ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

15 setembro, 2012

JULGAMENTO DO MENSALÃO:


Fase mais aguardada do julgamento do mensalão coincide com auge da eleição

Análise sobre se houve compra de apoio político no Congresso tem início na próxima semana, mesmo período em que a campanha municipal entra em sua reta final

Momento mais agurdado do julgamento, análise das acusações
 contra o núcleo político do esquema começa na próxima semana
Fase mais importante do julgamento do mensalão, a análise sobre se houve ou não um esquema de compra de apoio político no Congresso durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silvavai acontecer justamente na reta final da campanha eleitoral deste ano.
Na quinta-feira passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu o terceiro item do julgamento relacionado ao crime de lavagem de dinheiro. Nas semanas anteriores, os ministros analisaram as irregularidades dos contratos entre a Câmara dos Deputados e o Banco do Brasil com as agências de publicidade de Marcos Valério (SMP&B e a DNA Propaganda) e os empréstimos concedidos pelo Banco Rural a Valério e o PT, considerados ilegais pelo Supremo.
Após a análise dos três primeiros itens da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), o Supremo concluiu a primeira etapa do julgamento do mensalão. Os ministros entenderam que Marcos Valério e seus sócios obtiveram, de forma irregular, pelo menos R$ 32 milhões. Agora, a partir de segunda-feira, os ministros vão debater para onde foram esses recursos. A visão da PGR é que o dinheiro foi destinado a deputados federais, a mando do ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu, para obtenção de apoio político de congressistas aos projetos de interesse do Executivo.
Pelo calendário do mensalão, a análise de mérito sobre se deputados federais se beneficiaram de um esquema ilícito de obtenção de recursos vai acontecer nas próximas duas semanas. Nas sessões de segunda-feira e quarta-feira, o ministro Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão, vai se pronunciar sobre a participação de 24 réus, entre os quais José Dirceu; o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares; e o ex-deputado Roberto Jefferson, delator do mensalão. Na quinta-feira e segunda-feira da semana seguinte, a expectativa é que o ministro revisor, Ricardo Lewandowski, faça o seu julgamento. Os demais ministros farão a sua análise nas duas sessões subsequentes.
Dessa forma, a primeira etapa do julgamento político do mensalão vai ser concluída uma semana antes das eleições, momento marcado pelo término da propaganda em rádio e TV e pelos últimos debates televisivos. A expectativa é que partidos como o PTB, o PMDB, o PR (ex-PL) e o próprio PT sejam os mais atingidos pelo resultado do julgamento.
Fonte: Wilson Lima - iG Brasília
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: