ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

26 abril, 2013

SINDSPUMC Participa de Seminário em Janduís.

Na tarde de quinta-feira o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caraúbas-SINDSPUMC representado  por Herculana e Bernadete, esteve no Município de Janduís para debater sobre os eixos da Parada Nacional, como também conversar com os Servidores sobre as questões locais.A Professora Herculana fez uma explanação sobre a importância da Carreira e Valorização,do investimento dos 10% do PIB para Educação e a discussão do Conae, colocando a importância dos debates nas Conferências Municipais.Nas questões locais expressou o sentimento que cada Profissional deve ter em relação as reivindicações dos seus Direitos e que o Sindicato não e só a direção ou o Presidente.Colocou também que a força está em cada um e precisa-se ter consciência desse fato.Após debates foram encaminhadas propostas para a resolução dos problemas prioritários que os Servidores anseiam que sejam resolvidos.Luciene a Presidente do SINDSERJ agradeceu a participação de todos no 3º dia de Parada no Município de Janduís.






                                                                                                               Por Herculana da Costa

REUNIÃO DO CONSELHO DO FUNDEB

Hoje pela manhã aconteceu na Sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caraúbas- SINDSPUMC reunião do FUNDEB. Na oportunidade a Presidente do Conselho a Servidora Wésia Nogueira de Sena, fez explicações e esclarecimentos em relação a alguns pontos que os Conselheiros detectaram nas Prestações de Contas. A Presidente ressaltou que procurou o Setor Contábil e os esclarecimentos foram concretizados e repassados para os Conselheiros presentes na reunião.Após indagações e analises, as Prestações do PNATE foram aprovadas por unanimidade.  Ficou marcada para o dia 13 de maio de 2013 Reunião Ordinária do Conselho para o prosseguimento de Análise das Contas do FUNDEB.





                                                                                                   Por Herculana Costa

25 abril, 2013

“Ser Tão Palhaças” faz turnê pelo Nordeste e está em Caraúbas RN


Projeto contemplado com o Prêmio ProCultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro encena dois espetáculos e realiza oficina em sete cidades nordestinas.
Com apresentações gratuitas dos espetáculos A Mulher Ambulante e Circuluz Brincante, o projeto “Ser Tão Palhaças” – contemplado com o Prêmio ProCultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro –, leva a arte circense ao sertão nordestino, entre os dias 22 de março e 5 de maio. No roteiro estão três municípios do Maranhão, um do Piauí, um do Rio Grande do Norte, um da Paraíba e um de Pernambuco.
Os espetáculos solo são protagonizados por palhaças: A Mulher Ambulante é encenado pela atriz Sandra Cordeiro, a palhaça Fulustreca; e Circuluz Brincante, pela atriz Raquel Franco, palhaça Keke Kerubina. Os dois trabalhos trazem para a cena uma diversidade de abordagens no âmbito do universo da mulher, do corpo brincante feminino e do meio ambiente. E criam vida através de atrizes palhaças, mudança recente no cenário brasileiro, onde a arte circense de rua ainda é um território marcadamente masculino.
Além dos espetáculos, durante a passagem da trupe por cada uma das cidades, será realizada uma vivência artística, que terá como público-alvo mulheres trabalhadoras rurais. Através de jogos, brincadeiras populares, danças e cantigas, serão criados espaços de intercâmbio tanto de nossas práticas culturais quanto dos saberes das mulheres dessas regiões. O projeto Ser Tão Palhaças é uma iniciativa das companhias teatrais maranhenses Pés de Fulô e Trupe Circuluz.
Ser Tão Palhaças
Contemplado com o Prêmio ProCultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro
De 22 de março a 5 de maio de 2013

Caraúbas (RN) 
27  e 28 04 ESPETÁCULOS NA PRAÇA ELIZABETH ELITA DE LIMA às 17 horas,  Sábado e domingo

OFICINAS 
25 E 26 às 13 horas na Escola Estadual no Distrito de São Geraldo

APOIO:
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL;
SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE CARAUBAS;
NEOMETA PRODUÇÕES;
SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA;
CASA DE CULTURA POPULAR “MANOEL DO VIOLÃO" e FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO;
PRÊMIO PROCULTURA DE ESTIMULO AO CIRCO TEATRO E DANÇA
  
LOGO APOS :
Caraúbas (RN) – 26 a 28/04   e Triunfo (PE) – 3 a 5/05

FICHA TÉCNICA
Sandra Cordeiro – palhaça Fulustreca – solo A Mulher Ambulante
Raquel Franco – palhaça Keke Kerubina – solo Circuluz Brincante
Sonoplastia: Iure Lira e João Sousa
Produção geral: Sandra Cordeiro e Raquel Franco
Realização : Pés de Fulô- Núcleo de Teatro e Bonecos
Correalização: Trupe Circuluz Cia de Artes
Gilv@n Vi@n@

Afinal, quem está com a verdade?

Sindiserpum

Colegiado diz que sindicato mente sobre merenda escolar

Na última sexta-feira (19), às 10h45, o Blog publicou postagem sob o título “Sindicato denuncia falta de merenda escolar“, em que a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM), Marilda Sousa, apontava situações delicadas envolvendo prefeitura e alunado de escolas municipais.
A prefeitura pronunciou-se, no mesmo dia, com nota de esclarecimento assinada pelo jornalista Julierme Torres, secretário da Comunicação do município, que contestou veeementemente a notícia que o título da postagem resumia. O Sindiserpum preferiu o silêncio,  sem sustentar o que informara ou fazer tréplica ao secretário.
Marilda não usou de rodeios para fazer a denúncia:
“Sem merenda, as escolas e Unidades de Educação Infantil (UEI) têm enfrentado dificuldades para alimentar os alunos. “É uma crime o que a prefeitura está fazendo porque muitas dessas crianças e jovens têm a merenda como única fonte de alimentação”, destaca a presidenta do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM), Marilda Sousa. “Um dia desses uma criança passou mal, e ao chegar ao médico foi constatado que era fome”, acrescenta.
“Questionamos a denúncia, apontando que a mesma era inverídica. Ontem (quarta-feira, 24), recebi ofício do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) que só confirma a falta de sustentação na denúncia. Repasso para você o ofício do CAE e, assim, espero colocar um ponto final nessa polêmica desnecessária e frágil”, afirma novamente Julierme Torres.
Marilda chegou a ponto de declarar que tinha feito contato com o CAE, o que é desmentido por esse colegiado fiscalizador. O mesmo colegiado enviou ofício à Marilda, com cópia para Julierme, em que cobra retratação da denúncia nos órgãos de imprensa em que fora publicada a notícia.
Além disso, assinala que tem feito inspeções regulares, sem identificar irregularidades na merenda escolar, como atestara a sindicalista.
O ofício desse órgão de caráter fiscalizador é assinado por sua presidente, Antônio Gerlúcia Aires.
Nota do Blog - O Sindiserpum, através de sua presidente, envolve-se numa situação embaraçosa e comprometedora. Representante do funcionalismo municipal e com autoridade institucional para formular denúncias, criticar e defender interesses de quem representa, poderia ter sido menos inconsequente.
A menos que tenha provas de que sua denúncia é, sim, verídica, contrariando o próprio CAE, poderá restituir parte de sua imagem arranhada neste episódio.
Até esse “capítulo”, o caso ganha status de pura leviandade.
Fonte:  http://blogcarlossantos.com.br
Gilv@n Vi@n@

 

Pobre Mossoró!


Rosalba passa a Carlos Augusto futuro do Nogueirão

Promessa
O vereador Genivan Vale (PR), uma das poucas vozes sensatas nessa questão do Nogueirão, perguntou à governadora quando seria feita a reforma. Ela disse que falasse com Carlos Augusto Rosado (DEM). Genivan defende a permuta.
Nota do Blog – Na campanha eleitoral do ano passado, o Nogueirão foi novamente utilizado como peça de propaganda. Outra vez, o torcedor apaixonado – portanto, míope – não percebeu que era vítima de mais um estelionato eleitoral.
Faz dois anos que o Governo Rosalba promete coisas mirabolantes para o estádio. Começou em 2011, quando costurava postulação da vice-prefeita à época, Ruth Ciarlini (DEM), à prefeitura. Garantiu que antes de começar o Campeonato Estadual de 2012, já teria ação concreta para o estádio. Não botou uma pá de cal.
Ano passado, novamente produziu um faz-de-conta. Até maquete de um mega-estádio reformado foi divulgada em paineis, mídia e outras formas de propaganda.
Havia avançado estágio de negociação para que houvesse permuta e nascesse um novo e impecável estádio na cidade, em outro endereço, nos moldes que o ABC fez com a construtora Ecocil, de onde nasceu o seu “Frasqueirão”. O próprio Ministério Público acompanhava e participava dessa costura.
Entretanto, mais uma vez, a politicalha e o aparelhamento de parte considerável da imprensa produziram prejuízo à cidade.
Lamentável.
 Por Bruno Barreto (O Mossoroense)
Gilv@n Vi@n@

BRASIL


Desemprego cresce em sete regiões do País, diz Seade/Dieese

Taxa de desemprego aumentou de 10,4% em fevereiro, para 11,0% em março. Total de desempregados chegou a 2,439 milhões de pessoas

A taxa de desemprego no conjunto das sete regiões metropolitanas onde a Fundação Seade e o Dieese realizam a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) cresceu em março em relação a fevereiro, variando de 10,4% para 11,0%.
A PED é realizada nas regiões metropolitanas do Distrito Federal, de Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, do Recife, de Salvador e São Paulo. De acordo com a Seade e o Dieese, o nível de ocupação diminuiu em todas as regiões: Recife (-1,9%), Fortaleza (-1,7%), Belo Horizonte (-1,3%), Distrito Federal (-1,2%), Salvador (-0,9%), São Paulo (-0,9%) e Porto Alegre (-0,5%).
O rendimento médio real dos ocupados nas sete regiões caiu 0,3% em fevereiro ante janeiro, para R$ 1,578 mil. Já a renda média real dos assalariados subiu 0,3%, para R$ 1,617 mil, no mesmo período.
O total de desempregados nas sete regiões analisadas chegou a 2,439 milhões em março, o que representa uma elevação em 128 mil pessoas em relação a fevereiro. Em fevereiro, o contingente de desempregados também havia crescido na comparação com janeiro, com 82 mil pessoas nessa situação a mais do que no primeiro mês do ano. Na comparação com março de 2012, o número de desempregados subiu 2,8%.
Em março, o nível de ocupação no conjunto das regiões analisadas diminuiu na Indústria de Transformação (-3,5% ou 103 mil postos de trabalho a menos), na Construção (-2,8% ou 44 mil postos a menos) e no Comércio e Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas (-1,9% ou 75 mil postos de trabalho a menos). Apenas em Serviços o nível de ocupação ficou estável, com contingente de 1 mil pessoas em março a mais do que em fevereiro.
Gilv@n Vi@n@

IMPOSTO DE RENDA 2013


Imposto de Renda: Receita recebe mais de 15 milhões de declarações

Até a tarde desta quarta-feira, o Fisco havia recebido 15.323.923 milhões de documentos, de um total de 26 milhões previstos para este ano.

A Receita Federal recebeu até às 16h desta quarta-feira (24) 15.323.923 milhões de declarações de Imposto de Renda Pessoa Física 2013 (ano-base 2012), de um total de 26 milhões de documentos que o Fisco espera receber este ano, número recorde.
Em 2012, a Receita recebeu cerca de 25,24 milhões de declarações, e 24,30 milhões em 2011. Está obrigado a declarar o IR quem teve rendimento tributável superior a R$ 24.556,65 durante o ano calendário.
Quem perder o prazo estará sujeito à multa mínima de R$ 165,74, limitada a 20% do imposto devido. A declaração pode ser entregue através da internet, por meio de um programa da Receita Federal, ou em disquete, nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica.
A Receita alerta para o risco de o contribuinte enviar a declaração nos últimos dias, pois pode haver dificuldades devido ao acúmulo de acessos ao endereço da Receita. O prazo de entrega termina em 30 de abril.
GILV@N VI@N@

FUNDEB

Aconteceu na sexta-feira (19/04) reunião do Conselho Municipal de FUNDEB de Caraúbas /RN, para discutir prestações de contas e amanhã haverá continuidade na Sede do SINDSPUMC. O referido conselho tem como presidente a Servidora Wésia Sena.


Por Herculana Neta
Gilv@n Vi@n@

JOSELICE GANHA MAIS UM MANDATO A FRENTE DO SINDSEP

Joselice eleita para mais um mandato

A eleição do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Rafael aconteceu nesta segunda (22), aonde os funcionários municipais tiveram a oportunidade de escolher a nova diretoria para o próximo triênio. A chapa 02, tendo a frente Joselice Soares foi a vencedora obtendo 123 votos válidos dos 209 votantes. A chapa 01, da candidata Odete Rodrigues levou 86 votos. A presidente reeleita disse, "que este novo mandato requer dela ainda mais empenho e que os servidores municipais podem continuar contando com seu compromisso e trabalho a frente dessa entidade sindical", afirmou Joselice.
Em sua palavras ela ainda disse estar muito feliz e grata àqueles que acreditaram e confiaram mais um mandato.
Gilv@n Vi@n@

24 abril, 2013

Zerado o FPM de 29 municípios do RN


Na segunda parcela do Fundo de Participação dos Municípios do mês de abril, pelo menos 29 prefeituras ficaram com a conta zerado. Isso já havia acontecido também no dia 10 de abril na primeira parcela.
Os municípios que zerarem o FPM na primeira e segunda parcela deste mês foram:
Apodi, Areia Branca, Arez, Assu, Baraúna, Caicó, Carnaubais, Currais novos, Goianinha, Governador Dix-Sept Rosado, Guamaré, Ielmo Marinho, João Câmara, Luís Gomes, Monte Alegre, Nísia Floresta, Nova Cruz, Parelhas, Parnamirim, Pedro Avelino, Pedro Velho, Pendências, São José de Mipibu, São Miguel do Gostoso, Serra Caiada, Serra do Mel, Tibau do Sul e Upanema.
Gilv@n Vi@n@

Rosalba recebe carteira de escoteira


A governadora Rosalba Ciarlini participou da solenidade alusiva ao Dia Internacional do Escoteiro, realizada na tarde desta terça-feira, no auditório da Escola de Governo Cardel Dom Eugênio de Araújo Sales. A solenidade também comemorou os cinco anos do Projeto Escotismo nas Escolas Estaduais, oficializado pela Lei nº 9.453, sancionada pela atual gestão. A lei garantiu a continuidade e expansão do referido projeto, que hoje atende cerca de 10 mil alunos da rede estadual de ensino.
Na ocasião, a governadora Rosalba Ciarlini foi homenageada com a carteirinha de presidente de honra da União dos Escoteiros do Rio Grande do Norte e a secretária de Estado da Educação, com a de vice-presidente de honra. A coordenadora do Programa RN Vida, Sonali Rosado, também foi homenageada com a medalha de gratidão-bronze. Durante a solenidade, aconteceu o lançamento da revista sobre as atividades pedagógicas desenvolvidas pelo projeto e, ainda, o descerramento da placa comemorativa ofertada pelo Governo do Estado aos Escoteiros do RN.
Gilv@n Vi@n@

Após rejeição de 95%, Micarla deixa a política


“A partir de hoje minha trajetória política está definitivamente encerrada”. A declaração é da ex-prefeita de Natal Micarla de Sousa, que entregou pedido de desfiliação ao Partido Verde (PV) nesta quarta-feira (24). Em entrevista ao G1, Micarla, que é jornalista e empresária, afirmou que irá se dedicar aos filhos e à própria saúde.
A desaprovação da gestão de Micarla de Sousa em Natal chegou a 95%, de acordo com pesquisa do Ibope em outubro do ano passado. No dia 31 do mesmo mês, em entrevista ao G1, a diretora do Ibope, Márcia Cavallari, disse que a avaliação negativa de Micarla é a pior já registrada pelo instituto em mais de 20 anos. “Não temos nenhuma pesquisa de avaliação de prefeitos pior do que a que verificamos na pesquisa de Natal”.
A ex-prefeita explicou que desde junho de 2012, quando anunciou que não seria candidata à reeleição, a decisão de deixar a política para cuidar da saúde e da família já estava tomada. “Mas nesses nove meses foi muito difícil tomar a decisão de deixar o partido. Foi mais difícil do que a decisão de deixar a política”, disse.
Gilv@n Vi@n@

Pau dos Ferros será sede da reunião da Associação dos Municípios do Oeste


Neste sábado, 27, a cidade de Pau dos Ferros vai receber uma edição da Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Municípios do Oeste do Rio Grande do Norte – AMORN.
O evento ocorre no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, a partir das 10h e vai contar com a presença de dezenas de Prefeito de toda a região, além do anfitrião, o Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato.
A presidente da AMORN e prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, estará à frente do evento que vai contar, também, com a presença da governadora do estado, Rosalba Ciarlini, secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Leonardo Rego.
Nesta oportunidade, será assinado um termo de cooperação da AMORN junto a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), para perfurações de poços nos municípios da Região Oeste.
Gilv@n Vi@n@

Grupo faz beijaço anti Feliciano e jovens são detidos após invasão à Câmara


A Assembleia Nacional dos Estudantes Livres (Anel) realizou, no início da tarde desta quarta-feita (24/4), um beijaço – ação em que pessoas do mesmo sexo se beijam – em frente ao gramado do Congresso Nacional. Os manifestantes fizeram o ato como protesto, pedindo a saída do deputado federal pastor Marco Felicano da presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara. Manifestações de movimentos sociais e sindicais reuniram 25 mil pessoas na manhã de hoje.
Quatro manifestantes foram detidos no 15° andar do Anexo 1 da Câmara dos Deputados. Os estudantes Lucas Brito, 22 anos, Iago Brayhan e Marissa Santos, 20 anos, alunos de serviço social na Universidade de Brasília (UnB) e Pedro Viegas, 21 anos, estudante do Ensino Médio, entraram no prédio em busca de uma janela para estender a bandeira do movimento LGBT no andar, mas foram retirados pelos seguranças e detidos pela Polícia Legislativa.
Os estudantes estão sendo ouvidos pelos policiais e um advogado de uma das centrais sindicais está acompanhando o depoimento.
Gilv@n Vi@n@

Hipertensão atinge 6% das crianças e jovens brasileiros


Médicos do Incor alertam que, sem diagnóstico precoce, esta população corre o risco de no futuro fazer aumentar uma estatística que já é alarmante: a cada 2 minutos, uma pessoa morre por problemas cardiovasculares no Brasil, totalizando 300 mil mortes por ano.
Os médicos do Incor estão especialmente preocupados com  a alta incidência desta doença em pessoas que sequer chegaram à vida adulta. Segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 6% das crianças e adolescentes brasileiros já podem ser considerados hipertensos (em adultos, esta incidência é de 30%).
Nestes jovens e crianças, o fator genético é potencializado, na maioria dos casos, pela combinação perversa entre obesidade e sedentarismo – dois fatores que podem ser plenamente controlados por meio do esforço conjunto da família e da sociedade, diz o cardiologista Luiz Bortolotto, diretor da Unidade Clínica de Hipertensão do Incor.
Gilv@n Vi@n@

Polícia vence o governo do Estado na justiça


Os policiais civis do Rio Grande do Norte tiveram uma vitória nesta terça-feira (23) com relação a uma medida do Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. Foi deferida uma Liminar ao Mandado de Segurança impetrado pelo SINPOL/RN, contra a Portaria de nº 069/2013 – GS/SESED, que previa a possibilidade dos policiais militares pertencentes ao Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e da 2ª Seção do Estado Maior Geral exercerem ações investigativas, o que compete exclusivamente aos policiais civis, na forma como prescreve o § 4º do artigo 144 da Constituição Federal e o § 1º do artigo 90 da Constituição Estadual do RN.
“Essa decisão é importante, posto que convalida a autonomia das atividades da polícia judiciária. Isso mostra  que a justiça não fecha os olhos para certas ‘arbitrariedades’ dos prepostos estatais (que, na verdade, camuflam os atos governamentais). Ou seja, não podem deliberar arbitrariamente ao arrepio da Lei e aos olhos da sociedade. É uma grande vitória na defesa dos interesses de toda a categoria dos policiais civis do RN”, ressalta a diretoria do sindicato.
Gilv@n Vi@n@

