ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

22 novembro, 2013

Prefeitura de Caraúbas convoca os servidores efetivos para regularizar sua situação funcional

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAÚBAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO

Decreto nº 034/2013 - GP

EMENTA: Convoca servidores municipais efetivos a comparecerem a Secretaria Municipal de Administração com vistas para regularizar sua situação funcional e dá outras providências.


          O PREFEITO MUNICIPAL DE CARAUBAS, Estado do Rio Grande do Norte, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 27, Inciso III, da Lei Orgânica do Município - LOM, como confere o art. 64, V, da Constituição Estadual,


                     DECRETA:

                     Art. 1°. Ficam convocados todos os servidores municipais efetivos, que perderam em primeiro prazo, a comparecerem a Secretaria Municipal de Administração com vistas a se recadastrarem.
                     Art. 2°. Os servidores devem comparecer munidos de copias e originais de todos os seus documentos, no periodo de 21 de novembro a 03 de dezembro, (08h00 às 12h00).
                     Parágrafo único. O servidor que não puder comparecer poderá fazê-lo por procuração com firma reconhecida.
                     Art. 5°. O não comparecimento e regularização funcional do servidor implicarão em medidas administrativas.
                     Art. 6°. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrario.

                     Palácio Jonas Gurgel. Caraúbas em 20 de novembro de2013, 145 anos de Emancipação Política.





Ademar Ferreira da Silva
Prefeito Municipal
Gilv@n Vi@n@

Missa de 30° dia de seu Raimundo Felício

Desde já a família agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e solidariedade cristã.
Gilv@n Vi@n@

Ministro do Esporte descarta anistia às dívidas dos clubes

Ministro do Esporte - Aldo Rebelo
Nenhum clube terá direito a anistia ou perdão de suas dívidas junto ao governo federal. Mas quem cumprir exigências de modernização de gestão e aceitar condições severas de pagamentos futuros pode se habilitar à reestruturação dos débitos.
É isso que está proposto no projeto que começa a tramitar na Câmara dos Deputados na semana que vem, com a realização de audiências públicas para debater o assunto com todos os envolvidos.
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, recebeu a visita do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e dos deputados integrantes da comissão criada para buscar uma saída legal para o fortalecimento dos clubes e a melhora das condições para o desenvolvimento do esporte no Brasil.
Gilv@n Vi@n@

João Maia deverá descer do muro HOJE

O deputado federal João Maia (PR) deverá descer do muro nesta sexta-feira (22) quando realiza reunião a partir das 9 horas para o Encontro Estadual do Partido. O evento será no Versailles Recepções do bairro Cidade Jardim, localizado na Rua Coronel Milton Freire, 2919 em Natal. Na oportunidade o Núcleo Estadual de Decisões do PR irá decidir junto aos seus filiados e correligionários as diretrizes para 2014, bem como será feito oficialmente o anúncio de rompimento ou não ao Governo Rosalba.
Gilv@n Vi@n@

Henrique quer aposentar Genuíno por invalidez

O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), determinou nesta quinta-feira, 21, que uma junta médica de servidores da Casa verifique o quadro de saúde do deputado licenciado José Genoino (PT-SP). A medida foi tomada após reunião com integrantes da Mesa Diretora da Casa.
Inicialmente estava previsto que a equipe médica só iria reavaliar o estado do petista no dia 6 de janeiro de 2014. Uma primeira análise foi feita pelos servidores em agosto, quando Genoino pediu aposentadoria por invalidez, após passar por cirurgia cardíaca. Na ocasião, os médicos da Câmara consideraram que um laudo conclusivo só poderia ser emitido no início do ano que vem.
Caso seja emitida uma avaliação conclusiva a favor de Genoino ainda esta semana, ele pode ser aposentado antes mesmo da abertura de um processo de cassação do seu mandato. Isso ocorre porque no encontro desta quinta da Mesa Diretora ficou decidido o adiamento da discussão do processo de perda de mandato para a próxima semana.
Gilv@n Vi@n@

MEC lança programa de intercâmbio para estudantes negros e indígenas

O Ministério da Educação (MEC) lançou o Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento. A medida foi publicada na edição desta quinta-feira (21/11) do Diário Oficial da União.O programa de intercâmbio é voltado para estudantes negros, indígenas e com deficiência do ensino superior e já está em vigor.
De acordo com a publicação o objetivo do programa é proporcionar a formação e a capacitação de estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou que portadores de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, com elevada qualificação em universidades instituições de educação profissional e tecnológica e centros de pesquisa no Brasil e no exterior. Para o MEC, o programa vai dar oportunidades de novas experiências educacionais e profissionais a esses estudantes. O programa também ampliará a participação de estudantes negros, indígenas e com deficiência, em cursos técnicos de graduação e pós-graduação e no desenvolvimento de projetos de pesquisa.
GILV@N VI@N@

Em Brasília, Agripino grava programa partidário do Democratas

O senador José Agripino reservou parte da manhã desta quinta-feira (21) para uma missão especial. Durante quase uma hora, o parlamentar gravou o programa partidário do Democratas, que será transmitido em rede nacional de rádio e TV no dia 12 de dezembro às 20h e 20h30, respectivamente. A gravação ocorreu no estúdio Movie Center, em Brasília, sob os cuidados do marqueteiro baiano José Fernandes, que atuou na reeleição do senador em 2010.
O programa abordará temas como agronegócio, economia e geração de emprego. Além disso, um dos destaques do programa é a luta do partido pela juventude do Brasil. Nas gravações, Agripino conversa diretamente com os jovens e ouve suas principais angústias, especialmente sobre o futuro profissional. O senador ressalta a importância de se gerar empregos, pensando na juventude.
GILV@N VI@N@

Os Municípios de Campo Redondo e Parelhas são os maiores infestados de dengue do RN

Novo mapa da dengue revela que 157 municípios brasileiros estão em situação de risco para a doença, outros 525 em alerta e 633 cidades com índice satisfatório. Os dados são do Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa), apresentado nesta terça-feira (19) pelo ministro da Saúde Alexandre Padilha e pelo secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.
O levantamento, elaborado pelo Ministério da Saúde em conjunto com estados e municípios, foi realizado entre 1º outubro e 08 de novembro deste ano em 1.315 cidades e tem como objetivo identificar onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor da doença. No Rio Grande do Norte o município com maior infestação de dengue é Campo Redondo, que chega a 11,3. A cidade do Trairi é seguida por Parelhas (7,5), Santa Cruz (7,3), Jaçana (6,1), Jardim do Seridó (5,8), Carnaúba dos Dantas (5,8), dentre outras.
11380
Gilv@n Vi@n@

Fábio Faria defende instalação de campus do IFRN em Umarizal

Em discurso no Plenário da Câmara, o deputado federal Fábio Faria (PSD/RN) defendeu a instalação de um campus do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFRN) na cidade de Umarizal, distante 345 km de Natal. A cidade, segundo o parlamentar, reúne todas as qualificações para receber uma escola de ensino técnico.
“A cidade de Umarizal é uma cidade importante do Médio Oeste, que recebe alunos de vários municípios próximos que querem ampliar as chances de entrar no mercado de trabalho e sabem que os cursos técnicos são uma ponte importante por qualificá-los. Apesar de ser uma referência para mais de 85 mil pessoas, só tem dois cursos de nível superior e nenhum curso técnico. Por saber do compromisso do governo federal em ampliar as oportunidades educacionais com o objetivo de melhorar a distribuição de renda, estamos solicitando ao ministro da Educação, Aloízio Mercadante, que inclua Umarizal na próxima expansão do IF no Rio Grande do Norte”, afirmou o deputado durante o discurso.
Gilv@n Vi@n@

Educação do Estado registra 22 mil solicitações de matrículas em três dias

Mais de 22 mil estudantes solicitaram matrículas para a rede estadual de ensino nos três primeiros dias de abertura das solicitações para 2014. Desde segunda-feira (18), foram cinco mil inscrições de alunos que buscam ingressar na rede e 17 mil pedidos de renovação. Pela primeira vez em todo o Estado a solicitação de matrícula acontece pela internet, através do Sistema Integrado de Gestão da Educação - SIGEduc. O endereço para acesso é o www.sigeduc.rn.gov.br.
Até o dia 22 de dezembro o interessado pode acessar o sistema e fazer duas opções de escolas. Já o resultado será divulgado no dia 30 de dezembro. A Secretaria de Estado da Educação informa ainda que as equipes de todas as escolas foram treinadas para prestar informações aos pais e alunos, e as unidades estão abertas com os seus computadores disponíveis para aqueles que não tem acesso à internet em casa.
Gilv@n Vi@n@

STF arquiva ação: Tiririca não é analfabeto

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (21), por maioria (10 votos a 1), arquivar a ação penal na qual o deputado Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca(PR-SP), foi acusado de fraudar o documento de registro de candidatura ao declarar que sabia ler e escrever.
Para o MP, Tiririca era analfabeto e não preenchia os requisitos previstos em lei para ser candidato. A defesa do deputado argumentou que o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o de autorizar o registro de candidatos mesmo que tenham “rudimentares conhecimentos de escrita e leitura”.
O tribunal rejeitou recurso do MP para que a ação penal continuasse e afirmou que cassar o registro de candidatura seria “discriminatório”.
No fim de 2010, Tiririca foi absolvido pela Justiça Eleitoral de São Paulo. O juiz que analisou o caso entendeu que basta pequeno conhecimento da leitura e da escrita para se afastar a condição de analfabeto. Conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tiririca provou que sabia ler e escrever.
Gilv@n Vi@n@

Ministro Joaquim Barbosa concede prisão domiciliar provisória a Genoino

11382Senadores do PT chegando na Papuda para visitarem colegas
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, concedeu ontem (21) prisão domiciliar provisória para que ex-presidente do PT e deputado federal José Genoino (SP) possa fazer tratamento médico. Genoino passou mal hoje na Penitenciária da Papuda, em Brasília, e foi transferido para o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (IC-DF), no Hospital das Forças Armadas (HFA). De acordo com a decisão, Genoino poderá cumprir a pena em regime domiciliar ou hospitalar até que ele seja submetido a uma perícia médica. 
No início da tarde, Barbosa determinou que uma junta médica formada por, no mínimo, três médicos, produza um laudo oficial sobre o estado de saúde de Genoino. Os médicos serão indicados pelos diretores do Hospital Universitário de Brasília (HUB). No despacho, Barbosa afirma que concedeu a prisão domiciliar ou hospitalar provisória a Genoino após ser informado pelo juiz Ademar de Vasconcelos, da Vara Execuções Penais do Distrito Federal (VEP), por telefone, sobre a internação de Genoino nesta tarde. Segundo Barbosa, a informação repassada hoje contradiz documento da VEP enviado ao STF ontem (20) sobre o estado de saúde do parlamentar.
Gilv@n Vi@n@

Acreditem: Rosalba é candidata à reeleição. Saiba o motivo

Quem duvida que a governadora do Rio Grande do Norte Rosalba Ciarlini não é candidata a reeleição em 2014 pode estar cometendo um erro de cálculo dos mais feios. O marido e chefe da Casa Civil Carlos Augusto Rosado diz que Ciarlini trabalha com unhas e dentes para ser candidata.
- Ela é candidata natural a reeleição. Somente deixará se candidatar-se por uma razão muito forte. Não creio em resultado de pesquisas. Viajo pelo Oeste e vejo como Rosalba é querida. Gostaria muito que um instituto entrevistasse exclusivamente os prefeitos e perguntassem: em que você votaria para o governo do Estado se as eleições fossem hoje? Aposto como o nome de Rosalba apareceria em 1º lugar. Não tendo dúvida.
Foi o que disse um ex-prefeito muito ligado ao casal Rosado. Afirmou  o marido e chefe da Casa Civil Carlos Augusto Rosado.
Gilv@n Vi@n@

Trinta e duas seleções da Copa do Mundo de 2014 já estão definidas

11383
O Uruguai foi a última seleção a garantir sua classificação para a Copa do Mundo de 2014, que ocorre no Brasil. Os uruguaios empataram em 0 a 0 com a Jordânia em jogo na noite de quarta-feira (20) em Montevidéu, mas ficaram com a vaga porque golearam os jordanianos em 5 a 0 na semana passada, em Amã.
Com a classificação do Uruguai, a Copa terá a participação dos oito campeões mundiais. Além dos uruguaios (bicampeões, em 1930 e 1950) e dos anfitriões pentacampeões brasileiros (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002), estarão presentes no torneio a Itália (tetracampeã: em 1934, 1938, 1982 e 2006), Alemanha (tricampeã: em 1954, 1974 e 1990), Argentina (bicampeã: em 1978 e 1986), França (campeã em 1998), Espanha (atual campeã mundial) e Inglaterra (1966).
Gilv@n Vi@n@

