Profissionais da Educação municipal.
Como já esperados a proposta apresentada, o Governo Municipal cumpriu a Lei do piso para o Magistério com o reajuste de 22,22%. Já para Graduados - PCE e Pós-Graduados - PE, foi dado um reajuste linear de 15% parcelado nos meses de março 8%, abril 3,5% e maio 3,5%.
A Professora Herculana Neta - Coordenadora Geral do SINDSPUMC, Coordenou os trabalhos, fez acolhida, deu informes de expediente e fez a leitura da proposta da equipe de Governo.
O Professor Robenildo Lima fez o repasse da Reunião da Coordenação do SINDSPUMC com a Comissão dos Educadores realizada no dia (21) a tarde e colocou a posição dos mesmos para que a Assembléia acate a decisão e/ou deliberem emcaminhamentos.
Professora Francisca Luzia (NINA) representante da FETAM/RN, colocou o posicionamento da federação de aceitar o que está sendo posto e lutar pelo cumprimento do nosso Plano de  Carreira, visto que a luta é permanente, chama todos para se unirem.
DECISÃO:
A Assembleia acatou por unanimidade a proposta de reajuste e a contra-proposta da Coordenação do SINDSPUMC com a Comissão dos Educadores de que um documento venha ser entregue ainda hoje na Administração Municipal, propondo criar uma mesa de negociação para o período de 09 a 13 de abril do ano em curso, com Equipe de Governo, Coordenação do SINDSPUMC e Comissão dos Educadores para negociarem a perca na carreira, como está exposto no plano. Além deste documento um outro anexo com propostas e reivindicações visando a melhoria e a qualidade da Educação em nosso Município.

Assembléia acata proposta da Equipe de Governo com ressalvas
Fonte: Secretaria do SINDSPUMC

Apodi comemora nesta sexta 177 anos de emancipação política, evento será no Calçadão

A cidade de Apodi comemorará nesta sexta-feira, dia 23, 177 anos de emancipação política. A prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo programou uma grande festa para comemorar a data. A prefeita professora Maria Goreti da Silveira Pinto garantiu que as comemorações começarão às 5:30hs da manhã. A noite haverá festa dançante com as bandas Forró Ferruado e Forró do Stilo.

Alvorada, apresentação de bandas de músicas, apresentações culturais com a participação de grupos teatrais, degustação de bolo, exposição de artesanato, tudo isso paralelo a atividades físicas como canoagem e maratona. A prefeita Goreti Pinto fará seu discurso em homenagem a cidade as 9hs da manhã.O evento acontecerá no Calçadão da Lagoa do Apodi.

Fonte: ASCOM - PMA

Prefeitura e SindIserpum discordam sobre valor de multa do TST sobre FGTS

A Prefeitura Municipal de Mossoró e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum) divergem sobre o valor de multa aplicada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) ao município referente ao descumprimento de sentença de pagar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) retroativo ao funcionalismo, reivindicado pela entidade sindical.
No dia 15/03(quinta), o procurador-geral do município, Olavo Hamilton, contestou a informação do Sindiserpum veiculada na edição do jornal O Mossoroense de que a multa é de R$ 5 milhões. Segundo ele, o valor corresponde a 10% do valor declarado à causa, que era de R$ 9.500 em 22 de setembro de 2003, no início da tramitação, portanto a multa seria de R$ 950.
O procurador acrescenta que ainda cabe recurso à decisão do TST obrigando a Prefeitura a pagar o FGTS e que até o momento não existe nenhuma ordem judicial determinando o pagamento de quaisquer valores eventualmente devidos aos servidores referentes à ação. Portanto, segundo ele, não há qualquer atraso.
Sobre a estratégia de postergação do pagamento, denunciada pelo Sindiserpum, Olavo Hamilton sustenta que o município tem o dever de esgotar todas as possibilidades jurídicas e processuais para reverter a decisão de primeira instância (Justiça do Trabalho de Mossoró), evitando o pagamento decorrente da "indevida" condenação judicial.
Ele encaminhou à redação do O Mossoroense correspondência com esse teor (leia a ilustração acima) e cópias da ação inicial do Sindiserpum, fixando o valor da causa em R$ 9.500, e de espelho da decisão do TST, negando recurso do município e impondo "multa de 10% (dez por cento) sobre o valor corrigido da causa, nos termos do art. 557, § 2º, do CPC."
Por outro lado, a presidente do Sindiserpum, Marilda Souza, e a assessoria jurídica do sindicato reafirmam que o valor da multa é de R$ 5 milhões, pois corresponde ao valor da ação de execução (final), e não do processo de conhecimento (inicial). Segundo Marilda, a multa foi fixada em 10% do valor final (cerca de R$ 50 milhões), e não no inicial (R$ 9.500).

