ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

23 setembro, 2014

Caminhão-museu chega a Mossoró para contar a história da luta pela terra

caminhao museu
O caminhão-museu Sentimentos da Terra tem um novo destino este mês: o município de Mossoró (RN). A exposição itinerante será montada na praça Rio Branco, entre quinta-feira (25) e domingo (28), e fará parte da tradicional Festa da Liberdade, celebrada pelo pioneirismo da cidade em abolir a escravidão, que ocorreu em setembro de 1883, cinco anos antes da assinatura da Lei Áurea.
Mossoró também guarda um episódio marcante na luta pela terra. Atacada por Lampião e seu grupo, em 1927, a cidade escapou ilesa. Uma das versões sobre a invasão conta que os próprios moradores expulsaram os cangaceiros. Outra lenda defende que Lampião, devoto de Santa Luzia, desistiu da investida depois de saber que ela era a padroeira de Mossoró.
O caminhão-museu leva o visitante a percorrer, em ambientes diferentes, a trajetória da resistência camponesa e das lutas pela reforma agrária. A narrativa é traçada por meio dos movimentos, como as Ligas Camponesas, e por personagens emblemáticos, como Chico Mendes, Leonel Brizola, Elisabeth Teixeira e Margarida Alves. Interativa e gratuita, a mostra tem também duas salas de cinema onde 11 documentários sobre questões agrárias são narrados por importantes nomes da cultura nacional, como Maria Bethânia, Chico Buarque e Gilberto Gil.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: