ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

12 maio, 2012

PROVA PARA SELEÇÃO DOS AGENTES DE LEITURA, SERÁ DOMINGO DIA 20

Acontece DOMINGO (20), a realização das PROVAS para os Candidatos que buscam vagas para o projeto Agentes de Leitura do RN. Vai ser selecionado 550 jovens com idade entre 18 - 29 anos, que gostem de ler, escrever, assistir filmes, que sejam comunicativos, etc. para trabalhar com famílias beneficiárias do programa Bolsa Família. Eles atenderão 41 municípios do estado.
Aqui em Caraúbas as provas serão aplicadas na ESCOLA MUNICIPAL JOSUÉ DE OLIVEIRA, no Bairro Dr. Sebastião Maltêz Fernandes, das 09h as 13h. Os Candidatos devem chegar a referida Escola, 01 hora de antecedência para que não venham sofrer atraso e sejam desclassificados.
OBS: Não esquecer o documento de identidade.
PROVA:
A prova será uma Redação e
02 Textos com questões DISSERTATIVAS (04 + 04 = 08 no total). 


Mais informações com Gilvan Viana - Agente de Cultura da Casa de Cultura Popular "Manoel do Violão" - Contato: 9925 5139.

CANDIDATOS HABILITADOS PARA FAZER A PROVA EM CARAÚBAS: 
NOME
RG
* ADRIANA TOMAZ DA SILVA
2593811
* ANTONIA REGINEIDE LOPES DE OLIVEIRA
2270354
* ANTÔNIO FABRÍCIO CAVALCANTE COSTA
2345874
* CLARICIA SALES DE MENEZES
2270155
* DAMIANA DANIELA DOS SANTOS
3175295
* DÉBORA MAYARA DE SALES RAMALHO
3175285
* FLÁVIA YARA DA COSTA
2332600
* FRANCISCA GEILDA RAMALHO
3175820
* FRANCISCA MONÁRIA GURGEL
2637383
* FRANCISCA UIGNA DE LIMA
2933811
* FRANCISCO ALLYSON DA COSTA
2461849
* FRANCISCO VALTERNALDO RAMALHO
2461823
* GEFERSSON DE OLIVEIRA PEREIRA ALVES
2916887
* HERBÊNIA HELENA DE MORAIS
1784933
* INÁCIA RITA ARRUDA DE SALES PEREIRA
3017863
* INGRID ALVES BATISTA
2933077
* JOHN MICHEL DE SOUZA
2902825
* JOVELINA BATISTA
2841469
* LAMONIELE CRISTINA DA SILVA
2345852
* LEILA CRISTIANE PRAXEDES
3022010
* LUCAS DANTAS DO VALE
3175280
* LUDMILLA LIV DA SILVA
2438289
* LUZIA LIRACI DE OLIVEIRA
2307400
* MARIA EDVANIA DE SOUZA
2933840
* MARIA JACIENE JÁCOME FERREIRA
2885360
* MARIA LUCIANA DA SILVA
2384185
* MARIA SILVANA DE OLIVEIRA RAMALHO
2961288
* MARIA WILMA DE OLIVEIRA
2530617
* MARÍLIA GABRIELA GOMES DE MENEZES
2461881
* NÁJLA KALIGIANY DE OLIVEIRA COSTA
2461848
* RAFAEL RUDYARD DE OLIVEIRA SILVA
2238940
* RAFAEL TAVARES DE SENA
2702711
* RAFAELA MAYARA DE MELO
2655464
* RAYANE CRISTINA BATISTA DE ALMEIDA
2239137
* RITA ROZINEIDE DO VALE
2961257
* ROSÁLIA GOMES DA SILVA
3082063
* VITÓRIA REGINA PRAXEDES FERNANDES
2916858
* YANDRA MICHELLY DE SOUSA SILVA
2977915
* YASMIM MAÍRA ROCHA NOGUEIRA
3175170
* YASMINE ALVES LIMA
2933084
* ZORAIDE MORAIS MOREIRA
1750088