Fonte: O Mossoroense

Movimentos juvenis e parlamentares unem esforços para aprovação do Estatuto da Juventude ainda neste ano


A secretária Nacional de Juventude da CUT, Rosana Sousa, participou na tarde da última terça-feira (19) de audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado para debater o Estatuto da Juventude.
A aprovação do Estatuto é uma demanda prioritária da juventude CUTista e de todas as juventudes do Brasil. O projeto dispõe sobre os direitos e políticas públicas visando a ampliação dos marcos legais dos jovens brasileiros, com destaque para a criação do Sistema Nacional de Juventude e a implementação da Agenda Nacional de Trabalho Decente.
"Há a compreensão e já está acordado com os outros movimentos juvenis a importância estratégica da implementação da Agenda Nacional do Trabalho Decente para a juventude, garantindo direitos para quilombolas, indígenas, rurais, domésticas, enfim todos os jovens trabalhadores", elenca Rosana.
Um dos desafios, destaca a dirigente da CUT, é apresentar para a juventude o que está sendo debatido e o que está em jogo. "Será a partir desta conscientização que conseguiremos sensibilizar todos e todas para que se somem numa grande pressão e mobilização, essencial para a aprovação do Estatuto ainda este ano."
Como 2012 é um ano eleitoral a agenda para votações é apertada. Segundo Rosana, tanto o senador Paulo Paim, que convocou esta audiência, como o relator do projeto na Comissão de Direitos Humanos, o senador Randolfe Rodrigues, farão um esforço para que o Estatuto seja votado no Senado antes de julho. 
Fonte: CUT
Gilv@n Vi@n@

MUNICÍPIOS DO SERIDÓ COMEÇAM A PAGAR PISO SALARIAL DO MAGISTÉRIO

Muitos municípios da região do Seridó já estão se adequando a Lei 11.738/08 do piso salarial dos Professores reajustando seus percentuais de acordo com os cálculos para 2012 que é de 22,22%.
São João do Sabugi, Parelhas, Florânia, Santana do Matos, Serra Negra do Norte, Timbaúba dos Batistas são algumas dos municípios do Seridó que os prefeitos já declararam o pagamento do piso para este mês de março, negociando também o retroativo dos meses de janeiro e fevereiro. Outro município que declarou a efetivação do pagamento do piso foi São Gonçalo do Amarante.
Até este momento, o município de Caicó não sinalizou com o pagamento do novo salário para seus Professores, situação que já gera insatisfações da categoria. No próximo 04 de abril, os Professores caicoenses vão realizar nova assembleia e se, até lá, nada tiver sido encaminhado, uma possibilidade de paralização das atividades é real.

Prefeito de Florânia é condenado por improbidade administrativa

 Praça central e Igreja em Florânia / RN
O prefeito de Florânia, Sinval Salomão Alves de Medeiros, foi condenado por ato de improbidade administrativa. Segundo a sentença do juiz da Comarca de Florânia, João Eduardo Ribeiro de Oliveira, o motivo seria a contratação do médico Francisco Nobre Filho, mais conhecido como, Titi Nobre, para atender no posto de Saúde do município. Salomão poderá recorrer da decisão.
A decisão prevê perda do cargo e suspensão dos direitos políticos por quatro anos do prefeito, além de condenação a Titi Nobre, que teve a suspensão dos direitos políticos por três anos e multa civil de cinco vezes o valor recebido pelo médico no PSF.
Fonte: TJ/RN
Gilv@n Vi@n@

Lei da Copa


Lei da  Copa libera consumo de bebida nos estádios
(charge de Sinfrônio- Diário do Nordeste).
Gilv@n Vi@n@

Chico Anysio passa por punção torácica, diz boletim médico

Quadro de saúde do humorista é considerado crítico. 
Ele está internado desde o fim de dezembro de 2010.

