ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

02 abril, 2016

PT e PMDB vão continuar divórcio no Rio Grande do Norte, diz Garibaldi

garibaldi_jardim
Analisando o afastamento do PMDB da base do PT, o senador Garibaldi Filho lembrou que é um divórcio que continua no Rio Grande do Norte.  “Com relação ao quadro municipal, não tivemos muitas alianças com PT, até mesmo em Natal. Na eleição estadual continuou a se dar o divórcio. Isso significa que essa decisão trará muita novidade”, destacou o senador.
Gilv@n Vi@n@

Obama cobra esforço mundial contra armas nucleares em mãos de terroristas

obama_cuba
O presidente dos Estados Unidos disse hoje (2), em um pronunciamento à nação, que todos os países devem se unir para evitar que armas nucleares “possam chegar às mãos de terroristas”. Mais de uma semana após os atentados de Bruxelas, Obama disse que essa união deve buscar também eliminar o grupo terrorista Estado Islâmico.
Toda semana, o presidente Obama faz um pronunciamento à nação, em que divulga a posição do governo norte-americano sobre a questão mais importante do momento. O de hoje abordou a Cúpula sobre Segurança Nuclear, que reuniu durante dois dias, em Washington, mais de 50 líderes mundiais. A Rússia não compareceu à reunião, que terminou ontem (1), alegando que não conseguiu contribuir para a elaboração da agenda que estabeleceu os temas do encontro.
Gilv@n Vi@n@

“Se tudo der certo, eu assumirei a Casa Civil na quinta-feira”, diz Lula

lula_fortaleza
O ex-presidente Lula discursou na manhã deste sábado, 2, durante a manifestação contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff na Praça do Ferreira, em Fortaleza. Em relação ao Ministério da Casa Civil, o ex-presidente disse: “Se tudo der certo, eu estarei assumindo a casa Civil na quinta-feira”. “Nós temos que falar em crescimento e volto para ajudar a Dilma e andar de mãos dadas com ela e com vocês”, discursou.
Gilv@n Vi@n@

AGU pede inquérito sobre “ofensa” contra Dilma praticada pela IstoÉ

maria_loucaA Advocacia Geral da União divulgou neste sábado (2) nota em que defende a abertura de inquérito para apurar crimes de ofensa praticados pela revista IstoÉ contra a presidenta Dilma Rousseff.
Na edição desta semana, a publicação traz um texto que trata de fantasiosos casos de descontrole emocional da presidenta e a compara a Maria I, a Louca, rainha de Portugal no fim do século 18.
No comunicado, a AGU afirma que requisitará ao Ministério da Justiça a abertura da investigação e informa que advogados particulares de Dilma também estudam medidas para o ressarcimento dos danos morais causados.
Gilv@n Vi@n@

Michel Temer rebate críticas de Lula: ‘Não há golpe em curso no Brasil’

temer_dilma
Após as críticas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre Michel Temer, em um ato a favor do governo, em Fortaleza (CE), a assessoria de imprensa do vice-presidente enviou nota, neste sábado (2/4), em que diz que “Justamente por ser professor de direito constitucional, Michel Temer tem ciência de que não há golpe em curso no Brasil”. Lula disse que Temer é professor e “sabe que estão fazendo um golpe”.
Ainda durante a manifestação, Lula chegou a afirmar que assumirá o cargo de ministro-chefe da Casa Civil na próxima quinta-feira, se o STF reverter a decisão de Gilmar Mendes, que o impediu de tomar posse.
Lula finalizou o discurso afirmando que há dois anos é vítima de ataques nas investigações da Operação Lava Jato sobre o compra de um apartamento no Guarujá (SP) e por benfeitorias em um sítio que é frequentado por sua família. “Eu só tenho uma coisa nesta vida de compromisso: é com o povo deste país. Faz dois anos que estou sendo vítima dos maiores ataques que um ser humano foi vítima. Todo santo dia”, disse.
Gilv@n Vi@n@

Corre Lula, se quiser ser ministro…

lula_corre
Gilv@n Vi@n@
A Coordenação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caraúbas - SINDSPUMC, esta solidaria e com  PESAR pelo falecimento da Senhora MARIA PEREIRA DA SILVA  (aposentada) ocorrida na noite de ontem (01/04), ela mãe do Servidor Público  da rede estadual e municipal: ANTONIO MARTINS DA SILVA - Prof. MARTINS o mesmo sócio desta instituição sindical. O  seu Sepultamento aconteceu na tarde de hoje no Cemitério Público São Sebastião neste município.

A pior dor que alguém pode viver é ver algum ente amado partir. A impotência diante da morte é o que nos faz lembrar que somos humanos, e nos darmos conta de como a vida é frágil.
Apesar do sofrimento é preciso lidar com a morte com força e coragem. É preciso pensar que, embora essa pessoa querida não esteja mais entre nós, o amor nunca vai embora. O amor e as boas memórias , SEMPRE E SEMPRE!!!
COORDENAÇÃO DO SINDSPUMC
GILV@N VI@N@

Estudantes de medicina farão avaliação nacional para receber o diploma

curso medicinaA partir deste ano, alunos de medicina de todo o país farão avaliações nacionais a cada dois anos durante o curso. As avaliações, aplicadas no segundo, quarto e sexto ano serão obrigatórias. Aqueles que não obtiverem a nota mínima definida pelo Ministério da Educação (MEC) na última avaliação não poderão obter o diploma e também não poderão ingressar na residência médica.
A chamada Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem) está prevista no Programa Mais Médicos (Lei 12.871/2013) e em resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE). Pelas normas, o prazo para que a avaliação começasse a ser aplicada termina este ano. A aplicação começará pelos alunos do 2º ano de medicina em agosto. A medida em que os alunos avançam nos estudos, as demais avaliações serão implementadas. A do 6º ano passará a ser aplicada em 2020. O anúncio foi feito hoje (1º) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Segundo o Ministério da Educação (MEC), cerca de 20 mil estudantes farão a prova em 2016.
Gilv@n Vi@n@

Garibaldi emitiu nota de pesar pelo falecimento do ex-deputado Patrício Júnior

garibaldi_jr
Recebi com muita tristeza, neste dia, a notícia do falecimento do ex-deputado estadual Patrício Júnior, meu companheiro de mandato na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, na década de 80. Consternado, expresso meus sentimentos aos familiares e amigos, em especial a sua esposa, prefeita Olga Fernandes e aos filhos, neste momento triste e de saudade. Além de deputado estadual, Patrício foi prefeito na cidade de Alexandria.
Gilv@n Vi@n@

Prefeito de Carnaúba dos Dantas se filia ao PTB e disputará reeleição

sergio_PTB
O prefeito de Carnaúba dos Dantas, Sérgio Eduardo, deixou o PSB e assinou  sua filiação ao PTB. A ficha foi abonada pelo presidente estadual da legenda, Getúlio Batista. Sérgio será candidato à reeleição, tendo ele proximidade política com o deputado federal Walter Alves e o senador Garibaldi, ambos do PMDB.
Gilv@n Vi@n@

Ex-governador Cid Gomes pede impeachment de Michel Temer

cid gomes
O ex-governador do Ceará Cid Gomes apresentou ontem (1) na Câmara uma denúncia “pela prática de crime de responsabilidade” contra o vice-presidente da República, Michel Temer. De acordo com o ex-governador, Temer é apontado como “autor de diversas condutas tipificadas como crime de responsabilidade, que devem ser regularmente apreciadas por esta Casa”.
“O que estou aqui apresentando são denúncias que fazem citação diretamente ao nome do vice-presidente Michel Temer ou ao PMDB, que é um partido presidido por ele que, nessa condição, ele tem obrigação de responder”, explicou Cid Gomes. Segundo ele, as citações constam de “delações, depoimentos e citações recolhidas de documentos de investigados na Lava Jato, que fazem referência explicita [a Temer]”.
Gilv@n Vi@n@

USP fecha laboratório e denuncia professor que produzia pílula do câncer

pilula_uspA Universidade de São Paulo (USP) entrou com processo contra o professor aposentado do Instituto de Química da USP de São Carlos, Gilberto Chierice, que coordenava os estudos sobre a fosfoetanolamina para combater o câncer na universidade e distribuía as pílulas. Embora não tenha divulgado mais detalhes do processo, a assessoria da USP informou que a acusação é de curandeirismo.
De acordo com a Polícia Civil de São Carlos, a “USP representou contra o professor aposentado pelos crimes contra a saúde pública e curandeirismo”. Segundo a polícia, um inquérito foi instaurado para apuração dos fatos e testemunhas já foram ouvidas. O caso foi relatado e encaminhado à 3ª Vara Criminal da cidade.
A USP também fechou hoje (1º) o laboratório em que eram produzidas as chamadas “pílulas do câncer”. De acordo com a universidade, “a produção da fosfoetanolamina era feita por um servidor técnico, que foi cedido à Secretaria Estadual de Saúde para auxiliar na produção da substância com a finalidade de realização de testes para possível uso terapêutico”.
Gilv@n Vi@n@

PSB recebe 80 novos filiados e empossa Araken Farias como presidente municipal

araken_PSB
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) do Rio Grande do Norte recebeu 80 novas filiações em evento realizado na manhã desta sexta-feira (1º), em Natal. Entre os novos filiados, destaque para o advogado Araken Farias, que assume a presidência do Diretório Municipal de Natal da sigla.
“Agradeço a confiança do presidente do PSB no RN, o deputado federal Rafael Motta, e ao presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Franklin Capistrano, que apoiou a escolha do meu nome para essa nova missão”, afirmou Araken Farias.
Com 80 novas filiações, o PSB Natal tem hoje cerca de 45 pré-candidatos a vereador e se mantém na meta de lançar candidatura própria a prefeito. No evento de filiação, além de Araken e Rafael Motta, participaram Franklin Capistrano (PSB), o deputado estadual Ricardo Motta (PSB), o advogado Luis Gomes (PEN), o prefeito de Bento Fernandes, Ivanaldo Fernandes (PSB) e o vereador de Natal Aquino Neto.
Gilv@n Vi@n@

Bandidos explodiram caixa eletrônico em São João do Sabugi

banco_sao
Segundo as primeiras informações, por volta das 02h20 deste sábado (2), cerca de cinco homens em um veículo de cor preta explodiram o caixa eletrônico da cidade de São João do Sabugi. O alvo foi a agência do Bradesco local.
Após a explosão do terminal, os assaltantes começaram a atirar para o alto e ameaçar os moradores, para que estes não saíssem de casa. O grupo fugiu pela estrada que interliga Caicó a São João. Posteriormente, um veículo usado na ação foi encontrado carbonizado nas proximidades da cidade de Ouro Branco.
Gilv@n Vi@n@

Governo acelera emendas e paga R$ 61,8 milhões só em março

dinheiro_sacosO governo acelerou a liberação das emendas parlamentares no mês de março, quando R$ 61,8 milhões foram desembolsados. O valor é muito superior aos R$ 37,1 milhões liberados nos dois meses anteriores. Ao todo, R$ 98,9 milhões já foram destinados para emendas neste ano.
O elevado valor é atípico para o período, considerando o que aconteceu nos dois últimos anos. O governo está na fase de análise dos impedimentos que acaba somente em 13 de maio. Nesse período, são avaliadas as emendas que possuem viabilidade de execução. As liberações das emendas neste ano envolve os chamados restos a pagar de emendas aos orçamentos de anos anteriores.
De acordo com fonte do Contas Abertas, nos dois últimos anos, não foi costume desembolsar recursos nesse período. Porém, nada impede que não havendo impedimentos sejam liberados agora. Em tese, deveria haver isonomia e independência partidárias na liberação das emendas.
Gilv@n Vi@n@

Ministra nega inclusão do depoimento de Delcídio no processo de impeachment

rosa_weber
A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber negou ontem (1º) pedido do deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) para incluir os termos da delação do senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS) no processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Na decisão, a ministra explicou que não cabe intervenção judicial nos trabalhos do Congresso. “Não logra êxito na tentativa de jurisdicionalizar, com sucesso, a questão. Na verdade, deixa claro que o próprio tema pende de decisão definitiva, no âmbito da votação do relatório a ser produzido na Comissão Especial”, decidiu a ministra.
No último dia 22 de março, a comissão especial da Câmara que analisa o impeachment decidiu que as informações da delação premiada de Delcídio, ex-líder do governo no Senado, não serão incluídas no processo. A delação de Delcídio foi homologada pelo relator do processo referente às investigações da Operação Lava Jato no STF, ministro Teori Zavascki, e contém informações passadas pelo senador à força-tarefa da Lava Jato, formada por procuradores do Ministério Público Federal (MPF), que atuam à frente das investigações na primeira instância da Justiça Federal do Paraná.
Gilv@n Vi@n@

Reitor da UERN se filia ao PSD

reitor_PSD
O presidente estadual do PSD, governador Robinson Faria, abanou a ficha de filiação do reitor da UERN, Pedro Fernandes, nesta sexta-feira (1º). “Homem muito respeitado em Mossoró, e em todo o Rio Grande do Norte, e um grande representante do setor acadêmico”, comentou o governador.
Gilv@n Vi@n@

Natal sediará superevento de MMA transmitido Ao Vivo para todo o País

2-1-63-310x165No dia 09 de abril, Natal será palco de um dos maiores eventos de MMA (Mixed Martial Arts) do Brasil. É o Natal Fight Championship (NFC), que chega a sua 10ª edição reunindo as maiores feras do Rio Grande do Norte e de estados do Norte e Nordeste.
As lutas foram escolhidas com capricho e devem arrepiar os fãs do esporte que se tornou mania em todo o planeta. Seguindo os mesmos moldes das principais competições mundiais, os combates serão transmitidos na íntegra e ao vivo para todo o Brasil através do canal de TV Esporte Interativo.
Gilv@n Vi@n@

Sesap chama atenção para subnotificações de doenças causadas pelo Aedes Aegipty

dengue_zikaNo Rio Grande do Norte foram notificados 27.525 casos suspeitos de dengue em 2016, até a semana epidemiológica número 12 (terminada em 26/03/2016), representando uma incidência de 929,2/100.000 hab. Os dados divulgados pelo boletim do Núcleo Estadual de Vigilância das Arboviroses da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) indicam um aumento significativo no percentual de incidência comparando com o mesmo período de 2015. Enquanto, ano passado, a incidência era de 276,8/100.000 hab, o novo relatório constatou uma incidência de 929,2/100.000 hab.
Até o momento, foram confirmados 6,1% dos casos notificados, representando 1.692 casos, sendo 1.658 para dengue, 29 como dengue com sinais de alarme e cinco como dengue grave. De acordo com o Programa Estadual de Controle da Dengue (PECD), em 2016, 82 municípios do RN (49,1%) apresentam uma alta incidência acumulada de dengue, justamente aqueles que notificaram mais de 300 casos da doença por 100.000 habitantes. Outros 33 municípios com média incidência, e 39 com baixa incidência, além de 13 que estão silenciosos, ou seja, não notificaram nenhum caso suspeito de dengue nesse período.
Segundo o relatório, isso aponta para uma subnotificação de casos suspeitos e indica necessidade de sensibilizar os profissionais de saúde para a responsabilidade de notificarem todos os atendimentos que se enquadrarem na definição de caso suspeito para dengue definido pelo Ministério da Saúde.
Gilv@n Vi@n@

Conta de energia elétrica fica mais barata este mês

conta-de-luz-aumentoConsumidores em todo o Brasil, que mantiverem o nível de gasto de energia elétrica, deverão ter uma redução na conta de luz em abril. É que a partir desta sexta-feira (1º), o custo para produzir energia ficará menor, quando passa a vigorar a bandeira tarifária verde, sem cobrança extra na conta do consumidor para cobrir o custo maior de geração.
A expectativa do Ministério de Minas e Energia é que a redução média na conta de luz fique entre 6% e 7% Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a bandeira tarifária é uma forma diferente de cobrar um valor que era incluído na conta de energia, no reajuste tarifário anual das distribuidoras. A cor da bandeira indica o custo da energia para mais ou para menos, em função das condições de geração de eletricidade.
Gilv@n Vi@n@

Planalto vai mirar na chapa Temer-Cunha

download
O Palácio do Planalto deflagrou uma estratégia para desgastar a imagem do vice-presidente Michel Temer. A ordem é massificar nas redes sociais que, num eventual cenário de impeachment. Temer assume e o vice-presidente passa a ser o presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Constitucionalmente, Cunha assumiria a função de vice-presidente na ausência do titular do Planalto.

Gilv@n Vi@n@

Mato e Lixo tomam conta de praça do conjunto Cidade Oeste em Mossoró

cidade-oeste-3-660x330
O Jornal O Mossoroense estampa que moradores do conjunto Cidade Oeste, localizado na saída para Governador Dix-sept Rosado,  denunciam a situação de abandono em que se encontra a praça central, localizada na rua Baraúna, em Mossoró.
Segundo o técnico em informática Romário Ferreira da Silva, o local está com mato alto há mais de um ano, o que favorece o aparecimento de insetos e outros animais peçonhentos.
Gilv@n Vi@n@

