ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

20 maio, 2010

Fim do Fator Previdenciário

Vitória histórica dos aposentados: fim do Fator Previdenciário e reajuste são aprovados no Senado
Qui, 20 de Maio de 2010 08:54 Administrador

Os aposentados brasileiros obtiveram uma vitória histórica nesta quarta-feira no Senado. Foi uma tarde memorável que será lembrada por gerações. Por unanimidade, os senadores aprovaram o PLV 2/10, que reajusta em 7,72% as aposentadorias e pensões acima de um salário mínimo. A matéria foi aprovada sem qualquer alteração. O relator, senador Romero Jucá (PMDB-RR), manteve o texto aprovado pelos deputados, e por isso o PLV 2/10 não precisará retornar à Câmara.
Pressionado pela COBAP e federações, o líder governista Jucá cedeu e agiu com coerência, mantendo no texto o fim do maldito Fator Previdenciário. De acordo com o 1º vice-presidente, Marconi Perillo (PSDB-GO), a matéria irá rapidamente à sanção presidencial.
A galeria e a tribuna de honra do Senado foi tomada por aposentados vindos de diversos estados do Brasil: Minas Gerais, Distrito Federal, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Bahia, entre outras localidades.
Após a sanção de Lula, mais de 8,4 milhões de aposentados irão receber o reajuste retroativo ao aumento ofertado no início do ano (referente a janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho).
As diversas mobilizações das entidades de defesa dos aposentados, como a COBAP, garantiram aas aposentados um ganho real significativo. Se não fossem as batalhas travadas, o reajuste seria de apenas 3,5% (índice da inflação). Ou seja, a luta das entidades e dos parlamentares engajados com o projeto, como o petebista Arnaldo Faria de Sá, rendeu aos aposentados mais que o dobro do reajuste concedido inicialmente (agora taxado em 7,72%).
Agência Trabalhista de Notícias (com informações da COBAP)
Gilvan Vi@n@
Secretaria do SINDSPUMC

19 maio, 2010

EDUCAÇÃO: MEC DEVE REALIZAR EXAME NACIONAL PARA PROFESSORES

Em mais uma de suas novidades, o Ministério da Educação (MEC) já está estudando criação de um concurso nacional para selecionar professores para a rede pública de ensino.Caso a proposta seja aprovada, o ministério realizará um exame semelhante ao ENEM e que terá a denominação de Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente. Nessa etapa inicial, que deve ser realizada em 2011, já poderão participar educadores dos primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º Ano) e da Educação Infantil.
O curioso é que para criar o programa, foram analisados vários países, como o Canadá, os Estados Unidos e Austrália. Seria bom que analisassem os salários que são pagos por lá também.
Por MAYKON OLIVEIRA
CaraubasHotNews
Gilvan Vi@n@
Secretaria do SINDSPUMC

POLÍTICA: Lavoisier Maia esteve candidato e recuou

Não foi por brincadeira, como sugeriram o deputado estadual Lavoisier Maia e alguns correligionários, que o nome do parlamentar foi mencionado, principalmente a partir daquela reunião que a cúpula do PSB realizou, domingo passado, como candidato a deputado federal: ele esteve candidato como guardador de cadeira para a ex-governadora Wilma de Faria, sua ex-esposa, e como estratégia para, até onde fosse possível, formar dobradinha com o advogado Lauro Maia Neto, único filho homem dos dois.
Esta atitude foi até elogiada por amigos comuns a Lavoisier e Wilma, porque Lavoisier estaria reservando a candidatura na chapa proporcional para ela, caso em dado momento ela desistisse de enfrentar os senadores Garibaldi Alves Filho (PMDB) e José Agripino Maia (Dem) na renovação de duas cadeiras que o Rio Grande do Norte tem no Senado da República.
Acontece que Lavoisier conversou com Wilma e com a deputada federal Sandra Rosado, correligionária do ex-casal no PSB, na segunda-feira 26, menos de 24 horas depois que esta protestou contra super-candidaturas patrocinadas em sua faixa por Wilma e pelo governador Iberê Ferreira. Esta conversa produziu o recuo de Lavoisier e a determinação que Wilma passou a mostrar em termos práticos no sentido de evitar que Sandra não se reeleja em outubro vindouro.
Por Roberto Guedes
Publicado por Robson Pires - Em Notas - 30 abr 2010 - 19:51
Gilvan Vi@na
Secretaria do SINDSPUMC

CLUBE DOS AMANTES DA POESIA MENESTREL "LETO FERNANDES" REALIZA GRANDE CANTORIA NO 9º ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO CLUBE

Realizou-se domingo 16/05 às 09h reunião com a Diretoria Executiva do CLUBE DOS AMANTES DA POESIA MENESTREL "LETO FERNANDES" onde foi fechada programação alusiva ao 9º Aniversário do Clube. Sendo que no dia 13 de junho apartir das 19h nas dependências da Associação Atlética Banco do Brasil - AABB, será desenvolvida grande atividade e para engrandecer a noitada será realizada uma GRANDE CANTORIA com os POETAS: Zé Viola & Severino Feitosa. Poetas bastantes conhecidos no Norte e Nordeste deste Brasil. As senhas serão assim vendidas: SENHA GERAL: R$ 10,00 SENHA PARA O(A) SÓCIO (A): R$ 5,00.
por: Socorro Fernandes
PRESIDENTA DO CLUBE
Gilvan Vi@n@
Secretaria do SINDSPUMC

18 maio, 2010

SINDSPUMC FEZ PRESENTE AO SEMINÁRIO SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E ASSÉDIO MORAL, NA CIDADE DE JANDUÍS

Ontem 17/05, a coordenadora Geral do SINDSPUMC e Secretária de Política Sindical da FETAM/RN Professora Francisca Luzia - NINA, juntamente com a Coordenadora Urbana Professora Herculana Neta, estiveram na cidade de Janduís para participarem de um Seminário Sobre a Violência contra a Mulher e Assédio Moral, proferida pelas Palestrantes Professoras Marilda Souza e Eliete Vieira da Executiva da FETAM/RN e CUT/RN. O objetivo alto do evento foi um ato de solidariedade @s Companheir@s do SINDISERJ - Sindicato dos Servidores de Janduís pelo abuso de poder por parte do Executivo Local onde tenta descaracterizar a Professora Luciene Costa Presidenta do Sindicato.
por: Francisca Luzia - NINA & Herculana Neta
Gilvan Vi@n@
Secretaria do SINDSPUMC

ELEIÇÕES DO SINDSPUMC: CHAPA ÚNICA RESISTRADA APRESENTA PROPOSTAS


A única Chapa registrada para concorrer as Eleições do SINDSPUMC para o triênio 2010-2013, apresenta suas propostas que serão divulgadas através de folder distribuidos em visitas nos locais de trabalho, no folder tem uma apresentação da Candidata a Coordenação Geral Professora Herculana Neta, como também um depoimento da Atual Coordenadora da Entidade a Professora Francisca Luzia da Silva, popularmente conhecida como professora NINA, finalizando com a apresentação da nominata da chapa denominada "Avançar para Conquistar" nesta segunda quinzena será intensificada campanha, e no dia 1º de junho será realizado a coleta de votos das 08h às 17h com Urnas intinerantes (volantes) nos Locais de Trabalho e uma na Sede do SINDSPUMC.

CHAPA “AVANÇAR PARA CONQUISTAR”
ALGUMAS PROPOSTAS APRESENTADAS

Lutar pela participação nos Conselhos e Manter a categoria informada;
Realização do III – CONGRESSO DOS SERVIDORES;
Acompanhamento ao Trabalho do LEGISLATIVO;
Equipar e Ampliar a Sede do SINDSPUMC;
Promover a formação político-sindical dos seus associados;
Fiscalizar o Poder Público no desenvolvimento da solidariedade social, quando não exercerem atribuições de interesses dos servidores quanto às condições de saúde, higiene e segurança dos Servidores Públicos Municipais;
Implementação da Licença de seis meses para gestantes;
Valorização e divulgações dos talentos;
Avaliação anual da Gestão do SINDICATO por Locais de Trabalho;
Dinamizar a Biblioteca “José Costa de Almeida”;
Lutar pelo Piso Salarial dos Agentes Comunitários de Saúde;
Lutar pela Efetivação dos Músicos prestadores de serviços;
Lutar pela não terceirização no Serviço Público.

por: HERCULANA DA COSTA NETA VIANA
CANDIDATA A COORDENAÇÃO GERAL
GILVAN VI@N@
SECRETARIA DO SINDSPUMC

CRIANÇAS DE ESCOLA DA ZONA RURAL FICAM SEM AULA DURANTE QUASE UMA SEMANA

Informações dão conta de que dezenas de alunos de uma comunidade rural estão sem aula há quase uma semana. Na realidade, estamos falando da Casa da Criança do P.A. de Petrolina, no município de Caraúbas/RN. Desde a quarta-feira passada (12), as crianças estão sem frequentar a unidade estudantil. De acordo com alguns moradores, o problema alegado é a falta de água na localidade, porém, apesar das cobranças, durante todos esses dias nada foi feito. Os alunos e os pais estão aguardando a retomada dos trabalhos.

Por MAYKON OLIVEIRA
CaraubasHotNews
Gilvan Vian@
Secretaria do SINDSPUMC

18 DE MAIO: DIA NACIONAL DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

O 18 de Maio foi constituído pela lei federal nº 9.970 como o Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A data faz uma espécie de alusão a um crime que chocou o povo brasileiro em 1973, o caso da menina Aracélia, da cidade de Vitória (ES). Com oito anos de idade, a criança foi drogada e depois violentada e assassinada. A criação dessa data não tem nenhum fim comemorativo, pelo contrário. O propósito é trabalhar no fortalecimento de uma rede, em todos os municípios brasileiros, para o enfrentamento, informando e sensibilizando a população acerca da importância das denúncias dos casos de violência sexual. A ideia é que os organismos que lutam pelos direitos da criança e do adolescente, se engajem nessa luta desenvolvendo várias ações. Dentre elas, destacam-se, a realização de oficinas, palestras, campanhas de esclarecimento e articulações comunitárias. Os casos de abuso e violência sexual também serão encaminhados pelos profissionais às autoridades competentes.
Por MAYKON OLIVEIRA
CaraubasHotNews
Gilvan Vi@n@
Secretaria do SINDSPUMC