Chico Anysio está internado desde do fim do ano
passado (Foto: TV Globo / Joao Cotta)
O humorista Chico Anysio, de 80 anos, passou por uma punção torácica esquerda com drenagem de grande hematoma pleural nesta quinta-feira (23), de acordo com o boletim médico do Hospital Samaritano, no Rio, onde ele está internado.
Segundo o boletim divulgado na noite desta quinta, o estado de saúde do humorista é crítico. Ele está sedado, respira com a ajuda de aparelhos e segue sem previsão de alta.

Chico também permanece com instabilidade hemodinâmica e recebe altas doses de medicação para controlar a pressão arterial, além de ventilação artificial, segundo o boletim.

Na noite desta quarta (21), ele foi submetido a uma sessão de hemodiálise. Chico Anysio também usa alta dose de medicamento para controlar a pressão arterial.
Atendido no CTI do hospital carioca desde o dia 22 de dezembro por conta de um sangramento, Chico Anysio chegou a ter o problema controlado, mas apresentou uma infecção pulmonar e retornou à internação.
O ator também já foi submetido a uma laparotomia exploradora, procedimento cirúrgico que serve para revelar um diagnóstico. Essa cirurgia fez com que Chico Anysio tivesse um segmento de seu intestino delgado retirado.
Gilv@n Vi@n@

22 março, 2012

BARRAGEM DE UMARI COMPLETA 10 ANOS SEM SER APROVEITADA

Barragem Jessé Pinto Freire (denominada popularmente de Umarí) 
BARRAGEM JESSÉ PINTO FREIRE  "BARRAGEM UMARI"
1. LOCALIZAÇÃO E ACESSO
O sítio barrável está localizado sobre o rio do Carmo, na bacia do Apodi-Mossoró, no município de Upanema, distante 8 km a montante da sede do município.
O acesso ao local da obra, a partir de Natal, poderá ser feito através da BR-304 até a cidade de Açu, RN-405, chegando a cidade de Upanema/RN.
2. OBJETIVOS
A barragem Umari tem por finalidade promover o desenvolvimento da agricultura irrigada em área aproximada de 3.000 ha., dar suporte a atividade agropecuária e desenvolver, de forma racional, a produção de pescado em sua represa, beneficiando cerca de 25.492 habitantes.
3. FICHA TÉCNICA
A Barragem é do tipo Concreto Compactado a Rolo (CCR), com Vertedor central, com as seguintes características:
- Bacia Hidrográfica 1.533 km² - Bacia Hidráulica 2.922,67 ha - Volume de Acumulação 292.813.650,00 m³ - Extensão do Lago 16,00 km - Altura Máxima (inclusive fundação) 42,00 m - Extensão do Maciço (inclusive Vertedor) 2.308,00 m - Extensão do Vertedor 440,00 m - Largura do Coroamento 5,50 m - Cota do Coroamento 75,00 m - Cota do Vertedor (perfil Creager) 72,00 m - Descarga Máxima do Vertedor 5.300,00 m³/s - Volume de Concreto CCR 644.139,48 m³
A Tomada d´Água, do tipo galeria com torre de montante, apresenta as seguintes características:
Cota do Eixo 50,70 m Diâmetro 1000 mm Extensão 47,00 m Válvula Reguladora de Jusante 500 mm Descarga Regularizada com Garantia de 90% 1,37 m3/s
4. SITUAÇÃO FÍSICA 
A obra está concluída e foi inaugurada em 22 de março de 2002.
5. INVESTIMENTO REALIZADO
O custo total do investimento foi de R$ 75.884.227,58 (setenta e cinco milhões, oitocentos e oitenta e quatro mil, duzentos e vinte e sete reais e cinqüenta e oito centavos), com recursos provenientes dos Governos Federal e Estadual.
Federal................................................................... R$ 32.964.682,76 (43,44%)       Estadual................................................................. R$ 42.919.544,82 (56,56%)

Postado por Silva Júnior 
Gilv@n Vi@n@

Em defesa da Lei do Piso

As gritantes desigualdades regionais brasileiras e o injusto sistema arrecadatório vigente no país torna imprescindível uma participação decisiva do Governo Federal no financiamento da educação básica
 O piso salarial dos professores, regulamentado pela Lei 11.738/2008, recebeu importante atenção da opinião pública e da sociedade brasileira nas últimas semanas. Diversas foram as notícias sobre o cumprimento ou descumprimento da lei por estados e municípios, especialmente após o reajuste do valor do piso para 2012, anunciado em 27 de fevereiro pelo Ministério da Educação (MEC). Aplicando a fórmula da Lei, o MEC concluiu – com grave atraso – que o valor do vencimento inicial dos professores é de R$ 1.451,00 (mil quatrocentos e cinquenta e um reais), retroativos a janeiro, para uma jornada de 40 horas. 
A Campanha Nacional pelo Direito à Educação, rede composta por mais de 200 entidades distribuídas em todo o país, considera o cumprimento integral da Lei do Piso um imprescindível primeiro passo para a consagração do direito à educação pública de qualidade para todos os brasileiros e todas as brasileiras. Inclusive, no dia 13 de março, lançou em parceria com a ONG Ação Educativa, a publicação “A lei do piso salarial no STF: debates sobre a valorização do magistério e o direito à educação”, que narra e analisa a bem-sucedida atuação da rede, admitida como Amicus Curiae (Amiga da Corte), na defesa da constitucionalidade integral da Lei do Piso perante o STF (Supremo Tribunal Federal), diante do questionamento empreendido em 2008 pelos então governadores do Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 
Frente aos debates desencadeados após o anúncio do valor do piso para 2012 – reajustado em 22% – e, principalmente, diante da justa pauta de reivindicações que subsidia os três dias de mobilização nacional empreendida pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), nos dias 14, 15 e 16, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação considera indispensável e irrevogável que: 
1.  Os governos dos estados, do Distrito Federal e dos municípios empreendam todo o esforço possível para o cumprimento integral da Lei do Piso, especialmente quanto ao respeito ao disposto no artigo 212 da Constituição Federal de 1988, que determina a vinculação de, no mínimo, 25% (vinte e cinco por cento) da receita resultante de impostos – incluídas aquelas resultantes de transferências – em educação.
2.  A União lidere a constituição da Mesa de Negociação composta por representantes do MEC, CNTE, Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) para viabilizar o cumprimento integral da Lei do Piso em todo o país. Após anunciar sua intenção em estabelecer prontamente esta Mesa de Negociação no encerramento da Conae (Conferência Nacional de Educação), ocorrido em 1º. de abril de 2010, nada mais foi feito pelo Poder Executivo Federal.
3. A União convoque e realize os encontros da Comissão Técnica estabelecida pela Portaria do MEC no. 213 de 2 de março de 2011, formada por representantes do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), CNTE, Undime e Consed. Após ser instituída, por força de resolução da “Comissão Intergovernamental de Financiamento para a Educação Básica de Qualidade” do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação), esse grupo de trabalho nunca se reuniu, vencido o período de um ano. Sem o trabalho efetivo dessa Comissão Técnica nenhum município ou estado pode pleitear os recursos da complementação da União para o cumprimento do valor do piso. Desse modo, portanto, a Portaria tem se configurado como uma mera carta de intenção.
A Campanha Nacional pelo Direito à Educação entende que a valorização docente exige, obrigatoriamente, o comprometimento dos governos estaduais, distrital e municipais. Contudo, verifica que o injusto sistema tributário e fiscal brasileiro, entre outros fenômenos perversos, permite que a União seja o ente federado que arrecada mais e, contraditoriamente, invista menos em políticas sociais. Detentora de 57,1% dos recursos disponíveis arrecadados, no caso das políticas educacionais, segundo dados do Inep (Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, vinculado ao MEC), a cada R$ 1,00 (um real) gasto com educação no Brasil em 2009, o Governo Federal dispendeu apenas R$ 0,20 (vinte centavos), contra R$ 0,41 (quarenta e um centavos) dos estados e Distrito Federal e R$ 0,39 (trinta e nove centavos) dos municípios.
Por ter raízes na escola pública e por reconhecer a centralidade da valorização docente para a qualidade da educação, a rede da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, após participar da aprovação da Lei do Piso no Congresso Nacional e colaborar com a CNTE na defesa de sua constitucionalidade perante o STF (Supremo Tribunal Federal), entende que o desafio agora é a sua implementação.
As gritantes desigualdades regionais brasileiras e o injusto sistema arrecadatório vigente no país torna imprescindível uma participação decisiva do Governo Federal no financiamento da educação básica. Inclusive, isso deve ocorrer em respeito às disposições do artigo 211 da Constituição Federal, que trata do Regime de Colaboração e estabelece que cabe à União assistir técnica e financeiramente estados e municípios.
A Campanha Nacional pelo Direito à Educação não tergiversa quanto à defesa integral da Lei do Piso. Para as mais de 200 entidades que compõe sua rede, o cumprimento desta e de todas as demais peças jurídicas e normas educacionais deve ser tratado como máxima prioridade, mobilizando consequentemente todo o Estado brasileiro, o conjunto de seus poderes, níveis de governo e instituições. Por outro lado, a vigilância em busca da consagração plena do direito constitucional à educação pública de qualidade é uma responsabilidade de toda a sociedade brasileira, de cada cidadã e cidadão. E é, por isso, que participação democrática e o controle social são princípios inalienáveis, fundantes e incondicionais de cada organização e ativista que constrói e compõe cotidianamente a rede Campanha Nacional pelo Direito à Educação.
Comitê Diretivo – Campanha Nacional pelo Direito à Educação:
Ação Educativa
ActionAid Brasil
Cedeca - CE (Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará)
Centro de Cultura Luiz Freire
CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação)
Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente
Mieib (Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil)
MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra)
Uncme (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação)
Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação)
Fonte: brasildefato.com.br
Campanha Nacional pelo Direito à Educação
Gilv@n Vi@n@

Militares comemoram golpe de 1964 apesar de proibição de Dilma

Imagens do Golpe Militar de1964 
Evento será dia 29 e tem entre os painelistas o general Luiz Eduardo Rocha Paiva, que já deu declarações contra a Comissão da Verdade 

Militares anunciam comemoração do golpe civil-militar de 31 de março de 1964. Desde o último ano, a presidenta Dilma Rousseff determinou o fim desta celebração nas Forças Armadas. O evento ocorre um mês após o lançamento de um manifesto interclubes militares, em que cobram da presidenta uma postura contra a Comissão da Verdade e a revogação da Lei da Anistia.
Chamado de “1964 – A Verdade”, o evento do Clube Militar, no Rio de Janeiro, será dia 29 de março e tem entre seus painelistas o general Luiz Eduardo Rocha Paiva. O militar já deu declarações contra a Comissão da Verdade, além de sugerir que Dilma Rousseff seja convocada a depor sobre atos da organização política de esquerda VAR-Palmares, da qual ela fazia parte na época da ditadura.
O manifesto lançado no dia 16 de fevereiro é assinado pelos presidentes dos Clubes Naval, Militar e de Aeronáutica. Nele, há críticas às ministras de Direitos Humanos, Maria do Rosário, e de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, ambas favoráveis à revogação da Lei da Anistia.
Tem previsão de ser reaberta esta semana a discussão sobre o alcance da Lei da Anistia no Supremo Tribunal Federal (STF). A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entrou com recurso contra a decisão da Corte que, em 2010, confirmou a anistia aos que cometeram crimes políticos durante a ditadura.
Fonte: Vivian Fernandes,
De São Paulo, da Radioagência NP
Gilv@n Vi@n@

STF concede habeas corpus a José Rainha

Ele e outros dois dirigentes sem-terra estavam presos há nove meses 

STF decidiu conceder liberdade ao ex-líder do MST José Rainha 
A primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF) acolheu pedido de habeas corpus em favor de José Rainha Jr., líder sem-terra na região do Pontal do Paranapanema, São Paulo. Rainha estava preso junto com outros dois dirigentes há nove meses.
O habeas corpus nº111.836/SP, que teve como relator o ministro Marco Aurélio, foi impetrado contra a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que manteve a prisão de José Rainha, Claudemir Silva Novais e Antônio Carlos dos Santos, decretada pela Justiça Federal de Presidente Prudente/SP, em 16 de junho de 2011.
Em defesa da liberdade de José Rainha e dos outros dois trabalhadorespresos, os advogados Juvelino José Strozake, Aton Fon Filho e Giane Álvares Ambrósio Álvares alegaram perante o STF que o juiz federal Joaquim Eurípedes Alves Pinto, da 5ª Vara Federal de Presidente Prudente, valeu-se de fundamentação jurídica inidônea e descontextualizada de substrato fático e jurídico a respaldar a prisão preventiva decretada para garantia da instrução processual penal e da ordem pública.
Ademais da falta de fundamentação e motivação válidas para a prisão, os advogados alegaram que houve constrangimento ilegal perpetrado contra os trabalhadores rurais.
Com a decisão do STF, os três trabalhadores rurais poderão responder ao restante do processo em liberdade.
Fonte: brasildefato.com.br
Gilv@n Vi@n@