Prefeito de Natal pede R$ 20 milhões a Henrique Alves


O prefeito do Natal, Carlos Eduardo, retribuiu nesta quarta-feira (24), em Brasília, à visita que recebeu na semana passada do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves. O prefeito foi ao gabinete do presidente da Câmara levando formalmente ao deputado o pedido de apoio para algumas reivindicações de obras e projetos que estão tramitando nos Ministérios. 
Carlos Eduardo solicitou principalmente o apoio de Henrique Alves para a liberação de uma emenda coletiva de bancada federal do Rio Grande do Norte, no valor de R$ 20 milhões, para melhorias na infraestrutura urbana de Natal. “Queremos melhorar a malha viária da capital e fazermos o recapeamento asfáltico das principais vias da nossa cidade”, destacou o prefeito. O deputado já apresentou o pleito à ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Relações Institucionais.
Gilv@n Vi@n@

EXEMPLO: Paróquia de Santana investe na formação espiritual de casais de namorados


Dentro das atividades da Pastoral Familiar da Paróquia de Santana em Caicó, o foco agora dos coordenadores pastorais agora é o casal de namorados. O trabalho não é novidade na Diocese e existe em outras paróquias, mas na cidade de Caicó a paróquia que realiza uma das mais tradicionais festas religiosas do Rio Grande do Norte sai na frente. “Já que a Pastoral Familiar trabalha com várias fases da família nada mais do que justo da Igreja começar a acompanhar e preparar os jovens já na fase do namoro que é onde tudo começa”, disse o pároco Padre Edson Medeiros.
Das reuniões que acontecem a cada quinze dias já participam sete casais de namorados. “É um número que para alguns pode parecer pequeno, mas para esse novo trabalho que começou agora pela pastoral já é bem expressivo. E a tendência é crescer”, disse padre Edson. Os interessados devem procurar a secretária paroquial, para fazer a sua inscrição. Qualquer informação pode ser solicitada pelo telefone (84) 3421-1610.
Gilv@n Vi@n@

Advogada será indenizada por falha na prestação de serviço


A juíza Renata Aguiar de Medeiros Pires, da 17ª Vara Cível de Natal resolveu desconstituir uma dívida discutida em juízo e condenou a Ponto Celular - R&R Hiper Comercio Ltda e a Claro Telecomunicações S/A a pagarem, solidariamente, a uma cliente uma indenização por danos morais no valor de R$ 6 mil, acrescidos de juros e correção monetária.
 
No mesmo processo, a magistrada condenou as rés a pagarem à autora a quantia de R$ 140 mil referente à indenização por danos materiais pela perda de uma chance, também acrescido de juros e correção monetária, ambos a contar do evento danoso, ocorrido em 24 de outubro de 2008.
Gilv@n Vi@n@

Sindicato dos petroleiros afirma que a retração dos investimentos ainda está caracterizada

A direção do Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Norte (Sindipetro/RN) avaliou como positivos os resultados da audiência de representantes políticos do Estado com a presidente da Petrobras, Graça Foster. A principal preocupação é pelo fato de a retração ainda estar caracterizada.
No entanto, foram feitas algumas ressalvas sobre o encontro. Os sindicalistas estão em alerta com a falta de garantias para a retomada dos investimentos. “A reunião teve caráter positivo porque arrancamos projetos engavetados, como o oleoduto ligando o Canto do Amaro (campo localizado em Mossoró) a Guamaré e o retorno dos empregos”, avaliou o diretor de Mossoró e região do Sindipetro, Pedro Idalino.
Mesmo assim a garantia do retorno de 1.300 empregos não vai significar a recuperação de 100%. “Alguns empregos não vão ser repostos porque todos são na área de construção e montagem. A questão dos trabalhos nas sondas, que exige uma maior qualificação, ficou em aberto e não vai voltar neste primeiro momento”, frisou.
Gilv@n Vi@n@

Governadora entrega tablets para professores de Pau dos Ferros

Cerca de 400 professores de Ensino Médio que atuam nas salas de aula das escolas estaduais de Pau dos Ferros e região receberão neste sábado (27), a partir das 10h, os tablets educacionais adquiridos pelo Governo do Estado, em parceria com o Ministério da Educação. Os equipamentos serão entregues pela governadora Rosalba Ciarlini e pela secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramlho, no auditório do IFRN, de Pau dos Ferros.
No total, mais de 4.100 tablets estão sendo entregues aos professores de Ensino Médio do Estado. A distribuição começou pela Grande Natal, passou pela região Oeste e agora se estende por todo o Estado até a primeira semana de maio. Em seguida, outros 1.700 tablets serão distribuídos para serem utilizados pelas escolas, de forma integrada às lousas interativas.
Os tablets são acompanhados por uma capa protertora e são equipados com sistema operacional android, 512 megabytes de memória RAM, 16 gigas de memória, acesso à internet através de rede wi-fi e bluetooth.
A ferramenta vai auxiliar o trabalho dos professores, tendo entre suas funções a substituição do tradicional diário de classe, em papel, além de apoiar o ensino de disciplinas e pesquisas educacionais. O investimento na aquisição dos tablets foi de R$ 2 milhões.
Gilv@n Vi@n@

Galaxy S4 começa ser vendido no Brasil neste sábado

A Samsung confirmou que vai iniciar a pré-venda do seu smartphone Galaxy S4 no Brasil neste sábado. Segundo a companhia sul-coreana, o aparelho será comercializado por R$2.499 em sua versão 4G, e chegará inicialmente em algumas lojas físicas de São Paulo.
No primeiro momento se espera que hajam poucas unidades disponíveis nas lojas, mas ainda não se sabe o número exato de aparelhos que chegarão no país nos próximos dias.
Gilv@n Vi@n@

Mais de 80% dos brasileiros acham fácil desobedecer lei no País, mostra pesquisa

Segundo a pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas, quanto maior a renda e o nível de escolaridade do entrevistado, menor é o cumprimento às leis.

Pesquisa da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV) mostra que 82% dos brasileiros reconhecem ser fácil desobedecer as leis no País. O Índice de Percepção do Cumprimento da Lei, divulgado nesta terça-feira (23), resultou em uma nota média de 7,3 em uma escala de 0 a 10, sendo que 10 significa total comprometimento com respeito e o cumprimento das leis. "Esses dados parecem indicar que a obediência às leis no Brasil ainda exige uma justificativa", disse a coordenadora da pesquisa, a professora Luciana Gross Cunha.
Segundo a pesquisa, verifica-se que quanto maior a renda do entrevistado, menor é o cumprimento. Os entrevistados que recebem até 2 salários mínimos apresentaram resultado mais elevado (7,6), do que os que recebem mais de 12 salários mínimos, com 7,2. Quanto à escolaridade, os entrevistados com menos anos de estudo apresentaram o maior índice (7,5), em contraste com os entrevistados com mais anos de estudo (7,0 e 7,1).
Em relação ao respeito às autoridades, 81% dos entrevistados acham que as pessoas têm de pagar uma quantia a alguém, mesmo que discorde da decisão, se a ordem partir de um juiz. O percentual cai para 43% se a ordem partir de um policial.
A FGV apurou também a expectativa de punição diante de algumas situações. Para 80% dos entrevistados, levar itens baratos de uma loja sem pagar, “muito provavelmente” acarretará em punição; 79% consideraram que, se dirigirem após consumir bebida alcoólica, serão punidos; 78% afirmaram ser possível sofrer uma punição se estacionarem em local proibido. No entanto, 54% dos entrevistados responderam que é “provável ou muito provável” que a compra de um CD ou DVD pirata resultará em punição.
"Tais resultados revelam que há poucos incentivos para cumprir a regra de comprar apenas produtos originais", avaliou Luciana.
Em 90% das respostas, a situação com maior reprovação social é a de levar itens baratos de uma loja sem pagar, seguida por dirigir depois de consumir bebida alcoólica (88%) e dar dinheiro a um policial ou outro funcionário para não ser multado (87%). Já a situação com menor reprovação social é a compra de produtos piratas (64%).
Quase a totalidade dos entrevistados (99%) consideraram “erradas ou muito erradas” as condutas de dirigir alcoolizado, jogar lixo em local proibido, levar produtos sem pagar e estacionar em local proibido. Já comprar CD ou DVD pirata foi considerada errada ou muito errada por 91% dos entrevistados. Atravessar a rua fora da faixa de pedestre foi apontada como conduta errada ou muito errada por 94% das pessoas.
O levantamento, feito no quarto trimestre de 2012 e no primeiro trimestre de 2013, ocorreu em sete estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco e Amazonas) e no Distrito Federal.
Gilv@n Vi@n@

Partido de Marina consegue na Justiça direito de ter CNPJ

Decisão é um passo favorável à criação da nova sigla e permite arrecadação de verba e abertura de sedes regionais para viabilizar a coleta de assinaturas

Após a decisão da Câmara dos Deputados que, nesta quarta-feira (17), aprovou projeto que impede os novos partidos de terem acesso ao fundo partidário e ao tempo de TV, a sigla que a ex-senadora Marina Silva pretende criar para disputar a Presidência da República em 2014, a Rede Sustentabilidade, conseguiu nesta quinta-feira na Justiça o direito de possuir um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas). Com isso, militantes da ex-ministra podem iniciar alguns processos importantes - como arrecadação de verba e espaços para sedes regionais - para acelerar a coleta de assinaturas que efetivará a criação do partido.
A decisão, em caráter liminar, foi concedida pela juíza Cristiane Pederzolli Rentzsch. "Nada obsta que o partido político obtenha o CNPJ e atue na sociedade exercendo seus direitos civis de forma regular enquanto não é deferido o seu registro no TSE.(...) Ademais, a imposição normativa da Receita Federal constitui verdadeiro óbice para que o partido político em voga obtenha meios para angariar recursos e, assim, possa promover a obtenção de assinatura necessária para o apoiamento eleitoral, requisito necessário para o registro do seu estatuto", afirma a juíza.
Depois de se constituir nos termos da legislação civil em fevereiro, a Rede teve o pedido de CNPJ negado pela Receita, por conta de uma Instrução Normativa interna que impede a concessão de CNPJ a partidos políticos que ainda não tenham registro no TSE. "É a primeira grande contribuição da Rede para o processo democrático. A partir de agora os partidos terão o direito e o dever de agir com transparência", diz André Lima, responsável pela área jurídica da Rede.
Segundo Lima, até agora as atividades do partido estavam sendo feitas informalmente com a contribuição de militantes que cediam o seu CPF para poder efetuar qualquer tipo de ação. "A gente acaba tendo que fazer tudo no paralelo. O aluguel da sede está em meu nome, por exemplo. Com o CNPJ é possível ter uma contabilidade organizada, transparente e decente", diz.
A decisão judicial diz ainda que a norma da Receita acaba "se tornando um obstáculo intransponível para o próprio nascimento de pequenos partidos políticos, que acabariam tendo seu registro negado pela ausência de meio de captação de recursos, e por conseguinte, se tornando um entrave maior ao próprio exercício da democracia no País."
Sem o CNPJ, reforça Lima, a meta de atingir 560 mil assinaturas para a criação do partido é realmente dificultada. "A norma da Receita restringe o direito de novos partidos", afirma. De acordo com ele, não há um prazo definido para a obtenção do CNPJ, porém, é algo que não deve demorar para acontecer. De acordo com Lima, o último balanço realizado pela Rede, há mais ou menos 15 dias, contabilizava cerca de 150 mil assinaturas. Um segundo balanço deve ser divulgado no próximo dia 28.
Gilv@n Vi@n@

23 abril, 2013

Apesar das críticas, 75 mil potiguares estão no Telexfree no Estado e empresa é recordista de reclamações no país

Deu no Novo Jornal... De acordo com o ranking divulgado pelo site Reclame Aqui, o Telexfree é recordista de reclamação. Nos últimos 30 dias, o portal registrou 7.148 reclamações tanto de usuários do VoIP como dos divulgadores. Apenas entre os dias 10 e 16 de abril foram 1.623 registros, superando as empresas de telefonia, líderes históricas no Reclame Aqui. 
 
E distante da atenção atraída por investigações abertas em todo o país, o Telexfree segue sendo para os seus “divulgadores” o melhor meio de ganhar dinheiro nos últimos tempos. Desde os que não estão entre os ganhos mais altos até os que faturam dezenas de milhares de reais a cada mês, o consenso entre os que trabalham com o que chamam de “marketing multi nível” é de que a empresa está consolidada.CLIQUE AQUI e acompanhe a matéria na íntegra.
Gilv@n Vi@n@

Prefeitos têm três compromissos até o fim deste mês

E o dia 30 de abril é o prazo final para execução de três compromissos na área de Educação. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os gestores municipais para que não deixem de cumprir a data estipulada.
 
O primeiro compromisso refere-se à prestação de contas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) e do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). A prestação é referente ao exercício de 2011 e 2012. As informações devem ser enviadas ao Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Gilv@n Vi@n@

Início do fim? PMDB potiguar marca encontro para ouvir filiados no dia 10 de maio

Henrique e Garibaldi vão definir futuro do PMDB do Rio Grande do Norte
Péssima notícia para Rosalba Ciarlini. O PMDB deve se reunir no dia 10 de maio para discutir as eleições do próximo ano. O local do encontro ainda não está definido.
 
E o ministro Garibaldi Alves Filho e o deputado federal Henrique Eduardo vão dar início ao processo de "consulta às bases", termo bastante surrado no discurso político.É notório o clima de insatisfação com o governo, alvo de reuniões entre os políticos da base aliada. O PMDB de Garibaldi Filho está com o pé fora do governo. A banda de Henrique Eduardo ainda mantém o apoio institucional, mas também fala mal da governadora.No frigir dos ovos, deve prevalecer o projeto político do deputado Henrique Eduardo.
GILV@N VI@N@

Mesmo sem acordo, Comissão do Senado tenta votar nesta terça-feira reforma do ICMS

O Senado parte para um novo desafio. Votar nesta terça-feira, 23 de abril, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) proposta de um caminho para o fim da guerra fiscal. Deve ser votado o substitutivo do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) ao projeto de reforma do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Primeiro item da pauta, a matéria altera Projeto de Resolução original do governo que pretendia unificar gradualmente as alíquotas interestaduais em 4% até 2025 (PRS 1/2013).

A fim de evitar perdas significativas dos chamados Estados emergentes, a proposta prevê alíquota de 7% para produtos industrializados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, além do Espírito Santo, contra 4% para os originados das demais unidades federativas.
Gilv@n Vi@n@

Marcha dos prefeitos a Brasília deve acontecer em julho

A XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios está pré-agendada para os dias 8, 9, 10 e 11 de julho. A decisão foi tomada pelos líderes municipalistas. Os dirigentes acertaram ainda que, antes do evento, haverá um encontro no Congresso Nacional para unificar os temas da Marcha de 2013. Esta reunião preliminar deve ocorrer em maio, no auditório Petrônio Portela do Senado Federal. Nela os presidentes das entidades estaduais vão trabalhar a pauta com mais detalhes e depois apresentá-la aos parlamentares no sentido de buscar apoio do Legislativo.

Os municipalistas querem que deputados e senadores ajudem a resolver a crise que atinge os Municípios. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, indicou que essa parceria com o Legislativo deve ser por meio de uma Subcomissão de Assuntos Municipalistas, que funcionará no âmbito da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. A expectativa é de que a Subcomissão passe a ter a atuação em defesa do ente Município.
Gilv@n Vi@n@

Aposentadorias têm déficit de R$ 170 milhões ao ano

Na Tribuna do Norte de hoje destaque para que o Governo do Estado acumula um déficit anual no Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) que está próximo de R$ 170 milhões. Essa marca pertence ao chamado Fundo Financeiro - reserva destinada ao pagamento das aposentadorias e pensões de servidores que ingressaram no serviço público até 2005.  O saldo negativo tem crescido a cada ano.

O Estado paga mensalmente aos 40 mil funcionários inativos aproximadamente R$ 65 milhões, quando os recursos disponíveis para tanto não têm ultrapassado os R$ 51 milhões. “É necessário retirar todos os meses recursos do tesouro para fechar essa conta”, alertou o presidente do Instituto de Previdência do RN (Ipern), José Marlúcio Diógenes. Ele explicou que o saldo negativo é preocupante, ao contrário da reserva do Fundo Previdenciário - soma dos recursos utilizados para o pagamento dos servidores contratados a partir de 2005.
Gilv@n Vi@n@ 

Programação de Dilma no Rio Grande do Norte é adiada

Próximo estado a ser visitado pela presidente será o RN
Deu na Tribuna do Norte que a visita da presidenta Dilma Rousseff ao Rio Grande do Norte, prevista para o próximo domingo, foi adiada. A nova data da programação ainda será definida. A Assessoria do Planalto já confirmou que o próximo Estado a ser visitado pela presidenta será o RN. Dilma Rousseff virá a Natal para assinar a licitação para escolha da empresa que fará o projeto de duplicação da BR 304, no trecho entre Natal a Aracati (CE), obra orçada em R$ 1,2 bilhão.

Além disso, a presidenta também assinará a ordem de serviço da barragem de Oiticica. Aguardada desde a década de 1950, a barragem terá capacidade de 560 milhões de metros cúbicos e beneficiará diretamente meio milhão de potiguares de 17 municípios das regiões Central, Seridó e Vale do Açu do estado. A licitação para escolha da empresa que executará o serviço teve a inspeção do Tribunal de Contas da União (TCU). O custo total da obra será de R$ 311 milhões, sendo R$ 19 milhões de contrapartida do Estado e o restante do Orçamento Geral da União (OGU). O reservatório será construído sobre o rio Piranhas-Assu entre os municípios de Caicó e Jucurutu e será realizado pelo Consórcio EIT/ENCALSO, sob a supervisão da KL serviços de Engenharia S/A.
GILV@N VI@N@

Multa do FGTS para patrão que demitir empregado doméstico sem justa causa pode ser fixada em 10%

A multa do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para empregados domésticos demitidos sem justa causa será fixada em 10% e, no caso de acordo entre trabalhadores e empregadores, em 5%. O valor das porcentagens é uma das poucas certezas do senador Romero Jucá (PMDB-RR), relator da proposta de emenda à Constituição (PEC) que igualou os direitos dos empregados domésticos aos dos demais trabalhadores.

“A multa para empresas que detêm lucro é 40%. Um orçamento familiar não comporta uma multa de 40%. Temos que procurar um caminho para diminuir essa multa para evitar o confronto entre patrões e empregados. Se a multa for muito alta, a maioria dos empregadores vai procurar demitir por justa causa”, explicou Jucá. Segundo ele, o “espírito” da PEC das Domésticas não é o do desentendimento.
GILV@N VI@N@

Oeste e Seridó registraram bons índices de chuva; em Campo Grande choveu 322, 5 mm e Serra Negra 117,7 mm

A Tribuna do Norte traz ainda um balanço de como foi a chuva no interior do Rio Grande do Norte no último final de semana. A região do Oeste potiguar e no Seridó teve registro de chuva em abundância no último final de semana. Segundo dados divulgados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn),  teve ocorrências de chuvas, entre a última sexta-feira (19) e o amanhecer de ontem, em 92 dos 167 municípios do Estado.  A previsão para o dia de hoje é de tempo nublado com possibilidade de pancadas de chuva.

O maior registro de chuva no Oeste foi no município de Campo Grande, com 322, 5 milímetros, seguido de Itaú e Mossoró, com 212 e 203,5 milímetros, respecpivamente. Para se ter uma ideia, o que choveu em Itaú somente, no final de semana passado, foi mais do que o volume registrado em 2012.  Em Serra Negra do Norte, onde choveu 117,7 milímetros,até às 8h de ontem, faltavam 50 centrímentros para a barragem Dinamarca, reservatório que abastece a cidade com capacidade de sete milhões de metros cúbicos de água, sangrar. No mês de janeiro a barragem Dinamarca estava seca.
Gilv@n Vi@n@