Fonte: SecultRN / FJA

Gilv@n Vi@n@

Nacional: CNTE critica divulgação de Ideb pelas escolas


A secretária-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Marta Vanelli, criticou o Projeto de Lei 1530/11, que obriga as escolas de ensino básico a divulgar, em placas afixadas na porta dos estabelecimentos, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da escola. O projeto está sendo discutido em audiência pública na Comissão de Educação e Cultura.
Segundo ela, o Ideb não é recurso de avaliação dos estabelecimentos da educação do País, e sim um instrumento de diagnóstico. Na visão dela, a divulgação do índice, como prevê a proposta, vai servir para "tirar o aluno da escola pública e levá-lo para a escola particular", o que seria prejudicial ao sistema educacional como um todo. "Temos que ter escolas boas para todos, não importa onde esteja a escola."
"Fixar a placa na frente de uma escola é lembrar a criança todos os dias que ela está em uma escola ruim", disse. Além disso, para ela, a ideia nas entrelinhas do projeto é de que "escola tem que melhorar" independentemente se recebe condições financeiras para isso. "E qual é a responsabilidade do gestor público, como os secretários municipais e estaduais, nesse esforço?", questionou.
Marta defendeu a formulação de um instrumento completo de avaliação da escola, que inclua, por exemplo, as condições estruturais em que a escola está inserida.
Esclarecimentos
O diretor de Estatísticas Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Carlos Eduardo Sampaio, esclareceu que o Ideb aponta apenas se o aluno passou de ano e se tem as competências adequadas em português e matemática para o seu ano escolar. Segundo ele, o Ideb é uma referência da qualidade da escola, mas não é completo e não engloba todos os indicadores de qualidade.
Ele afirmou que o site do Inep já divulga os resultados do Ideb. Além disso, um boletim com os resultados é enviado a cada escola.
Fonte: Agência Câmara
Gilv@n Vi@n@

Greve dos Educadores da Capital: Assembleia suspende greve da educação municipal de Natal


Em assembleia realizada ontem(11) à tarde os educadores de Natal decidiram encerrar a greve que foi deflagrada no dia 29 de março. A maioria dos presentes entendeu que a administração Micarla de Sousa não iria ceder às pressões da categoria por que já está no fundo do poço junto à opinião pública.
Fátima Cardoso avalia que os educadores já estavam voltando às atividades diante dessa compreensão. “Nós mobilizamos e motivamos a categoria de todas as formas, mas muitos entendiam que Micarla de Sousa não tem mais o que perder, por isso era inútil estender por mais a greve por mais tempo”, relata Fátima.
A Coordenadora explica que apesar da disposição da diretoria de se manter na luta, o pensamento dos colegas tem lógica. “Como manter a pressão por mais tempo contra uma prefeita que já é rejeitada por mais de 90% da população? Ela não virou as costas apenas para a educação, mas para toda a cidade do Natal”, constata Fátima.
O diretor de comunicação do Sindicato, Ionaldo Tomáz resume o sentimento da maioria dos educadores municipais nesse momento: “Brigar com a prefeitura hoje é como chutar cachorro morto. A gestão de Micarla já morreu falta apenas ser enterrada.”
Outro fator que levou a categoria a suspender o movimento foi o respeito aos pais e alunos. Segundo Fátima, os pais e alunos sempre estão ao lado dos educadores e, portanto, devem ser tratados com responsabilidade.
A direção do Sindicato faz coro com essa opinião dos professores e professoras: “Estender por mais tempo a pressão contra uma gestão praticamente inexistente só iria prejudicar aqueles que são os maiores aliados da categoria e dos quais dependem o sucesso de nossa luta.”, concorda Fátima.
Leia mais:
Fonte: sintern.org.br
Gilv@n Vi@n@

Manifestações expõem à sociedade o motivo da greve na UERN


Nos dias 09 e 10, os professores e técnicos administrativos da UERN realizaram manifestações para mostrar à sociedade o motivo da greve na Universidade, iniciada no último dia 03. Os grevistas avaliaram os movimentos como positivos, já que nas duas, a população respondeu apoiando as manifestações.
No dia 09, uma caminhada com panfletagem foi promovida em Mossoró. Na ocasião, os grevistas saíram do Hotel VillaOeste, percorreram várias ruas do Centro da cidade e se dirigiram à Praça do Pax. Cartazes, gritos de guerra, carro de som e os panfletos foram utilizados para mostrar o descaso do Governo do Estado com a UERN (veja o vídeo aqui).
No dia 10, os servidores da Universidade se juntaram a outras categorias de servidores públicos do estado, em Natal, para protestar contra o Projeto de Lei que privatiza serviços públicos. Uma caminhada partiu do Sindsaúde, na Avenida Rio Branco, e seguiu para a Assembleia Legislativa, onde ocorreu um Ato Público.
Nas falas, os manifestantes expuseram os motivos para o ato conjunto, que vão desde o não cumprimento de acordos salariais por parte do governo Rosalba Ciarlini ao Projeto de Lei em tramitação na AL. O professor Flaubert Torquato, presidente da ADUERN, aproveitou o momento para falar sobre a greve na Universidade (veja o vídeo aqui).
Cronograma de Atividades
O Comando de Greve se reuniu na sede da ADUERN em Mossoró, na manhã de hoje, 11, e definiu o cronograma de atividades para a próxima semana. Confira:
14/05 (segunda-feira)
9h – Reunião do Comando Unificado, na sede da ADUERN Mossoró
15/05 (terça-feira)
9h – Manifestação no Campus de Pau dos Ferros
19h – Participação na Colação de Grau em Assu
16/05 (quarta-feira)
16h – Participação na passeata dos estudantes da UERN em apoio à greve culminando em um Ato Show
17/05 (quinta-feira)
9h – Assembleia Geral Extraordinária
19h – Participação na Colação de Grau no Campus Central
18/05 (sexta-feira)
9h – Reunião do Comando Unificado com Autoridades e Personalidades Públicas
Fonte: ADUERN
Gilv@n Vi@n@

Prazer nas redes sociais é semelhante ao obtido com sexo e comida


Estudo com ressonância magnética diz que falar sobre si próprio ativa centro de recompensa no cérebro e libera dopamina

Menino acessa o Facebook de um iPad: estudo mostrou que falar de si ativa determinadas áreas cerebrais
Publicar comentários sobre diferentes temas nas redes sociais provoca um prazer no cérebro semelhante ao obtido com a comida e o sexo, concluiu um estudo publicado nos Estados Unidos.
Falar sobre si próprio libera dopamina, substância química vinculada aos sentimentos de prazer ou à antecipação de uma recompensa, destacou o estudo, realizado por neurologistas e publicado na edição de 7 de maio das Atas da Academia Nacional de Ciência dos Estados Unidos (PNAS, na sigla em inglês).
Segundo os cientistas, a maioria das pessoas dedica de 30% a 40% de seu discurso a "informar os outros sobre suas próprias experiências subjetivas", mas nos meios sociais, este percentual chega a 80%.
"As pessoas fazem confidências tão voluntariamente porque falar de si próprio é, em si, um ato com determinado valor, como são as atividades que geram uma recompensa imediata, como comer ou fazer amor", explicaram os pesquisadores.
O estudo, que não mencionou o Facebook especificamente, se concentrou na resposta do cérebro das pessoas "à oportunidade de comunicar seus pensamentos e sentimentos aos demais."
"À medida que os seres humanos são motivados a revelar o que pensam, a oportunidade de divulgar o que se pensa é vivida como uma forte forma de recompensa subjetiva", escreveram Diana Tamir e Jason Mitchell, do laboratório de neurociência da Universidade de Harvard, em Massachusetts (nordeste).
Segundo os cientistas, o estudo sustenta a ideia de que os seres humanos, assim como fazem alguns outros primatas, deixam de lado algumas recompensas para obter uma forte resposta cerebral.
O estudo ofereceu aos participantes da pesquisa uma recompensa em dinheiro para responder a algumas questões factuais sobre coisas que observavam e uma recompensa menor para dar seus próprios pontos de vista sobre um tema.
Em muitos casos, os participantes preferiram uma recompensa menor a fim de poder falar de si próprio.
"Assim, como os macacos estão dispostos a renunciar a recompensas para ver seus companheiros de grupo dominantes e os estudantes universitários, a pagar para ver membros atraentes do sexo oposto, os participantes do estudo se mostraram dispostos a renunciar ao dinheiro para falar de si próprio", destacaram os cientistas.
Fonte: AFP
Gilv@n Vi@n@

Partidos gastaram R$ 310 milhões em 2011, diz TSE


PT foi a legenda que registrou maior despesa e maior receita, enquanto PPL apresentou os menores números do balanço

Os diretórios nacionais dos partidos políticos do País gastaram, no ano financeiro de 2011, R$ 310.533.832,70, informou nesta sexta-feira o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esse valor, entretanto, não inclui as despesas do Partido Humanista da Solidariedade (PHS). Embora a legenda tenha prestado contas dentro do prazo estabelecido, 30 de abril, o TSE ainda não processou os dados.
A maior despesa registrada foi a do PT, que gastou R$ 71.760.939,17 seguida pela do PMDB, R$ 42.661.570,27. Esses dois partidos também foram os que mais arrecadaram, com receitas de R$ 109.882.972,81 e R$ 44.544.462,66, respectivamente. O partido que menos gastou também foi o que menos arrecadou. O PPL teve suas despesas totalizadas em R$ 124.743,38, e sua arrecadação em R$206.052,27.
A receita total dos diretórios nacionais declarada ao TSE foi de R$ 382.506.512,44. Desse total, 80,3% foram recebidos pelo Fundo Partidário, ou seja, R$ 307.317.749.
Todos os diretórios nacionais dos 29 partidos prestaram contas referentes a 2011. Os dados nacionais serã analisados pela Corte, enquanto os Estaduais pelos TREs e os municipais pelo juiz eleitoral.
AS penas para as contas não apresentadas ou desaprovadas são a suspensão das cotas do Fundo Partidário por até um ano e a devolução de recursos ao erário. No ano passado, os partidos devolveram R$ 3.409.511,21, devido a irregularidades.
Gilv@n Vi@n@

Após aval de Marin, Mano chama olímpicos e exclui Ronaldinho

Técnico divulgou lista com jogadores que disputarão amistosos contra Dinamarca, Estados Unidos, México e Argentina
O técnico Mano Menezes divulgou a lista de convocados para a seleção brasileira que disputarão os amistosos contra Dinamarca, Estados unidos, México e Argentina. Entre os 23 chamados, 17 têm menos de 23 anos e poderão disputar as Olimpíadas. Apenas três jogadores acima dessa idade irão a Londres.

Ronaldinho Gaúcho não foi convocado. A ausência do meia-atacante do Flamengo foi antecipada pelo colunista do iG Alberto Helena Júnior na última quinta-feira. Alexandro Pato, que está lesionado, foi chamado para os amistosos. 
Presidente da CBF foi à coletiva de apresentação da lista de convocados da seleção
“Esta lista vai contar com base bem maior de jogadores com menos de 23 anos . Os acima de 23 estarão, mas em número bastante reduzido, pois esse foi o planejamento que fizemos. Não conseguiu fazer de forma isolada, no Brasil, um projeto olímpico separado da seleção brasileira", afirmou o técnico da seleção.

Antes da divulgação dos 23 convocados, o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), José Maria Marin, disse confiar no trabalho de Mano Menezes. O cartola confirmou que exigiu ver a lista na quarta-feira. "Tomei conhecimento antecipada dos nomes que serão selecionados. A lista permanece intacta. Não conversei com nenhum dos dois (Mano e Andres Sanchez, diretor de seleções da CBF) antes. Não sugeri nada, não insiunei nada", disse Marin. 
Confira a lista:
Goleiros

Jefferson - Botafogo
Neto - Fiorentina
Rafael - Santos
Laterais
Daniel Alves - Barcelona
Danilo - Porto
Marcelo - Real Madrid
Alex Sandro - Porto
Zagueiros
Thiago Silva - Milan
David Luiz - Chelsea
Bruno Uvini - Tottenham
Juan - Inter de Milão
Meio-campistas
Casemiro - São Paulo
Sandro - Tottenham
Rômulo - Vasco
Paulo Henrique Ganso - Santos
Oscar - Inter
Lucas - São Paulo
Giuliano - Dnipro
Atacantes
Alexandre Pato - Milan
Hulk - Porto
Leandro Damião - Internacional
Neymar - Santos
Wellington Nem - Fluminense 
Gilv@n Vi@n@