Filho de ex-prefeito e outros 8 são detidos por planejar assalto e na Paraíba

sireneUma quadrilha composta por nove pessoas, sendo oito homens e uma mulher, dentre os quais, segundo a Polícia Civil, um filho e neto de ex-prefeito, foi detida nas cidades de Pedro Régis, Jacaraú, Mamanguape e Lagoa de Dentro, sendo as três primeiras na microrregião do Litoral Norte da Paraíba e a última no Agreste, no fim da tarde desta sexta-feira (1º). O bando é suspeito de planejar um assalto.
As detenções ocorreram através de uma operação da Polícia Civil de Mamanguape, a 62 km de João Pessoa, que fica responsável pelas ocorrências da região.
“Identificamos a quadrilha após uma denúncia feita ao número 197”, disse o investigador Jônata, que participou da ação. Segundo ele, os primeiros membros do grupo foram encontrados na cidade vizinha de Pedro Régis, a 72 km da Capital, quando já se mobilizavam para a ação criminosa planejada. Ao serem interrogados, os suspeitos indicaram a localização dos demais envolvidos, que estavam nos outros municípios.
Gilv@n Vi@n@

Municípios das Regiões Oeste e Leste registram maiores chuvas

Chuvas3-e1451484416780
O último boletim pluviométrico da gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), registrou chuvas em 34 postos monitorados. As chuvas caíram em quase todas as regiões do Estado, com as maiores precipitações no Oeste e Leste. Os números abaixo correspondem as precipitações registradas das 7h do dia 31/03 até às 7h desta sexta (01/04):
Na mesorregião Oeste choveu 52 milímetros (mm), em Ipanguaçu; em São Rafael, mais 30,5mm; Rodolfo Fernandes, 29,0mm; Itajá, 28,8mm; Itau, 27mm; Upanema, 22mm; Tabuleiro Grande, 18mm; Assu, 14,8mm, entre outros municípios como Alto do Rodrigues, Dr. Severiano, Apodi e Viçosa.
Choveu também na mesorregião Central em  São José do Seridó, 18,5 milímetros (mm); Jardim do Seridó, 9,3mm; São José do Seridó, 5,0mm e São Bento do Norte, 3,0mm. No Leste, choveu em Parnamirim (Base Física da Emparn),  2,2mm; São Gonçalo do Amarante (Base Física da EMPARN), 1,9mm e Natal, 1,4mm. Segundo a EMPARN, o tempo continua parcialmente nublado com possibilidades de chuvas em todas as regiões do Estado.
Gilv@n Vi@n@

RN tem melhor avaliação em hospedagem do Brasil

RN_TUR
O principal site de viagens do mundo divulgou levantamento dos Estados brasileiros mais bem avaliados em acomodações no ano de 2015. Segundo o Trip Advisor, as hospedagens do Nordeste se destacaram. E o Rio Grande do Norte é o líder na avaliação dos usuários.
Com margem de avaliação entre zero e cinco, o Rio Grande do Norte recebeu média de 4,03 e encabeça a preferência dos usuários como melhor lugar do Brasil para se hospedar, seguido de outros dois estados nordestinos: Alagoas (4,02) e Ceará (4,0). A média brasileira foi de 3,89.
O resultado da pesquisa foi publicado no maior portal de turismo do Brasil, o Panrotas. Também segundo o site, São Paulo e Rio de Janeiro, com o maior número de avaliações e estabelecimentos, ocuparam posições intermediárias.
“Dados recentes do próprio Trip Advisor mostram Natal com a segunda diária de hospedagem mais barata do Nordeste. Somado à qualidade e à quantidade da nossa rede hoteleira, chegamos sempre com excelentes avaliações dos usuários”, aponta o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.
A gerente sênior de Relações com a Mídia para Espanha e América Latina, Blanca Zayas, comentou o resultado das avaliações brasileiras no Panrotas. Segundo ela, os dados mostram que os estabelecimentos do País vêm se preocupando com a qualidade de seus serviços: “Ainda fica abaixo da média mundial, de 4,12 nas acomodações, mas já melhorou bastante em relação a outros anos”.
Gilv@n Vi@n@