AÇÃO CONJUNTA PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS

SERVIDORES PÚBLICOS DE MUNICÍPIOS DA PARAÍBA E RIO GRANDE DO NORTE VÃO DISCUTIR PROPOSTA UNIFICADA DE PLANO DE CARREIRAS E CONSOLIDAÇÃO DE LEIS PARA O FUNCIONALISMO. 
Os servidores públicos dos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte vão começar a discutir proposta de unificação da legislação do serviço público, em deferência as leis que dizem respeito à carreira do funcionalismo nas administrações municipais.
Os seminários e debates serão organizados por um Ativo Classista Sindical – ACS, que vai realizar e encaminhar estudos em quatro capitais do Nordeste (Natal, João Pessoa, Maceió e Fortaleza) partindo de algumas cidades do RN e Paraíba entre elas: municípios da região do Seridó tendo Caicó como cidade polo, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim e Pau dos Ferros. No estado da Paraíba as cidades de Campina Grande, Souza e Pombal darão início aos debates sobre a temática.
As atividades serão realizadas nos meses de abril e maio. O município de Caicó levará para estes encontros a experiência de metodologias e estratégias adquiridas com a elaboração e aprovação de dois planos de Carreira no município seridoense: um para os Professores e outro de ordem geral para os servidores.
O objetivo central deste Ativo Classista é lançar e divulgar uma campanha regional pela elaboração e aprovação de planos de carreira em todos os municípios onde ainda não existe e atualizar os que já existem, modernizando e adequando a legislação com as novas exigências do serviço público, já que muitos não têm nem mesmo leis que regulamentem a situação salarial dos seus servidores.
Gilv@n Vi@n@

SINDSPUMC convoca Assembléia Extraordinária

EDITAL DE CONVOCAÇÃO




            A Coordenação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caraúbas - SINDSPUMC. Gestão “Avançar para Conquistar”, e a Comissão dos Educadores convoca todos(as) Educadores(as) sócios ou não deste Sindicato para uma Assembléia Extraordinária que realizar-se-à Sexta feira dia 23 de março do corrente ano às 09h na Sede do STRC (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caraúbas-RN), sito a Rua João Pessoa nº. 07, Centro. Com a seguinte pauta:

  • Acolhida;
  • Informes;
  • Apresentação da Proposta de Reajuste do Piso Salarial da Equipe do Governo Municipal.



Saudações Sindicais
“Avançar para Conquistar”






Caraúbas/RN, em 21 de março de 2012
Fonte: Secretaria do SINDSPUMC
Gilv@n Vi@n@

Prefeito quer privatizar saneamento de Pau dos Ferros

O Banco do Nordeste publicou Edital de Tomada de Preços n.o 2012/033 para a execução de serviços de consultoria para estudos de implantação de PPP.

O Prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo, DEM, quer privatizar o sistema de água e esgotos da cidade. Para tanto, o Banco do Nordeste publicou Edital de Tomada de Preços n.o 2012/033 para a execução de serviços de consultoria para estudos de implantação de PPP – Parceria Público Privada e operação do sistema de saneamento e abastecimento de água do Município (veja o Edital no site www.sindaguarn.com.br).
A intenção do Prefeito Leonardo Rêgo de realizar licitação para implantação da PPP vai acarretar em sérias conseqüências para a população carente de todo o estado e, principalmente, para 37 municípios do Oeste Potiguar. Isso porque a Cidade é pólo de regional da CAERN e tem um dos maiores centros arrecadadores desta região do Estado.
Em uma região árida ter os acessos a água e ao saneamento privatizados são, no mínimo, atos de insanidade. A população carente não teria condições de pagar os custos decorrentes da privatização destes serviços que, atualmente, tem preços subsidiados pela tarifa social da CAERN.

O projeto de implantação da PPP é um verdadeiro escândalo. É um projeto feito sob medida para beneficiar os grupos privados com a transferência de recursos públicos para empresas particulares. Este projeto representa também a possibilidade de transferência de renda da população para o grupo privado que ganhar Tomada de Preço da PPP.
A direção do Sindágua/RN tem um dossiê reunindo material que comprova que a PPP representará na prática a privatização dos serviços de tratamento de água e esgotos e o abandono da população.

Os trabalhadores da CAERN estão mobilizados para enfrentar esta tentativa de golpe alertando, através de atos públicos e denúncias, a perversidade da privatização travestida de PPP. Todos unidos contra a privatização!!!!

Direção do Sindágua/RN
Gilv@n Vi@n@