10 maio, 2012

Conselho Municipal de Educação, fez reunião na tarde de ontem

A reunião foi presidida pela Professora Francisca Luzia - NINA
e Secretariada por Amércia Nunes
O Conselho Municipal de Educação - CME, esteve reunido na tarde de ontem (09), na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caraúbas - SINDSPUMC. A reunião foi presidida pela Professora Francisca Luzia da Silva - NINA, que iniciou dando boas vindas e em seguida fez leitura da Ata de posse dos Conselheiros sendo aprovado por unanimidade. 
A Secretária Municipal de Educação professora Vânia Praxedes fez uso da palavra falando do intuito de trabalhar em sintonia com os Conselhos. A Coordenadora do SINDSPUMC, Professora Herculana Neta fez uma exposição das ações do PAR - Plano de Ações Articuladas. 
Nos encaminhamentos foi criada uma Comissão para analise do Plano Municipal de Educação e do Regimento do Conselho, a qual foi agendada a primeira reunião para o dia 07 de junho de 2012 às 14 horas, na sede do SINDSPUMC. A próxima reunião do Conselho ficou marcada para o dia 15 de junho, às 14 horas também na sede do SINDSPUMC, e foi discutido uma agenda para formação continuada dos Conselheiros.
Por CME
Gilv@n Vi@n@

UNE faz manifestação em defesa do Plano Nacional de Educação


Plano com diretrizes e metas para a educação no País está há um ano e meio atrasado e deve ser votado na Câmara somente em junho

Um ato público realizado nesta quarta-feira (9) em Brasília pede urgência na aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), que tramita em comissão especial no Congresso. Trata-se da campanha PNE Já! – 10% do PIB em Educação e 50% dos Royalties e do Fundo Social do Pré-Sal para Educação, Ciência e Tecnologia.
Os estudantes pretendem entregar um documento ao presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS) exigindo que 10% do PIB sejam destinados à Educação. De manhã, os manifestantes escreveram com cal no gramado em frente ao Congresso Nacional a sigla PNE. O ato foi organizado pela UNE com o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Academia Brasileira de Ciências e da Sociedade Brasileira de Física, entre outras entidades.
Manifestantes escrevem com cal a sigla PNE no gramado em frente ao Congresso Nacional
Na Câmara dos Deputados os parlamentares que integram a comissão especial criada para avaliar a proposição começaram a discutir a última versão do substitutivo do relator, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR) na terça-feira (8). A análise deve se estender por esta semana e a expectativa é que a votação seja concluída até 23 de junho.
O PNE estabelece 20 metas educacionais que o País deverá alcançar no prazo de dez anos – entre elas o aumento do atendimento em creche, a melhoria da qualidade da educação e o crescimento do percentual da população com ensino superior. Como o plano vale para o período de 2011 a 2020, a lei está atrasada há um ano e meio.
PIB para a Educação
O ponto mais polêmico do PNE continua sendo a meta de investimento na área. O relatório de Vanhoni propõe que o País amplie o gasto público em educação dos atuais 5% do Produto Interno Bruto (PIB) para 7,5%. Mas entidades da área e parte dos membros da comissão pressionam para que esse patamar seja de 10%.
“Há estudos que mostram que é possível aumentar o investimento desde que se priorize a educação”, defendeu a deputada Dorinha Rezende (DEM-TO). A proposta do governo é que seja mantido o índice apresentado pelo relator. Membros da comissão acreditam que haverá orientação para que os deputados da base não votem por um patamar superior.
“Acho que podemos avançar aqui mesmo na comissão a proposta dos 10%. Mas se a comissão achar que não é possível vamos a plenário”, defendeu o Deputado Izalci (PR-DF). Caso haja um pedido de requerimento com a assinatura de pelo menos 53 deputados, o relatório poderá ser levado para votação a plenário. Senão o projeto segue direto para o Senado.
Vanhoni avaliou que é difícil iniciar a votação na próxima semana. Ele pretende utilizar os próximos dias para negociar possíveis mudanças no texto com os parlamentares que apresentaram os destaques. Amanhã a comissão volta a se reunir para continuar a discussão sobre o relatório.
* Com informações da Agência Brasil
Gilv@n Vi@n@