Garibaldi se coloca a disposição dos prefeitos em posse da Associação dos Municípios do Litoral do Agreste

garibaldi_AP
O senador Garibaldi Filho (PMDB) participou nesta sexta-feira (1), da solenidade de transição da presidência da Associação dos Municípios do Litoral do Agreste Potiguar (AMLAP) e entrega da reforma do prédio onde funciona a entidade em Natal.
A AMLAP assiste cerca de trinta prefeituras do Rio Grande do Norte e vinha sendo presidida pelo prefeito de Serrinha, Fabiano Teixeira, que passou o cargo para o prefeito de Várzea, Getúlio Ribeiro. A reforma da sede incluiu novas instalações para a presidência, vice-presidência e secretaria executiva, além de auditório e espaços destinados aos prefeitos filiados.
O senador afirmou que acompanha a luta dos prefeitos, apoia ações da Associação Brasileira dos Municípios e considera que alguns cortes de emendas, que beneficiariam os municípios, foram injustos.
“A crise nacional sem dúvida nenhuma afeta, principalmente, os municípios e suas respectivas administrações. A Associação Brasileira dos Municípios está presente em Brasília, hoje nas famosas marchas dos prefeitos, e cobrando uma atenção necessária e obrigatória do Congresso Nacional, com objetivo de corrigir injustiças e direitos aos municípios. Estou aqui para dizer que, quando ministro as portas estiveram abertas e agora como senador continuam”, disse.
Estiveram presentes na solenidade o deputado-federal Rogério Marinho, o governador Robinson Faria, os deputados estaduais Hermano Morais, Gustavo Fernandes e Dissson Lisboa, além de prefeitos filiados a AMLAP e representantes da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN).
Gilv@n Vi@n@

01 abril, 2016

Acordão quer livrar políticos de Moro, como Lula

Deu no Cláudio Humberto:
claudio humberto novo
A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de blindar Lula do rigoroso juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, criou o precedente que o governo queria. O Palácio do Planalto trabalha há semanas em um “acordão” com setores da Justiça, para que políticos sem mandato (e sem foro privilegiado), como o ex-presidente, flagrados na gatunagem da Petrobras, sejam julgados no STF e não por Moro.
Gilv@n Vi@n@

Barroso sobre o PMDB no poder: ”Meu Deus do céu”

luis_roberto_barroso_0
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), manifestou a estudantes nesta quinta-feira (31) uma crítica ao PMDB como “alternativa de poder”. No início da tarde, ele teve um encontro com bolsistas da Fundação Lemann em um dos plenários do tribunal. O ministro estava sentado ao lado de um mediador que fazia as perguntas e ele respondia. Numa das respostas, comentou o ambiente político do país e disse que se tornou “um espaço de corrupção generalizada”.
“Quando anteontem o jornal exibia que o PMDB desembarcou do governo e mostrava as pessoas que erguiam as mãos, eu olhei e disse: ‘Meu Deus do céu! Essa é nossa alternativa de poder. Não vou fulanizar, mas quem viu a foto sabe do que estou falando”, afirmou.
Gilv@n Vi@n@

Primeira imagem 3D do vírus zika deve acelerar desenvolvimento de vacina

20160401063325187557a (1)Pesquisadores americanos anunciaram na quinta-feira (31/3) que conseguiram obter o primeiro mapa tridimensional do zika, uma conquista que pode acelerar os esforços para desenvolver uma vacina contra esse vírus relacionado a más-formações nos recém-nascidos.
O zika vírus seria muito similar a outros da família dos flavivírus, que inclui a dengue, a febre amarela e a febre do Nilo Ocidental. Teria, porém, diferenças estruturais-chave, segundo o estudo publicado na revista Science. “O vírus é como um desconhecido que oferece uma bala para uma vítima desprevenida”, explicou o comunicado da Universidade Purdue, onde foi feita a pesquisa. “A célula humana vai atrás da guloseima e, aí, é agarrada pelo vírus, que, quando ataca, pode infectar a célula”, acrescentou.
Gilv@n Vi@n@

Governo consegue liberação de R$ 65 mi remanescentes do Proinveste

robinson_proinveste
O Governo do Rio Grande do Norte conseguiu a liberação dos R$ 65,8 milhões remanescentes do Proinveste, nesta quinta-feira (31). A maior parte destes recursos, R$ 48,3 milhões, será utilizada na contrapartida do Pró-Transporte, o que dará novo ritmo às obras dos dois grandes eixos de mobilidade urbana da Zona Norte de Natal.
A liberação dos recursos aconteceu dois dias após o governador Robinson Faria reunir-se em Brasília com o Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, e com o presidente do Banco do Brasil, Alexandre Corrêa Abreu. A luta para destravar a liberação, entretanto, vem desde o início da atual gestão.
“O governo tem trabalhado arduamente para viabilizar estes recursos. Com muito empenho, conseguimos vencer os trâmites burocráticos, e agora poderemos tocar obras estruturantes importantíssimas para o estado e para Natal, como as obras do Pró-Transporte”, assinalou o governador Robinson faria.
Gilv@n Vi@n@