BRASIL: Prisão (…?) dos mensaleiros reforça o discurso de que cadeia foi feita pra pobre

Neste momento, por causa da prisão de mensaleiros, cresce o debate sobre nosso sistema penitenciário.
Pesquisa realizada no Rio de Janeiro, mostra que, no ano passado, 42% dos acusados de crimes ficaram mofando nas cadeias por semanas ou meses para, no final, serem absolvidos ou condenados a penas que não os levariam à prisão.
“Ficaram presos ilegalmente porque, em sua maioria, são pobres e não têm como pagar advogados”, revelou a pesquisa.
GILV@N VI@N@

Congresso do PPS irá defender criação de “frente de partidos” para o RN

Evento, que também vai eleger a nova diretoria do partido no estado, será realizado sábado na Assembléia Legislativa, com a presença do ex-ministro Raul Jungmann. Tendência do PPS é formalizar uma aliança com o PSB do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, provável candidato a presidente da República. Com a presença do ex-ministro e atual vereador pelo PPS de Recife, Raul Jungmann, o PPS do Rio Grande do Norte realizará no próximo sábado, 23, o seu Congresso estadual, a partir das 9 horas na Assembleia Legislativa. Segundo o presidente do PPS no RN, ex-deputado wober junior, a legenda irá propor a criação de uma frente de partidos com o objetivo de promover o resgate do estado que, segundo Wober,  “se encontra na penúria administrativa e social pela incapacidade do governo atual".
A nível nacional, o PPS do RN tende a apontar uma aliança com o PSB do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, provável candidato a presidente da República. O seu partido no RN é liderado pela ex-governadora Wilma de Faria, tradicional aliada do PPS no RN. O Congresso vai eleger a nova diretoria do partido no estado e indicará os delegados para o Congresso Nacional que ocorrerá nos dias 6,7 e 8 de dezembro na cidade de São Paulo.
Gilv@n Vi@n@

Temer diz que mensalão terá ‘impacto zero’ em 2014

vice-presidente Michel Temer (PMDB) acredita que o julgamento do mensalão e a condenação dos envolvidos será tema da campanha de 2014 sem, no entanto, interferir nos resultados eleitorais. “É claro que isso vai ser explorado, é natural que seja, mas impacto não terá”, afirmou ao Estadão.
“Não acredito que uma sentença judicial que condenou alguns membros de um partido vai levar a mudanças no quadro eleitoral”, reiterou.Para Temer, o governo federal “seguramente” tem capital político para enfrentar os argumentos que a oposição pode preparar, sustentado tanto em suas ações e resultados quanto na postura da chefe do Executivo. “Quem não conhece a lisura da presidente Dilma (Rousseff)?”, questionou.
Gilv@n Vi@n@

Boletim médico de Genoino só informa que o deputado passou por exames

O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (IC-DF) informou ontem (21) que o ex-presidente do PT e deputado federal José Genoino (PT-SP) continuará no hospital, onde está internado desde o início da tarde. Segundo a assessoria do IC-DF, ele passará por uma nova avaliação médica hoje (22) e permaneceu em observação durante a noite.
O boletim descreve que o deputado “passou por uma bateria de exames laboratoriais e de imagenologia [ecocardiograma e tomografia] com histórico de cirurgia para correção de dissecção da aorta e acidente vascular cerebral”. A nota divulgada pelo hospital informa que Genoino deverá “permanecer em observação por mais algumas horas”.
Gilv@n Vi@n@

PREFEITURA ASSEGURA TODA ESTRUTURA E ORNAMENTAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO 2014

Na manhã desta ultima quarta-feira, 20 de novembro, na sede do poder executivo, Palácio Jonas Gurgel, estiveram reunidos Prefeito Ademar Ferreira, secretário de finanças, Patrício Rogério de Brito, secretário de governo, Gilvandro Fernandes, Secretário de Obras, João Marcolino, secretário de cultura, Vivênio Jácome, Pe. Fred Gurgel e a comissão da festa representada pelo Professor Wellinton, Nadir e Professor Jovanildo, para definições quanto a realização da festa de São Sebastião 2014.

A Prefeitura não medirá esforços para realizar a festa, assegurando toda estrutura e ornamentação aos que participam ativamente todos os anos e que acreditam no sucesso dela, mesmo sem atrações  de grande peso, eis que as circunstancias não permitem.

O Padre Fred Gurgel enalteceu e reconheceu o esforço da prefeitura que está dando total apoio e juntamente com a comissão, elogiou o esforço e interesse da administração em realizar uma grande festa.

O prefeito Ademar Ferreira, juntamente com a equipe administrativa, voltou a afirmar que o governo municipal está pronto para colaborar com a festa, postura essa que foi confirmada quando, das solicitações da comissão, foram todas atendidas pelo gestor que não mede  esforços na colaboração da cultura caraubense.

Fonte: Assessoria de Comunicação da PMC
Gilv@n Vi@n@

TARIFA DE ÁGUA NO RN TERÁ REAJUSTE DE 11,22%, DIZ CAERN

A tarifa dos serviços de abastecimento de água no Rio Grande do Norte terá reajuste de 11,22% em dezembro. O realinhamento da tarifa foi autorizado pela Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento Básico de Natal (Arsban) e a resolução foi publicada no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (21).
De acordo com a publicação, o reajuste deve ser aplicado sobre os consumos realizados a partir de 30 dias após a publicação da resolução, ou seja, a partir de 21 de dezembro. Com isso, os consumidores devem receber as contas com a nova tarifa somente em fevereiro de 2014.
Ainda segundo a publicação, qualquer proposição de nova alteração tarifária só poderá ser efetivada um ano após a aplicação do realinhamento ora autorizado.
Gilv@n Vi@n@

POLÍCIA FEDERAL ABRE CONCURSO COM 566 PARA OS NÍVEIS MÉDIO E SUPERIOR EM TODO BRASIL

Foi publicado nesta quinta, dia 21, o tão aguardado edital do concurso público da área administrativa da Polícia Federal. São 566 vagas de nível médio e superior em oferta.

Do total de vagas, a maioria, 534, é destinado ao cargo de Agente Administrativo, que exige nível médio. A lotação será em todos os estados brasileiros com salário inicial de R$ 3.316,77. 

Já as 32 vagas restantes são de nível superior, com lotação apenas no Distrito Federal. As ofertas foram divididas entre as áreas de Administração, Assistência Social, Contabilidade, Engenharia (Civil, Elétrica, Mecânica) e Psicologia. O salário para todos os cargos será de R$ 4.039,32, com exceção de Engenharia, que receberá R$ 5.081,18. 

Para concorrer aos cargos de nível superior, o interessado precisa ter graduação na área e inscrição no conselho regional da classe.

Acesse o edital no site do Diário Oficial da União.

Todos os novos servidores terão direito ainda ao auxílio-alimentação no valor de R$ 373. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais no regime estatutário, que garante estabilidade.

Como participar
De acordo com o edital, as inscrições poderão ser realizadas entre 10 horas do dia 1º de dezembro e às 23h59 do dia 23 de dezembro, pelo site do Cespe. 

O valor da taxa é de R$ 60 para nível médio e R$ 70 para os cargos de nível superior, com pagamento até o dia 15 de janeiro de 2014.
Gilv@n Vi@n@

21 novembro, 2013

Dilma diz que igualdade racial será conquistada com políticas afirmativas

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira (20), por meio de sua conta no microblog Twitter, que a igualdade racial no Brasil só será "conquistada" por meio de políticas afirmativas. Comemora-se no dia 20 de novembro o Dia da Consciência Negra em referência à morte de Zumbi dos Palmares, considerado líder da luta pela igualdade racial no país. "A efetiva igualdade racial apenas será conquistada com políticas afirmativas de promoção de oportunidades para negros e negras. Por isso, promulguei a Lei de Cotas nas universidades. Por isso assinei mensagem ao Congresso encaminhando projeto de lei q reserva 20% das vagas do serviço público federal p/ negros", postou a presidente na rede social.
No último dia 6, o governo enviou ao Congresso Nacional projeto de lei que cria cotas raciais no funcionalismo público. O texto define reserva de 20% das vagas em concursos para a administração pública federal, autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista controladas pela União. Em agosto do ano passado, a presidente sancionou a lei que destina 50% das vagas em universidades federais para estudantes oriundos de escolas públicas. De acordo com a lei, metade das vagas oferecidas serão de ampla concorrência, já a outra metade será reservada por critério de cor, rede de ensino e renda familiar. As universidades terão quatro anos para se adaptarem à lei.
GILV@N VI@N@

Correição no Ministério Público Federal terá horários de atendimento ao público

Os cidadãos que quiserem apresentar denúncias, críticas, representações, sugestões ou elogios à atuação dos membros e do próprio Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte serão recebidos pelos corregedores que virão à PR/RN, em Natal, e às procuradorias da República nos Municípios de Assu, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros, na próxima semana. O calendário da Correição Ordinária prevê horários de atendimento ao público na sede de todas unidades do MPF/RN:
 
Procuradoria da República em Pau dos Ferros (PRM Pau dos Ferros)
Av. Getúlio Vargas, 1911, Centro, Pau dos Ferros
Dia 25 de novembro (segunda-feira) – 17h às 19h
 
Procuradoria da República no Rio Grande do Norte (PR/RN)
Av. Deodoro da Fonseca, 743, Tirol, Natal
Dia 26 de novembro (terça-feira) – 17h às 19h
 
Procuradoria da República em Mossoró (PRM Mossoró e PRM Assu)
Rua Filgueira Filho, 9, Costa e Silva, Mossoró
Dia 26 de novembro (terça-feira) – 17h às 19h
 
Procuradoria da República em Caicó (PRM Caicó)
Rua Zeco Diniz, S/N, Penedo, Caicó
Dia 28 de novembro (quinta-feira) – 17h às 19h
Gilv@n Vi@n@

Na Assembleia, Mineiro dispara: “É preciso dar visibilidade às comunidades quilombolas do Estado"

11360
O deputado Fernando Mineiro (PT) comandou na Assembleia Legislativa, audiência pública, na data em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra. Mineiro reiterou o compromisso do seu mandato com a luta pela igualdade racial. “É preciso dar visibilidade às comunidades quilombolas do Rio Grande do Norte, oferecendo Educação, Saúde e Lazer”, afirmou.
Participaram da Mesa dos trabalhos os representantes da Comunidade Capoeiras, de Macaíba, Manoel dos Santos; da Acauã, de Poço Branco, Mariz Nazaré; de comunidades quilombolas, Elizabete Lima e Henrique Fernandes; do Colegiado da Rede de Jovens de Religião de Matriz Africana, Leandro da Paz; da Rede Mandacaru, José Fernandes e do Conselho Municipal de Saúde de Natal, Áurea Emília.
Gilv@n Vi@n@

Em Natal, vereadores aprovam projeto de inclusão para pessoas especiais

11361
Os vereadores da Câmara Municipal de Natal aprovaram nesta quarta-feira (20) o projeto de lei Nº. 0142/2013 do vereador Jacó Jacome (PMN) que dispõe sobre a obrigatoriedade do fornecimento de extratos de contas e de correspondências em braile aos usuários portadores de deficiência visual, pelas concessionárias e permissionárias de serviços públicos, instituições financeiras e administradoras de cartões de créditos. 
 
E os parlamentares votaram também pela aprovação do projeto de resolução do vereador Rafael Motta (PROS) que altera a redação do artigo 169 da Resolução nº 337, de 24 de outubro de 2005 do Regimento Interno da Câmara Municipal do Natal. Segundo esta matéria, o autor propositor dos projetos de Leia na Câmara será prioritariamente o primeiro a discutir, dispensando sua prévia inscrição.
Gilv@n Vi@n@

Vencedores de prêmio nacional, reitor e professor da UERN são recebidos por Rosalba

11362
A governadora Rosalba Ciarlini recebeu nesta quarta-feira (20) o reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pedro Fernandes, e o professor Vinícius Claudino, vencedores nacionais do prêmio Universidade Solidária, promovido pelo Banco Santander.
 
O prêmio conquistado em São Paulo na terça-feira (19) foi decorrente de uma pesquisa realizada na comunidade Córrego, no município de Apodi, com o apoio da Associação dos Micro e Pequenos Produtores do município.
Gilv@n Vi@n@